Aquários EXlarge


Recommended Posts

Olá a todos, como estou a pensar montar um aquário "grandalhão" lá para Fevereiro/Abril, e como ando a recolher o máximo de informação possivel, lembrei-me de pedir a todos os utilizadores do forum que tenham aquários com mais de 450l +/-, o favor de colocar aqui o set up dos seus aquários (com ou sem fotos), isto porque é uma boa ajuda poder ver o tipo de material (filtros, iluminação, fertilzantes, substrato, Etc.) e os seres vivos de aquários já montados, e, daí tirar ideias e comparar materiais. Como ando a pesquisar sobre o assunto, fui a esta página http://showcase.aquatic-gardeners.org/2005. Fica a sugestão de fazer aqui no forum uma secção de set ups de aquários (S,M,L,XL) dos membros do forum, não sei, sou eu a pensar... Isto porque ajuda bastante para quem está a elaborar um projecto destes... Não sei se a ideia é nova ou não, como sou recente aqui no forum, comentem...

E quem puder, não se esqueça de me deixar o set up do seu aquário XL, pois vai-me ajudar a complementar a minha pesquisa. Obrigado.

Cumprimentos a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, antes de mais obrigado William. Está muito bom... Só umas dúvidas, quantos mm tem o vidro do teu aquário e quantos wats de iluminação é que tu ficaste mesmo?

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já tens ideias sobre que tipo de fauna e flora vais colocar?

Em termos de ideias, podes sempre dar uma passagem pelo subforum de fotos, que encontras por lá muitos aquários grandes (diria L... para mim um XL é com 2m+ de frente )

 

De qualquer das formas, aqui em casa tenho um 160*50*60 com tropheus do tanganika.

Não tem nada que ver com plantados e afins e daí que por exemplo a iluminação seja de apenas 216W.

Em contrapartida a filtragem é constituída por um fluval 304, um fluval 404 e um fluval 4 plus interno, num total de 3200L/h de filtragem.

 

Em relação a vidro, o meu tem 15mm nas laterais, frente e costas e 20mm na base (já o comprei assim a outro elemento do forum).

Importante na espessura do vidro acaba por ser a altura deste. Podes ter aquários de 2m com vidro de 10mm. O ideal para aquários acima de 150cm é quanto a mim 15mm. 12mm é aceitável. 10mm... depende da altura e travamentos.

 

Fotos do meu... andam no subforum das fotos, mas já muito muito desactualizadas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez William!

Olá Nuno, o aquário que eu vou montar é de 250x70x60, já me estão a fazer o projecto do suporte e móvel em autocad (não sei se é assim que se escreve), mas estou a fazer as coisas com muito tempo de antecedência, pois ainda estou indeciso... Tenho 2 hipóteses, América do sul ou lago Malawi. Tenho lido imenso sobre os seres vivos dessas zonas e também procurado muito acerca de materiais (eu sei que difere) para esses tais aquários. Com a vossa ajuda aqui no forum tenho lido muito, mas continuo indeciso, isto porque aqui no Algarve é mais fácil encontrar peixes da América do sul ( os ciclideos Africanos não é fácil). Sei que tenho a desvantagem com estas medidas de se quiser ter muitas plantas a luz não chegará às plantas ditas de tapete (caso não invista muito), ou seja, por um lado penso que na America do sul gastarei mais em iluminação e plantas, no Africano mais em filtros, correcto?

Isto porque se for para a América do sul serão talvez escalares, corydoras, loricarideos e apistogramas, no Malawi ainda estou muito indeciso. Obrigado pela a ajuda.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... com 250*70*60 a filtragem no caso de um africano deixa-te duas hipoteses:

-2 fluval FX5 ou eheim III

-Uma sump + 2 filtros internos 1000L/h para primeira filtragem.

 

Para um aquário desses e tendo o espaço eu ia para filtragem por sump.

 

Tirando o malawi... tanganika não te interessa? Fazias daí um estrondo de aquário de frontosas por exemplo (se bem que o investimento em peixes era capaz de ser pesadão).

Vê no subforum dos africanos o aquário de frontosas do nuno paiva.

 

Quanto a peixes... eu não compraria no algarve. Tens lojas em lisboa muito boas e algumas enviam para todo o país por transportadora. Poderá ficar um pouco mais caro mas vale a pena.

A alternativa é juntares meia duzia de malucos aí do algarve, contactarem um exportador da comunidade e mandarem vir uns peixitos. Como vão de avião, mandavam aí para o aeroporto e sempre era mais perto que virem buscar a lisboa.

Eu estou a fazer isso... e vou arranjar peixes com mais qualidade e menor preço que em relação às lojas nacionais.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, estive a ver os tópicos dos ciclideos africanos e alguns aquários do tanganika, realmente também são fantásticos... O problema é que em termos de peixes são mais caros e teria que comprar a colónia toda ao mesmo tempo o que eleva o orçamento inicial... tenho que dar uma volta pelas lojas de Lisboa para ver a qualidade dos peixes e preços dos Africanos, pois em termos de America do sul e Asiáticos, até estamos mais ou menos bem servidos aqui no Algarve... Recomendas-me alguma loja em especial de ciclideos Africanos?

Muito obrigado pelas ajudas.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em Lisboa há algumas...

 

Tens a redfish, a aquaplante também costuma ter mas da ultima vez que lá estive não gostei muito da pinta dos peixes.

 

Quanto a comprar a colónia toda ao mesmo tempo isso é só no caso dos tropheus do tanganika e mesmo esses num aquário do tamanho do teu podem ir sendo colocados aos poucos. Outros peixes podes sempre ir adicionando com calma e consuante as tuas possibilidades.

 

Quanto aos frontosas... são muito caros em adultos, mas em juvenis são em conta (relativamente é claro).

São caros em adultos porque um frontosa leva cerca de 4 anos até estar em idade de reprodução e como o que a malta quer é peixitos a criarem para recuperarem os investimentos o mercado aproveita-se disso.

Um juvenil até se consegue na casa dos 10€ ou até menos em algum particular no forum.

O problema é que um frontosa juvenil, nesse lago que vais criar fica mais a parecer um neon :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno, não querendo abusar da tua boa vontade e disponibilidade, um última pergunta. Estou a pensar em termos de iluminação:

América do sul (vallisnerias, cabombas, echinodorus, egerias, etc.) e os peixes que referi em cima para o supracitado aquário - 500/600w

Africano (malawi ou tanganika) - 350/450w dependendo das espécies, mas o que eu queria saber é se os valores que eu estou a pensar andam mais ou menos por aí?

Agora vou continuar a pesquisar e tentar decidir, obrigado por tudo...

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas  

 

Em relação a vidro, o meu tem 15mm nas laterais, frente e costas e 20mm na base (já o comprei assim a outro elemento do forum).  

Importante na espessura do vidro acaba por ser a altura deste. Podes ter aquários de 2m com vidro de 10mm. O ideal para aquários acima de 150cm é quanto a mim 15mm. 12mm é aceitável. 10mm... depende da altura e travamentos.  

 

 

Nuno só um pergunta como é que transportas-te o aquario para casa? Com essa grossura de vidros deves ter precisado praí de um empilhador... :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ruizão

quando for aí a tua casa já quero ver o teu aqua xxl. Acho que deverias ir para um aqua da américa do sul. A minha opinião, ou 1 américa do sul e outro Malawi? hã?! tens aí casa para isso. Toca a largar os cordões á bolsa forreta!!

 

E para quando fotos do teu sudoeste asiático? Já podes andar...

 

Um abração

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Paulão, pois para já só mesmo casa porque dinheiro... Já estou a ver que preferes a América do sul... Relativamente às fotos, só tenho a câmara de filmar e não devem ficar grande coisa, explica-me por mp como faço para colocar aqui as fotos, que eu vou ver se tiro alguma que fique porreira.

Abração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, depois quando tiver tudo ok, coloco no subforum de fotos e videos. Para já só o pequeno, pois o grande ainda vai demorar...

Um abraço e fica bem, amigo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas  

 

Em relação a vidro, o meu tem 15mm nas laterais, frente e costas e 20mm na base (já o comprei assim a outro elemento do forum).  

Importante na espessura do vidro acaba por ser a altura deste. Podes ter aquários de 2m com vidro de 10mm. O ideal para aquários acima de 150cm é quanto a mim 15mm. 12mm é aceitável. 10mm... depende da altura e travamentos.  

 

 

Nuno só um pergunta como é que transportas-te o aquario para casa? Com essa grossura de vidros deves ter precisado praí de um empilhador... :)

Mais ou menos... 4 gajos... um em cada canto e muito suor, felizmente moro num primeiro andar e a escadaria é bem larga :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu consegui-me orientar com o meu com três pessoas p o 2º andar mas não foi facil... (mas o vidro é só de 10mm)

 

 

Ja agora (peço desculpa ao autor do topico por estar a apanhar a boleia), mas o que é filtragem por sump? é que tambem estou a fazer pesquisas sobre filtros, mas desconheço esse conceito...

 

Podem-me elucidar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vai aparecer alguem a perguntar se já usou o botão "pesquisa" hoje :D

 

Uma voltinha pelo forum e encontra muitas "sumps". De uma forma muito simplista sump é um aquario mais pequeno que faz de filtro, pode estar dividido com um filtro, pode ter plantas para ajudar na oxigenação etc etc.

Os entendidos (e o botão pesquisa) explicam melhor :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OBrigado pela dica ja fiquei mais elucidado.

 

Apesar de relevante e importante a observçao de pesquisa, as vezes é tambem uma boa forma de "despachar" o povo (o que não foi o teu caso :wink: )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá norby, não tens que pedir desculpa, o forum é para isso mesmo! Conforme as dúvidas vão surgindo num determinado tema, o pessoal vai tentando esclarecê-las... é obvio que a tua dúvida era pertinente, pois ao montar um aquário temos sempre várias hipóteses de filtragem. Pelo que tenho lido, a montagem de uma sump comparativamente com os "filtros exteriores", tem vantagens pois aumenta a filtragem do aquário bem como a sua capacidade em litros, permite uma maior facilidade de manutanção e a possibilidade de esconder o equipamento (termoestatos, filtros, termometros, etc). Pode-se também usar bio-balls(no caso de fazer-se uma parte filtrante seco-humido). Colocar lá dentro plantas, peixes que necessitem de ser separados, etc, adicionando iluminação a essa câmera inferior e devendo a mesma ter várias divisórias. Tem desvantagens pois precisa de mais espaço e se não for bem feita pode fazer barulho. Várias pessoas puseram questões do tipo: "na montagem de um aquário grande acima dos 700l num primeiro andar, a sump não aumenta ainda mais o risco?", isto porque a sump deverá ser o maior possível, e o aconselhado é de pelo menos 1/3 do volume do aquário principal. Pois esta questão não te sei responder, e no meu caso então seria uma sump de 350l, pois o meu aquário principal será de 1050l.

mas em breve falarei com o construtor...

O que me deixa a pensar, é que quase sempre é referido que fica mais barato uma sump em relação aos filtros. Mas olhando para o meu caso, fico com dúvidas... Será que aqui em Portugal fica mesmo mais barato a sump? Reparem: Aquário 250x60x70 com dois filtros (fluval fx5 ou eheim pro III) ou uma sump (aquário de 350l, tubagem, válvula anti retorno, 2 filtros interiores, bomba de retorno e lã de vidro, granulado e cerâmica). Sinceramente acho que é ela por ela... A questão é que a sump trás mais vantagens a quem tenha possibilidade de a montar!!!

Espero ter ajudado um pouco mais! Quem tiver algo a acrescentar ou a corrigir, faça favor pois é assim que vamos crescendo...

Obrigado a todos.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A questão com a sump ter 1/3 da capacidade do aqua é relativo e depende do site que verificas. Alguns vão-te dizer que precisas que tenha o tamanho do aquário por questões de segurança.

 

Há várias hipoteses em relação à filtragem de um "monstro" sem ser com filtros .

Uma das melhores será eventualmente "sacrificar" parte da largura ou do comprimento para fazer uma sump integrada no aquário. Para aquários de grandes dimensões esta solução fornece uma filtragem superior à de filtros convencionais, é altamente escalável (precisas de mais filtragem,basta acrescentares mais uma bomba) e muito segura porque não havendo desnivel entre aquário e sump não terás de te preocupar com o aparecimento de sifões se faltar a luz. É o sistema de filtragem típico que vês nas baterias de loja de aquariofilia.

Tem obviamente o senão de "roubar" espaço ao aquário mas tirando isso será talvez a solução mais económica e prática para filtragem de aquários de grandes dimensões.

 

Mas no teu aquário... assumindo que "roubas" 10cm a todo o comprimento, ficas com um recipiente de 250*10*70 o que te dá 175l brutos de matérias filtrantes, mais ou menos o equivalente a 7 filtros de topo a funcionar em cadeia! A capacidade de filtragem de um sistema destes é simplesmente fenomenal.

 

Claro que existe depois a parte estética e tudo o resto, mas bem disfarçado, ninguem nota que lá está uma sump.

Resumindo, se quizeres usar uma sump deste género, só terás de arranjar mais um vidro de 250*60 , fazer as furações para colocar as grelhas de filtragem e as devoluções de água (dadas as dimensões eu colocaria pelo menos 2 pontos de recolha e 2 de devolução) e depois é arranjar as divisórias para a água circular e as bombas e estás lançado.

 

Pessoalmente se tivesse a considerar um aquário do tamanho do teu seria a solução que utilizaria.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é muito interessante este conceito de Sump, que desconhecia.

 

Poderia ser uma possibilidade para o meu aquario (150*60*75) que pretendo encher até aos 50, 55cm com mais-ou-menos 500l. Mas talvez opte pelo Fluval fx5, que voces sugerem, e que ja me tinham referenciado como sendo uma boa opçao, que julgo ser suficiente para esse volume de agua.

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno, realmente a sugestão que me dás, parece a mais económica. Tem vantagens e desvantagens, pois comparando com a sump e os filtros exteriores, segundo dizes fica com uma excelente filtragem, mas diminui o tamanho útil do aquário. No meu ver, para além disso também terá maior dificuldade de manutenção, pois o aquário vai ficar encostado a uma parede num corredor, e o acesso seria mais complicado do que uma sump por baixo do mesmo. Em termos de litragem total do "monstro" uma sump integrada no aquário perde relativamente a uma exterior, mas ganha em termos de segurança! A sump tem sempre a vantagem de poder esconder material, o que os filtros exteriores não permitem... Isto dá pano para mangas...

A grande diferênça, desse sistema que me sugeres (Sump Integrada) dos chamados filtros acoplados ou traseiros, será os tais 170l brutos de matéria filtrante, bem como as inúmeras possibilidades que uma sump permite e esses filtros não. Segundo li, estes filtros fazem com que os detritos permaneçam dentro do aquário, aumentando a curto prazo a amonia, fazendo com que as colónias de bactérias não segurem. Correcto?

Vou tentar ver aquários montados, das 3 formas, dando mais uma volta por as lojas, e depois desenhar o meu das mesmas 3 maneiras e tentar escolher o que melhor se adequa à minha situação em concreto.

Abraço e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo li, estes filtros fazem com que os detritos permaneçam dentro do aquário, aumentando a curto prazo a amonia, fazendo com que as colónias de bactérias não segurem. Correcto?

Nim.

A amónia resulta da decomposição de detritos e da urina dos peixes.

 

As bactérias nitrificantes são as responsáveis por quebrar a amónia em nitritos e posteriormente em nitratos. Se os niveis de amónia crescem muito as bactérias acompanham até a um nivel de saturação e é aqui que surge uma das diferenças entre sump e filtros. É que a sump pode levar muitos litros de matérias filtrantes, logo pode em teoria albergar colónias massivas de bactérias nitrificantes até atingir a saturação.

 

o que acontece com as sumps é que normalmente a recolha de água é feita à superficie fazendo com que os detritos mais pesados permaneçam no fundo a aprodecer. Digamos, falta à sump a capacidade de criar uma corrente de sucção no fundo do aquário que limpe os detritos tal como é feito com os filtros externos.

A sump integrada já não sofre do mesmo problema, embora possa também vir a acomular muito lixo, especialmente se a manutenção for descuidada.

 

No fundo, uma sump, tal como um filtro externo precisa de manutenção, troca de matérias filtrantes, etc.

Mas apesar desse pequeno senão parece-me um meio de filtragem muito mais eficaz... até porque pode aliar a filtragem mecânica a uma filtragem biológica por plantas extremamente eficiente.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.