sou novata, nao percebo nada d peixes...


pandolet

Recommended Posts

boas! queria iniciar um aquario, queria por telescópicos mas , além de nao encontrar nada acerca dos ditos, disseram-me que peixes de agua fria crescem imenso.... o meu aquario é de 45comprimentox25largurax25altura., um copito de água, mas para principiante é o maximo, nunca tive nada destas coisas....

 

se tiver um filtro de água, interno, nao preciso de ter um aparelho de ar certo? pois o filtro oxigena a água...?

 

nao posso ter telescópicos num aquario destas dimensoes?

 

alguem sabe alguma coisa acerca de 3 caudas?

 

os assuntos de pH, temperaturas e mediçoes mais complicadas teem mais a ver com peixes de agua quente?

 

alguem me pode ajudar?

obrigada.. :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá pandolet!

 

Benvinda ao Fórum e ao hobby! Tenho a certeza de que vais ter muitos bons momentos com a aquariofilia!

 

Bem: de facto os peixes de água-fria podem crescer bastante, mas num aquário pequeno é normal que não o façam. Só tens 25 litros, por isso não deves ter mais do que dois ou três pequenos telescópios (ou de outra variedade que tu gostes).

 

Eu sei que provavelmente não equacionas mudar de aquário tão cedo, mas na verdade, para um principiante, um aquário maior é sempre mais fácil, pois as características da água são mais estáveis, as alterações processam-se de forma mais lenta, e o trabalho de manutenção é praticamente os mesmo.

 

Sim, se tiveres um filtro de água interno, não precisas de uma bomba de ar: a agitação que o filtro interno provoca é suficiente para oxigenar a água. Mas tem em atenção que os peixes de água fria sujam bastante a água, por isso precisas de um filtro que tenha uma capacidade de circulação de cerca de 5 a 10 vezes a litragem do aquário por hora (no teu caso de 125 l/h a 250 l/h).

 

Em relação às 3 caudas: os peixes vermelhos comuns têm caudas normais, com dois lóbulos. Mas com o tempo, vários tipos de mutações foram mantidas (como os olhos telescópicos, a ausência de barbatana dorsal, etc.). A mais conhecida é a mutação da barbatana caudal dupla (com 4 lóbulos, dois pares lado a lado).

 

Quando a mutação é imperfeita, aparecem com bastante frequência barbatanas com 3 lóbulos, daí as "3 caudas".

 

Os assuntos de pH, temperaturas e medições mais complicadas têm a ver com todos os peixes sem excepção: são todos seres vivos com necessidades específicas. No entanto há peixes que toleram um leque mais abrangente de parâmetros, como os peixes de água fria.

 

Mas muita gente confunde isso com a ideia de que eles aguentam tudo, o que não é verdade.

 

Vais ter de fazer trocas parciais de água (tratada com condicionador e aproximadamente à mesma temperatura do aquário) de cerca de 10 litros todas as semanas (ou mais frequentemente), evitar choques, fazer uma boa aclimatação do peixe quando o introduzires, aprender a ciclar o aquário antes de comprar os peixes, etc.. Variar a alimentação é muito importante: prefere o granulado aos flocos, e de vez em quando dá uma iguaria: comida congelada, e até vegetais. E alimenta pouco, já que alimentar muito vai degradar a qualidade da água dramaticamente, o que pode acabar por ser fatal para os peixes.

 

Queria deixar só um aviso:

Precisamente por toda a gente considerar que os peixes de água fria aguentam tudo, os logistas, importadores, criadores etc. muitas vezes tratam-nos com menos cuidado do que é devido, mantendo-os em sobrepopulação, fazendo demasiados cruzamentos em consaguinidade, mantendo-os em água de má qualidade e muitas vezes com doenças, parasitas, infecções...

 

Por isso tens de ter cuidado na loja: escolhe só dos peixes mais activos, sem nenhum tipo de mazela, barbatanas intactas e cores vivas (nos telescópicos pretos, um preto bem escuro e aveludado). E faz uma ambientação cuidada ao aquário.

 

Aqui tens uma boa leitura!

http://faq.thekrib.com/pt/

 

E estamos aqui para todas as dúvidas!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois! muito obrigado pelos detalhes exasutivos, era mm disso que eu precisava... :D :D

 

as 3 caudas a que me referia foi um peixe com esse nome específico, será que nao era legítimo?

 

o ciclo do aquario é iniciado com poucos peixes, e o que ele fazem na agua, "tratam-na" de modo a que mais tarde se possam introduzir mais certo? ou é mais que isso....?

 

sou mm uma naba em peixes... :lol::lol:

 

obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá bem vinda,

um dos piores inimigos dos peixes de aquario é o nitrito, produzido pelos excrementos fezes e urina e restos de comida em decomposição, felizmente para nós existem bacterias que transformam esses nitritos em nitratos que emboram sejam também perigosos não o são tanto, e podem ser absorvidos pelas plantas. Mas essas bacterias demoram algum tempo a fixar-se num aquario novo por isso devemos esperar algum tempo antes de introduzir a totalidade dos peixes que o aquario comporta: ciclo da amónia (nitrito) o que vulgarmente designamos por ciclar o aquario.

Procura na pesquisa por "ciclo" e rapidamente serás uma especialista.

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É este o ciclo biológico dos aquários. Só depois de estar concluído, o que normalmente em água doce pode demorar até cerca de um mês, poderemos ter um aquário pronto a ser habitado por peixes. Mas, para que o ciclo se inicie, deveremos colocar dois ou três peixes de espécies resistentes, para que estes, com os seus dejectos, forneçam a matéria para a criação do primeiro elemento: a amónia.

 

é isto então....?

 

peço paciencia... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, primeira coisa a fzer, montar o aquário, lavando as "peças" todas bem, deixo a água em repouso durante um dia para sair o cloro da água da torneira..certo? ou entao ponho um daqueles produtos para o tirar (acho qu prefiro nao me arriscar...)

 

nao preciso de uma base para o aquário? visto que é pequeno...

 

é melhor fazer as coisas mesmo devagarinho, eu sou tipo microondas mas assim vou aperfeiçoando a paciencia... obrigado pelas dicas, confirmem-me só se é este o primeiro passo completo... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Procura aqui pelo forum que há imensos "passo-a-passo" sobre o que fazer com um aqua novo.

 

Pesquisa e vais ver que ao principio até os prós era maçaricos...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

telescópicos sao considerados peixes resistentes? ou tenho que arranjar outros para ciclar o aquario?

 

ja agora só umas coisas......

 

- como é que sei que ta na altura de mudar a água ao aquario? (peço desculpa se é uma pergunta demasiado estupida mas eu nao sei mesmo... :wink: )

 

ou a água substitui-se parcialmente por água já livre de cloro...?

 

ou seja que nao é preciso retirar os peixes do aquario, como se fazia quando eramos putos...?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os telecópicos são peixes frágeis... Acumulam uma série de mutações.

 

Como o teu aquário é muito pequeno, podes começar o ciclo com um peixe-vermelho comum, de cauda simples, ou então, precisamente por ser pequeno, começar o ciclo sem peixes, colocando alguma comida no aquário de vez em quando... esperar 36 dias ou mais, e ir colocando um peixe de cada vez, um a cada semana ou 15 dias.

 

A estratégia é fazer as TPAs (Trocas Parciais de Água) com regularidade... Se vires que o aquário começa a ficar com algas, a cheirar mal, ou a ver os peixes ofegantes, letárgicos ou doentes, é porque é preciso aumentar a quantidade ou a frequência das TPAs. Ou podes acompanhar com testes de nitratos: quando começarem a ser excessivos, é altura de TPA.

 

Mas acredita que não vais fazer TPAs de mais :wink: sobretudo com peixes-vermelhos. Como te sugeri, no mínimo 10 litros todas as semanas, e não me surpreendo se for preciso mais.

 

Só te aconselho a não fazeres TPAS de mais de 40% da água do aquário, pois mais do que isso pode comprometer o ciclo, para além de ser um grande choque para os peixes.

 

A água substitui-se por água tratada com condicionador, e a uma temperatura aproximada da água do aquário. O choque térmico pode matar um peixe, mesmo que a morte só aconteça muitos dias depois.

 

E claro que os peixes permanecem no aquário. 8) Convém evitar ao máximo tudo o que possa stressar os peixes, pois para além de serem frágeis, em 25 litros vão precisar de estar em boa forma!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez de 15 em 15 dias deve ser suficiente.

 

As precauções a tomar são as seguintes:

Lavar o filtro com água do aquário (ou pelo menos com água tratada com condicionador). Com água da torneira destroi-se a colónia de bactérias nitrificantes, e perde-se o ciclo.

 

Lavar o filtro entre TPAs, e não ao mesmo tempo que as TPAs. Desta forma garante-se que se perdem bactérias em momentos diferentes, e não acumulados...

 

Estas bactérias reproduzem-se relativamente lentamente, e a sua quantidade é ajustada à quantidade de detritos que os peixes largam...

 

Se se fizer uma TPA e lavagem de filtro simultâneas, a colónia restante pode não ser suficiente para lidar com a quantidade de amónia libertada pelos peixes, e estes podem ressentir-se gravemente.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água substitui-se por água tratada com condicionador, e a uma temperatura aproximada da água do aquário. O choque térmico pode matar um peixe, mesmo que a morte só aconteça muitos dias depois.

 

e como é que eu ponho a água á mesma emperatura...?

ou seja, preciso de um termómetro....?

 

tiagodovale, você é um anjo... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehe Tenho os meus dias. :)

 

Sim, 10 litros a cada semana.

 

Em relação à temperatura, vejo a olho, com a mão dentro do aquário, e depois, no balde da TPA, ajustando a água fria e a quente.

 

Não é preciso ser extremamente rigoroso, porque depois de diluída na água restante do aquário, a diferença de temperatura vai ser pequena.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para começar, aconselho-te plantas como a elódia (Egeria densa), Ceratophillum demersum, ou plantas flutuantes como a Alface-aquática.

 

São plantas pouco exigentes que se podem manter a flutuar e, sobretudo, de crescimento rápido (já que os peixes vermelhos são muito curiosos e desenterrariam qualquer planta, para além de lhes darem umas trincas. :) Daí a vantagem de flutuarem e de serem de crescimento rápido. Para além disso, por serem de crescimento rápido, absorvem com igual rapidez nitratos ou amónia da água.

 

Todas elas aguentam as condições de iluminação fraca que o teu aquário concerteza tem.

 

A alface-aquática parece-me uma boa aposta para peixes-vermelhos. Reproduz-se rapidamente, por isso é conveniente não deixar que ocupe toda a superfície do aquário, para garantir as trocas gasosas entre a atmosfera e o aquário.

 

Também podes tentar o Feto-de-Java, fixo a uma pedra ou tronco, que é robusto e com um sabor que os peixes detestam.

 

 

 

Se colocares uma mensagem na secção de "procura" do fórum, tenho a certeza de que muita gente te arranja estas plantas.

 

E sim, podes adicionar as plantas em qualquer momentos, embora elas sejam bastante úteis nos difíceis tempos iniciais do aquário.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum ok....

 

mais uma : a aquariofilia é um hobby monetariamente exigente?ou é este boom inicial, na compra de material, etc etc...?

 

podem-me indicar um bom filtro, de preferencia "barato"?

 

achei um condicionador á venda por 5 euros, nao sei se é caro ou barato?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para um aqua de 25 litros um bom filtro:

 

Filtro Eden 316

[Eden 316] €15.91

 

316[1].gif

 

 

Caudal regulavel de 120-240 l/h. Desenho plano. Material filtrante, carvão activo e espaço para material biológico.

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arejar só resolve o problema do cloro, não o problema da cloramina ou dos metais pesados, portanto não me sinto seguro a recomendar esse método.

 

Em relação a ser um hobby caro, pode ser ou não, depende do que cada pessoa deseja. ;)

 

Se quiseres fazer um aquário marinho de recife, é um hobby caro... Mas se quiseres um biótipo amazónico (só com plantas flutuantes, troncos, areia escura e folhas) ou um de ciclídeos africanos, é um hobby muito mais em conta. Até podes dedicar-te à reprodução de guppies em aquários "nus". :lol:

 

Mas, claro, há sempre um investimento inicial de maior vulto, por isso é que convém pensar bem no que queremos e que género de equipamento é o mais adequado, antes de gastar o dinheiro. ;)

 

Depois a manutenção não é necessariamente cara.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais