Discu com larvas (?!)


Recommended Posts

  • Replies 107
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

.Devo fazer algo ou deixá-lo estar até amanha e faço o tratamento de tarde (para controlar melhor as horas, que é quando estou em casa) com o p.p.?Querem que envie alguma foto de agora?

 

Boa noite.

Agora não há nada a fazer, só esperar.

Amanhã faz o "tratamento de choque"~, a ver se os conseguimos recuperar.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Intoxicar como?? Agua limpa, 30% de cada vez, 1 ontem, 2 xhoje. A unica coisa que poderia ter alterado o estado é a dureza (torneira), ou o ph, que já de si estava a ca. 7, porque com os tratamentos anteriores já tinha retirado a agua parcialmente do comunitário, que tinha posto no tanque de tratamento (ca.50%) para não sofrerem grande alteração do ph inicial, pois no comunitário estava a ca. 6,4/6,8. Estamos a falar em ca. 10 dias desde lá.

Não sei o que poderia ser para envenenar. Medo de envenená-los tenho eu (acredito em voçês, de verdade, mas o p.p. está cá a fazer-me um nervoso miudinho....).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

Ligia, olha a foto é tua e nela, a não ser que esteja enganado visualmente é mais que notório que o peixe tem buraco na cabeça inclusivé parece.me até que o olho do peixe já está macerado pela doença...para mim estás até com sorte porque o peixe é grande...os olhos estão saidos porque o BNC (buraco na cabeça) é uma porta de entrada de bactérias e estão a infectar o olho.

Quanto aos "alfinetes" já te disse é um fungo e melhorar a qualidade da água chegava.

O cerne da questão, para mim claro, é tratar o BNC!!

Sendo assim EU acho que deves tratar o peixe Com metranidazol, quando e se o peixe deixar de ter os problemas de equilibrio.

 

Os problemas de equilibrio nos peixes estão associados normalmente a 2 factores, intoxicações e problemas na bexiga natatória.

 

35d9scd2ng.jpg

 

tenho pena de não ter visto este tópico mais cedo :wink:

Espero que corra tudo bem.

 

Bjs

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo, obrigada por, a esta hora, ainda estares tão atento. Não, na altura não tinha nenhum buraco, sobre o olho tens razão, não era buraco (pelo menos visível), mas sim uma infecção, provocada pelos "vermes" (continuo a não saber dar-lhe nome...) o que parece buracos são (poucas pintas/manchinhas que o peixe tem. Nesta foto porém vê-se perfeitamente os "vermes". Ele tem agora a pele lisa, excepto uma pequena cratera (cabeça de alfinete ou menos)visto de frente do lado esq., que parece estar a melhorar. Sobre o olho continua infectado e agora sim, pareçe aberto (olho dto.), e os olhos muito salientes, um deles principalmente. Visto de frente mais de que de trás. Além disso tem a zona da cabeça mais clara (dificil de distinguir, visto que é amarelo). Estão agora no escuro e esta em posição normal. Vamos ver amanha...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

acabo de os por em pp e a agua esta lilas escuros, quase não os vejo. É normal?? usei 4x25 mg em pastilha para 50 l. parece que os peixes estão a ficar irrequietos. Isto é normal.Se vir que não estão bem, que faço???

Mudo-os ou faço tpa e quanto??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gente estas foram as minhas piores horas desde que me lembro. Pus o pp e achei que estava a ficar muito escuro, embora fosse até menos dose, uma vez que tinha mais que os 50 l e as pastilhas não estavam completamente dissolvidas (dissolvi-as com 5 l agua do tanque em balde à parte).

De repente vejo os bichos a ficarem intranquilos, a vir à superficie apanhar ar, etc. etc.. o azul já estava a ficar branco. So me lembrei de encher um balde com agua da torneira (32º, mas seguramente c/ph superior a 7,5/8!) , e mete-los la dentro. Ficaram completamente em estado de choque, inmóveis, a respirar muito lentamente. Pensei que tinham morrido. Esvaziei o tanque e enchi c/a mesma agua da torneira (melhor esta que nenhuma) e um pouco de haloex. Agora pú-los la dentro e (espantosamente) continuam a respirar, embora lento, o amarelo deitado no chão, o outro vertical, também no fundo. Alguem me sabe dizer o que se passou??? P.P nunca mais. Que faço de seguida, caso continuem vivos? O azul esta entretanto com a cor normal e estão tranquilos mas muito fracos. Que violencia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Lamento o sucedido.

O P. P. é EXTREMAMENTE seguro como "aniquilante" para tudo o que são parasitas externos.

Eu próprio já o usei várias vezes e num sistema de 1.000 LT que comporta 6 casais de discus.

