Aquários EXlarge


Recommended Posts

Viva! Uma sump, sem ser integrada no aquário, se não for feita com os tais furos no vidro do mesmo, também pode fazer a recolha de água no fundo do aquário usando os tais "s" ou "T" nas tubagens, etc, etc... Não é?Esclarece-me uma ideia que eu tenho, e que mais uma vez, li algures... Nos aquários de água doce a recolha de água deve ser feita mais no fundo e nos de água salgada mais à superficie! Se isto é assim, qual a vantagem (para além das questões de segurança em caso de falta de luz e a estética), em fazer os tais furos no aquário? Ao colocarmos os tubos para fazer a aconselhada recolha no fundo, vai dar quase ao mesmo, ter os furos ou não!

Abraço e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim nos aquários de água doce o lixo fica no fundo pelo que a recolha de água deve ser o mais junto do fundo possivel.

O problema com as sumps são os mecanismos de segurança em caso de falha de luz.

 

-Primeiro precisas de evitar que se forme um sifão (quando falha a luz ou falha a bomba de reposição) que iria esgotar a água do aquário para a sump acabando eventualmente matar os peixes no aquário e provocar uma inundação em casa a não ser que a sump comporte toda a água do aquário.

 

-Depois precisas de repor o sistema em funcionamento eficaz (sem necessidade de intervenção humana) quando a luz voltar, ou então vais esgotar a sump, provocando uma inundação por transbordo do aquário, eventualmente queimando a bomba (porque fica a trabalhar a seco) e com muito azar esgotando também o aquário.

 

Normalmente aconselha-se o uso de caixas de overflow para esses sistemas mas quanto a mim são um pouco complexas de ferrar e não me dão garantias de funcionarem a 100% em caso de falha de luz.

Como te disse, e para um aquário do tamanho do teu onde a água é mais que muita eu prefiro uma sump integrada ou então os filtros externos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valeu Nuno, obrigado pelas ajudas...

Isto, é um projecto que já tenho em mente à bastante tempo, e, que para o qual procuro fazer as coisas com muita calma. Fica aqui a promessa que continuarei a postar tudo sobre o andamento do mesmo.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Innuendo, eu por acaso já ouvi falar de uma loja em Portimão, nunca me interessei em lá ir, porque me disseram que não era grande coisa... Penso que o nome não era este que me referiste, se me puderes dar por mp a localização da loja, agradeço! Eu mando-te também uma mensagem por mp, a dizer tudo o que conheço de lojas de aquariofilia aqui no Algarve.

Obrigado e um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ruizão

Tou a ver que andas a estudar vai ser um projecto e peras. Vais pôr o pessoal do forum de boca aberta quando concretizares isso.

 

Um abração

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Rui,

 

conheci a AquArea em Portimão e posso dizer que gostei do que vi.

Tropicais, Ciclideos e Marinhos.

 

Estavam a construir um aquario para corais com 150x90.

 

Estavam a construir o aquario lá na loja?

Sabes os nomes de quem estava a construir o aquario?

 

E pelo que vistes, o que achastes do trabalho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acerca da filtragem para um aqua de ciclideos africanos a sump deve ser a pior opcao uma vez que é aberta (topo) e liberta cheiros pois estes peixinhos sao bem porquinhos. Esta opiniao nao é so minha mas tambem de outro colega que tem um aqua de 1,5 m e que no inicio tb colocou sump mas rapidamente se arrependeu e comprou um fx 5.

 

Agora tudo depende da pessoa e daquilo que quer e pode fazer.

 

cumps.

Renato Almeida

-------------------

APC #141

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acerca da filtragem para um aqua de ciclideos africanos a sump deve ser a pior opcao uma vez que é aberta (topo) e liberta cheiros pois estes peixinhos sao bem porquinhos. Esta opiniao não (palavra corrigida) é so minha mas tambem de outro colega que tem um aqua de 1,5 m e que no inicio também (palavra corrigida) colocou sump mas rapidamente se arrependeu e comprou um fx 5.

Boas

 

Eu tenho sump com ciclideos africanos há já bastante tempo e nunca dei conta de maus cheiros cá em casa por isso não posso concordar com essa ideia . Claro que se a circulação de água na sump for insuficiente então tens cheiro a água estagnada, mas isso é com ciclideos ou com quanquer outro tipo de peixes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, venho só acrescentar, como já vi várias pessoas com dúvidas (inclusive eu já as tive), em relação ao peso que os aquários grandes possam exercer sobre as placas de uma casa. Falei com o construtor da minha casa e com 2 amigos arquitectos e a opinião deles foi unânime, em me dizerem que hoje em dia as casas novas se cumprirem a legislação na construção não terão problemas. Claro que se deve sempre consultar o projecto em questão, pois principalmente nas casas antigas "roubava-se" muito no ferro das placas. Hoje em dia, isso é facilmente detectado se por um acaso uma placa partir, existe um aparelho que permite verificar, se a placa em questão levou todo o material que vinha mencionado no projecto e caso isso não se verifique, os responsáveis pela construção terão problemas! Mas o que me disseram, foi que com a quantidade de ferro que as casas hoje em dia levam, e, com a estrutura com que são feitas (anti sismos, etc), dificilmente haverá problemas se a coisa foi feita como deve de ser! Em caso de dúvida da construção não custa nada investigar... Pois, na minha já sei que não existe nenhum problema em realizar o projecto que tenho em mente.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem os possíveis maus cheiros não são a única desvantagem de uma sump. A manutenção e o dispêndio da mesma também são maiores que face a um filtro externo/interno. Estar a tirar as massas filtrantes da parte trazeira ou mesmo de uma sump abaixo de um aquario é mais chato e mais propício a sujar chão e móveis e a uma tareia da patroa, hehehe.

Outra coisa quanto a mim tão ou mais importante é o facto que ter uma sump abaixo ou seja separada de um aquario realmente pode aumentar a litragem de um aquario o que pode ser bom mas completamente desnecessário no caso de aquarios já de sí grandes, aumentando as despesas de aquecer a agua não só devido ao aumento dessa mesma litragem bem como ao facto de as sumps serem destapadas o que aumenta ainda muitíssimo mais as perdas térmicas e por evaporação, o que causa ainda outro género de problemas.

Muita gente argumentará que os aquarios e sumps destapados aumentam a oxigenação de aquarios tanto de agua doce como de salgada mas existem outros métodos bem melhores de o fazer sem ter largas massas de agua descobertas e em franca evaporação dentro de casa (um aquario Sul Americano de discus por exemplo a 30º destapado ou com sump destapada torna qualquer sala numa sala de banho turco.

Claro que nem tudo são desvantagens e que ter-se uma sump permite esconder bastantes equipamentos (o que se torna mais verdade ainda no caso de aquarios de agua salgada) mas para o caso em questão parece-me despropositado.

Se efectivamente pretenderes por força dos custos optar por uma sump em vez de um mais dispendioso filtro aconselharia que a construisses lateralmente num dos lados do aquario; alguns aquarios bem bonitos e caros de marcas conceituadas fazem isso mesmo criando um compartimento estanque e opaco (pintado ou forrado) de um dos lados do aquarioo que até nem fica feio e como um colega já referiu não paresenta os problemas dos sifões e de usar bombas de reposição potentíssimas e também carrissimas (quase tanto quanto os ditos filtros externos). Claro que tens de ter alguns cuidados para que ospeixes não passem ou saltem para essas sumps mas de resto apresentam poucos problemas e tens sempre a vantagem de a poderes ter tapada tal como ao aquario em si (salvaguardando algumas aberturas na tampa para ventilação claro está).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André, realmente esses pontos que referes, são pontos a ter em conta pois quer queiramos ou não, a despesa com o aquecimento é maior e depois vêem aqueles factores todos que já foram referidos como vantagens e desvantagens das várias opções mencionadas!

Como este projecto é para dentro de casa, ainda tenho que pensar bem, mas estou mais inclinado para os filtros exteriores, entretanto como estou a iniciar umas brincadeiras com uns aquários mais pequenos na minha garagem e em principio irei ter sump, filtros interiores e exteriores nos diversos aquários, pode ser que entretanto mude de opinião, não sei...

Obrigado pela opinião. Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.