Discu com larvas (?!)


Recommended Posts

Por falar em Flagyl, então os produtos tradicionais para peixes contra a doença do buraco não fazem o mesmo efeito? Quais as diferenças? Os produtos para peixes devem estar preparados exactamente para este fim, enquanto o Flagyl esta orientado para humanos e as contraindicações são enormes....Não vá também agora reagir mal ao Flagyl, até por isto de ontem ter acontecido e agora sim, estarem mais fragilizados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 107
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

acabo de ler um artigo de um site muito conhecido (Drta-Archiv, lamento, é só em alemão) sobre o mundo aqua, em que dizem para ter muito cuidado com o pH quando se usa o pp pois pode provocar oxido de manganes (?) nas guelras dos peixes e conduzí-los à asfixia. Isto faz sentido no meu caso, pois o ph estava alto, e então temos aí a explicação. Pena não ter lido antes....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Na minha opinião faz TPAS e aguarda.

No fim de semana e caso queiras optar por medicamentos "para peixes" usa o Hexamita da ESHA.

Recorda que a àgua das TPAS deve estar o mais proximo possivel da do aqua.

Se por acaso os peixes começarem a comer medica-os na comida.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabo de ler um artigo de um site muito conhecido (Drta-Archiv, lamento, é só em alemão) sobre o mundo aqua, em que dizem para ter muito cuidado com o pH quando se usa o pp pois pode provocar oxido de manganes (?) nas guelras dos peixes e conduzí-los à asfixia. Isto faz sentido no meu caso, pois o ph estava alto, e então temos aí a explicação. Pena não ter lido antes....

Sinceramente não acredito :shock: pois o p. p. é usado em ciclideos africanos e em àgua salgada com pH elevados.

Não havia nada no aqua que pudesse absorver o formol contido nalgum medicamento, como por expl. o sterazin?

Quanto tempo ficaram os discus no p.p.?

Repara que no doc. que te anexei, quintuplicam a dose para banhos de 30 a 60 min :( ?

Estranho, muito estranho!

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto, é a unica hipotese (a do ph) que me dá uma explicação, pois asseguro-vos que não havia mais nada mesmo! às mudas que eu já tinha feito, não havia hipotese.

Há bocado já fiz TPA, só 10% e limpei o fundo. Agua continua turva, mas eles estão calmos e com as barbatanas normais, nada encolhidos. O amarelon respira pelas duas guelras (aumenos isso), mas os olhos estão ulcerados. Espero que diminua, embora penso que já esta ligeiramente melhor, mas continua "feio". Vejo fezes pretas mas não sei de qual ou se de ambos. Com que devo retirar a turbidez? Mexo na composição do filto ou deixo? Não há duvida que tratar peixes é bem mais complicado que tratar aqua normal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com que devo retirar a turbidez? Mexo na composição do filto ou deixo? Não há duvida que tratar peixes é bem mais complicado que tratar aqua normal.

 

Na minha opinião faz TPAS, o maior numero possivel com pouca quantidade de àgua de cada vez.

...estou perdido, o que tens o filtro?

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João, boa tarde

eu retirei o algodão, alias tudo que podia tirar, do aqua antes de por pp. A fibra só a pús depois de por agua fresca e depois de eles se porem outra vez de pé. Eles estavam com muitissimo muco, depois daquilo tudo. Esse largaram durante a noite e de manhã andava este mesmo dentro da agua. Por isso pus a fibra, para o apanhar. Mas a agua já estava turva, provavelmente da porcaria toda que largaram. As folhas (sea almond(?) - é um condicionador natural para agua)que meti escurecem um pouco a agua mas isso é normal. Antes e durante o pp não havia rigorosamente nada dentro. Mas isso já é historia. A azul nada normal, como nada houvesse antes e come inclusive, embora poco e "faz negro. O amarelo continua com os olhos inchados, hoje de tarde até baços, mas o sangue e as bolhas à volta estão a diminuir. Ficou com uma ferida aberta por cima do olho que está pior, mas também esta sossegado, embora dê a sensaçção que esta um pouco desorientado, pois nada contra o vidro, parece que não vê (mas isto já desde ontem), embora nem sempre. Mas ele vê-me e olha curioso. As escamas de ambos está bem, o que me espanta depois do que vi antes. O Melafix parece resultar. Hoje vou tirar 20% da agua, vou meter Haloex para essa quantidade, amanha mais Melafix, e veremos....parece que estamos no bom caminho. Deopois vou começar com o Flagyl (parece que vocês apostam mais nisto, é porque é bom) e veremos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudei os 20% de agua e já não está tão turva (ph 7,5 - não há maneira de baixar... temp. 34º C. O ph tão alto não será prejudicial?. Este deve-se às constantes adições de nova agua. Da torneira vem a 7,5 ou mais e não há nada no aqua, nem no filtro, para baixá-lo. Devo fazer algo para baixar p.ex. turfa? E caso sim, quando usar o flagyl, deixo a turfa dentro?). Noto é que o amarelo nada mais irrequieto dum lado para outro, nada de muito exagerado, mas ele normalmente é bastante calmo, e é como digo, vai contra os vidros. Será algo?. Vou apagar as luzes, pode ser que esteja estressado (as luzes do outro aquario naturalmente, pois estas iluminam o quarto todo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não mexas no Ph, é preferivel ligeiramente desajustado do que "oscilante".

Amanhã começa a fazer o flagyl.

2 comprimidos/80 lt 2 vezes ao dia.

Dissolve os comprimidos num "copo" com Àgua e depois adiciona.

Antes de cada dose faz uma pequena TPA.

A mesma historia durante 4 dias.

Caso te enchas de coragem prepara um cotonete com betadine, saca o discus da àgua e desinfecta o buraco.

É importante para não apanhar infecções bacterianas.

Como o flagyl contém açucar a àgua vai ficar "um bocadinho" mais turva.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ze,

A situação esta mais ou menos controlada. Muda de agua ontem e hoje de 20%. Meti o Flagyl, hoje à noite farei o mesmo. Estão ambos, atendendo à situação passada, bastante bem e para mim é simplesmente espantoso. Ambos estão com fezes pretas, o amarelo ainda não vi comer e está com ligeirissimo muco na numa barbatana. A azul não tem nada. Estão calmos e respiram relativamente bem. O amarelo continua com os olhos inchados, mas pouco e um pouco turvo desde ontem. Continua com a ferida por cima do olho, mas não piorou (sorry não sou tão corajosa como gostaria, não desinfectei). Apareceram outra vez o "palitos" embora só dois, justamente por cima do olho, porém não sei se serão também ainda restos das bolhas que ele teve há dois dias. De resto, até parece que comen normal, pois não emagreceram. A agua esta clara, turbidez quase nula. Continuo com Melafix e Haloex, sempre que faço TPA e parece ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ze,

Estou a fazer o tratamento num aqua hospital, embora já pensasse se não deveria fazer algum tratamento aos que estão no comunitário, para parasitas externos p.ex.. pois penso que este que estou a fazer com os discos, derivado à temp. elevada (subi para 34º) não seja viável no outro atendendo aos peixes que tenho (kribensis, tetras congo, borrachõess, Neon etc. Quanto aos discos, o amarelo está cada vez melhor, a ferido por cimo do olho esta a sarar e tem algum interesse por comida. Estão com o tratamento até amanhã inclusive. O azul esta o.k e come.

 

Que achas devo dar-lhes de comer para despertar o apetite?

Estou a dar-lhes granulado para discos, e flocos, mas há alguma receita "milagrosa" para restabelecerem forças?

 

Por falar em Kribensis, nos ultimos dias vejo dois machos muito sossegados, com pouca cor e alguma respiração acelarada, e isolam-se, estando sempre no memso sitio. Será parasitas de guelras?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

tens prá ai uma granda infestação parasitária e dado a que os medicamentos usados já são mais que muitos eu optava por uma colher de sal de cozinha pr cada 50l de agua mantendo o flagyl na mesma até ao fim do tratamento o sal é o tratamento mais antigo que há para os peixes tropicais ajuda sobre tudo nos parasitas externos gyrodátilos costia e afins convem que reduzas a temperatura para 30Gº PARA não acelarares o ciclo de eclosão parasitário dado a que os discus não gostam do sal mas suportam-no bem vai adicionando adita dose aos poucos dissolvendo 1º num copo de agua do aqua e vai observando a reação dado a que osal te vai aumentar um pouco a condutividade da agua sem medos vai contando a evoluçao da situação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Tudo parece estar-se a compor.

Quando terminares o tratamento, durante 1-2 dias faz umas TPAS com agua do aqua "comunitário" para que os parametros de igualem e devolve-os ao "comunitário".

Compra "papa" congelada para discus e durante + 1 semana medica toda a comida que lhes deres.

Os 34º para o efeito não beneficia nada.

Vai reduzindo a temperatura 1º ou 2 p/dia.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João

Parece que sim. Porém, o amarelo continua com muco nas barbatanas. A que se deverá? não achas melhor deixá-los mais um pouco e fazer algum tratamento contra esse muco? E caso sim, o quê? Além disso ele continua a respirar mais por uma guelra que pela outra. Será que continuam os parasitas nas guelras (se é que os tinha, pois não vejo nada)? E será por isso o muco, ou seja, que ele continue a sentir-se desconfortável? De resto estão muito bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Sinceramente eu, neste momento, não fazia mais nada.

Iguala "as àguas", muda-os e espera.

Se os peixes comem continua a medicar a comida + 1 semana.

Caso continues a ver sintomas de parasitas externos (pele/guelras-não são visiveis a olho nu-os sintomas são operculos muito abertos, coceira, "bocejos", um dos operculos fechados, etc.) medicas o comunitário.

Medicação:

 

2 opções:

 

- Praziquantel (se arranjares puro melhor, caso contrário os medicamentos veterinários Droncit, Tenil Vet, Zypiran(CAROS))- 250mg/100 Lt aos dias 1, 7 e 14.

EXTREMAMENTE SEGURO!

NÃO PODEM SER AS VERSÕES "PLUS"

- Medicamentos para peixes Sterazin da Waterlife ou Esha 2000 ou outro contra parasitas externos.

Normalmente é preciso cuidado com peixes sem escamas como por expl. Botias.

 

No entanto eu faria assim:

 

Sábado, supondo que não trabalhas, enchia-me de coragem e preparava uma reserva de àgua igual ao volume do aqua para emergencia.

Limpava MUITO BEM a sujidade do aqua, retirava "o recheio" do filtro, media EXACTAMENTE a àgua e efectuava um tratamento com p.p..

Recorda que a àgua tem de estar "rosa" por 4h.

Ao fim de 4h NÃO HÁ PARASITA EXTERNO QUE SE GABE DE ESTAR VIVO :D

Vou-te mandar o meu telm. por M. P. para podermos falar. :roll:

Boa sorte.

JPM

 

 

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João, vou fazer como dizes.

Vou então para a 1. hipotese, muda para o comunitario, depois de mudas de agua no hospital com parte da agua do comunitário e logo se verá...De seguida se o muco etc. persistir, ataco com o Praziquantel

 

Ainda a respeito do PP, a quantidade que me indicaste pôs a agua LILAS escura de maneira que já nem via os peixes, de rosa nem falar... De verdade que não me atrevo a outra....como muito poria 1 pastilha para os 50 l, mais nada, mas isso não deve chegar. Outro dia li outro artigo a respeito do pp e dizia o que já escrevi, para ter cuidado com o ph em simultaneo com temperaturas elevadas, embora não partilhes dessa teoria, eu sei, mas enfim..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem-me meter no assunto, mas de certeza que as pastilhas de PP utilizadas são de apenas 25mg?

 

Pela cor que dizes que ficou o aquário, parece-me estranho isso. Eu uso 200mg em 10 litros de água para fazer banhos de 1 minuto, e mesmo assim a concentração que utilizo dá para ver os discus...

 

Faço a pergunta porque só encontrei pastilhas de PP com 500mg e não com menos gramagem...

 

Boa sorte para as tuas «solhas»!

Um Abraço

 

PEDRO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais