aquaben Posted May 19, 2006 Share Posted May 19, 2006 Limia nigrofasciata Família - Poeciliidae Origem – “Haiti” Tamanho – 5cm Parâmetro aceitáveis – pH- 7 a 7.8 DH 4-15 (em água ácida tive problemas com algumas fêmeas, não conseguiam parir e morriam, ao a grande maioria dos alevins nasciam mortos, não posso confirmar se o problema foi causado pelo facto da água estar com o ph muito baixo, mas não tenho tido esse problema com água pH > 7.2 e com uma colher de sal por 100lt). Temperatura - 18-28ºC Reprodução – Mantenho um grupo viável em pH- 7.2 e a 25-27ºC. O período de incubação varia entre os 30 e os 40 dias e uma fêmea tem em média 20 a 30 alevins, o nº de alevins pode variar entre os 10 e os 40 alevins, que nascem mais ou menos com 5mm, o seu crescimento é relativamente rápido, se compararmos com os platys… Macho Fêmea Casal Um abraço, até breve Amantes dos “vivíparos”, visitem este site: http://www.viviparos.com José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home Link to comment Share on other sites More sharing options...
MotarSolitario Posted May 19, 2006 Share Posted May 19, 2006 ainda a gaijos conseguem confundir este peixe com uma ameca e a luz do dia... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Cyprinodon Posted May 25, 2006 Share Posted May 25, 2006 Olá José Bentes, Seguindo o teu conselho na mp, aqui estou a fazer uns breves comentários neste tópico. Posso começar por acrescentar que esta espécie tolera um valor de pH superior a 7.8, contudo há populações que vivem em água ligeiramente ácida mas... curiosamente salobra e dura. Não o tentes em casa se a tua população for a mesma que tive. Esta informação é também para o Bruno que ficou com as minhas últimas fêmeas. Já a tolerância ao sal é espantosamente alta. Em desespero de causa para exterminar os calmannus cheguei ter os meus últimos sobreviventes numa salinidade superior à do Oceano Atlântico aqui na nossa costa. Não necessitava de ir tão longe mas queira certificar-me que os parasitas não voltavam. As minhas Limias adoravam de facto o sal, embora não se importassem com a água da torneira ( pH 7.3 a 7.6 e dH 7º a 12º ). Acrescento ainda que no meu aquário, em Janeiro/ Fevereiro descia sempre a temperatura aos 20ºC, ( estes peixes deixam de se reproduzir por volta dos 21ºC ou 22ºC ). Em termos de regime térmico funcionei mais ou menos assim ( temperaturas médias ) – Jan 20ºC, Fev 21ºC, Mar 22ºC, Abr 24ºC, Maio 25ºC, Junho 26ºC, Julho 27ºC Agosto 28ºC, Set 26ºC, Out 24ºC, Nov 22ºC, Dez 21ºC. O mais difícil era manter os valores de Maio e por vezes os de Junho e Julho. Devido ao local onde se encontrava o aquário muitas vezes a temperatura era superior. Nomeadamente no Verão, sempre que podia, deixava entrar o ar da noite para beneficiar de algum arrefecimento nocturno. No Inverno o problema é que a temperatura era controlada por termóstato, pelo que acontecia aquilo que eu mais detesto... temperatura constante. Ainda assim por vezes desligava o aparelho entre a 1:00 e as 7:00 a fim de provocar flutuações térmicas. Nessas alturas a temperatura chegava aos 16ºC às 7:00 sem ter causado aparentemente qualquer efeito adverso nos peixes. A maior diferença que notei foi ao nível da resistência. De facto, a partir de um valor na ordem de 1.003 ( a 22C ) elas ficavam quase imunes a tudo. Possivelmente esta salinidade reduzia algum eventual stress osmótico ( digo eu ). Não te vou dizer que trates a espécie como Molinésias mas se aguardares mais algum tempo poderei dar-te a conhecer os resultados mesmo antes de publicar a respectiva ficha. Estou a investigar melhor o ambiente natural pois parece-me que muitas das que vivem na natureza ficam sujeitas a água salobra na época mais seca do ano. Também sei que há populações de lago e aquelas que vivem todo o ano onde não chegam vestígios do mar. Presta atenção porque nem todos os lagos são de água doce na ilha de Hispaniola ( Haiti e República Dominicana ). Apenas te posso confirmar que não és a primeira pessoa a levantar a hipótese que pode haver um paralelismo entre o pH abaixo de 7 e as consequências apontadas na tua ficha. Adorei ter esta espécie durante quase 4 anos. Infelizmente perdi a população inteira ao introduzir no mesmo aquário exemplares vindos da loja contagiados com o malfadado verme intestinal. Quem é demasiado zeloso para refrescar geneticamente o seu estoque sempre que possível, mas ao mesmo tempo demasiado inocente para não usar um aquário de quarentena... E por aqui termino. Mais não me ficaria bem num tópico do fórum. Com as minhas melhores saudações Miguel Andrade http://www.viviparos.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
João Magalhães Posted July 26, 2008 Share Posted July 26, 2008 Duas fotos dos meus, vindos do Bentes: abraço João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rodrigo Guimarães Posted July 26, 2008 Share Posted July 26, 2008 Estão lindas João, parabéns aos dois. Cumprimentos, Rodrigo Guimarães Link to comment Share on other sites More sharing options...
João Magalhães Posted July 29, 2008 Share Posted July 29, 2008 Mais umas flashadas! abraço João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rodrigo Guimarães Posted July 30, 2008 Share Posted July 30, 2008 Mais outros grandes espécimens. Cumprimentos, Rodrigo Guimarães Link to comment Share on other sites More sharing options...
vasconcelos Posted November 29, 2008 Share Posted November 29, 2008 LIMIA NIGROFASCIATA ::esta e a especie que possuo com maior taxa de sobrevivencia entre os recem nascidos. temp-26 PH-7.5. Link to comment Share on other sites More sharing options...
natx Posted March 2, 2009 Share Posted March 2, 2009 è verdade que eles atacam as algas??? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts