Aquarios da RENA são seguros com 10mm de vidro?


Recommended Posts

Boas, estou a pensar adquirir o aquario da RENA com 150x50x70(altura), ou 120x50x70(altura), com vidro de 10mm segundo o fabricante...

A minha questão é simples, com esta altura e com vidro de 10mm será seguro? a mim parece-me pouco, mas após contactar a RENA responderam-me o seguinte:

 

"Quanto ás suas duvidas relativas á segurança, tenho que confirmar a maior fiabilidade dos nossos Aqualife pelas razões que lhe paço a explicar:

- Os aquários da nossa unidade de produção são desenvolvidos e testados nos nossos laboratórios e estão no mercado á perto de 20 anos sem reclamações de acidentes devido a um defeito de concepção do produto.

- O aquário em questão “Aqualife” possui reforços transversais visíveis e ainda a galeria de decoração superior e inferior tem incorporado tecnologia de ponta utilizada na aeronáutica que permite sustentar o vidro longitudinalmente. Esta tecnologia permitiu-nos inclusive elevar a altura do aquário relativamente ao aquário que menciona da concorrência (71 cm de altura).

- O vidro utilizado é vidro “float” proveniente de fabricantes tão conceituados como a S. Gobain, Glaverbel ou Guardien Glass. A qualidade do vidro é muito importante porque nem todos os fabricantes de vidro conseguem garantir uma espessura uniforme com baixo desvio relativamente ao valor pretendido e uniformidade na resistência á flexão. Um vidro com 12 mm pode variar nalguns fabricantes entre 11 mm e 12,5 mm, para além de possíveis variações na resistência á flexão o que faz com que possa em determinadas circunstancias ter uma resistência inferior ao vidro de 10 mm (acontece com vidro importado da Ásia, china e Indonésia)."

 

... Qual a vossa opinião acerca disto tudo?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for vidro 10 mm temperado podes ficar descansado. se for lamidado (2 vidros com um plastico no meio) é capaz de dar problemas daqui a uns anos.

 

SAINT GOBAIN - SEKURIT PORTUGAL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que podes perfeitamente confiar no aquario da RENA, as grandes marcas nao se podem dar ao luxo de ter acidentes atrás de acidentes...e se o vidro não fosse o suficiente, era isso que acontecia a uma marca que vende em quantidade.

 

Não se esqueçam que estes vidros tipicamente teem apoios maiores, nas colagens superior e inferior devido aos elementos decorativos introduzidos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aproveitando a conversa e pedindo desde já desculpas pelo que estou a fazer, o diamentro do vidro depende só da altura ou do comprimento tb?

 

(a minha ideia é depender dos dois mas.... é que desejo comprar um aquario 160X60X60)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O vidro utilizado é vidro “float” proveniente de fabricantes tão conceituados como a S. Gobain, Glaverbel ou Guardien Glass

 

segundo citação dos senhores da Rena, o vidro NÂO É temperado. é vidro float...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase todo o vidro que existe no mercado é float (quase que arriscava a dizer todo).

Float é o processo de fabrico do vidro base, significa que o vidro é fundido e estirado em cima de um banho de estanho. Na giria uma fabrica de vidro base chama-se float. o vidro da tua casa, do teu carro etc são todos float

 

Eu tenho um aquario aquapor que é bastante inferior a um rena (penso eu de que) e o vidro é temperado de 10 mm.

 

Confesso que não entendo muito, ainda, de aquarios mas de vidro sei alguma coisa e náo acredido que um aquario dessas dimensões não seja feito com vidro temperado. alem do mais se fosse vidro base (o tal float) com o tempo, a temperatura e a erosão constante da agua em movimento este começaria a ficar baço. Esse fenomeno pode observar-se em aquarios feitos em casa, visto que a maioria das pessoas usa vidro normal porque o vidro temperado em portugal de 6 mm para cima é importado o que torna o vidro mais caro.

Mesmo não sendo vidro temperado (que eu duvido) podes ter a certeza que este não irá partir facilmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com base no que foi aqui exposto por todos, e desde já os meus agradecimentos pelas vossas opiniões, é provável que opte por esta marca... mas ainda assim vejo os aquarios da MP com vidro de 12mm e altura de 60cm... o que me faz ficar de pé atrás com os da RENA de 10mm e 70cm de altura...

 

Em relação ao tipo de vidro ser "float" confesso que não entendo o que isso significa, mas o membro Gago já explicou que é vidro tipico que se usa em janelas domésticas.

Se se torna baço com o tempo então aqui é grave, e gostava de saber se alguém tem experiências com este acontecimento em aquarios de marca ou feitos em vidrarias... pois um aquario não deve ser para durar 3 ou 4 anos, mas sim muito mais tempo.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso-te dizer que duvido que o vidro dos aquarios aquapor seja temperado, ja vi varios partidos e estavam partidos como float e nao como temperados.

 

Quanto ao erodir, não me parece um problema, ja que o movimento da agua sobre o vidro não é feito da maneira certa para isso acontecer.

 

Normalmente o baço e riscado é mais do aquariofilista a fazer limpeza do vidro do aquario do que da água a passar lá.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem então com base nisto sendo os vidros todos do tipo "float", podemos colocar a seguinte questão:

- Como é possivel ser seguro 10mm com 70cm de altura, quando os calculos indicam que o aconselhado seria de 12mmm ou melhor ainda, vidro de 15mm ?

 

Técnicas de colagem? Armação em aluminio na base e no topo como reforço? ... seriam estas as justificações para se fazer um aquario com vidro de 10mm e 70cm de altura ?

 

Começo pensar que das duas uma... ou os calculos estão com uma margem de segurança enorme, ou a RENA e outras marcas, estão a por em perigo a vida de muita gente...

 

Dá que pensar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os aquários têm uma margem normalmente elevada até porque o vidro que nós usamos não tem a mesma qualidade do vidro usado por fabricas como a rena ou a mp ou mesmo a aquapor.

 

Não é por acaso que se pagam 700/800 ou mesmo mais euros por um rena de grandes dimensões, quando nós conseguimos construir em casa por uma fracção desse preço.

Presumo que fabricantes do calibre da rena não usem vidro "comum" mas sim vidros especialmente concebidos para aquariofilia. Pelo que sei marcas como a saint gobain têm vidros próprios para aquariofilia, tal como têm para os nossos carros, para montras de loja, para fachadas de prédios, etc.

O problema é que vidros especiais, embora permitam o uso de espessuras inferiores tornando assim os aquários mais leves, são bastante caros fazendo assim com que o preço final de conjunto dispare.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que eu saiba a saint gobain não tem vidros proprios para aquariofilia nem sei se tal coisa existe. Mas isso é algo que posso facilmente saber, visto eu trabalho para a saint gobain, mas posso avançar que na fabrica de poetugal (antiga covina) não é feito vidro com 10 mm quanto mais 12 mm)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não têm vidros para aquariofilia?

Fiquei com a sensação que tinham pela página que consultei deles. Mas se trabalhas lá e dizes que não têm acredito em ti.

 

Mas têm vidros de resistencia superior para a mesma espessura do vidro "convencional" , ou nem isso? (sem ser claro vidro laminado e afins)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A saint gobain em portugal para aquarios dispoem do vidro float , do vidro laminado e do vidro diamante. Os aqaurios podem ser construidos com vários graus de segurança. o minimo para uso publico é 2.4 se não estou em erro, sendo as tabelas mais comuns para factor de segurança 3.5.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquabase.org/vendor/view.php3?id=10

 

Neste site podem consultar vários casos sobre os aquarios da RENA entre outras marcas. Existe um comentário (19 jun 2006 22:14 - speedy91) que segundo este utilizador, o aquario RENA de 150cm descolou e vazou... enfim... outros dizem estar bastante satisfeitos... sinceramente já não sei o que pensar disto tudo.

 

No mail do representante da RENA, ele diz: "- O aquário em questão “Aqualife” possui reforços transversais visíveis"

 

Ainda ontem estive a ver um aqua da RENA de 120cm e não vi nenhum destes "reforços"... este reforços estão na base do aqua ou na parte superior? Alguém faz ideia onde seja?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que se esta a empolar um bocado este tópico com a questão do vidro para aquarios. Aqui vão alguns detalhes a ter em conta no dimensionamento e escolha de um vidro para aquario.

 

Determinação da Espessura

 

Vidros de aquá ou óculos de piscina

 

Os vidros de aquário ou de piscina vidro são submetidos a cargas triangulares hidrostáticas,

eventualmente aumentadas para cargas repartidas uniformemente. São considerados como elementos de enchimento. Consequentemente, não devem ser alvo de deformações devido aos movimentos da estrutura ou do solo.

 

Natureza dos produtos envidraçados

 

Os vidros para aquário são realizados em vidro monolítico recozido termo-endurecido temperado, ou em vidro laminado com inúmeros componentes da mesma espessura.

Os produtos envidraçados são em vidro incolor ou colorido.

Os componentes dos vidros laminados participam na absorção dos esforços apresentando

performances mecânicas idênticas (vidros SGGPLANILUX, SGGDIAMANT, SGGplanidur, SGGSECURIT ou SGGSECURIPOINT). Pelo contrário, a espessura do vidro é calculada com a tensão admissível do componente com menos performance.

Os vidros são sempre manufacturados (Aresta Polida Recta).

Os intercalares dos laminados são em PVB ou em resina, mas estes não são considerados como participantes na absorção dos esforços.

 

 

 

Segurança

As espessura dos vidros de aquário são calculados com uma factor de segurança na ordem dos 3,5 usado nos Estabelecimentos Públicos. Este factor de segurança têm em conta a permanência das cargas com um coeficiente de "fadiga" menor ou igual a 0,60.

 

Vidro monolítico termo-endurecido ou semi-temperado

 

Em caso de rotura acidental, desde que o vidro é partido, o tanque vai vazar mais ou menos rapidamente segundo a natureza da rotura.

Daí resultará, excepto ferimentos, desgastes materiais mais ou menos importantes segundo o volume desse tanque.

Recomenda-se a utilização desse tipo de vidro somente nos tanques de capacidade reduzida (< a 1 000 litros, por exemplo).

 

Vidro monolítico temperado

 

É fortemente desaconselhável o uso de vidro monolítico temperado em aquaoriofilia porque, em caso de rotura, dá-se o desaparecimento completo e instantâneo da parede e a criação de uma vaga devastadora.

 

Vidro laminado recozido, termo-endurecido ou temperado

 

Em caso de quebra acidental de um dos componentes do laminado, o factor de segurança resultante é ainda suficiente para assegurar uma segurança temporária permitindo evacuar o público, salvar a flora e a fauna antes de vazar o tanque e proceder à substituição do vidro danificado.

 

 

 

 

Colocação em obra

 

• Vidro de aquário montado em laminado

 

Para os tanques grandes, o vidro pode pesar muitas centenas de kg, a montagem deve ser efectuada no interior desse tanque, de forma a que essa pressão da água comprima o vidro contra o vedante.

A estrutura de apoio deve ser rígida para que as suas deformações permaneçam inferiores a 1/500 do comprimento do lado considerado sob pressão hidrostática de serviço.

A dimensão do calço periférico lateral, é pelo menos igual a 2 vezes a espessura do vidro, e a sua

planimetria não deve apresentar variações superiores a 2 mm.

Antes da montagem do vidro, deve-se prever a utilizacção de aros metálicos que serão de material anti-corresivos ou tratados previamente, afim de se evitar a sua deterioração pela, acção da água.

A estanquecidade deve ser assegurada por materiais que não ataquem quimicamente o PVB dos vidros laminados e que tenham um bom poder de aderência ao vidro e ao aro e uma plasticidade durável.

O vidro estando montado sobre os seus calços, a estanquecidade é assegurada por uma junta elástica de qualidade apropriada, insensível à água doce ou a água do mar, e aplicada com pistola adequada.

A colocação da água no tanque só pode ser efectuada após a polimerização completa deste produto de estanquecidade que pode levar muitas semanas.

 

Para evitar uma deterioração eventual do PVB do laminado, recomenda-se a realização, na parte baixa do laminado, de furos de ventilação e drenagem em comunicação com o espaço público (dois tubos em material inalterável de 8 mm de diâmetro, por exemplo.

O vidro de aquário não será apertado porque a pressão da água é geralmente suficiente para o comprimir perfeitamente contra o aro.

 

• Vidros de aquário colados

 

Os vidros de aquário colados "vidro sobre vidro" são considerados como estando em apoio ao nível da colagem. No entanto, esta técnica estará reservada aos aquários de pequenas dimensões e o construtor deverá assegurar junto do fabricante de silicone as performances mecânicas deste último (cisalhamento, tracção…) sob carga permanente em meio húmido agressivo (água do mar quente, por exemplo).

 

 

 

 

Tensões admissíveis

 

As tensões admissíveis a considerar levam em conta a permanência dos vidros.

 

 

Tipo de vidro Tensões admissíveis MPa (N/mm²)

Recozido 6

SGG PLANIDUR 12

SGG SECURIT 30

SGG SECURIPOINT 50

 

 

Para calcula e dimensionar os aquarios pode consultar a pagina http://www.covina.pt/pg/b1012.asp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.