Projecto ELOS - 112L


André Silvestre

Recommended Posts

  • Replies 142
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

O que me preocupa são mesmo os quase 7,5 de pH na torneira.

 

Já agora que especies aconcelhas a ter com os Rams ? Eu gosto muito de peixes gato ... há algum inconveniente nisso ?

 

Não te preocupes. Se usares um substracto argiloso e CO2, o pH vai descer.

 

De Loricarídeos não percebo nada e por isso não posso adiantar muita coisa do que pode acontecer caso tenhas posturas e pretendas fazer criação. O que me dá ideia é que há Ls mais activos do que outros e que alguns podem ser " abrutalhados" e stressar futuras posturas. Por outro lado, esse aquário parece-me suficientemente grande para eles terem o seu espaço. Nada como experimentar... ;) Qualquer espécie é boa para ter com ramirezis, desde que não seja nervoso e cause stress, como Labeo bicolor, Gyrinocheilus aymonieri, etc. Para criação, peixes pacíficos e, acima de tudo, vegetarianos, são os melhores companheiros.

 

Lindíssimo André...

Brilhante mesmo...

Gosto muito...

O único apontamento que faço é ao solo...

Gostava mais de ver com areia fininha...

De resto...um mimo...

 

Boas Barbatana. Pois, eu também começo a achar que uma areia mais fina ficaria melhor. Nada que não dê para corrigir. :oops:

 

Obrigado pelos comentários.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Andre,

 

Os teus ramirezis sao muito bonitos e estao super bem tratados com cores mesmo bonitas, os meus parabens :)

 

Que comida lhes das?e que parametros de agua tens para os mesmos?

Eu ja tive um mas nunca consegui que ele ficaxe com umas cores tao vivas e vistosas como os teus....

 

Cumprimentos

Angelo

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Muito porreiro! Andre Silvestre que maquina fotografica utilizas?

 

Uso uma Minolta Dimage Z1. Antiga mas dá para os gastos. :2gunfire:

 

Ola Andre,

 

Os teus ramirezis sao muito bonitos e estao super bem tratados com cores mesmo bonitas, os meus parabens :D

 

Que comida lhes das?e que parametros de agua tens para os mesmos?

Eu ja tive um mas nunca consegui que ele ficaxe com umas cores tao vivas e vistosas como os teus....

 

Cumprimentos

Angelo

 

Como comida dou granulado da JBL, vermes de Grindal e comida caseira congelada.

 

Os parâmetros são:

 

pH = 7

kH = 9ºdH

gH = 9ºdH

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindos são realmente :2gunfire:

 

André, já que falas de comida caseira ... sempre me indaguei sobre que tipo de comida caseira se pode dar aos peixes !?

 

Já tenho ouvido falar de pessoal que dá ervilhas cozidas e outras coisas mas nunca li nada concreto sobre isso.

 

O que dás em concreto e existe algum sitio com dicas sobre este assunto ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindos são realmente :2gunfire:

 

André, já que falas de comida caseira ... sempre me indaguei sobre que tipo de comida caseira se pode dar aos peixes !?

 

Já tenho ouvido falar de pessoal que dá ervilhas cozidas e outras coisas mas nunca li nada concreto sobre isso.

 

O que dás em concreto e existe algum sitio com dicas sobre este assunto ?

 

 

Tens aqui este site por exemplo que explica como criar comida viva--» LINK

Comida caseira tens aqui este -» LINK

 

Agora nao sei qual delas é que o Andre usa, e quais os componentes que dentro das receitas depois cada um acaba por fazer um bocado a seu gosto.

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ang3lo pelos links.

 

Isso parece-me um pouco trabalhoso help, mas de qq forma eu referia-se a coisas mais simples como o uso de certos vegetais cozidos ou crús na alimentação. Esses sim gostava de saber o que se poder dar e como dar ( se crús ou cozidos ) ! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo.

 

Lindos são realmente ;)

 

André, já que falas de comida caseira ... sempre me indaguei sobre que tipo de comida caseira se pode dar aos peixes !?

 

Já tenho ouvido falar de pessoal que dá ervilhas cozidas e outras coisas mas nunca li nada concreto sobre isso.

 

O que dás em concreto e existe algum sitio com dicas sobre este assunto ?

 

Jvidia, a comida caseira que dou aos meus não é feita por mim mas sim por um amigo que tem Discos. Pelo que me recordo da receita, aquilo tem de tudo um pouco: coração de boi, alho, granulado dos Discos, ervilhas, espinafres, vitaminas, gambas, mexilhão, peixe e mais uma batelada de ingredientes que agora não me ocorrem. Depois é tudo moído na varinha mágica até ficar uma papa com alguma consistência que posteriormente é congelada. :) Sei que os gajos mandam-se à comida como senão houvesse amanhã. Também dou aos meus apistos no outro aquário e o filme é o mesmo. Adoram! Dou esta comida esporádicamente, sendo a alimentação principal constituída por granulado.

 

Agora nao sei qual delas é que o Andre usa, e quais os componentes que dentro das receitas depois cada um acaba por fazer um bocado a seu gosto.

 

Exactamente! É uma questão de te guiares mais um menos por uma receita ou então, ires para a cozinha e começares a dar à faca e à imaginação. :P Eu sinceramente não tenho paciência para isso.

 

Obrigado Ang3lo pelos links.

 

Isso parece-me um pouco trabalhoso :D, mas de qq forma eu referia-se a coisas mais simples como o uso de certos vegetais cozidos ou crús na alimentação. Esses sim gostava de saber o que se poder dar e como dar ( se crús ou cozidos ) ! ;)

 

Aqueles vegetais mais moles como ervilhas, espinafres, etc ( cozidos), são bons para introduzir uma dieta vegetariana como complemento às outras que são mais ricas em proteína. Agora, não me parece que eles aceitem apenas os vegetais, individualmente. Aquilo tem de ter o aroma a carne/peixe/marisco, senão duvido que os gajos peguem. help

 

Apesar de tudo, se tiveres uma boa comida que seja equilibrada em todos os nutrientes, quer seja granulado ou flocos, eles dar-se-ão muito bem com ela. O truque é serem alimentados pelo menos duas vezes ao dia em doses q.b., de modo a desenvolverem um bom apetite. Isso, aliado às trocas de água regulares e a um meio envolvente que ofereça segurança e que não tenha factores de stress são, quanto a mim, as condições ideais para eles se desenvolverem bem e apresentarem boa coloração. Normalmente, o que se vê por aí, são aquários com ramirezis e uma grande salada de peixes, aquários de dimensões reduzidas, com poucos refúgios, muito provavelmente alimentação deficiente, etc. Depois, aparecem fotos de peixes magros ( e provavelmente parasitas), atrofiados no crescimento e com as cores esbatidas.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desde já os meus parabens! :)

 

São sem duvida os ram's mais lindos que alguma vez tive o prazer de ver, o teu trabalho é excelente!. :P

 

Estou neste momento com uma grande ajuda do ZENEO ( plantas e mtas dicas) a tentar por o meu sera 80x40x45 em condições de se chamar um aquário.

 

Falaste em apistos, achas que não se podem juntar com os rams? ou seja tentar criar um casal de cada no mesmo aquário?

 

E o que achas de ter dois casais de ram's neste aquário de 80cm.

 

 

Em breve vou colocar fotos do meu humilde aquário.

 

Um abraço e fica bem, ah quando vieres para os lados de leiria diz qq coisa um abraço.

Editado por Darkwish
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visto estar a actualizar este topico e eu ter postado no outro que tambem está magnifico posto aqui tb que este SR foi o responsavel pelo meu vicio nestes lindos peixes lol

Já está um aquario montado a ciclar à espera de um casal lol

Qualquer dúvida que tenha ja vi que posso contar com resposta sabia..

 

Cumps e parabens não só pelo aquario mas tb pelo lindo casal!!

Ricardo Nunes

Ricardo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Darkwish, obrigado. Estás a ser ajudado pelo Zé e estás muito bem entregue.

 

Quanto aos apistos e rams, poderes podes juntar mas são ambas espécies territoriais quando entram na fase de reprodução e precisam de um certo espaço. As dimensões do aquário devem ser grandes o suficiente para albergar um casal de cada. Agora, o ideal, é haver decoração suficiente para formar as fronteiras e refúgios de cada território, evitando assim agressividades e stress entre espécies. Se optares pela mistura, coloca uma espécie de apistos que não cresça muito.

 

Eu não colocaria dois casais de rams. Isto porque, dentro da mesma espécie, há sempre um macho dominante e um macho dominado. Logo, ao colocares dois machos e duas fêmeas, vai sempre haver um macho que dominará o outro, provocando stress, impedindo o seu correcto desenvolvimento, a sua correcta alimentação, além de que o dominado nunca acasalará. Em relação às duas fêmeas, também não é aconselhável uma vez que os ramirezis são peixes de um parceiro só e haveria sempre uma fêmea que não teria parceiro, sendo igualmente subjugada pelo macho ou fêmea dominantes.

 

Obrigado pelo convite e quando vieres para estes lados, estás igualmente convidado.

 

Willian, os pequenos estão a crescer bem no aquário de 65L. Já têm a típica forma de peixe a começam apresentar alguma pigmentação no corpo e barbatana dorsal.

 

Ricardo, claro que sim. No que puder ajudar, estou à disposição. Quando tiveres os peixes, coloca umas fotos aqui no fórum, bem como do aquário.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ainda nao coloquei fotos do aquario pois ainda nao sei bem como se faz mas assim que conseguir posto e mal tenha o aquario estavel e colocar o casal posto tambem..

Obrigado pela dedicaçao e ajuda sobre ram's :) acho que o pessoal ao ver os teus posts ficam automaticamente viciados lol falo por mim :crazyeyes:

Cumps

Ricardo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas André,

 

Ando para aqui a desenterrar tópicos :mrgreen: e tu não és excepção á regra!

Vamos a actualizar o tópico...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá.

 

Filipe, André, vou actualizar sim, ainda que com fotos que não datam desta semana. Não tenho tido muito tempo para apreciar os aquários como gostaria, muito menos de tratar deles, mas, quando o tempo o permite, tento registar algum do seu desenvolvimento. Infelizmente a água da torneira não tem contribuído para o bom desenvolvimento das plantas e, como tal, tive que fazer alguns ajustes ao nível da flora: retirei a R. " green", coloquei mais H. micranthemoides no lado esquerdo para delinear aquela zona e, no ponto focal, fui para a L. arcuata. Sendo esta uma planta que tolera águas mais duras e alcalinas ( é o caso da minha água), foi uma boa escolha e está agora a desenvolver-se como esperado.

 

Para a semana actualizo com uma foto tirada no dia. Já o teria feito esta semana mas, por ordem do médico, estou proíbido de meter as mãos dentro de água. Tem muitas bactérias diz ele... ;)

 

Seguem então as fotos:

 

Dia 10-04-2007 ( TPA feita, areia limpa, muito equipamento dentro do aquário)

PICT0016E1.jpg

 

Dia 10-04-2007 ( foto aproximada, TPA feita, areia limpa, equipamento indispensável dentro do aquário)

PICT0011E.jpg

 

Dia 17-05-2007 ( foto aproximada, areia suja, equipamento indispensável dentro do aquário, já com a L. arcuata atrás do tronco, introdução de Trigonostigma espei, gentilmente cedidos pelo amigo Bentes -nik - Aquaben)

PICT0002E.jpg

 

Entretanto, para puxar pelas plantas e tentar a criação dos rasboras, comecei com trocas de água " especial" de 50% semanais. A água especial é 50% de água del cano e 50% de água de osmose. Os parâmetros da água no aquário:

 

antes da água " especial"

 

kH = 14ºdH

gH = 14ºdH

pH = 7.7

 

depois da água " especial"

 

kH = 5

gH = 6

pH = 6.8

 

Águas duras e pH altos forçam a uma fertilização mais controlada e em maior quantidade, de modo a que os nutrientes sejam bem assimilados pelas plantas. Mesmo assim, há plantas que nunca mostram toda a sua beleza nestes parâmetros de água ( por exemplo, a H. callitrichoides " Cuba" e a R. " green"). Assim, o que notei com a mudança da água foi uma menor necessidade de fertilizar, a saúde das plantas melhorou consideravelmente e as algas retornaram às quantidades vestigiais.

 

E viva a O.I. :D

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Só faltam as plantas de caule crescerem para dar algum volume e contraste com os troncos.

De resto nada a apontar... e limpar essa areia, que tal?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, pouco tenho pra dizer pois já disseram tudo,

está sem duvida um trabalho 5***** mto porreiro, um bom exemplo para nos guiarmos,,,

 

mto fix

 

fk bem

..:: Carlos Amorim ::..

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas!

 

Obrigado pelos comentários.

 

Deixo mais algumas fotos, tiradas hoje. Voltei a fazer uma mudança na planta de caule atrás do tronco: a L. arcuata estava a ficar com a folha muito grande e então resolvi substituí-la pela R. " pink". Ficou melhor e agora é podá-la até ficar com uma forma compacta. É a planta que falta para dar algum impacto ao layout, na minha opinião. Entretanto, musgo e H. micranthemoides vão sendo trabalhados também com as podas para criar o efeito desejado.

 

PICT0015e.jpg

 

PICT0004e.jpg

 

PICT0013e.jpg

 

PICT0017e.jpg

 

PICT0019e.jpg

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse pellia ainda é aquele bocadinho que tinhas no outro tópico? ou já é fruto da evolução da pellia?

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Andre!!!!

 

está bonito sim senhor!!!!

 

é minha impressão ou não tens peixes?

 

abraço

 

é impressão tua, luis!

 

Eu consigo ver lá peixes.. as tuas lentes já não estão actualizadas. Se quiseres mando o numero da multiopticas por MP! :wink:

 

EDIT: sim, o aquário está muito bom! Parabéns!! :P

Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.