Limia nigrofasciata


aquaben

Recommended Posts

Limia nigrofasciata

 

Família - Poeciliidae

Origem – “Haiti”

Tamanho – 5cm

Parâmetro aceitáveis – pH- 7 a 7.8 DH 4-15 (em água ácida tive problemas com algumas fêmeas, não conseguiam parir e morriam, ao a grande maioria dos alevins nasciam mortos, não posso confirmar se o problema foi causado pelo facto da água estar com o ph muito baixo, mas não tenho tido esse problema com água pH > 7.2 e com uma colher de sal por 100lt).

Temperatura - 18-28ºC

Reprodução – Mantenho um grupo viável em pH- 7.2 e a 25-27ºC. O período de incubação varia entre os 30 e os 40 dias e uma fêmea tem em média 20 a 30 alevins, o nº de alevins pode variar entre os 10 e os 40 alevins, que nascem mais ou menos com 5mm, o seu crescimento é relativamente rápido, se compararmos com os platys…

Macho

Pic_8541_4.jpg

Fêmea

Pic_8541_6.jpg

Casal

Pic_8541_5.jpg

 

Um abraço, até breve

 

Amantes dos “vivíparos”, visitem este site: http://www.viviparos.com

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José Bentes,

 

Seguindo o teu conselho na mp, aqui estou a fazer uns breves comentários neste tópico.

Posso começar por acrescentar que esta espécie tolera um valor de pH superior a 7.8, contudo há populações que vivem em água ligeiramente ácida mas... curiosamente salobra e dura.

Não o tentes em casa se a tua população for a mesma que tive.

Esta informação é também para o Bruno que ficou com as minhas últimas fêmeas.

Já a tolerância ao sal é espantosamente alta.

Em desespero de causa para exterminar os calmannus cheguei ter os meus últimos sobreviventes numa salinidade superior à do Oceano Atlântico aqui na nossa costa. Não necessitava de ir tão longe mas queira certificar-me que os parasitas não voltavam.

As minhas Limias adoravam de facto o sal, embora não se importassem com a água da torneira ( pH 7.3 a 7.6 e dH 7º a 12º ).

Acrescento ainda que no meu aquário, em Janeiro/ Fevereiro descia sempre a temperatura aos 20ºC, ( estes peixes deixam de se reproduzir por volta dos 21ºC ou 22ºC ).

Em termos de regime térmico funcionei mais ou menos assim ( temperaturas médias ) – Jan 20ºC, Fev 21ºC, Mar 22ºC, Abr 24ºC, Maio 25ºC, Junho 26ºC, Julho 27ºC Agosto 28ºC, Set 26ºC, Out 24ºC, Nov 22ºC, Dez 21ºC. O mais difícil era manter os valores de Maio e por vezes os de Junho e Julho. Devido ao local onde se encontrava o aquário muitas vezes a temperatura era superior.

Nomeadamente no Verão, sempre que podia, deixava entrar o ar da noite para beneficiar de algum arrefecimento nocturno.

No Inverno o problema é que a temperatura era controlada por termóstato, pelo que acontecia aquilo que eu mais detesto... temperatura constante. Ainda assim por vezes desligava o aparelho entre a 1:00 e as 7:00 a fim de provocar flutuações térmicas. Nessas alturas a temperatura chegava aos 16ºC às 7:00 sem ter causado aparentemente qualquer efeito adverso nos peixes.

A maior diferença que notei foi ao nível da resistência. De facto, a partir de um valor na ordem de 1.003 ( a 22C ) elas ficavam quase imunes a tudo. Possivelmente esta salinidade reduzia algum eventual stress osmótico ( digo eu ).

Não te vou dizer que trates a espécie como Molinésias mas se aguardares mais algum tempo poderei dar-te a conhecer os resultados mesmo antes de publicar a respectiva ficha.

Estou a investigar melhor o ambiente natural pois parece-me que muitas das que vivem na natureza ficam sujeitas a água salobra na época mais seca do ano. Também sei que há populações de lago e aquelas que vivem todo o ano onde não chegam vestígios do mar.

Presta atenção porque nem todos os lagos são de água doce na ilha de Hispaniola ( Haiti e República Dominicana ).

Apenas te posso confirmar que não és a primeira pessoa a levantar a hipótese que pode haver um paralelismo entre o pH abaixo de 7 e as consequências apontadas na tua ficha.

Adorei ter esta espécie durante quase 4 anos.

Infelizmente perdi a população inteira ao introduzir no mesmo aquário exemplares vindos da loja contagiados com o malfadado verme intestinal.

Quem é demasiado zeloso para refrescar geneticamente o seu estoque sempre que possível, mas ao mesmo tempo demasiado inocente para não usar um aquário de quarentena...

E por aqui termino. Mais não me ficaria bem num tópico do fórum.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
  • 3 meses depois...
  • 3 meses depois...