sou novata, nao percebo nada d peixes...


pandolet

Recommended Posts

:lol: ok, assim fico mais descansada... :lol: eu nao necessito de um "aquário de recife marinho" portanto acho que me vou fiicar por uma coisa mais basica.... ;)

 

a areia, ou areão nao tem que corresponder a nada de específico pois não? é que uma amiga vai-me oferecer o dela (usado) e , já que é para começar, quero começar bem... ;):evil:

 

nao há maneira de saber se o aquário já está "ciclado"? é mesmo pelo tempo certo?

 

obrigado tiagodovale, as suas sugestoes sao ouro sobre azul... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Por aqui toda a gente se trata por "tu". ;)

 

A maneira de saber se o aquário está ciclado é acompanhando o ciclo com testes: amónia, nitritos e nitratos.

 

Primeiro a amónia vai aumentando à medida que é libertada pelo peixe ou por matéria orgânica em decomposição. Depois de atingir um pico, começa a diminuir, e começam a aparecer nitritos. Eventualmente a amónia atinge um valor desprezável. Os nitritos também atingirão um pico, depois do qual diminuem para um valor desprezável, enquanto que aparecem nitratos. Os nitratos vão aumentando, e só diminuem com as tuas TPAs. :lol:

 

Um aquário ciclado apresenta valores desprezáveis de amónia e nitritos, e alguns nitratos.

 

Por isso, com um teste de nitritos e nitratos, podes acompanhar a parte final do ciclo: quando o teste deixar de acusar nitritos, está ciclado! Normalmente este ciclo demora 36 dias depois de se introduzir a amónia.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de introduzir o peixe ou a comida. :wink: Era isso que eu queria dizer.

 

 

 

Em relação ao areão, no teu caso não é importante. Se o areão vier directamente de um aquário instalado, até é bom!

 

Mas a minha experiência com peixes-vermelhos levou-me a considerar a areia fina como o melhor substracto para eles: os detritos dos peixes não se infiltram nos espaços entre os grãos de areia, como acontece no areão, facilitando a sua limpeza, e o tamanho diminuto dos grãos de areia não permite que as algas se fixem neles, mantendo um aspecto mais agradável.

 

Podes encontrar areia barata onde houver material para a manutenção de piscinas: a areia usada nos filtros das piscinas é inerte, os seus grãos são arredondados, permitindo a passagem da água, e não ferem os peixes.

 

 

 

Lembrei-me de uma coisa que não vem muito a propósito, mas que é um detalhe importante: para as TPAs, usa um balde e restantes utensílios (como uma mangueirinha) que sejam EXCLUSIVAMENTE para usar no aquário: o menor resto de detergente é o suficiente para intoxicar os teus peixes. Também não se podem usar sprays em divisões onde há aquários, porque mesmo apesar de tapados, há sempre pequenos orifícios por onde troca o ar.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro de fundo é uma tecnologia antiga, em que a areia serve de filtro mecânico, e sob ela se instalam as bactérias nitrificantes: é muito menos eficaz que as outras soluções e difícil de controlar... A médio prazo tende a "colapsar", provocando um "crash" do pH...

 

Por isso não vale a pena considerares a solução pois, embora muita gente consiga manter aquários dessa forma com sucesso, é muito mais difícil...

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mangueirinha é para "sugar" a água do aquário para o balde, durante as TPAs. :wink:

 

A diferença é quase nenhuma: basta adicionar um aquecedor/termostato e seguir as regras de sempre.

 

Acho que fazes bem se decidires por água quente: há muitos peixinhos resistentes que se darão muito melhor do que os peixes-vermelhos num aquário pequeno.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu unico problema é que nao acho piada nenhuma aos peixes de água quente...... :lol: gosto deles gordos e olhudos! :wink:

 

bem, desculpa tiago mas continuo sem perceber como é que uso a mangueira....é tipo roubar gasolina dos tanques dos carros, como no CSI?..

 

:lol: :D :D :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente igual :wink: pões o balde mais baixo do que o aquário, introduzes uma das pontas da mangueira e sugas até que a mangueira fique cheia de água: depois é só fazer a segunda ponta ir para dentro do balde, que a água começa a descer por gravidade.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é nada inédito :wink: o que não quer dizer muito...

 

Eu tenho, neste momento, um aquário plantado de água ácida com tetras, corydoras, otocinclus, ramirezis e plecos-chineses; e outro aquário com água dura e alcalina que é para ser um aqúario dedicado ao peixe-cego... Como ainda só tenho um (nunca pensei que fosse tão difícil arranjar um cardume), tenho alevins de mollies, e 3 júlias, para além de 3 pequenos lagostins).

 

Tenho também camarões, (G a m b ú s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], e mais um aquário plantado em casa dos meus pais. :lol:

 

...quando quiseres o curso intensivo, avisa! :lol:

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto é pouco: num aquário pequeno, a regra de 1w/litro é insuficiente, e tu tens 0,32w por litro.

 

Podes comprar outra calha, alterar essa (não sei se tens jeito para DIY), ou então experimentar com plantas pouco exigentes em termos de luz: Feto-de-java (num tronco ou pedra), Ceratophillum demersum, Elódea (Egeria densa), Musgo-de-java, Anúbias (em tronco ou pedra), talvez Valisnérias...

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

opa, leio em todo o lado que é bastante mais facil começar com um aquário grande, que um aquário pequeno é uma porcaria basicamente.......eu toda contente que nunca tinha tido mais que um globo quando era miuda e agora olha....será melhor começar com um aquário maior e esquecer este?

 

será que deva tentar?nao vai ser o cabo dos trabalhos..?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puderes começar por um maior, não hesites: há no Carrefour um aquapor de 100 litros a 49,90 €. :wink: Promoção. Vais é precisar de filtro e iluminação (o que não é mau, porque as que vêm em kit não estão à altura).

 

Um aquário maior é sempre mais fácil de manter: as características da água são mais estáveis, as alterações processam-se mais lentamente, e a manutenção é praticamente a mesma coisa.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

qual é a piada de ter um aquário com camaroes...?

Qual é a problema de o ter?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais