VBTC

Membro
  • #Conteúdo

    43
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por VBTC

  1. Quem me manda a mim andar desaparecido. Uma vez mais consegues não só presentear-nos com uma montagem grandiosa como consegues mais uma vez mostrar o que é realmente a reprodução dos Ramirezi. Para o ano talvez vá para a frente com o meu projecto mas para já está enterrado.
  2. Está demorada a construção do aquário, e ainda não encontrei Rams de boa qualidade por aqui para poder comprar um macho. Mas quem não tem cão caça com gato. Postura de Escalares, mais uma vez adivinhei o sexo dos sujeitos.
  3. Bem depois de um tempo desaparecido aqui estou eu. Ora bem para já desculpem não ter andado com o meu topico para a frente já que o projecto está em stand bye derivado a estár a espera que as condições melhorem já que as duas fêmeas estão ca bem boas com uma coloração muito bonita e não quero introduzir nenhum macho recem chegado no aquário onde elas estão. Ainda não encontrei rams de boas origens e tenho a certeza que os meus são de origem asiatica mesmo sem ter perguntado ao jovem que la trabalha na loja, e foi facil ver, no mesmo aquário de rams estavam umas aberrações neste caso eram ramirezis balão, imaginem um peixe papagaio mas versão ramirezi. Por o que eu vejo nas minhas fêmeas as condições para a reprodução estão la apessar de ser um comunitario sul americano e isso vese pela coloração e pela forma que as fêmeas apresentam, as lutas entre a mais antiga e a mais nova pararam e agora andam muito "amigas" tenho é medo que elas por não terem um macho la mudem de equipa e depois com a introdução dum macho as coisas não corram bem.
  4. Podes estar decansado que os aquários da RENA são muito bons alem do vidro ser temperado e ter uns acabamentos de boa qualidade.
  5. Parecem ser Atyaephyra desmaresti, vulgo camarão iberico.
  6. Há um casal reprodutor selvagem destes gouramis num criador americano que está avaliado em mais de 15 000€ acho que as variadades não selvagens que vem importados dos states derivam desse casal.
  7. O Aqua esta bem conseguido e esses thomasi estão muito bonitos mas os Rams precisam rapidamente de uma engorda principalmente a fêmea que tem a barriga quase colada a barbatana dorsal.
  8. A primeira chamava-se O Farinheiro a segunda é o Escalar que por sinal tem um tendimento 5* mulherzinhas muito simpaticas.
  9. Estas no bom caminho, já tens par formado agora é so estar atento e preparado para as proximas desovas. Gostava de saber se fostes tu proprio que encomendaste a Aquarium Glasser ou se foi por intermediario de uma loja, e já agora quanto gastaste na importação. Gostava de saber isto porque não consigo arranjar Rams de qualidade por aqui e mandar vir dai de baixo fica muito caro, é que ando a ter um azar com os machos que nem te digo enm te conto, estão bem duas semanas depois estão mortos enquanto que as fêmeas estão aqui gordas e fortes.
  10. As minhas femeas também andam muito bem tirando os dois machos que ja vieram e ja foram dum dia para o outro depois de já estarem a mais de 2 semanas no aquário sem mostrar qualquer sintoma e comendo sempre bem. Isto ca para mim comprei asiaticos martelados.
  11. Se calhar era melhor tirares o SAE apessar de ele não vir a comer nenhuma cria vai criar stress a mais no casal por ser maior e andar por todo o aquário. Deixa o casal criar esta postura, não te esqueças de deixar uma luz de presença, se vires que eles voltaram comer as crias na proxima postura retira os alevins para uma maternidade e retira os pais do aquário. Tenta ler o topico do André Silvestre e o meu acerca da reprodução de ramirezi já que podes tirar alguns conselhos practicos de la que te vão ajudar com os cacatuoides já que a reprodução destes é bastante similar.
  12. Para peixes tens, escalares, discos alguns tetras, neons, ciclidíos anões, mollys, gupys e mais uns viviparos. Eu pessoalmente apostava num aquário com alguns tetras, escalares um tipo qualquer de ancistrus uns otos, corydoras e uns ciclídios anões.
  13. Qualquer casal Apistogrammas que tenhas no aquário vai andar a porrada até se juntarem e formarem um par para se reproduzirem, acho que não vais ter problemas com isso num aquário tão grande como esse. Tenta adicionar varios esconderijos e plantas, muitas raizes e troncos com concavidades e não teras problemas. Em especies como os apistos muitos especialistas dizem que é sempre melhor ter mais fêmeas do que machos, já que se o macho for rejeitado a fêmea não sofrera tanto stress já que p macho têm mais por onde pegar.
  14. VBTC

    ramirezi

    Experimenta turfa para baixar o ph e a dureza, apessar de a água ficar com uma cor amarelada a turfa ira fazer milagres aos ramirezis. Pesquiza por os topicos do André Silvestre e por o meu acerca dos rams e veras muitas informação.
  15. - Arranjar o par ideal. [introdução de uma nova fêmea.] Depois de pensar bem nos prós e contras da introdução de uma nova fêmea, cheguei a conclusão que uma nova fêmea podia trazer melhorias e acalmaria o macho já que este agora tem duas fêmeas para cortejar. As duas fêmeas passam o tempo todo perto do macho, com a mais antiga a demonstrar á nova fêmea que tem mais tempo de casa e que têm de se subjugar perante ela expulsando-a algumas vezes da beira do macho, mas sempre que isto acontece a segunda fêmea não se deixa ficar já que é maior. Aqui o trio eléctrico, com a nova fêmea em cima de tudo. Neste momento estão todos a comer SERA San, SERA Vipagran e SERA FD Tubifex que eles tanto adoram. Se até a chegada do material (2 Semanas) e até a rodagem do aquário (mais 2 semanas, usando água do tanque onde eles estão agora) o par não se formar terá que ser escolhida uma das fêmeas, mas espero que até á rodagem do aquário de reprodução os laços estreitem entre uma fêmea e o macho. Quem será dismissed? Não percam o proximo episódio porque nós tambem não.
  16. Eu ficava por os apistos e adicionava um cardume de Tetras e Neons e claro está uns corydoras.
  17. Tudo calmo no aquário, o macho já não persegue tanto a fêmea mesmo ela estando a beira dele e nem a fêmea foge perante o macho. Neste momento o par ideal pode estar á vista por isso durante estes dias a introdução de uma nova fêmea têm que ser bem estudada, já que pode vir a destruir os laços entre os dois e depois o macho ser rejeitado outra vez. MeMySelfAndI - Geralmente os Asiaticos apresentão toda a sua coloração nas baterias da loja e mesmo com o stress da viagem e a sua ambientação ao teu aquário as cores ainda estarão lá, ao revez os alemães ainda levaram uns dias a mostrarem a sua coloração. Quando vires uns Rams que te interessem tenta perguntar a quem te atender na loja a sua origem ou então pode serque o André te indique a loja dele.
  18. Boas André. Obrigado por teres reparado no meu topico e por teres logo participado com a tua expericencia. As duvidas em relação ao equipamento não eram muitas já que quando li o teu topico já trazia algumas ideias do que serio o tanque e o seu equipamento. O hardscape sera simples mas comodo para os rams, varios pedaçoes de troncos com concavidades e algumas pedra concerteza estaram presentes, já em relação a flora estava mesmo a pensar em meter varias porções de musgo pelo solo e mesmo algum agarrado aos troncos/pedras e claro plantas de folha larga como fetos e echinodorus. Á uns minutos atrás ao mesmo tempo que alimentava o pessoal o macho atacou violentamente a fêmea o que antes não tinha acontecido, terá isto sido so uma vez já que foi só na altura da alimentação ou vaise repetir todos os dias? Por isso estou a pensar em introduzir mais uma fêmea no aquário para equilibrar mais as coisas e assim ter mais hipoteses em conseguir que façam par. Neste momento estou a dar comida seca (Sera San) juntamente com granulado (Sera Granulado Para Beta), a semana passada foi dado juntamente com a comida seca bocado de miolo de camarão e delicias do mar tudo bem cortado, agora estou a pensar em comprar outro tipo de comida seca ou então tubifex da sera. Ficam aqui as fotos deles, o macho em cima e a fêmea em baixo. Desculpa a qualidade das fotos mas o macro desta maquina não vale nada, vou tentar arranjar outra maquina de maior qualidade e depois tiro umas fotos melhores.
  19. Está muito bom apessar de maior parte das pedras baixas já começarem a ficar tapadas derivado ao crescimento das plantas. Estou aver que os "pequenos" rams estão de boa saude, que tal uns macros deles?
  20. Depois de ter lido alguns artigos sobre reprodução e criação de ciclídeos sul-americanos e de ter reproduzido escalares á um largo tempo, decidi começar a montar um aquário destinado apenas a reprodução e criação destes. Recentemente adquiri um casal de Microgeophagus ramirezi, depois de ter lido os vários tópicos do André Silvestre acerca da reprodução e criação destes decide tentar também a reprodução deste ciclídeo sul-americano e que aparenta ser mais difícil do que na realidade é a reprodução dos ciclídeos anões. As primeiras duvidas têm a ver com as dimensões do aquário e a filtragem, baseando-me do aquário do André e sem querer parecer uma cópia, estava a pensar nisto: - Aquário ] 60x40x35 (CxAxL) 84L brutos. - Filtragem ] Eheim Liberty 2041 - Aquecedor ] Jaeger 50 W As dimensões do aquário escolhidas são estas, porque se os ramirezi não derem nada sempre terei altura e largura suficiente para reproduzir de novo escalares. - Arranjar o par ideal. Aqui está talvez o mais difícil na reprodução de ciclídeos sul-americanos, arranjar um casal que se junte e tenha posturas. Nunca é fácil e muitas vezes é mais difícil do que ter as condições ideais para a reprodução e criação dos próprios. “Já tenho um casal, venham os ovos.” Não é bem assim, se estes não fossem ciclídeos mas sim outra espécie bem que podia acontecer isso, mas o mais difícil está no arranjar um casal que se junte não havendo assim rejeição por parte da fêmea ou do macho. Sendo mais provável a fêmea rejeitar o macho do que acontecer o contrario, já que a rejeição da fêmea por parte do macho só acontece quando já há uma postura para defender (o macho expulsa a fêmea) ou quando a fêmea está preparada para uma nova postura e ai ataca os alevins já nascidos e o macho expulsa a fêmea para defender a sua prol. No meu caso o que têm acontecido no meu aquário é a rejeição do macho por parte da fêmea, apesar disso a fêmea apresenta-se com boas cores mas ainda não está preparada para a postura ao contrario do macho que se encontra em boa forma e procura a fêmea por todo o aquário perseguindo-a durante algum tempo. Neste caso o que irei fazer é isola-la no aquário para reprodução e quando ela estiver roliça e com as cores de reprodução, juntar lá o macho e esperar que o laço entre eles se estreite e formem um par, e esperar que a partir dai as posturas comecem acontecer normalmente. ----------------------------- Neste momento estou a espera do material que deve de demorar mais 2 semanas, depois montarei o aquário que não ficara vazio mas irá conter algumas plantas, pedras e troncos. Espero que comentem e deixem alguma da vossa experiencia em reprodução de ramirezi por este topico.
  21. VBTC

    Compatíveis?

    Tenho Otos e Aeneus no aquário sem problema. Tens é que er um bom tronco para os Otos e o Ancistrus rasparem e alguns esconderijos.
  22. Tens que ter atenção á qualidade da água do aquário já que os Red não toleram mudanças bruscas a nivel de PH e a metais pesados. A nivel de filtração logo que faça o seu trabalho não havera grandes problemas, ter também atenção aos adubos que se utiliza já que os Red procuram a sua comida no substracto e nas plantas e se não forem usados adubos proprios para aquário ele ao ingerirem podem morrer.
  23. VBTC

    discus

    Pode ser um casal mas com esse tamanho duvido que já estejam prontos para reprodução. Tenta alimentalos em cada ponta do aquario enquanto os grandes comem de um lado tenta alimentar o resto na outra ponta.
  24. Dar da mas não te vai durar muito já que os fungos se alimentam do açucar mas podes experimentar.
  25. Já ca não está quem falou.