Projecto ELOS - 112L


André Silvestre

Recommended Posts

Boas!

 

Desde já obrigado a todos pelos comentários possíveis, uma vez que ainda falta mostrar o aquário com água e plantas!

 

Quanto ao reboliço que para aqui vai, então malta, deixem-se disso. :P Isto é apenas um aquário e os produtos que estou a usar são fruto de mais uma marca que, pelos resultados que tenho visto nos aquários do Filipe, estão à altura de uma das melhores marcas para aquários plantados como o caso da ADA e da Trópica. O que eu estou a fazer e o que gosto de fazer no que diz respeito a este hobbie é testar as coisas o melhor que posso, passando pela apresentação dos produtos em causa. Chamem-lhe uma " review" se quiserem. Até agora admito que estou impressionado com a apresentação e com a variedade de produtos que a marca dispõe. No entanto falta o mais importante que é a eficiência dos mesmos e isso virá com o tempo. :lol:

 

Respondendo a algumas questões, inclusivé ao pessoal que me tem mandado mps sobre o material que usei.

 

Pedro, são raízes. De que árvore, não sei... É um tipo de decoração que se vê cada vez mais nas lojas, pois têm uma naturalidade única e ficam muito bem em aquários. Estas comprei a um amigo à uns meses mas penso que a loja " Animalife" também vende. Fala com eles.

 

aquatropic, o material ELOS podes encontrar na " Naturline" que é um dos patrocinadores do fórum.

 

Matteo, thanks! I am too waiting for the plants. Perhaps I´ll have them next week and then I´ll begin with the plantation.

 

João, não percas o próximo capítulo, é já para a semana. By the way, ver se depois combinamos vires cá ver os aquários de novo.

 

kyuss já respondi acima: Naturline.

 

Luis para já estou rendido à apresentação e variedade de produtos, como já disse acima. O resto vem com a maturidade do aquário. Vamos esperar... :P

 

Bernardo, para a semana começo a plantação e encho o aquário de água. Ficarei depois à espera da tua apreciação.

 

Tomás até chegar a Deus... love you Mas já me conheces, gosto de dar algum ênfase à decoração. Obrigado pelo comentário!

 

Cumps e para a semana há mais.

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 142
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

os meus parabens...

 

realmente tens o dom contigo... :P:lol:

 

num pouco espaço que tens...consegues coisas fabulosas.

o hardscape esta simples mas num todo muito harmonioso.

é evidente com as plantas vai ganhar forma e cor. :P:P

 

não vale a pena por em causa a marca elos...porque já aqui tem provas mais que dadas....

 

acho que o pessoal se tem aplicado e aperfeiçoando com as provas que nos são dadas a nivel dos plantados quer seja com a elos ,ada ,tropica ,etc....

 

é fruto de muito trabalho e saber...

para isso existe forum para haver trocas de ideias ,criticas e murgulharmos neste mundo deveras muito complexo love you :lol::P

 

mais uma vez continua com o teu trabalho para todos aprender um pouco com ele. bangbang

 

fica bem

 

cumps

Manu33.

_____________________________________

testeaquadt4.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom andré.

 

Deve-te ter dado uma coisinha má no dia em que compraste esse material todo, ou não... atirares-te assim de cabeça por algo que apenas viste no aquario do filipe...

 

Fico á espera de novidades.

Abraços

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo.

 

Manu, é isso mesmo. As plantas vão dar o toque final. Quero quebrar ainda mais alguma artificialidade que exista na disposição das pedras pela introdução de musgos. Vamos ver como fica...

 

Ivo obrigado. O preço que paguei por tudo, realmente, não foi nada barato mas são preços muito mais em conta do que ADA, por exemplo. Eu não disse que me atirei de cabeça ou que fui impulsionado apenas pelo que vi nos aquários do Filipe. Nem sequer dei isso a entender. Como já me conheces à algum tempo, sabes que não vou atrás do que os outros fazem ou dizem ( senão sabes, devias saber :)). O que eu disse foi que, através dos resultados que o Filipe mostra nas suas montagens, a marca ELOS tem um grande potencial, estando à altura de outras grandes marcas como a ADA ou Trópica. Gosto de testar as coisas por mim mesmo, tirar as minhas próprias conclusões. Já usei de tudo, desde areão/areia de rio a substractos férteis caseiros e todos esses meios tiveram resultados. Uns melhores que outros mas o importante é que eu os usei/testei e tirei as minhas próprias conclusões. O mesmo com o CO2, luz, etc... Desde que surgiu ADA que tenho o bichinho de experimentar a marca mas o alto custo do material sempre me impediu de o fazer. No entanto, muita gente que já experimentou jura a pés juntos que é o melhor material com que já trabalharam em aquários plantados, e o que não falta é pessoal por todo o mundo a usar ADA. Basta olhar para os concursos do AGA e ADA... Entretanto surge a ELOS e fica conhecida em PT pelos aquários do Filipe. Não foi apenas um mas todos os que ele montou ( à excepção do primeiro) foram com material ELOS. Os resultados têm-se visto nas várias montagens que ele fez ( sem lhe tirar o mérito como aquariofilista pois a experiência que tem ganho com aquários plantados, tal como qualquer outra pessoa que se dedique bastante à manutenção dos mesmos, é já por si suficiente para ter bons resultados). No entanto, apesar dos bons resultados demonstrados pelo Filipe, pouco mais se sabe da marca. Sabe-se que tem uma vasta gama de produtos para plantados e salgados, sabe-se que tem uma boa apresentação, tão boa como a ADA e sabe-se, através dos aquários do Filipe, que tem bons resultados. Mas, pouco mais se sabe... Comparando com a ADA por exemplo, em que todos os seus produtos já foram exaustivamente explorados, da ELOS pouco se sabe. Tendo isso em conta, tendo em conta os preços dos produtos e tendo em conta a potencialidade que a marca pode oferecer, quer estética quer funcionalmente, fez-me abrir os cordões à bolsa e experimentar os seus produtos. Não me doeu muito pois era algo que já queria fazer à algum tempo. Aliás, se o tivesse feito à mais tempo teria sido com ADA e aí é que me tinha doído bastante. Por isso fico contente por ter escolhido a marca ELOS. :shock: Os resultados do Filipe não foram uma condicionante, foram um reforço. Para terminar, que isto já vai em testamento, é como disse acima: aproveitei a montagem de um novo aquário para fazer um " review" ao material ELOS. Comparando com tudo o que já experimentei, tirarei as minhas próprias conclusões e postarei aqui. As únicas ( e não são assim tão poucas) pessoas que saem beneficiadas são os restantes colegas do fórum que têm oportunidade de saber um pouco mais sobre outra grande marca existente no mercado e fazer a sua escolha no que mais lhes convier. :lol: Abraço

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas IVO,

 

Vá lá que o André ainda teve algumas provas antes de comprar... eu comprei sem saber!!!

 

E até te digo mais, o que um simples saco de terra me fez...

 

Mas o que me faz criar alguma indignação, é o porquê de toda esta expeculação em volta da marca... Alguém de explica?

 

O manu33 usou um monte de sacos de ADA na sua nova montagem... fotografou e mostrou um step by step neste tópico: underwater-cool" 540 L update fotos e não vi ninguém dizer ao Manu33 que tinha pais ricos ou que tinha ido ao BES... (Manu33 desculpas por este comentário!!)

 

Haja paciência!!! Kompensan faz bem à azia meus caros!!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó Filipe, tem la calma.

 

Não precisas de ficar indignado.

 

A Elos, como a ADA, como qualquer outra marca, são marcas validas e em termos de apresentação, ate acho muito boa. Ninguem põe em causa a marca em si.

 

Eu pessoalmente penso é que, tanto o Andre, como tu, e outros, ate com areão daquele grosso do rio, fariam um trabalho espetacular. Não seria necessario nem Elos, nem Ada, nem coisa nenhuma. Como tu proprio o disseste:

 

Muita gente compra ADA a pensar que apenas os produtos e só os produtos fazem milagres... e compram porque uma determinada pessoa usa e abusa, mostrando excelentes exemplos a seguir!

 

E é verdade.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó Filipe, tem la calma.

 

Não precisas de ficar indignado.  

 

A Elos, como a ADA, como qualquer outra marca, são marcas validas e em termos de apresentação, ate acho muito boa. Ninguem põe em causa a marca em si.

 

Boas luis,

 

Assim já está bem melhor... :shock:

Por momentos pensei que só existisse ADA no mercado e que tudo que fosse diferente ou fizesse concorrência directa fosse medíocre.

Estranhei certos comentários neste tópico e principalmente por estarem a por em causa a escolha do André!

Cada um é livre de optar pela marca que quer e testar o que bem entende. Por momentos pensei que vivíamos na província e o facto de ter chegado algo de novo pudesse geral tanta controvérsia.

 

Deixando isto para trás... o que interessa é ver esse áqua a andar!!!

Isso é que importa... para quando as próximas actualizações André?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, muito bom mesmo. Tudo ideias para o projecto de 120cm que tenho em mãos.

 

Para já, vou começar pelo ATO 10, pois já estava á espera da chegada dos materiais da ELOS á Natureline há uns dias.

 

Ainda tenho substrato e akadama em casa, embora não chegue para o aqua novo. Em principio vou ver como ficam as duas tonalidades juntas e decidir.

 

O material da ELOS, se tiver tão bons resultados como tem de apresentação, não fica a dever nada á ADA, muito antes pelo contrário. Os sistemas de CO2 também me parecem muito bons, e como estou para decidir se os mando vir de fora, ou compro cá, também será um ponto a reflectir.

 

Andre, excelente trabalho até agora.

Cumprimentos,

Rui Pedro Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

xHORNETx obrigado. Boa sorte com o teu projecto também.

 

Vamos às actualizações:

 

Fase de plantação: aqui está o material e algumas das plantas que usei para plantar o aquário. Da esquerda para a direita: Weeping moss ( Vesicularia ferriei) e Anubia nana var. " Petit"; linha de costura de cor castanha para atar as Anubias e musgo aos troncos; pulverizador de água para manter as plantas húmidas enquanto plantava - gosto de plantar sem água. Torna-se mais fácil fixar as plantas e há mais mobilidade.

 

PICT0005.jpg

 

Atar o musgo e as anubias aos troncos; gosto de colocar poucas quantidades de musgo nos troncos porque é a quantidade que vai ditar a maneira como o musgo vai crescer. Se metermos grandes quantidades de musgo numa só zona, o musgo vai crescer todo atafulhado, dando um aspecto amachucado e feio. O próprio crescimento pode ficar comprometido uma vez que as camadas mais internas não vão apanhar luz. O ideial é colocar apenas o suficiente para cobrir a zona que queremos. O crescimento vai ser saudável e o musgo vai crescer direito revelando toda a sua beleza.

 

PICT0007.jpg

 

PICT0008.jpg

 

PICT0022.jpg

 

PICT0025.jpg

 

Pormenor das Anubias. São muito bonitas e ficam particularmente bem em aquários pequenos. As folhas não são maiores que uma unha, como podem ver. :drinking:

 

PICT0026.jpg

 

Entretanto plantei mais o aquário com Hemianthus callitrichoides " Cuba", Eleocharis sp. "minima", Hemianthus micranthemoides, Rotala sp. " Green", Rotala wallichii e Mini Pellia ( Riccardia sp.) Não tirei fotos porque fiquei sem bateria. :drinking: Ficam apenas as fotos finais da fase de plantação:

 

PICT0036.jpg

 

PICT0038.jpg

 

PICT0040-2.jpg

 

Um muito obrigado aos amigos zeneo e José pela oferta das plantas que faltavam e pela rapidez com que me enviaram as mesmas. Vieram impecáveis e foram logo plantadas. :wink:

 

Ainda não tirei fotos do aquário cheio. Ficam para o fim-de-semana. Sobre a plantação, devo dizer que achei o substracto muito mole e bastante fácil de trabalhar/plantar. Outra particularidade que achei muito boa foi que, apesar do substracto ter ido directamente do saco para o aquário, quando chegou altura de encher o aquário de água, esta ficou praticamente cristalina. Claro que tive o cuidado de encher sem perturbar o substracto, colocando um saco de plástico e deitando água para cima dele mas, em todo o caso, não ficou aquela película de pó e a água baça que costuma ficar quando uso outros substractos argilosos. De momento até estou sem filtro neste aquário pois o filtro que irei usar está noutro aquário mas, no que diz respeito à visibilidade da água, esta é muito boa. Falta-me medir os parâmetros da água e ver até que ponto este substracto os altera. Depois coloco aqui os resultados.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Muito bom.

Pensava que os experts de plantados não recorriam a plantas tão "fáceis" como as anúbias!!!

Esse musgo não é o "normal", certo?

 

Off-topic:

Tenho que tirar umas fotos ao meu aqua para criar aqui um tópico (como te prometi quando fui buscar a UG). Estou a fazer uma selecção de fotos de todas as fases do meu aqua (desde o 100% de plantas de plástico, até ao "plantado" que é neste momento).

A UG já está a querer rebentar mas deve-lhe faltar luz (15w para 40litros!!! - já tenho uma calha com uma T5 de 8w para adaptar).

 

Cumps,

Paulo

Cumprimentos,

Paulo Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo.

 

Não me considero um expert mas há muitos que o são e usam anubias, fetos, musgo em aquários plantados, quer sejam de baixa ou alta manutenção. São um bom complemento e reforço aos materiais decorativos tais como troncos e pedras... Servem também para disfarçar certas " imperfeições" nesses mesmos materiais. Já não usava anubias à algum tempo e entretanto esqueci-me do quanto ficam bem num aquário plantado. Agora que deitei mãos a estas, voltei a relembrar a sua beleza. Muito bonitas. Só um reparo: é um facto que são consideradas plantas fáceis tendo em conta todas as suas necessidades energéticas mas são plantas que estão propensas a ganhar algas, ( devido ao seu lento metabolismo) desde greenspot, filamentosas, algas pretas, as quais não são nada fáceis de remover. Isto torna as coisas um pouco mais interessante: manter as plantas impecáveis ( qualquer uma) é sempre um desafio e aquilo porque me faz ( ou nos faz) continuar com este vício.

 

Fico à espera do teu projecto e da foto-evolução. Gosto sempre de ver a evolução no que diz respeito a aquários plantados, principalmente quando se sai de um aquário de plantas de plástico. Força com isso, ficamos à espera. Só um reparo: mesmo com a T5 que vais adicionar, és capaz de ter pouca luz. Se usares bons reflectores, pode ser suficiente mas sem reflectores, é capaz de ser aquém das necessidades das plantas. Resta saber o que tencionas meter de flora para além da UG. :wink:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Finalmente as fotos do aquário com água e já com um filtro Liberty, temporário.

 

A rotala " green" ainda está lá atrás meio marreca, pois quando a plantei já estava bastante debilitada por ter passado mais de 1 semana dentro do alguidar. Já está a recuperar com rebentos novos. greys15, o resto da Rotala estava " imprópria para consumo" mas quando tiver podas destas arranjo-te.

 

As fotos:

 

PICT0001.jpg

 

PICT0005-1.jpg

 

PICT0007-1.jpg

 

Os troncos ainda tendem a flutuar, daí ter colocado umas pedras por cima deles. Espero poder retirá-los brevemente.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André

 

Mais um grande projecto com que nos presenteias! Apesar de ainda não saber tanto como tu, vou meter o “bedelho”.:cry:

 

Se me permites, vou fazer umas críticas construtivas ao teu novo projecto!

Começo por dizer que foi uma excelente escolha de material.

A Elos parece ser rica em qualidade, como te disse quando aí estive.

A calha é excepcional, e eu já estive com ela na mão, por isso sei o que digo!

O tronco é outro fora de série como já vem sendo habitual, e está muito bem disposto no aquário.

 

O que me inquieta no teu layout é mesmo o lado direito, e a transição das pedras para o substrato, e passo a explicar.

No lado direito dá-me a sensação que assim que a moita de rotala crescer, as pedras vão-se perder, e perder a dimensão que lhes querias dar. Umas pedras mais altas talvez ficassem melhores aí.

Na frente optaste por fazer uma parede de pedras em separação de dois ambientes, o de praia (areia), com o de montanha (akadama, pedras e tronco), e irás cobrir algumas das pedras com musgo, o que me parece bem, mas, na minha opinião irá perder-se com o tempo, pois optaste por fazer um tapete de hemianthus callitrichoides “cuba”, que se caracteriza por ser um tapete baixo, o que poderá ser absorvido pela dimensão das pedras à sua frente….não sei se me percebes.:oops:

 

De resto é deixar crescer para lhes dares umas podas valentes.

 

Abraço,

Tiago

 

P.S.: O meu projecto já anda à uma semana. Agora surgem-me algas castanhas, derivado da instalação da calha do Rui!! :cry: :cry:

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

desde já te dou os meus parabens... :cry::cry:

com o andar da carruagem ainda vai ficar melhor.

 

espero ver essas evoluções... :cry::oops:

vamos esperar prá ver.

 

fica.

 

cumps

Manu33.

_______________________

testeaquafv2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Quando vi o enicio da montagem do aqua até comentei com a minha cara metade que apesar de ainda não ter agua nem as plantas dava para ver o potencial do aquario e claro é mais um do André Silvestre ,como sempre as coisas bem planeadas desde o enicio para depois mexer o menos possivel ou não mexer mesmo nada pelo menos no hardscape.

Os meus parabens e claro só pode sair dai mais um belo aquario.

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo!

 

Obrigado a todos pelos comentários.

 

Tiago, confesso que o lado direito por enquanto também me inquieta pois está longe de ficar como quero e dar o efeito que visiono. Eu explico: aquilo não é Rotala mas sim Hemianthus micranthemoides. COmo sabes, tem a folha bastante mais pequena que a Rotala e compacta muito mais. É o ideal para fazer pequena moitas cerradas e estabelecer ligações entre diferentes áreas do aquário. Essas moitas vão ser trabalhadas para ficarem bastante mais pequenas e compactas que o lado esquerdo, dando noção que estão mais longe. As pedras ajudam nesse sentido, pois a colocação delas e os diferentes tamanhos já conseguem dar uma pitada dessa visão; não concordas?

 

Quanto à H. Cuba e às pedras que fazem a separação, dá-te impressão que as plantas se vão perder devido à altura das pedras? Se for isso não será assim! :) As plantas vão crescer e vão desenvolver-se para a frente e em camadas. Quando crescerem para a frente, vão-se meter por entre as pedras, vindo até à areia. Com o passar do tempo, vão também crescer em camada e vou ter que dar a tesoura para não me abafarem as pedras do lado direito, pelo que a H. Cuba vai sempre ver-se e criar o efeito de tapete, visto de frente. É isso que se pretende. Disse que ia colocar musgo nas pedras sim mas é nas pedras que estão em contacto com a areia, as mais pequenas. Não irei colocar nas que se encontram em contacto com o substracto e H. Cuba, senão acontecia aquilo que prevês. Não sei se me fiz entender... ;) De qualquer maneira o aquário ainda é uma crianca e tem de crescer um pouco mais para se perceber melhor aquilo que pretendo. Entretanto as coisas podem ou não ficar como quero e aí terei que mexer um pouco mas, não prevejo grandes mudanças naquilo que já planeei. Quanto menos mexer, melhor e é essa a intenção. :)

 

Quanto ao teu projecto, se os teus problemas forem todos de algas castanhas, estás tu muito bem! :) Isso aparece e desaparece do nada. É normal no início das montagens. Se quiseres acelerar a limpeza, compra uns 4 ou 5 Otocinclus sp. que comem isso tudo.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André!!!

Este projecto a meu ver tem tudo pra dar certo!

A teoria que falavas no ultimo post, ta excelente... vamos é ver se isso cresce, a espectativa está alta e acho que todos esperamos um grande aqua deste projecto....

 

Em relação ao lado direito acho que com o tempo chegará ao objectivo que queres.. mas ira mesmo a H.Cuba passar pelas rochas ate ao areal?

 

os meus parabens para a noçao de prespectiva e de paisagem!

a meu ver um ponto que mudava, ou melhor que tinha posto logo desde o inicio seria um tronco mais ramificado...

 

Vai postando a evoluçao pra acompanhar-mos!!!

abraço

cumps

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Andre Silvestre

ja tinha observado aqui no forum que tens jeitinho e que es bons nos layous que crias ...

bem deixo-me de conversa ... o aquario esta muito bom tem armonia gosto do promenor do tronco e das, anubias anas estarem precas ao tronco... de uma forma geral o aquario esta 5* parabens

continuação de sorte e comprimentos Francisco Rreis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola podes me explicar o que e isto

 

OBRIGADO!!!!!!!!

 

é um difusor para o CO2, o que fica dentro do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.