CARVÃO ACTIVADO


Recommended Posts

Adquiri um aquário JUWEL de 180 lts que já traz incorporado um sistema de filtragem com diversos tipos de esponjas onde se inclui uma com carvão activado.

Gostava de saber se devo manter esta esponja, ou se a devo retirar.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o teu aquário tem plantas então é de retirar, porque o carvão activado também absorve os nutrientes necessários às plantas
....e se não tem também é de retirar :wink: .

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Desculpem aproveitar-me do tópico alheio :twisted:

 

Tenho um filtro interior com esponja, carvão activado e umas cerâmicas da Sera que acrescentei. Acham que também deva retirar o carvão?

 

Obrigado :twisted:

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

em vez do carvão, poe as ceramicas depois a esponja e por fim poe lã de rocha, à venda nas lojas de aquariofilia em sacos que dá para muitas vezes, e que deves substituir quando estiverem negras de sujidade.

Isto de baixo para cima, ou eja do fundo do áqua para o topo.

Fica Bem

O carvão activado deve ser utilizado quando se quer retirar algum medicamento da água do áqua.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivam!

O carvão activado serve para absorver quimicos que existam na água.

Quando o carvão estiver saturado, deixa de fazer efeito. No caso da esponja passa a fazer o mesmo que a lá de vidro, se for em grão a determinada altura serve de cultura de bacetrias ( mas muito fraca, pois não é um material puroso).

Quanto às plantas, não se preocupem que elas não ficam prejudicadas, pois o carvão não absorve nutrientes ou minerais...

Cump

A.Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Antes de mais nada, Aníbal Mota, não penses que te estou a perseguir :D

Tiveste o "azar" de escrever coisas que eu não considero correctas, nada mais.

 

O carvão activado serve para absorver quimicos que existam na água.

Nem todos... moléculas polares não são adsorvidas à superfície do carvão. Iões, idém...

 

Quando o carvão estiver saturado, deixa de fazer efeito. No caso da esponja passa a fazer o mesmo que a lá de vidro, se for em grão a determinada altura serve de cultura de bacetrias ( mas muito fraca, pois não é um material puroso).

Concordo totalmente.

 

Quanto às plantas, não se preocupem que elas não ficam prejudicadas, pois o carvão não absorve nutrientes ou minerais...

Não concordo. Metais livres e outros iões, tudo bem... não são adsorvidos pelo carvão. Agora não te esqueças que muitos dos elementos (os micros, por exemplo) não são iónicos, ou têm partes suficientemente apolares para serem adsorvidos pelo carvão. Isto no caso de serem fertilizados sobre a forma líquida na coluna de água.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pela minha experiencia, uso carvao activado no meu filtro para clarificar a agua ( tirar aquela cor de cha que os troncos deitam pra agua).

o meu aquario tb é plantado e nao noto nada de mal nas plantas, crescem soudaveis com a filtraçao do carvao.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

em vez do carvão, poe as ceramicas depois a esponja e por fim poe lã de rocha, à venda nas lojas de aquariofilia em sacos que dá para muitas vezes, e que deves substituir quando estiverem negras de sujidade.

Isto de baixo para cima, ou eja do fundo do áqua para o topo.

Fica Bem

O carvão activado deve ser utilizado quando se quer retirar algum medicamento da água do áqua.

Isa

 

Desculpa Isa :twisted::twisted:

 

Mas a meu ver punha primeiro a esponja e depois a cerâmica e se quisessemos outra vez esponja e lã de rocha,

 

Porque a 1º função é reter a sujidade grosseira, senão a cerâmica fica atolhada de porcaria e o sistema de bacteria fica saturado.

 

Deste modo podemos só limpar a esponja sem alterar a clónia de báctérias da cerámica e da esponja mais fina que se coloca mais à frente.

 

Um abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hi guys! :oops: enganei-me no forum.

SEMPRE (a não ser situações muito aprticulares) primeiro as lãs ou esponjas.

O objectivo destas é limpar a àgua e "proteger" as colónias de bactérias de impurezas "grandes".

Se eventualmente entrar "lixo" de novo no aqua é sinónimo de preguiça na limpeza dos filtros "mecanicos" (esponjas/lãs).

Eu, às vezes tambem tenho :P .

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Às vezes os logistas como têm que lidar com muita mercadoria e o "SABER" só para uma espécie de animal é enorme e tem que estar sempre actualizado é dificil saber de tudo!:?

 

Claro que deviam, mas também em muitas outras Profissões deviam mas... :D Acontece com todos :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

boas,

 

ja vi várias opinioes sobre a utilidade ou nao da existencia do carvao activado, sem que haja um consenso.

 

independentemente de ser ou nao util, acho que as questoes mais pertinente sao:

 

1º -A existencia de carvão activado no filtro é prejudicial? sim ou não?

 

2º - A existencia de carvão activado no filtro coloca em risco a fauna ou flora existente no aqua? sim ou nao?

 

Acho que estas é que sao as questoes essenciais, que quem pouco entende do assunto como eu, gostariam de ver respondidas.

 

No meu caso, o responsavel da loja "mundo animal", na Av. Fernao de Magalhaes em Coimbra disse que a filtração feita pelo carvao activado (quimica, acho), é essencial e todos os filtros devem ter carvao activado.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

ja vi várias opinioes sobre a utilidade ou nao da existencia do carvao activado, sem que haja um consenso.

 

independentemente de ser ou nao util, acho que as questoes mais pertinente sao:

 

1º -A existencia de carvão activado no filtro é prejudicial? sim ou não?

 

2º - A existencia de carvão activado no filtro coloca em risco a fauna ou flora existente no aqua? sim ou nao?

 

Acho que estas é que sao as questoes essenciais, que quem pouco entende do assunto como eu, gostariam de ver respondidas.

 

No meu caso, o responsavel da loja "mundo animal", na Av. Fernao de Magalhaes em Coimbra disse que a filtração feita pelo carvao activado (quimica, acho), é essencial e todos os filtros devem ter carvao activado.

 

cumps.

 

concordo, e duvidas descritas tambem são as minha.

 

na ultima loja que entrei fui "enganado" e saí de lá com um filtro de fundo , quando disse ao logista que tinha um interno de carvão e ele me disse que não prestava para nada...

 

Vou lá devolver tudo, lã de vidro, tubo elevador, e umas placas de plástico que se aplicam no fundo. custaram uma nota preta (22 aereos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adquiri um aquário JUWEL de 180 lts que já traz incorporado um sistema de filtragem com diversos tipos de esponjas onde se inclui uma com carvão activado.

Gostava de saber se devo manter esta esponja, ou se a devo retirar.

Obrigado

 

Boa tarde

 

Podes-me informar onde se vende aquários dessa marca existe algum representante em Portugal?

Vi um de que gostei na página nessa marca no site oficial.

 

Comprastes o teu aqua através de alguma loja?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

ja vi várias opinioes sobre a utilidade ou nao da existencia do carvao activado, sem que haja um consenso.

 

independentemente de ser ou nao util, acho que as questoes mais pertinente sao:

 

1º -A existencia de carvão activado no filtro é prejudicial? sim ou não?

Não. O carvão activado não prejudica, mas também não ajuda. Como já foi dito a filtragem química do carvão remove diversos nutrientes essenciais às plantas, por isso não deve ser utilizado nos filtros de uma forma regular. Apesar das plantas conseguirem sobreviver sem alguns nutrientes não se desenvolvem da melhor forma.

 

2º - A existencia de carvão activado no filtro coloca em risco a fauna ou flora existente no aqua? sim ou nao?

Mais uma vez não. Mas como foi dito compromete o desenvolvimento das plantas.

 

Acho que estas é que sao as questoes essenciais, que quem pouco entende do assunto como eu, gostariam de ver respondidas.

 

No meu caso, o responsavel da loja "mundo animal", na Av. Fernao de Magalhaes em Coimbra disse que a filtração feita pelo carvao activado (quimica, acho), é essencial e todos os filtros devem ter carvao activado.

Se pesquizarem um pouco pelo forum, vão ver que grande parte das opiniões são que não se deve colocar carvão no filtro. O espaço que o carvão ocupa deve ser preenchido por cerâmica (por exemplo).

O carvão só deve ser utilizado se quizermos remover algum componente que esteja na coluna de água como medicamentos (se tivermos feito algum tratamento).

 

cumps.

 

Relativamente a tornar a água mais cristalina, é um facto que acontece, mas tem o seu preço. Para "limpar" a cor acastanhada provocada por um tronco eu uso outro produto que me parece ser bem melhor e sem contraindicações: o tempo.

Se esperarmos tempo suficiente o tronco deixará de tingir a água.

 

Relativamente à ordem dos média nos filtros é muito simples. Primeiro deve-se fazer uma boa filtragem mecênica com cerâmica ou uma esponja grossa e depois lã de vidro. Depois uma boa filtragem biológica de preferência com cerâmica porosa.

Creio que a confusão advém da existencia de dois tipos de cerâmica. Existe cerâmica utilizada para filtragem mecânica que retém detritos de dimensão maior, e existe crâmica (chamada porosa) que de acordo com as suas propriedades é capaz de albergar uma grande quantidade de bactérias contribuindo para a filtragem biológica.

Editado por rui kid
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas. Acerca do carvão eu cá faço assim quando a água começa a ficar menos cristalina ponho durante cerca de duas semanas e depois tiro e não noto nenhuma alteração na fauna, mas tambem não tenho flora no meu aqua. Acerca das cerâmicas eu optei em usá-las em primeiro e só depois as esponjas, claro que sujam mais mas é só uma questão de fazer a manutenção mais frequentemente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.