piranhas ...nhac nhac nhac


dgrades

Recommended Posts

Pois é no outro dia estava a passear num centro comercial com a minha filhota, e como de costume entrei na loja dos animais que ela tanto adora ver.

Entre as varias especies de bicharada la estava ao fundo os aquarios, e num deles duas piranhas "red bellys ?".

acho que fiquei apanhado pelos bicharocos :idea:

passados uns dias voltei mas ja tinham sido vendidas ..claro mas que fazer ... 8) sou de ideias fixas :twisted: e ja sei que nao vou descansar enquanto não tiver o meu aquario com 2 belas piranhas a passear por lá.

mas tambem gosto de ir com calma.

De preferencia e "de quem nada entende de aquarios e todos os aspectos envolventes" querias ter um aquario com estes bichos de preferencia de agua frias sem ter que usar filtros e luzes especiais e outros acessorios que se tornam necessários a sobrevivencia dos bichos...pois claro se os vou ter á que ter condições para os manter.

Não sei se as há ssim tão simples;... mas as que vi estavam num aquario nestas condições ou seja ...sem tubos de ar para oxigenar a agua " mas sim calculo que seja necessario de tempos a tempos limpar e mudar a agua".

Ou seja para iniciar queria uma coisa simples e uns peixinhos desta especie tão engraçada mas que sejam resistentes (tambem ja vi na net que á varias especies :P )sem a necessidade de muita manutenção e respectivos custos" que sei que por vezes não são assim tao pequenos" ... mas as vezes tambem crescem naquilo que se pode tornar numa paixão "hobbie".

 

Aceito e preciso de sugestões de quem já anda ha algum tempo nestas coisas.

 

tkssss

dgrades

 

e já agora não queria para começar, daquelas que crescem muito :P

 

já li que escolhi um mau primeiro peixe :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

querias ter um aquario com estes bichos de preferencia de agua frias sem ter que usar filtros e luzes especiais e outros acessorios que se tornam necessários a sobrevivencia dos bicho

 

isso não existe!

 

pra teres este ou qualquer outros peixes precisas de ter filtro, aquario de tamanho adequado (que para piranhas tem que ser bem grande), aquecimento(no caso de ser qualquer tipo de peixe tropical) entre outras coisas

 

já li que escolhi um mau primeiro peixe

 

ainda bem!

 

um conselho lê muito sobre equipamentos e manutenção

 

cumps

alvaro ramos

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é :evil:

 

nada pior as vezes.... e como dizem os Brasileiros do que cair na real :arrow:

 

pesquisei na net, e já cheguei a algumas conclusões :oops:

 

1 - os bicharocos geralmente atingem no minimo os 15cm "em cativeiro" , havendo especimes que chegam aos 45/50 cm :roll:

 

2 - para começar vou precisar no minimo de um aquario de 80L $$$

 

3 - 28"especies" de piranhas desde as mais raras as mais comuns

 

http://www.aquascapeonline.com/store/scrip...p?idCategory=22

 

4 - quanto mais as pesquiso e vejo na net mais me apetece ter um

aquario assim :arrow:

 

 

ninguem tem em Portugal um aquario deste que me de umas dicas????

 

tkss

 

dgrades

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não sei de onde és... mas se tiveres possibilidade, vai à loja em Campo de Ourique, Água Viva.

Tem um aquário de piranhas, e podes sempre falar com o Pedro Cabral (dono da loja) para ficares a saber mais sobre elas.

 

Passo a publicidade... aconselho-te a ires lá, porque é o único sítio que eu conheço com piranhas :roll:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive 9 piranhas num aquário de 350 litros com 1.5 metros de frente.

Comecei com 11, mas duas não eram iguais às outras 9 e foram desaparecendo durante a noite (no espaço de uma semana). Canibalismo é frequente.

 

Por isso há que alimentar bem os bichos, e piranha não é peixe que se fique com flocos e granulado. Nem lhe tocam.

 

A coração de boi (devidamente arranjado), miolo de berbigão e alguma comida viva fi-las (o meu pai fez) crescer até pouco mais de 20cm. Em comida não saía assim tão barato, fora a água de TPAs e electricidade.

 

Tinha um filtro exterior grande cá fora (não me lembro qual) e dois mais pequenos dentro de água para auxiliar na filtragem e fazer alguma corrente. 2 termostatos (acho que cada um tinha 150W), um de cada lado do aquário.

 

Tivemos que interromper a manutenção dos aquários e o meu pai fez uma doação ao Aquário Vasco da Gama das piranhas. Isto há uns 8 anos.

 

Espero que lhe tenha dado umas luzes que ter piranhas como primeiro peixe, talvez não seja o mais indicado. Mas se conseguir dar-lhes o que elas precisam, quer em equipamento quer em manutenção, não me pareceu um peixe muito complicado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois do interesse e de alguma pesquisa :lol:

 

algumas conclusões... 8)

 

1 - porque as piranhas ? :cry:

Porque foram os primeiros peixes que realmente despertaram o meu interesse neste inicio de projecto de aquariofilia, ja vi muitos aquarios tenho amigos que teem aquarios sempre achei engraçados mas nunca me motivaram ou levaram ao desejo de ter um até ter deparado com os bichos a venda numa loja de animais ... se bem que ao principio pensei que poderia ser facil :roll:

 

2 - as que vi eram juvenis (?) :lol:

Tinham para ai uns 5 / 7 cm ... pensei que não seria dificil manter os bicharocos .... querem rir ???? a minha ideia inicial era adptar um aqua que tenho(de uma tartaruga) 5 / 6 L[correcção 30 L segundo http://www.cidadevirtual.pt/mrf/fixe/p_index.html] :P ... areão, agua 2 piranhas red belly e já está :D uns 60 aereos de gasto e está feita a festa.

Pois , pois tá bem Tainha! ...... :?

Tá se mesmo a ver o resultado que ia dar, acho que ia cair num dos mais classicos erros de novato destas andanças! primeiro o peixe depois o aqua e a agua e depois passados uns dias (sim ouvi dizer que estes bichos são bastante resistentes) peixes para o lixo (j'a mortos claro). :oops:

 

3 - Como primeiros peixes são desaconselhados :roll:

Aqui estou claramente a correr riscos (nem vale a pena dizer o porquê, ou a enumeralos) mas tambem o desafio é aliciante e penso que criando em primeiro lugar as condições basicas e necessárias vou conseguir levar esta avante (a menos que alguem me diga que a taxa de sucesso e muito baixa e dificilmente um novato consegue!) :evil:

 

* - Redefenindo os conceitos

Já percebi que se quiser levar isto em frente tenho que comprar um aqua primeiro, de 80L no minimo(tou em prospecção de mercado neste momento 8) ), depois compor a coisa (para principiar, uma coisa simples ...areão para o fundo, umas rochas e uns troncos), ainda pensei numas plantas para compor mas já percebi que para iniciado já é suficiente(não é necessário complicar mais a coisa...mais á frente logo se vê) a seguir criar o equilibrio necessário para a sobrevivência da fauna. :) e pensar na alimentação tambem ...claro :):P:idea:

 

Esta é a ideia básica que tenho agora... e vou procurar desenvolver mais antes de gastar dinheiro num aquario, á medida que me vou esclarecendo aqui; (os meus agradecimentos por isso), que vou pesquisando na net, e em conversa com os comerciantes de quariofilia, amigos e conhecedores do assunto.

 

Tenho mil uma questões a por mas já vi que estou alongar demasiado

 

tksss

:n00b:

dgrades

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O conselho que te dou é que arranjes no minimo um aquario de 200l, senão por muito bem que as alimentes, vai sempre dar em canibalismo. Convem também teres um bom filtro. Embora pareça um investimento muito grande ao inicio, a longo prazo vai te poupar muitos disabores...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 - Como primeiros  peixes são desaconselhados  :wink:  

Aqui estou claramente a correr riscos (nem vale a pena dizer o porquê, ou a enumeralos) mas tambem o desafio é aliciante e penso que criando em primeiro lugar as condições basicas e necessárias vou conseguir levar esta avante (a menos que alguem me diga que a taxa de sucesso e muito baixa e dificilmente um novato consegue!) :wink:  

O facto de já saberes isso é muito bom.

Quando comecei em aquariofilia comecei com ciclideos africanos que todo o pessoal diz que não são peixes de iniciado.

 

Tudo depende. Se estás apostado nas piranhas, antes de mais tens de ver as necessidades dos bichos.

Diria que um aquário de 80L para um peixe com crescimento potencial de 20 a 25cm é muito pequeno a médio prazo. Por um lado poupas dinheiro agora mas mais tarde vais ter de gastar de novo.

Aquários de grandes dimensões de marca... bom só se tiveres pais ricos ou ganhares a lotaria :arrow:

Como não deves ter... uma visita (e-mail) a uma vidraria deve-te dar outras luzes sobre o assunto. Tenta a vidromoldura, eles costumam fazer aquários por medida e já muito pessoal do forum tem aquários feitos por eles (vais se calhar ver que o aquário até nem é assim muito caro).

 

Para os teus peixitos eu arriscaria um aquário com um minimo de 1m de frente... claro que se conseguires esticar a carteira até aos 1,5m de frente isso seria ouro sobre azul e já ficas com aquário para uns tempos valentes, além que te permite outros voos em termos de fauna mais tarde.

 

Filtros, o ideal é um bom filtro externo. Eheim ($$$), rena, fluval, jbl. 1200L/h ou perto disso. São optimos para uma filtragem decente.

 

Quando se aposta em peixes "não convencionais" o problema é sempre o mesmo. São peixes com necessidades de espaço elevadas o que faz escalar o investimento inicial em equipamento para valores perto dos 500€. Mas o que poupas depois em medicamentos, dores de cabeça, mudanças de água constantes e semanais, etc, acaba por compensar largamente o esforço inicial. O problema é normalmente convencer terceiros que 500€ é uma soma baixa para os beneficios previstos :arrow::)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É esse o problemas de grande parte dos hobbys (especialmente este): o investimento inicial.

 

Como se trata de manter seres vivos é dificil comprar isto às prestações.

Mesmo que se comece com um aquário mais pequeno e com filtros mais baratos, para além de ser "ligeiramente" dificil manter o sistema estável, acaba-se sempre por ter que comprar o que não se quis comprar de início. Acho que todos nós passámos por isso (o meu pai que o diga).

 

Pode-se sempre ir comprando as coisas aos poucos e só no fim montar o aquário todo.

Claro que há que resistir à tentação de meter lá peixes até se ter tudo em ordem (incluindo a ciclagem)... :)

 

Mesmo assim, se as piranhas é o peixe a ter e se conseguires montar um aquário razoavelmente grande (200L mínimo e com uma boa frente), acho que tens boas hipoteses de a coisa sair bem.

 

Eu tive-as há bastantes anos e quando o meu pai as comprou, mal se sabia o que era a internet quanto mais o forum. Com algumas luzes do amigo da loja que me as vendeu mantivemos as piranhas durante bastantes anos, até as doarmos, apenas com duas baixas por canibalismo (ver algures neste tópico).

 

Por isso é procurar material usado (para poupar algum euro) e ir esclarecendo dúvidas aqui no forum ou com a ajuda de algum motor de busca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entre as varias especies de bicharada la estava ao fundo os aquarios, e num deles duas piranhas "red bellys ?".  

acho que fiquei apanhado pelos bicharocos

 

Ainda bem que não eram Arowanas :)

 

As piranhas dificilmente se podem ter sem ser em aquários mono-espécie, o que para um iniciado não será muito promissor...És capaz de te fartar depressa de um aquário exclusivamente dedicado a esses bicharocos.

 

80 litros é impensável. Multiplica isso por 3, pelo menos

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é :)

 

Ainda bem que não eram Arowanas  :?

 

ja pesquisei as Arowanas na net e de facto devem crescer poucochinho

hehehe :D

 

 

Mas agora mais a sério e como digo no inicio, e sem querer ser teimoso com este assunto e voltando agradecer a todo o ppl que tem tido a cortesia de responder; ou dado a sua opnião sobre o meu assunto :wink: porque me teem ajudado a formar uma ideia do quanto desfasado estava da realidade e ajudado a não cometer um erro, podem crer que todas as respostas teem tido peso e são ajudas importantes para mim, para melhor perceber deste assunto ...mais uma vez tks a todos

 

Talvez não tenha exposto bem o assunto, ou então a ideia tem vindo a amadurecer e a chegar a conclusões que não cria ...a chamada realidade bang

 

Aqui vai...

 

As piranhas que vi, e supondo que são Red Belly e indo a minha preferência para adquirir as Super Red , "juvenis" ou o mais novo possivel...nunca adultos (acho que são as mais pequenas 20 cm em adulto no maximo http://www.aquascapeonline.com/store/scrip...p?idCategory=16 ),e sendo um peixe de cardume, queria começar com 3.

Isto num aqua kit 80L , com areão umas pedras e uns troncos, depois claro, estabilizar a agua de acordo com as necessidades das bichas (já li num site que elas não ligam as plantas)

Já reparei que o ppl mais avançado avança logo para as soluções optimas :) o que torna a coisa assustadoramente cara $$$$ :?

Atenção não é uma critica, tem servido para eu tomar conhecimento do que me pode esperar.

 

Aquestão que exponho aqui é: um aqua kit 80L(porque já vem com o minimo... aqua; movel;filtros; etc ) ; 3 Super Red "juvenis" è um projecto viavel ou não

Se a resposta é sim, é sempre na condição de ser um projecto temporário, porque os "juvenis" vão crescer e vão precisar de mais espaço e mais acessorios mais comida ...$$$$$ .

Sendo temporario por quanto tempo será suficiente esta condição (que leva a questão de... quanto tempo leva a piranha de juvenil a adulto :roll:

Se por ex: esse tempo for de aproximadamente 1 ano, ( se for mais melhor) ... teria tempo para levar este projecto temporario avante , jogar no euromilhoes ou indo aos poucos adequerindo não o optimo mas o bastante razoavel :!:

Se quilo que acima descrevo não faz o menor sentido(o aqua kit não tem solução possivel para o desejado), agradeço ideias do que será possivel para um projecto sustentavel ...mas provavelmente terei de aguardar mais uns mesitos antes de me poder iniciar.

 

Para vos poder esclarecer o porquê deste meu pensamento, digo-vos que a pessoa que atendia no centro comercial me disse da 2ª vez que lá fui que elas já lá estavam á 3 meses naquelas condições sem serem vendidas; eram 3 ...pelo tamanho julgo que juvenis e aposto que não tinham todas as condições de sobrevivencia minima nomeadamente a adição de "Blackwater extract" ....pelo que "será que foram vendidas ? ou moreram ao fim de 3 meses???" yikes

 

tks pela vossa atenção

 

:wink:

 

dgrades

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já reparei que o ppl mais avançado avança logo para as soluções optimas :P o que torna a coisa assustadoramente cara $$$$ :)  

Atenção não é uma critica, tem servido para eu tomar conhecimento do que me pode esperar.

É caro porque não estás propriamente a escolher peixes que se contentam com "meio litro" de água.

Como te dizia na minha resposta anterior, o problema quando se escolhem os peixes "não convencionais" é que as necessidades dos mesmos nos obrigam a voos mais altos que aquilo que contavamos.

 

Aquestão que exponho aqui é: um aqua kit 80L(porque já vem com o minimo... aqua; movel;filtros; etc ) ; 3 Super Red "juvenis" è um projecto viavel ou não

Se a resposta é sim, é sempre na condição de ser um projecto temporário, porque os "juvenis" vão crescer e vão precisar de mais espaço e mais acessorios mais comida ...$$$$$ .  

Sendo temporario por quanto tempo será  suficiente esta condição (que leva a questão de...  quanto tempo leva a piranha de juvenil a adulto  

O tempo que levam de juvenil a adulto não te sei dizer porque não mantenho piranhas. Mas provavelmente como a maioria dos peixes elas vão condicionar o seu crescimento ao espaço em que estão.

O problema é no fundo mesmo este... meteres as piranhas num aqua de 80L possivelmente não as vai matar, mas irá colocar em risco o seu crescimento normal.

Depois tens a questão da territorialidade que se acentua normalmente em espaços confinados. E quando é preciso território, impera a lei do mais forte. :D

Além disso, por norma os kits são fracos, aproveitas o aquário e o termoestato mas depois tens de investir em filtros externos decentes.

 

Resumindo... tal como te disse anteriormente e já algum pessoal depois também aconselhou o ideal para piranhas é pensares em grande.

Bem sei que se torna um investimento muito pesado (tenho um aqua de 500L sei bem o que me custou) mas se procurares bem vais ver que até te safas.

Na zona de ofertas costuma haver pessoal a vender aquários de grande dimensão às vezes até com filtros e móvel incluidos. E os preços andam normalmente abaixo dos 500€ que te falei.

 

Pessoalmente acho que a comprares o aquário de 80L vai fazer asneira. A não ser é claro que compres o aquário, metas lá uns peixinhos convencionais para ires aprendendo umas coisas e depois te balances para uma coisa em grande, com as tuas piranhas.

A vantagem aqui é que tens tempo para estudar a fundo o que queres, conhecer bem as necessidades dos bichinhos, ao mesmo tempo que vais vendo como cuidar um aquário e aprendendo uns truques.

 

Piranhas em 80L, mesmo juvenis eu acho um erro. Mas lá está, não as mantenho e por isso posso estar a dar-te uma informação errada.

Já tentaste ver o piranha fury? Talvez por lá tenhas info mais especializada. http://www.piranha-fury.com/pfury/index.php?act=home

 

Para já deixo-te esta:

Pygocentrus nattereri

 

- Juveniles (< 3"): 5-10 gallons per fish

- Sub-adults (3-6"): 10-15 gallons per fish

- Adults (6" and above): 15+ gallons per fish

1 gallon = 3,7854 litros

Ou seja... uma red belly adulta precisa de 56L uteis.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois claro .... :lol:

 

E ainda bem que descobri este forum ...mais uma vez tks a todos

 

mas não vencido :!:

 

Só que em vez de ser um projecto a curto prazo vai ser formado em medio/longo :lol: 1 ano , e meio 2 anos .... não desisto de ter o meu aqua de piranhas :D

No meio disto tudo salva se que já sei minimamente sobre piranhas (demoram cerca de 7 a 9 meses a serem adultas)preciso de aprender mais sobre aquas por isso e para não desvanecer o interesse ... vou adquerir um aqua kit de 40/50/60L 2 ou 3 peixinhos mais simles , para adquirir a pratica necessária ao grande projecto e possivelmente ir comprando aos poucos o material para um aqua de 200L minimo ate 350L

(ate possivelmente entrar no DIY)o problema agora e encontrar peixes que me agradem já vi um interessante "Kuhli"

Se alguem quiser deixar aqui opniões sobre peixes agradeço como sempre :)

 

:P

dgrades

 

:lol: Piranha rock´s :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... se queres um aquário com muita vida (alucinado mesmo) diria para ires para barbos :oops:

São peixinhos engraçados, super vivaços que podes ter sem problemas num aquário de 60L ou de preferencia até mesmo no de 80L que estavas a pensar.

 

As kuhli são interessantes mas vão andar a maior parte do tempo enterradas no areão.

 

Em relação ao teu projecto... aponta aos 500L e não aos 200L. Para teres uma ideia o carrefour costuma ter uma promoção maluca em que compras um aquário aquapor de 1m (só mesmo o aquário) por um preço baixinho. Normalmente nem chega aos 50€ (na ultima vez eram 44€, mas já vi a 49 e já vi a 39).

Mais uns trocos e já ficas com um aquário de 100 a 120L e vais ver que não é assim tão grande como isso.

 

No meu caso, juntei durante bastante tempo para poder ter o meu aquário de 500L. Comprei-o a um colega aqui no forum e fui a casa dele carregar.

Um aquário é sempre uma compra pesada (na carteira e no fisico... 500L pesa uns bons 80a 100kg) mas só se faz uma vez. E depois é um descanso saberes que tens tudo como mandam as regras para teres os peixes em condições.

No meu caso, andei a "penar" e a chorar pelos cantos durante uns tempos mas agora tenho o aquário e vejo os peixes a reproduzirem-se e a não morrerem e sinto que foi um valor bem investido.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar vou ter que procurar e escolher um aqua kit já vem com os acessórios minimos e dá para começar...e que se compro tudo em separado sai muito $$$

Quanto a peixes estava pensar e 1 ou 2 cardumes

1 ou 2 peixes de fundo

pelo que pesquisei na net gostei das Rasbora Arlequim e dos Black Ruby Barb e dos Leopard Catfish e de alguns killifish

em principio tambem vou precisar de plantas

 

 

:oops:

 

dgrades

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmmm

 

Vamos lá ver... um kit de 60cm deve-te ficar numa grande superficie na casa dos 80€.

O filtro que traz é interno e normalmente muito ranhoso, o que significa que vai ser dificil manter a água em condições.

Mais cedo ou mais tarde vais ter de comprar um filtro externo decente sob pena de andares sempre a tirar peixe morto do aquário.

 

A iluminação que vem serve para ver os peixes. Para plantas podes esquecer porque é demasiado fraca.

 

O termoestato é a unica coisa que se safa. Ou seja, pagas 80€ por um "penico" e um aquecedor.

 

Ora agora vendo a promoção:

 

-aquário - 44€

com os 36€ que sobram compras na boa o termoestato e uma calha dessas de cozinha que dão perfeitamente (a não ser que o factor estético seja muito importante, mas a estética paga-se)

Fica-te a faltar o filtro... aí tens muita escolha e de qualquer das formas terias que o comprar na mesma :oops:

 

Ah... e não trabalho no carrefour, nem recebo comissão!

Pensa nisso. O meu primeiro aquário foi um kit e arrependi-me imenso desse erro. Não aconselho kits a ninguém para começar.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.