Projector Halogénio


pedroplx

Recommended Posts

Boas, será que um projector como este que mostro na imagem serve para um aquario so de plantas ? Isto vende-se no AKI a um preço bastante barato.

 

30670l.jpg

 

Algumas "contra-indicações" ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, essas lâmpadas tem um espectro que não é o indicado para manter plantas. Mas dá para adaptares o projector para HQI (lâmpada de iodetos metálicos). Compras a reactância e o ignitor próprios para hqi e montas, o melhor mesmo é pedires ajuda a um eletricista. Ele provavelmente diz que não dá, mas o taslixado usa este metodo sem problemas.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, essas lâmpadas tem um espectro que não é o indicado para manter plantas. Mas dá para adaptares o projector para HQI (lâmpada de iodetos metálicos). Compras a reactância e o ignitor próprios para hqi e montas, o melhor mesmo é pedires ajuda a um eletricista. Ele provavelmente diz que não dá, mas o taslixado usa este metodo sem problemas.

Eu também uso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

eu não entendo muito de eletricidade, nem é preciso, pois quando compras o conjunto da lampada HQI (com esta incluída) vêm lá as instruções para montar.

tas a ver o encaixe das lampadas de halogénio?

é semelhante ás HQI, por isso encaixa.

o resto é só seguir as instruções.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum...

halogénio, é na realidade uma lampada incandescente com esteróides...

 

Produzida pela primeira vez em 195x, para substituir as lâmpadas incandescentes nos aviões...mais seguras porque são mais fiáveis.

 

No entanto em termos de eficiência é apenas ligeiramente melhor que as normais incandescentes...

300W de halogénio é capaz de dar menos luz que 100W de HQI ou de fluorescentes.

 

HQI (iodetos metálicos), é uma fluorescente comprimida...

precisa de tudo o que uma fluorescente precisa (os tais equipamentos que falou o sérgioveterano), existe nesses tais equipamentos algum poder de escolha... desde equipamentos electrónicos (dificil de arranjar), ou analógicos (ligeiramente menos económicos).

 

em termos de eficiência as HQI (criadas pela OSRAM em 197x), é semelhante (ou até melhor) às lampadas fluorescentes, portanto é sempre um boa escolha...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas!

O melhor preço de encontrei para uma hqi de 70W foi de aprox 85€...e nesta altura não tenho $ para gastar assim entao...tb tou a pensar "montar" uma hqi de 70W(ou 75W... :oops: )mas continuo com algumas duvidas... :wink:

 

Compras a reactância e o ignitor próprios para hqi e montas, o melhor mesmo é pedires ajuda a um eletricista.

 

para q serve estas duas componentes? Encontra-se disto em qq loja?

 

 

 

quando compras o conjunto da lampada HQI (com esta incluída) vêm lá as instruções para montar.  

tas a ver o encaixe das lampadas de halogénio?  

é semelhante ás HQI, por isso encaixa.  

o resto é só seguir as instruções.  

 

Assim sendo basta comprar um projector normal(destes de halogeneo) e uma lampada de hqi?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

as lampadas de halogénio ñ são indicadas para aquários plantados ou seja ñ teem o espectro de luz indicado teem muito wats, aquecem muito e pouco calor de luz ( o ideal para o bom creximento das plantas)

 

as HQI são lampadas melhores pois emitem um calor de luz de 14000k muito bom mm é idela para aquários dos 150 litros a superiores

 

 

IMPORTANTE:

 

tenta sempre comprar em lojas especializadas para a utilização das lampadas para teres acesso a mais informação sobre o material embora poxas montar um balatro caseiro o mais importante é as lampadas ke compras teem de ser de boa kualidade ou seja teem de ter grande kuantidade de calor de luz ( luz do sol tem aproximadamente 5000k de calor de luz )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

|] as HQIsão lampadas melhos pois emitem um calor de luz de 14000k muito bom mm é idela para aquários dos 150 litros a superiores

 

Sim são das que se pode obter maior rendimento, mas esse espectro que referes é muito alto, o ideal é os 6500°Kelvin eu uso 4200°kelvin e até ao momento não tenho tido problemas.

 

quando referes “calor de luz” queres dizer temperatura de cor, certo cada cor corresponde a uma frequência no espectro visivel que é mais baixa no vermelho e mais alta nos azuis, dai os 1400°Kelvin serem demasiado para o uso em aquários de plantas, não se tratam de corais.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

|]as lampadas de halogénio ñ são indicadas para aquários plantados ou seja ñ teem o espectro de luz indicado teem muito wats, aquecem muito e pouco calor de luz ( o ideal para o bom creximento das plantas)  

 

as HQI são lampadas melhores pois emitem um calor de luz de 14000k muito bom mm é idela para aquários dos 150 litros a superiores

 

 

IMPORTANTE:

 

tenta sempre comprar em lojas especializadas para a utilização das lampadas para teres acesso a mais informação sobre o material embora poxas montar um balatro caseiro o mais importante é as lampadas ke compras teem de ser de boa kualidade ou seja teem de ter grande kuantidade de calor de luz (  luz do sol tem aproximadamente 5000k de calor de luz )

 

 

Por favor leiam as regras do fórum!

este tipo de escrita pode tornar a tarefa da leitura mais dificil, embora não seja um dos posts mais ao estilo SMS, está presente a atitude de conservação de caracteres...

 

talvez não seja de propósito...

 

Um dia vamos todos usar ñ em vez de não...mas, enquanto isso não acontecer, devemos nos esforçar para evitar este tipo de escrita!

por favor!

 

Ou preferem o estilo chinês um caracter para cada palavra?

escrita simbólica?

 

Andaram os antigos a evoluir de uma escrita simbólica para fonética, para que com o advento dos SMS voltemos ao ínicio...

:lol:

 

Respondendo então ...

 

A temperatura de cor (da luz) do sol varia, depende...

 

Se a luz atravessar mais atmosfera terá menor temperatura de cor, portanto a temperatura do sol varia, sendo a média no Equador encontrada às 10 horas da manhã com cerca de 4000 kelvin.

 

 

As pessoas confundem um pouco HQI com iodetos metálicos, HQI é apenas um tipo de lâmpada deste grupo, cujo processo de fabrico já está obsoleto (um exemplo são as lâmpadas HCI).

 

HCI, HQI são lampadas de alta pressão que funcionam como se fossem fluorescentes comprimidas, o principio é esse, gás sobre altas pressões, são no entanto semelhantes (HCI e HQI), funcionando com os mesmo balastros e equipamento.

 

Não me vou alongar (O sérgio já respondeu e muito bem)...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

A minha ideia não era de todo utilizar uma lampada de halogenio!Mas sim um projector, daqueles que vem preparados para lampadas de halogenio!

Depois adaptava em casa para iodetos metalicos...

Obrigado na mm pelo post, embora não tenhas dito nada de novo para mim, mas talvez possa ajudar outros.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única coisa que podes aproveitar de um projector de halogénio para um projector de iodetos metálicos é o vidro e o reflector metálico! Mais nada!

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

desculpa estar a contradizer-te, mas eu utilizei o projector de halogénio na totalidade, apenas retirei o vidro de protecção para a lampada não aquecer tanto e para ter mais rendimento luminoso e luz menos filtrada, a lampada já tem o filtro UV.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única coisa que podes aproveitar de um projector de halogénio para um projector de iodetos metálicos é o vidro e o reflector metálico! Mais nada!

Ou seja, a unica coisa que não aproveitas no projector de halogénio é a lampada de halogénio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

Eu queria dizer aproveitar em termos realmente úteis. Não falei em vão. Se quiserem também podem aproveitar a caixa de cartão onde vem o projector.

O suporte das lâmpadas de halogénio tem a designação R7s e não é igual ao suporte de lâmpadas para lâmpadas HQI/HCI …para estas é o Rx7s. Diferenças? Podem dizer que o encaixe é semelhante, mas as normas de construção e de segurança de um de outro são completamente diferentes, e não é por acaso. As diferenças estão na liga metálica de que são feitos os pins que entram em contacto com os pólos da lâmpada, e na força da mola que empurra os pins para o contacto.

No laboratório da minha empresa fazemos alguns testes de intensidade luminosa, rendimento luminoso, temperatura de cor, e tempo de vida útil em lâmpadas HQI/HCI e lâmpadas fluorescentes, utilizando diferentes reactâncias/balastros (convencionais e electrónicos), dispositivos de arranque (convencionais e electrónicos) com e sem supressores de interferências. No estudo, que divulgo aqui, realizado por mim e pelo Engº Carlos Aragão da GE Portugal iniciado durante Maio de 2003, testámos a HRI-TS/NDL da radium de 4200 kelvins nas seguintes condições:

- A base de montagem, que funciona também como reflector, é para ambos os casos, uma placa de alumínio de alto rendimento em V, fechada com vidro de protecção transparente de 5mm.

- As reactâncias usadas em ambos os casos é a PTU/150 da Osram. Trata-se de uma reactância electrónica. Devido ao seu pouco peso (740gr.) foram montadas na própria placa de alumínio.

- Casquilhos usados: num caso (vamos chamar-lhe Caso 1) usámos dois suportes R7s em cerâmica tipo T250 com liga metálica de tipo desconhecido no contacto dos pins, retirados de um projector de halogénio de 500w, montados em base de alumínio, e no Caso 2, usámos dois suportes Rx7s com invólucro em cerâmica tipo T250 da marca Vossloh-Schwabe modelo 30602, com pins de níquel, montados também em suporte de alumínio.

- Todas as ligações foram feitas com fio H05V-K de 1mm branco, com excepção da ligação à terra feita com H07V-U V/A de 1,5 mm, e de alimentação à corrente feita com cabo FVV 2x1,5+T preto.

Os comprimentos de fio e cabo utilizados para ambas as lâmpadas foram as seguintes: Ligação dos casquilhos à reactância, com 20 cm de fio, e da reactância à corrente com um 1,5m cabo.

- A placa de alumínio foi montada suspensa com inclinação de 45º a um metro e noventa do chão.

- Tempo de ligação diário igual a 12 horas controlado por temporizador digital ET-18101 da Eurotermo.

- Definições de fábrica da lâmpada da marca Radium HRI-TS 150/NDL :

Tempo de vida útil da lâmpada com reactância convencional = 6000 horas

Tempo de vida útil da lâmpada com reactância electrónica = 10000 horas

Fluxo luminoso inicial = 11000 lumens

Rendimento luminoso da lâmpada = 73 lm/w (lumens/watt)

Temperatura de cor = 4200 kelvins

 

As primeiras medições foram feitas após 2 horas de funcionamento:

Caso 1:

Fluxo luminoso = 10500 lumens

Rendimento luminoso da lâmpada = 70 lm/w (lumens/watt)

Temperatura de cor = 4200 kelvins

 

Caso 2:

Fluxo luminoso = 11250

Rendimento luminoso da lâmpada = 75 lm/w (lumens/watt)

Temperatura de cor = 4200 kelvins

 

Conclusão :

Em resultado destas medições, insuficientes para tirar qualquer conclusão sobre o elemento responsável pela diminuição de potência na lâmpada do Caso1, decidimos substituir as lâmpadas por outras novas e verificar todas as ligações, precavendo qualquer fio mal apertado, só por si capaz de provocar oscilações de tensão e consequentes diminuições de potência ou alteração da temperatura de cor.

Os resultados medidos duas horas depois foram exactamente os mesmos.

A suposição feita foi, que se havia algum elemento responsável pela diminuição da potência na lâmpada do caso 1 nesta altura, seriam os suportes para lâmpadas de halogénio utilizados, mas seria cedo para tirar uma conclusão neste sentido até porque a perca de potência era ínfima e insignificante e a temperatura de cor tinha-se mantido inalterável.

Concluímos também que o ligeiro aumento de potência da lâmpada do Caso 2 devia-se muito provavelmente ao funcionamento optimizado com a reactância electrónica.

 

 

As medições seguintes foram feitas após 2160 horas de funcionamento:

 

Caso 1:

Fluxo luminoso = 8000 lumens

Rendimento luminoso da lâmpada = 54 lm/w (lumens/watt)

Temperatura de cor = 3900 kelvins

 

Caso 2:

Fluxo luminoso = 11250

Rendimento luminoso da lâmpada = 75 lm/w (lumens/watt)

Temperatura de cor = 4200 kelvins

 

 

Conclusão :

O resultado final destas medições evidencia notavelmente a perda de potência da lâmpada do caso 1. A suposição feita foi, que o elemento responsável pela diminuição da potência na lâmpada do caso 1 nesta altura, seriam os suportes p/ lâmpadas de halogénio utilizados, nesta altura também já com impacto sobre a temperatura de cor. (…)

Concluímos em relação ao Caso 2 que o comportamento da lâmpada correspondia ao esperado com a reactância electrónica. (…)

 

As próximas medições serão feitas em Junho de 2004, altura em que eu, se for da vontade de algum elemento do fórum, colocarei aqui os resultados.

Como sabem este tipo de estudos tem os seus custos e as conclusões retiradas dele pertencem à minha empresa, e a sua colocação aqui só foi possível com autorização expressa da mesma e porque se tratou de um estudo muito particular levado a cabo por minha insistência.

 

 

Não falei em vão e espero não ter ofendido ninguém, quando disse o que disse sobre a inutilidade de um projector de halogénio.

Para mim não tem utilidade nenhuma…dois suportes Rx7s não são muito mais caros que os R7s e fazem uma diferença do caraças.

Uma reactância convencional não deve trabalhar numa caixa fechada como é o caso da caixa dos projectores de halogénio, e qualquer lâmpada HQI/HCI deve trabalhar SEMPRE com vidro de protecção. Isto é uma regra BÁSICA. É perigoso em caso de rebentamento da lâmpada e podem ter a certeza que é um estoiro do caraças.

Apesar da maioria destas lâmpadas já ter filtro UV-STOP, existe sempre uma carga de radiação deste tipo que não é filtrada e que é facilmente eliminada por um vidro de 4 ou 5mm de espessura.

E é tudo. Obrigado.

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, e é tão notória a diferença entre um balastro electrónico e um balastro convencional, que tem vale a pena apresentar uma comparação de vantagens/desvantagens.

 

Podemos pensar que temos a lampada a funcionar bem, mas ela, na realidade não estar a funcionar correctamente.

 

Os balastros convencionais, não mostram todo o espectro de uma lampada e se formos para lampadas acima dos 10000K isso é muito mais notório. Quando mudei de balastro convencional para electrónico, a diferença foi tanta que vou mudar todos os outros balastros. É impressionante.

 

O mesmo se passa com os sockets. Há que ter atenção numa coisa:

 

Pelo facto da lampada dar luz, não quer dizer que esteja bem instalada! E eu comprovei-o de uma forma tão clara que, como disse, vou mudar todos os balastros.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz umas perguntas ao meu pai e ele disse que mesmo dentro das HQI existem dois tipos (o que varia são os contactos), o que ele disse mais foi só repetir outras coisas já ditas por outros utilizadores deste fórum , mas pensei que podia ajudar qualquer coisa.

"I wander out where you can't see...

Inside my shell, I wait and bleed"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

oi!!

 

Decidi, responder a este topico antigo, porque agora encontro me na mesma situaçao... :roll:

 

Entao nao se pode utilizar alguma coisa de um projector de halogenio??

Kais os equipamentos necessarios para o trasformar num projector de hqi??

 

Eu tenho um pequeno projector de halogenio, de 150 watt... e como este nao é a melhor iluminaçao para um akua gostava de saber como o transformar...

 

Sra que alguem me poderia explicar como o fazer?? :(

 

Agradeço...

avatas.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais