Temperatura elevada.


Recommended Posts

Pois eu de noite nem sequer acendo as luzes e esta manha água já tava perto dos 30º. Vou tentar fazer uma barra de coolers para tentar tirar ar das lampadas. Mas mesmo assim n sei se vai resultar. O que tenho feito é tirar a tampa superior. Mas a água n arrefece.

 

Vão dando noticias

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

usa uma técnica muito simples: quando tenho esse problemas, pego numa ventoinha (daquelas de pc) e ponho apontada para a agua. Arrefece bem a água e lentamente! (para os habitantes não entrarem em choque).

 

Como fazes uma coisa dessas? Pegas num transformador qualquer entre 7 e 12v (eu uso um de 7.5), descarnas os fios, fazes uma "ligação directa" e está a rolar! :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a ventoinha está direccionada para a água... eu normalmente tenho o aquário aberto e não passa o calor... mesmo com o calor que está hoje tenho a água a 24 graus!

 

bjs

"Mais vale a fúria do inferno do que a fúria de uma Mulher desprezada."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

será que ninguem sabe para que serve o botão icon_mini_search.gif que se encontra no canto superior direito?

 

Uma simpes pesquisa iria revelar os mais diversos métodos usados para arrefecer a água do aquário.

 

Abraços e boas pesquisas...

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá tudo bem, se não queres responder não respondes... o pesquisar nem sempre funciona como se quer... e eu até acho giro que se possam sempre discutir os assuntos... ao menos temos do que falar!

"Mais vale a fúria do inferno do que a fúria de uma Mulher desprezada."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Epá tudo bem, se não queres responder não respondes... o pesquisar nem sempre funciona como se quer... e eu até acho giro que se possam sempre discutir os assuntos... ao menos temos do que falar!

 

Não se trata de querer ou não responder. trata-se sim de saturar o forum com tópicos repetidos sem necessidade. Se reparar nestas ultimas semanas o que tem aparecido mais é tópicos "novos" sobre a temperatura da água.

 

Já agora, não é e passo a citar: "... o pesquisar nem sempre funciona..." se calhar é mais o problema do user não saber o que deve procurar.

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha o mesmo problema e com 2 fan's de 80mm a apontar para a agua e um extractor dos que se usam nos slot's PCI a tirar ar, a temperatura baixou uns 2ºC em apenas 3H. já deixei o aquecedor ligado para o caso de baixar mais que o que eu quero... :wink: vou deixar durante 24H a funcionar e depois digo como está... :P

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ainda baixa mais depressa, num aquário de 80Cm, Uma Fan de 120mm e 1 de 80mm, a bombar durante todo o dia mantem a água sempre a 24º, nem mais, nem menos!

Beijos

"Mais vale a fúria do inferno do que a fúria de uma Mulher desprezada."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia,

 

Está comprovado que esta técnica resulta. O meu aquario mede salvo erro 1 metro, liguei definitivamente as ventuinhas (4 de 8cm) ontem à noite e esta manha reparei que o termo-estato já tinha ligado para voltar a aquecer a água. Não o desliguei da corrente pelo motivo de uma baixa elevada de temperatura. Assim a temperatura lá sempre controlada.

Para ser bem feito era as ventoinhas ligavam e desligavam automaticamente, mas já é mais complicado. Já agora pergunto-vos o nivel de àgua do vosso aquário tambem baixa muito? Ou seja o meu enchio-o ainda nem há um mês e já falta pelo menos 5cm de água. É normal?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bom Dia,

 

Está comprovado que esta técnica resulta. O meu aquario mede salvo erro 1 metro, liguei definitivamente as ventuinhas (4 de 8cm) ontem à noite e esta manha reparei que o termo-estato já tinha ligado para voltar a aquecer a água. Não o desliguei da corrente pelo motivo de uma baixa elevada de temperatura. Assim a temperatura lá sempre controlada.

Para ser bem feito era as ventoinhas ligavam e desligavam automaticamente, mas já é mais complicado. Já agora pergunto-vos o nivel de àgua do vosso aquário tambem baixa muito? Ou seja o meu enchio-o ainda nem há um mês e já falta pelo menos 5cm de água. É normal?

 

Cumprimentos

 

Amigo cephas, a técnica das ventuinhas funcionam e muito bem, mas nem sempre é assim, quando o volume de água é grande, é mais dificil de arrefecer! Eu tenho um salgado de 120 lt e nos dias de mais calor, as minhas ventuinhas não dão conta do serviço, se tiverem todas no aquário! Como eu tenho uma sump, coloco 1 ou 2 de 10cm em cima e a outra em baixo na sump! Não adianta colocar 100 ventuinhas, se com 4 ou 5, +/-, a capacidade de evaporação já está no máximo!

Posso dar o exemplo de quando tinha as 3 ventuinhas no aqua, cheguei a atingir os 29º, mas quando retirei uma e coloquei na sump, tudo mudou, manteve nos 27º, a temperatura que eu quero!

Tocando no assunto da água evaporada, isso já todos sabemos, evapora e muito! Eu coloco cerca de 10 a 15 litros por dia!

Em relação a desligar ou não o termoestato...digamos que para desligarmos, tinhamos que ter um grnade controlo na evaporação da água, quanto mais evapora mais baixa, chegando ao limite máximo baixo. Eu tenho ligado, assim, se baixar dos 27º, ele puxa para cima!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Já te disse diversas vezes que não admito as tuas bocas!

 

Sem querer entrar em picardia, venho perguntar-lhe se esta observação é para mim? É que se for gostava de saber onde há neste ou noutro post meu uma "boca"?

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ser bem feito era as ventoinhas ligavam e desligavam automaticamente, mas já é mais complicado.

 

Complicado porquê??? :?:)

Um T ligado no temporizador das lampadas e ligas ao T as lampadas e a alimentação das ventoinhas (suponho que estejas a usar ventoinhas de 12v e um transformador).

Assim, o temporizador liga, luzes e ventoinhas ligam. Temporizador desliga ao fim do tempo programado, as luzes e as ventoinhas desligam. Queres mais simples do que isto????? :P:P:P:wink::wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Complicado porquê??? :?  :)

Um T ligado no temporizador das lampadas e ligas  ao T as lampadas e a alimentação das ventoinhas (suponho que estejas a usar ventoinhas de 12v e um transformador).

Assim, o temporizador liga, luzes e ventoinhas ligam. Temporizador desliga ao fim do tempo programado, as luzes e as ventoinhas desligam. Queres mais simples do que isto?????  :P  :P  :P  :wink:  :wink:

 

Fazendo assim é simples, mas eu acho que o que o cephas queria mesmo era as ventuinhas ligarem se a água passa de uma temperatura, e desliga quando baixar! Dá para fazer, mas dá sempre um trabalhito!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Fazendo assim é simples, mas eu acho que o que o cephas queria mesmo era as ventuinhas ligarem se a água passa de uma temperatura, e desliga quando baixar! Dá para fazer, mas dá sempre um trabalhito!

Arranjar um termostato...

Uma maquineta que é uma simples tomada como a dos temporizadores, com uma sonda (termómetro). Quando a temperatura registada pelo termometro é maior que x, corta a corrente...

Mas na net, há concerteza, imensos esquemas para fazer isso electronicamente (sem tomada, apenas com tranformador que serve para tudo: ventoínhas e termostato)... eu sei que nem toda a gente tem acesso/conhecimentos para fazer tal coisa... mas de certeza conhecem alguém que saiba soldar componentes.

Acho que fica extremamente barato um controlador deste género...

Estive a falar com o meu irmão, e uma coisa desse género, já com transformador, termómetro e uma ventoínha deve ficar à volta de €10.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E é mesmo preciso ser tão picuinhas? Eu nem me incomodei a fazer nada disso, só as ventoinhas e termostato ligado como segurança, já me mantem os aquas a 26/28º.

Para quem quiser, tem à venda em lojas de electrónica kits da Hobbykit. Placa, componentes, caixa e esquema com instruções.

Ou podem fazer uma pesquisa no Google, não faltam esquemas para se fazer um.

Mas para mim, é tempo e dinheiro deitado à rua. Mas se houver assim tantos interessados, começo a fazer e a vender!!! Sempre ajuda a pagar a conta da água cá de casa... :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.