Cianobactérias...


nfdc

Recommended Posts

Boas,

 

Estou com cianobactérias no meu aqua.

 

Penso que a injecção de CO2 nocturna seja um dos responsáveis, no entanto e para acabar a com praga, gostaria que me indicassem sugestões na erradicação da mesma.

 

. Escurecimento total durante 2-3 dias?

 

. Injecção localizada de água oxigenada?

 

. Eritromicina?

 

. outro método?

 

Obrigado

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, qual é o objectivo de injecção de CO2 nocturna? Para ajudar as plantas a cresder não é, que sem luz elas não necessitam do CO2... pelo contrário, nessa situação elas já produzem CO2 que chegue, com injecção extra (se for muita) pode-se atingir níveis de CO2 altos para os peixes... cumprimentos Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Bem, qual é o objectivo de injecção de CO2 nocturna? Para ajudar as plantas a cresder não é, que sem luz elas não necessitam do CO2... pelo contrário, nessa situação elas já produzem CO2 que chegue, com injecção extra (se for muita) pode-se atingir níveis de CO2 altos para os peixes... cumprimentos Nuno Barradas

Nem toda a gente tem válvulas solenóides, e sistemas sem ser fermentadores para injectar CO2 num aquário...

E antes que digas que podem sempre tirar o tubo para fora, ou ligar uma bomba de ar, lembra-te, isso nem sempre é fazível.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema das valvulas solenoides é que apenas abrem e fecham.

 

Se houvesse uma valvula que alternasse entre duas saídas, eu colocaria uma saída perto da tona de água ( esta seria nocturna ) e outra no difusor ( esta seria diurna ).

 

Se quiser alternar, e provavelmente vou faze-lo assim, tenho de pegar num T e alternar manualmente, todos os dias.

 

Mas é preferível assim, mesmo que me esqueça um dia ou outro.

 

E depois há a eterna questão:

 

Uns dizem que é pior desligar o CO2 pois origina alterações nalguns parametros da água, nomeadamente o aumento do pH.

Mas se não desligar, a injeccção contínua e sem ser utilizada pela flora também deve fazer descer o pH.

 

Mas isto já é outra questão.

 

E quanto às bactérias?

 

Eritromicina?

Não gosto muito de medicamentos mas se tiver que ser...

Há quem utliize com sucesso água oxigenada e outros que escureçem o aquário por dois ou três dias.

 

Talvez opte pela última...

 

Menor esforço :cry: e alguma poupança energética :? .

 

Penso que o plantario sobrevive.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as cinobacterias tem tendencia a aparecer quando o aqua tem um elevado nivel de nitratos e de fosfatos, em simultaneo. Pelo menos é a minha experiencia.

 

Corrigindo o nivel de fosfatos consegues mandar as cinobacterias embora, e com o correcto controlo dos nitratos irradicar as mesmas. Tenta meter nem que seja a flutuar uns pezinhos de cabomba e corrige os teus regimes de fertilização.

 

ESQUEÇE os quimicos e os medicamentos :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se houvesse uma valvula que alternasse entre duas saídas, eu colocaria uma saída perto da tona de água ( esta seria nocturna ) e outra no difusor ( esta seria diurna ).

E há... não sei o termo técnico dessas válvulas, mas que as há, há...

Agora não sei é se consegues arranjar uma que funcione com a pressão do fermentador.

 

Quanto a controlar as cianobactérias, felizmente nunca as tive. Não serei concerteza a pessoa mais indicada, mas creio o que o nos disse para fazeres, me parece ser o mais indicado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos,

 

eu usei eritromicina e foi o melhor que fiz em 2 dias fiquei sem cianobacterias...e não tive nenhum problema no aquario e a populaçao do mesmo são discus...e apistogramas...e não tive qualquer problema...

 

Aconselho sem problemas pelo menos da minha parte

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que numa farmácia vulgar conseguirei isso?

 

Ou terei de ir a algum estabelecimento mais específico?

 

Obrigado pela ajuda desde já.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

E há... não sei o termo técnico dessas válvulas, mas que as há, há...  

Agora não sei é se consegues arranjar uma que funcione com a pressão do fermentador.  

 

Se não estou em enganado é uma valvula "sempre fechada" ou seja, com a função contrária das utilizadas nos sistemas pressurizados (sempre aberta). Ao ser ligada a corrente, fecha. Seria o suficiente, com um T e essa valvula a descarregar para fora do aquário quando as luzes apagam. Há todas as soluções possiveis e imaginárias de valvulas electromagneticas, mas como o Luis referiu a pressão do fermentador poderá ser insuficiente para as actuar.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Por experiencia própria, esperimentei a "escuridão total" durante 3 dias e remediou por algum tempo. Quando voltaram a aparecer comecei a fazer uma injecção diária de água oxigenada apenas localmente e ao fim de 3 ou 4 dias desapareceram.

Notei também que elas me apareceram numa zona com pouca circulação de água, pelo que também aumentei a circulação nessa zona

A verdadeira beleza anseia por ser tocada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nfdc,

 

compras na farmácia um medicamento chamado ESE 1000... tens é de pedir que algum médico te passe uma receita, pois não se vende sem receita médica...

 

pesquisa aqui no forum por este nome, que logo encontras dosagens e forma de utilizar.

 

No meu caso, foi a única forma de me ver livre das ciano's...

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E há... não sei o termo técnico dessas válvulas, mas que as há, há...  

Agora não sei é se consegues arranjar uma que funcione com a pressão do fermentador.

 

Então, mas basta uma válvula solenoide normalissima apenas no tubo de escape, quando fecha o CO2 vai para o aquário quando abre sai todo pelo escape em vez de vencer a coluna de água até ao difusor.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas não podem ter um escape "livre", pois lá se vai a pressão dentro da garrafa e depois quando as luzes se ligassem chapeu... isto para não falar dos custos involvidos.

 

Para um sistema desses de co2 caseiro a velhinha pedra de ar chega perfeitamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Então, mas basta uma válvula solenoide normalissima apenas no tubo de escape, quando fecha o CO2 vai para o aquário quando abre sai todo pelo escape em vez de vencer a coluna de água até ao difusor.

Bem visto...

 

Mas agora que o nos falou nisso, muito mau sinal deixar um fermentador aberto :twisted:

 

Pívia e desgaste de CO2 em 3 tempos...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete na saída de escape um estrangulamento quase tão forte como a injecção do CO2 no aquário, de forma a que quase chegue lá abaixo mas não chegue a sair.

Não dá para fazer milagres com CO2 caseiro, as pessoas compram botijas por algum motivo não é?

No entanto os problemas com esta solução existem também no caso da válvula de 3 vias que procuravam.

 

Abraço,

PCB

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

 

Quanto às cianobactérias estou convencido.

 

Vou tentar arranjar receita para isso mas presumo que não vá ser fácil.

 

Tenho um médico de família algo antípático.

 

Se alguém tiver e quiser dispensar, que diga o preço.

 

Obrigado mais uma vez a todos...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tu e que sabes se realmente queres gastar dinheiro e andar a meter medicamentos na agua que se quer e pura.

 

Rigor da dosagem e aprendizagem. E assim resolvias o teu problema naturalmente :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos, percebo o teu ponto de vista, que aliás é também o meu.

 

No entanto, as férias foram uma desgraça para o equilibrio do meu aquário.

 

Podia reduzir o nível de fosfatos facilmente através da introdução de resinas especificas no sistema de filtragem, no entanto da última vez que o fiz, vi-me à nora para posteriormente aumentar a fosfatada.

 

Para ser sincero, ainda não sei qual o método a utilizar, pois o medicamento não vai ser fácil de adquirir.

 

Hoje vou medir a fosfatada e se o valor for realmente elevado, vou tentar corrigi-lo.

 

Já agora, sugestões para reduzir níveis de fosfatos, para além das resinas?

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Já agora, sugestões para reduzir níveis de fosfatos, para além das resinas?

 

Aspiração rigorosa do fundo e limpeza de filtros para retirares a matéria organica que os está a produzir, adição de nitratos e aumento de Co2 para aumentar o consumo de nutrientes das plantas e as sempre necessárias TPA's.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, sempre optei pela utilização do Ese 1000.

 

Aqui vai o resumo dos acontecimentos:

 

1º dia - aplicação de dose 1mg/litro ( 350 mg )

2º dia - idem

3º dia - idem

4º dia - Steatocranus fêmea morto, kribensis juvenil morto e restantes peixes com problemas respiratórios.

Aspecto ligeiramente branco/alaranjado da água.

TPA de 33% imediata (120 litros), com adição de anti-cloro ( Sera aqutan )

Aparentemente, o estado geral melhorou.

5º dia - Problemas respiratórios novamente.

TPA de 25% aprox. (80 litros).

No final do dia, as condições parecem caminhar para uma estabilzação positiva.

No entanto, o Steatocranus macho ainda revela problemas respiratórios, provavelmente derivados das más condições anteriores.

 

Em suma, penso que o medicamente actuou correctamente.

A morte e mau estado geral da água (cheiro a água choca) deveu-se talvez à elevada quantidade de matéria morta (cianobactérias e algumas algas) presente na água.

O filtro não apresentou vestígios de cianobactérias relevantes.

Recomendo trocas parcias de água durante o tratamento e/ou dose inferior à recomendada.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pll!!!!

 

estou aqui a assistir a vossa conversa, mas como ainda sou um pouco novato nisto o que é isso de cianobactérias e como se percebe que elas existem???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais