uma tarde em busca do camarão nacional - comentem


Recommended Posts

pois é! como estou com alguns problemas num dos meus aquas, devido a algumas algas marotas que andam ultimamente a aparecer, e como antigamente existiam camarões na minha zona (Mira-Coimbra) decidi dedicar algumas horas a ver se ainda existiam.

e na verdade ainda existem, aqui ficam as fotos dos marotos:

DSC02717.jpg

DSC02718.jpg

espero que desempenhem a mesma função que as caridinas ou os red cherrys.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É giro como isso é um exercito!...O general(o maior) no meio...e os pequenos em roda! :?:roll::wink::wink:

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As suas caracteristicas estão aqui:

http://akvaforum.no/dyr.cfm?id=1136

Pelo que parece esta difundido por toda a europa, não apenas pela península ibérica.

são muito irrequietos em relação aos que encontramos nas lojas.

vamos ver se tem o msm efeito que os que compramos para comer as algas!

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A foto do meu “avatar” é um Atyaephyra desmaresti, capturado no Alentejo, na base de dados dos invertebrados escrevi umas linhas sobre eles e pus um link, também sobre os camarões Europeus ,mas adianto já que eles são muito melhores que os “japónicos” na limpeza…na tua zona existe uma outra espécie, mas é de agua de transição para salobra, podem viver em agua doce, mas as larvas têm de ter agua salobra para crescerem…os Atyaephyra desmaresti, reproduzem-se em agua doce, sem necessitarem de sal na agua…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na minha zona como em muitas outras da europa, há rios e ribeiras. onde existe uma variedade enorme de fauna e flora. neste caso onde encontrei este espécie de camarão, estava dominado por elódeas, estas que se distribuem ao longo da corrente. o que tenho notado é que ha uns anos atrás eles desapareceram com a vinda dos lagonstins e com a sua rápida proliferação e com a diminuição da qualidade das àguas devido à adição de pesticidas e outros químicos nos terrenos agrícolas.

desta forma, qd soube da sua existencia, tirei um tempito pra ver se conseguia arranjar alguns e depois de ter falado com o membro coimbra, que me disse que tb havia mto disto la pros lados dele, fui em busca e la consegui arranjar alguns.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já mantive uma vez uns camarões que eu proprio capturei num rio aqui do Norte e quase de certeza que se trata da mesma espécie.

 

A minha experiencia foi bastante má. Os camarões são altamente sensiveis a nitratos e fosfatos. E cuidado com a temperatura da água. Se eles forem apanhados de verão em águas quentes aguentam bem as nossas temperaturas nos aquarios. Se forem apanhados de inverno em águas geladas é preciso ter cuidado com a aclimatização porque dá-me a entender que são animais bastante sensiveis

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As fotos não estão com grande qualidade, mas pelo que consegui observar andam aí alguns lojistas a vender gato por lebre :shock:

Muitos dos caridinas japonicas que por aí estão rotuladas, parecem-me "irmãos" dos que tens aí.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo contigo FAAO! eu por acaso tenho uma caridina(foi assim que ma venderam) que é igual a essa!! eheh fui enganado :shock:

1 peixinho...2 peixinhos.....3 peixinhos a nadar.....um é meu outro é teu outro é de quem o apanhar......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há desses bichitos aqui par aa zona de lisboa?? sintra e talz?? dava um jeitao (nao me falem da lagoa em sintra porque aquilo tem tudo menos camaroes!)

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

boas,eu creio que esse tipo de camarao se encontra pelos cursos de agua de todo o pais,geralmente para apanha-los é bastante facil basta ter uma rede e reconhecer o tipo de plantas onde costumam se encontar,porque quando eu os apanho é sempre debaixo de umas plantas com umas folhas arredondas e com flor branca de pequenas dimensoes, que se encontra ou em baixios ou nos cantos do rio...no entanto nao sei quanto tempo duram em viveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja que foram desenterrar este topico, aproveito para perguntar se alguem conhece onde possa existir destes meninos no distrito de leiria....

 

Nunca procurei, mas o sitio mais provável será a lagoa da ervideira. No Liz dúvido sériamente que possam existir, talvez para os lados dos campos, entre a zona de Amor e a Vieira.

 

Se encontrares diz alguma coisa depois, boa sorte biggrin

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca procurei, mas o sitio mais provável será a lagoa da ervideira. No Liz dúvido sériamente que possam existir, talvez para os lados dos campos, entre a zona de Amor e a Vieira.

 

Se encontrares diz alguma coisa depois, boa sorte :?

 

 

pois, tamebm tinha pensado na lagoa da ervideira, é que tou para ver se vou la no domingo procurar umas plantitas, depois digo algo

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
E na zona de Aveiro ? onde se podem encontrar ?

 

abraço,

Rui

boas. não sei se na zona da pateira de fermentelos ou mesmo na zona de agua doce da ria os consegues encontrar. aqui a designação regional que lhe dão é "cabritas". agora é pesquisar a zona. ainda tenho 1 desde o meu antigo aqua. o resto morreu com a transição e outros foram comidos. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Cá em Aveiro, chamamos cabritas a uns camarões pequenos (mas em todo o caso com um tamanho superior ao que me pareceu na foto, até ligeiramente maiores que caridinas japónicas adultas) que andam pela ria, mas já na parte mais salobra/salgada da ria.

Há uns anos (valentes, para aí há uns 20 anos) era comum vê-los no canal central da cidade.

Costumavamos ir apanhá-los para os esteiros que havia na gafanha, perto do local onde está agora o barco/museu Stº André, e serviam de isco para a pesca. Esse esteiro já não existe, foi destruido para construir a estrada de acesso ao porto, mas em todo o caso, essa zona da ria, perto da barra, já é de água bastante mais salgada.

Não sei se estamos a falar dos mesmos camarões, mas também é uma questão de apanhar meia dúzia e experimentar colocá-los num aquário.

 

Um abraço,

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Tenho Atyaephyra desmaresti, no meu aquario onde mantenho bordalos e verdemãs, e ja tive destes camaroes num aquario à parte, inclusivamente já capturei camaroes destes com ovos, mas nunca consegui obter larvas destes camaroes e muito menos reproduzi-los. Normalmente capturo-os no rio Tejo (Santarem), ou na ribeira de Muge (na Raposa) que também é afluente do Tejo. Noutros cursos de água da regiao ou nao existem ou existem em pequenas quantidades, talvez por serem muito sensiveis à poluição. Houve anos em que se viam grupos de milhares em certas épocas do ano, a nadar ao longo das margens do Tejo, este ano quase nao os tenho visto.

 

 

Estes camaroes por serem pequenos e por passarem despercebidos aos olhos de muitos, poderao ficar em risco de desaparecer, pois em certos rios como o Alviela, por exemplo, onde durante anos ocorreram descargas, so poderá haver recolonizaçao através do Tejo e até às zonas onde possam subir.

 

Bem, mas a verdadeira razao para escrever neste post hj, é para perguntar se há algum truque para reproduzir estes camaroes???? Alguém me pode dar uma ajuda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica o URL sobre informações sobre este camarão, inclusivé reprodução

 

http://atlas.drpez.org/Atyaephyra-desmaresti

Link to comment
Partilhar nas redes sociais