Os peixes não mostram NENHUNS OU MUITO POUCOS sinais de stress.

O problema surgido, na minha opinião deve-se ao estado extremamente débil em que os peixes já se devem encontrar ou haver presença de formol na àgua.

Ao contrário do que normalmente se diz, o p. p. pouco afecta o filtro biologico.

Algumas recomendações são indispensáveis como o sistema estar BEM LIMPO e haver um CALCULO rigoroso da dosagem.

Consulta a seguinte url:

 

http://edis.ifas.ufl.edu/FA027

 

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz iexactamente como indicaste. A agua tinha tido tres mudas de 30% desde anteontem. Não alimentei desde há dois dias. Tirei o algodão sintetico do filtro interor. Limpei uma vez mais o chão, antes de meter o pp diluido previamente em 5 l da mesma agua do tanque. Intdroduzi lentamente mediante uma injeção grande, já para não ser brusco. Donde deveria vir o formol??? Não havia rigorosamente nada dentro tirando os discos. Deixei o filtro trabalhar sem nada, só jacto de agua e deixei a bomba de ar forte. Pensei que morriam. Começaram a ter muito muco, os olhos do amarelo sairam quase (ou estão) da orbita,.

O mais espantoso é que, depois do que vos contei, não é que hoje de manhá estão os dois na vertical, crista em riste, a respirar relativamente normal, como nada tivesse acontecido!! Ainda só olhei de passagem. Meti ontem (pior já não podia acontecer...) o Haloex, vitaminas, e umas folhas de para baixar o ph) e o Melafix.

Hoje a agua esta turva (do muco?) Faço tpa? Não irá estressar?

Penso que o efeito do pp deve estar relacionado com o pH (estava seguramente a 7,5/:wink: e/ou c/atemperatura, tenho cá um feeling..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desta vez pus o Haloex, mas normalmente uso o da Sera. Garanto-te que fiz tudo como descrito. Não tenho explicação. Não sei como ainda estão vivos, estão calmos, só o amarelo tem aqueles olhos à volta todos "pisados" (parece sangue à volta, por baixo da pele) e respiram um pouco mais rápido que o costume, mas nada que seja excessivo. Hoje meti algodão sintético no filtro, mais um pouco de Melafix. O muco já não o têm, "nada" na agua devido ao ar que esta a circular, más deve ser apanhado agora no filtro. Vou agora trabalhar. Não sei como vivem, então o azul esta como sempre, se tivessem visto antes (quando jazia moribundo)e agora, incrivel, esta igual que sempre. O amarelo, tirando os olhos, nota-se que esta doente, mas nem magro, nem mudou cor, espero só que recupere de tudo. (Vou trabalhar, despois relato). Fiz o test rápido da Sera e o ph esta agora a 7, dureza 5 e o resto normal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Penso que a tua reacção se deveu à cor da àgua e não ao "stress" que a mesma possa ter provocado aos peixes.

O p. p. uma das coisas que provoca é a "eliminação" do muco dos peixes bem como de todos os parasitas, bactérias, fungos, etc., etc.

Pena que não tenham lá permanecido as 4 horas.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenta ver quais são os sintomas da doença pop-eyes!!!!!!

 

pois os sintomas são algo semelhantes com os do teu peixito.... tenta evitar ao maximo situaçoes de stress no aqua, pois assim a doença seja ela qual for pode atacar com mais força e matá lo de um dia para o outro.......... Tb pode ser Buraco na cabeça vê www.aquariofilia.online.pt/default.asp?pagename=doencas_peixes&id_doencas=5

 

Olhos Embaçados ou Dactylogirose

Causada pelos trematodos monogenéticos Dactylogirus sp. e Gyrodactylus sp. Os peixes apresentam os olhos cobertos com uma espécie de névoa, inchaço das brânquias, respiração ofegante, falta de apetite e outros sintomas associados às infecções por fungos ou bactérias. Deve-se associar Labcon Ictio e Labcon Aqualife no tratamento.

 

 

 

Olhos Inchados (Pop-eye)

Os olhos apresentam-se inchados e com o aspecto "saltado". Os peixes com olhos inchados podem ainda apresentar a barriga inchada e as nadadeiras roídas.

 

www.vidaaquatica.com.br/cp/loja502/web/doencas.asp

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

tenta ver quais são os sintomas da doença pop-eyes!!!!!!  

 

pois os sintomas são algo semelhantes com os do teu peixito.... tenta evitar ao maximo situaçoes de stress no aqua, pois assim a doença seja ela qual for pode atacar com mais força e matá lo de um dia para o outro.......... também (palavra corrigida) pode ser Buraco na cabeça vê www.aquariofilia.online.pt/default.asp?pagename=doencas_peixes&id_doencas=5  

 

Olhos Embaçados ou Dactylogirose  

Causada pelos trematodos monogenéticos Dactylogirus sp. e Gyrodactylus sp. Os peixes apresentam os olhos cobertos com uma espécie de névoa, inchaço das brânquias, respiração ofegante, falta de apetite e outros sintomas associados às infecções por fungos ou bactérias. Deve-se associar Labcon Ictio e Labcon Aqualife no tratamento.  

 

 

 

Olhos Inchados (Pop-eye)  

Os olhos apresentam-se inchados e com o aspecto "saltado". Os peixes com olhos inchados podem ainda apresentar a barriga inchada e as nadadeiras roídas.  

 

João Costa desculpa lá mas tens acompanhado as respostas?

OS "VERMES" SÃO UM FUNGO!!!

Não tem nada a ver com verme ancora!!!!!!

Parece-me que a Ligia já entendeu o problema e alias o João Machado está a acompanhar o 1º tratamento com ela...

Dactylogirus???? Depois de tratado o peixe com PP???

Não leiam os tópicos na diagonal!!!!!!!!!

 

Pá desculpem lá mas cada vez que leio o tópico há mais divagações.

 

Ligia segue os conselhos do João até as infecções EXTERNAS estarem controladas, depois trata os peixes com metranidazol.

 

Abraços a todos

 

Bjs

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PRONTO PEÇO DESCULPA POR tentar ajudar.......

 

um Abraço

Joao

 

E já agora tenho acompanhado todas as respostas , e pelo que sei há um disco com os olhos em alta e embassados.........

 

Só tentei ajudar mas se quiseres mandar mais setas tás á vontade

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ó gente, eu compreendo que as vossas divergencias que no fundo têm um fim em comun: ajudar! E de verdade que vos agradeço e confio no que me dizem.

Para ti João C.- de facto poderias ter razão, mas tudo começou com uns "pirulitos" que o peixe começou a ter, vé o inicio com atenção. Os olhos não ficaram baços. Só depois de desaparecerem ditos pirulitos, os olhos incharam etc. etc. Eu inclino-me mais para a doença do buraco, talvez por mudança de ambiente (o peixe vinha de aqua com 34º, ph 7 ou mais, No2 e N3 nem te conto, enfim) no meu aqua estava com 27/28º com ph de 6,4/6,8. Embora fizesse uma passagem lenta, talvez não fosse o suficiente e ele começasse a apresentar os sintomas só 2/3 semanas depois. Eu conheço este peixe ha MESES naquele aqua no estabelecimento, sem problemas (por isso ainda sinto mais remorsos. talvez estivesse já habituado às más condições que tinha e a reacção foi simplesmente mudança pela mudança.

Para ti Hugo S: Foi pena não teres mostrado a foto antes, se qualhar tudo tinha sido diferente (afinal o que são os pirulitos??), mas não tens culpa.

A tua opinião parece-me sensata e faz sentido. Eu não tenho experiencia com doenças, embora já tenha aqua há 10 anos, mas sempre com poucas baixas e nada tão complexo ou demorado.

Para ti J. Machado:

Eu não gosto de aumentar e se há quem tenha sangue frio e sensato, eu pertenço a eles. A agua estava lilas escura, alias, nem pude meter os 5 l, porque tudo se precipitou antes. O azul ficou branco, boca branca, a saltar fora da agua para apanhar ar, completamente descontrolado, os olhos do amarelo quase que le sairam foram a olhos vistos, igualmente a ficar de lado. Começaram a boiar, e eu não podia ficar indiferente, mudei-os. Ficaram como mortos, alias pensei que o estavam. Depois da muda para o aqua já limpo, ficaram deitados no chão até há meia-noite, porém a respirar. volta e meia mexi-lhes tentando pó-los na vertical, e o amarelo, muito mais doente que o outro estava, foi o primeiro a por-se de pé. Hoje continuam relativamente bem, embora o amarelo esteja com os olhos uma desgraça.

 

A minha preocupação neste momento é - a agua esta turva derivado ao muco etc. Apesar de ter posto fibra branca no filto interior, ela continua assim. Faço TPA ou não? Mudo o interior do filtro?A minha ideia é mudar ca. 20%, (quanto mais não seja para limpar o chão) deixá-los em sossego e dentro de 1-2 dias compeçar com o Flagyl (este pode dar alguma reacção?) De manha deitei 3 grãos de granulado para disco e parece que o azul estava interessado (tive que sair para trabalhar, não deu para esperar)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais