altura de salto


ruioliveira

Recommended Posts

Olá

Eu estou a montar um novo aquário que terá 60x30x?

(30 a 40). E a minha intenção é encher o aquário até meio de água e meter uma plantas fora de água. A fauna será composta por uns killies pequenos.

Como o aquário será aberto gostava de saber quanto é que os killies conseguem saltar. E já agora qual a altura de água para viverem confortaveis?

A minha ideia é ter um aquário de 35cms de altura, cheio até os 20cms.

Obrigado

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Há relatos de killis (especialmente do género Rivulus)que conseguem saltar mais de 4m em altura, portanto qualquer espécie de killi é desaconselhavel de se manter num aqua aberto.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So? :)

E que espécies aconselham para um aquário com 15-20cms de vidro entre a água e o paraíso dos peixes?

 

Posso fazer como os patos, quando se cortam as guias para não fugirem.

Posso cortar as barbatanas? :? eheh

 

Falando a sério: terei que optar por outras escolhas, como o falso neon por exemplo?

 

obrigado

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Cortar as barbatanas não serve de muito pois estas voltariam a crescer :lol:

Mas a sério, diz-se que os killis do género Nothtobranchius não são saltadores, algo que foi contrariado quando um dos users deste fórum (Vasco Gomes) se deslocou a Moçambique e no meio natural quando se aproximou dum charco houve um Notho que saltou prafora de água. Portanto e para resumir, desaconselho-te vivamente a não colocares killis em aquários destapados.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres arriscar mantém o chão da sala onde está o aquário sempre húmido e dedica-te aos Rivulus... :oops:

 

Falo isto pois tive uma grande fuga de água nos meus aquários na minha fish room e há uns dias atrás dei com um peixe aos saltos no chão... o problema é que não faço a mínima ideia que espécie é pois não dei por falta de nenhum peixe... :cry:

 

Das duas uma... ou o tipo viveu no chão umas semanas (coisa que não acredito) ou andou a viver dentro das tubagens do meu sistema de filtragem e quando se deu a fuga foi parar ao chão (nesta hipótese acredito mais)!!! O que é certo é que continua de boa saúde e vou ter de esperar que cresça e ganhe cores para saber que peixe é! :oops:

 

Como alguém já disse os Rivulus saltam METROS! Eles nos biótopos que habitam vão comer formigas às árvores que se encontram por cima dos rios!

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim tenho mesmo que abandonar a ideia de meter por lá uns killies. É pena. Sendo assim vou optar por uns Tanichthys albonubes que também são uns peixes engraçados, faceis de criar e pouco exigentes no que diz respeito à temperatura.

Se alguem tiver outras sugestões para um aquário aberto sem termostato diga. bettas?

Obrigado por terem evitado o salto mortal de uns killies :wink:

 

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um aquário desse tamanho é uma pena que não ponhas lá killies... sugestão: manda cortar um vidro faz uma tampa... depois poderás lá meter os killies... :wink:

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho os meus numa bateria de 5 aquarios todos destapados e com cerca de 20cm da água ao topo do aquario e o máximo que me acontece é mudarem de aquário de vez em quando :cry:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Hoje de manhã esqueceu-me do Aqua aberto....

conclusão fui dar com a fêmea dentro do lava loiça, toda escurinha! Inicialmente fiquei a olhar ....parecia uma lesma grande, e quando ia para pegar, ainda saltou... foi a sorte dela.... andou um pouco a bombar e agora tá um pouco paraducha, a ver vamos...

Trata-se de uma Aphyosemion pascheni festivum e saltou proximo de 1 m...

 

bjs

Liliana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Zezinho,

 

Pois é.... fiquei logo a pensar - a miuda anda triste, está sem companhia... e tal e quê...

Ontem, ainda por cima não deu muita importância à comida, dou-lhes larva vermelha, e comem tão bem... hoje estou a pensar dar fiozinhos de pescada, só assim... a ver...

 

bjs

Liliana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais