natx

Membro
  • #Conteúdo

    211
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por natx

  1. Tenho uma anubia que está pegada ao tronco junto à areia e está sempre à sombra. É a parte que menos circulação tem e é também a planta que mais alga preta tem.
  2. Desde que comprei o filtro que ele nunca teve muita circulação, mas lá tá achei normal por estar habituada às bombas de circulação de água salgada. Agora que as plantas estão com algas pretas achei por bem ajudar a circulação. Reparei sim que as mangueiras estão sujas mas como se limpam? Até achei que fosse por causa da claridade lá de fora e por serem transparentes.
  3. Boas, tenho um aquario de 1m por 40cm altura, sensivelmente 120litros de água e tenho um filtro externo com luz uv de 1000l/h. A circulação de água é péssima. Tenho as plantas com alga preta pela falta. Então lembrei.me de arranjar uma bomba de circulação de água doce muito pequenina de 200l/h para ajudar. Agora tenho receio ter demasiada circulação. E ainda queria por uma bomba de ar de fazer bolhinhas. Tive durante muito tempo um aquario de água salgada já não sei como deve ser s circulação de um aquario de água doce. Aguardo por ajuda Natacha Bagão
  4. Então mas não houve aviso? Não explicaram? Ninguem sabe mais nada? Estou mesmo triste era uma boa empresa, uma grande loja, muito especializada. Agora só há lojas nao especializadas, com area de cao , gato, peixe... Especializadas em aquariofilia aqui na zona ou até mesmo em lisboa nada. Desfecho infeliz..
  5. Consegui um da Aquili a 60 euros. è mais acessivel o preço. Obrigada e vou mudar a areia, se possivel vou comprar ja areia viva.
  6. Mas eu não consigo agora, está muito frio. Tem que ser mesmo da torneira. Conhece algum filtro que torne a agua da torneira em agua de osmose sem ser o da tunze que é 90 euros?
  7. Eu para retirar a areia tenho que esvaziar o aqua todo e comprar areia viva. A outra era coral esmagado e havia sempre algas agarradas a essa areia, para não falar dos bichos que encontrei, minhocas. Esses que estão nas rochas, por acaso não me sabe dizer o que são? Percebe? O que me está a dizer desta areia da praia aconteceu-me com a areia de coral que eu tinha antes. A agua não se pode ir buscar se no dia anterior estiver a chover ou principalmente em época balnear. Obrigada pela informação
  8. À muito tempo que não vinha aqui.. Obrigada pela ajuda. Devo dizer que arranjei uma caclha na natuline da boyu, de 90cm 3 lampadas T5, duas brancas e uma azul. MODEL:STS-900 FREQ:50Hz POWER:T5-21Wx3 LENGTH:900mm De peixes só tenho 3 puffers pequenos e dois camaroes selvagens (os que conseguiram escapar aos palhaços) Recentemente apareceram-me uns bichos na rocha, podes verificar no meu novo tópico das pragas. A bomba de circulação é a mesma, 1500l, escumador tunze para 200 litros, eu tenho 120 litros brutos que com a rocha devem ficar 100. Quero muito arranjar o filtro da tunze que torna a agua da torneira em agua de osmose mas é 90 euros, muito caro. E a recente modificação foi que encontrei na muda do aquario bichos , minhocas, na areia viva, decidi pu-la no lixo de tamanho nojo que eu tinha, e fui à praia buscar areia viva que por sinal é muito bonita e gratis (é de onde tiro a agua do mar, mas como esta muito frio não dá e vai da torneira para o garrafao um dia e depois directamente no aqua. Acho que esse é o meu maior erro mas não tenho outra alternativa enquanto não juntar 90 euros.
  9. Eu não entendo isto. O meu aqua sempre teve algas, se calhar por não meter agua de osmose, apenas meto agua da torneira com o sal próprio. O ponto alto do meu aqua foi quando fui ao cabo raso (guincho) buscar 8 garrafoes de agua. Fiz tpa com essa agua e o aqua esteve muito bem. Se esta areia veio desta agua, e se esta é impropria para o meu aqua como é que a agua do mar é boa? Se a areia é má, também a agua é má, devera conter muita silica(areia) e pouco calcario, ou seja impropria para o meu aqua. EU vou ao guincho buscar muita coisa para o aqua, a agua, camaroes, caranguejos, gobis e desta vez areia. A unica coisa impropria é a agua da torneira que deve estar cheia de tudo que é mau para o meu aqua.
  10. Houve uma altura que deixei o aqua acuular algas por ter que o mudar para outro compartimento da casa, e de momento só tinha luz azul. Foi nesta altura que estes bichos apareceram e as rochas tinham na mesma uma manta de alga castanha avermelhada tipo veludo. Quando o mudei é que inseri a luz total com calha nova. Eu não percebi a 1ª frase, e concluindo eles fazem mal ao aqua ou nao? Não são um tipo de aptasias?
  11. Boas, meu nome é Natacha e espanto-me com a vida que por vezes encontro no meu aqua de agua salgada. Na muda do meu aqua da cozinha para o hall de entrada reparei que a areia do aqua estava cheia de bichos tipo minhocas. Deitei a areia no lixo e fui à praia buscar areia à borlix e por acaso é muito bonita, mais que a anterior. Para meu espanto as rochas têm esses bichos, são minhocas, fazem tubos de areia e depois soltam umas "antenas" e devem absorver nutrientes da agua, whatever. Hoje quando dei artemia congelada aos meus puffers reparei que essas "antenas", tipo fius de linha, vieram todas para fora para agarrar a comida. Fiquei enojada e resolvi tirar fotos. Não sei se são algum tipo de aptasia, só sei que são pragas e adorava que alguém me desvendasse a identidade destes bichos. Não tenho nenhum video, era melhor para os verem, porem as fotos mostram bem. Obrigada
  12. tenho o mesmo problema e ninguem me respondeu nda disto. ..
  13. os puffer so rodam os olhos para cima e para baixo e desistem dos camaroes, agora os palhaços.. mordem os puffer perceguem os camaroes, montes deles saltaram para fora do aqua para fugirem e secaram. Um deles consegui inserir no aqua novamente mas um dos palhaços apanhou-o logo a seguir, foi mesmo muito rapido, vi o camarao na boca dele com as antenas de fora. Coitado. Tou mesmo farta dos palhaços, sao mesmo muito agressivos. Nao é pela especie, mas sim pelo peixe em si, sao todos diferentes e os meus sao mesmo muito agressivos.
  14. O aquário não apanha luz do sol. Quanto a luz tenho uma lâmpada T8 azul 90cm própria para Aqua de agua salgada, a luz branca ta mal, tenho uma lâmpada t5 10000k pequenina de 50 e tal cm, tb é de agua salgada. E outra do chinês de 80cm branca mas n sei qts watts. Tenho q melhorar a luz. Não sei se deva comprar uma calha para duas lâmpadas T8 de 90cm, só teria que comprar a t8 branca própria para agua salgada, ou o kit bom com leds e td por 120 euros, como n tenho esse guito comprava antes a calha das T8 por 30 euros. Que acha? Tenho as luzes ligadas 10h dia, e a aZul 11h. Qt à limpeza tinha muitos camarões mas os palhaços comeram-nos. Eles são muito maus mordem os puffer e td. Eu acho k tenho pouca corrente e pouca Rocha viva e má luz, dai as algas verdes. Por acaso tem Rocha viva a mais? Obrigada pela resposta
  15. Tpa´s costumo fazer uma por semana, tiro 10litros ou 15l. E reponho sempre com agua do mar, para nao ter que inserir sal. Queria muito desfazer-me dos peixes palhaços, sao muito agressivos e comeram os meus camaroes. O problema é que foram oferecidos.. O ouriço que trouce morreu no caminho, tenho que trazer um mais vivasso, há tantos lá. Vou ver se trago outro gobi, sao dificeis de apanhar mas limpam bue. Pelo menos o que eu consegui apanhar come muita alga. Vi foi tambem umas anemonas bonitas, sao verdes amareladas com pontas rosas, mas tenho receio que se morrerem matam-me tudo!!
  16. Os camaroes quase que se foram à vida, os palhaços resolveram persegui-los. Os palhaços é que são o problema de agressividade no meu aquario, os puffers sao uns pacificos, e parecem que nunca mais crescem nao sei porque, demoram muito tempo. A limpeza, a tive eremitas mas morreram, os camaroes fizeram um excelente trabalho, tenho como mostrei nas fotos 2 gobis portugueses que limpam muito, e um caranguejo. Tenho que arranjar um que limpe a areia e as rochas. Tpa´s tenho feito com agua do mar.
  17. Tenho um aqua de agua salgada 100X30X40 com 120litros brutos, desde Fevereiro de 2010. Foi uma amiga minha que transferiu o aqua dela de 60cm com 1 ano e meio de maturação para o meu de 120litros. Deu-me a rocha viva dela e um casal de peixes palhaço. De momento tenho: à vontade 20l de rocha viva, uma bomba de 1400l/h, escumador tunze nano doc skimmer 9002 para 200 litros de agua, termostacto de 200w iluminação com T8 azul de 30w + uma T4 branca do chines + uma T5 branca da aqua medic De peixes tenho: 2 peixes palhaços, 4 puffers pequenos de 4cm cada, um camarão de 10cm Lysmata amboinensis, e um coral Saicarcophyton ehrenbergi e outro que é xénia espalhada pelo aqua. Sempre me foi muito dificil ter alga coralina e no inicio do aqua, nos primeiros 2 meses a rocha estava sempre bonita, desde à uns 3 meses é que está sempre a ficar com um veludo de verde em cima, horrorosa e já fez fios tipo cabelos em tamanha quantidade que os pallhaços raspavam-se lá como se fosse uma anémona. À menos de um mês mudei de casa e aproveitei para limpar o aqua todo. Retirei 50% da agua para garrafões e a restante agua serviu para limpar o aqua e as rochas. Introduzi 50% da agua em garrafão e os restantes 50% de agua do mar do cabo raso, guincho e juntamente as rochas e os peixes que o aqua já tinha. Desde entao tenho feito trocas de agua com agua do mar do sitio já mencionado e reposição. Pois deduzi que o aqua sofria de muitos nitratos e silicatos devido à falta de tpa´s e constante reposição com agua da torneira. Para minha frustração o aqua encontra-se na mesma e a formar a alga tipo cabelos mas já esta a formar a alga coralina nos vidros e rochas também. Não sei que hei-de fazer mais. As lojas costumam impingir-me mais bombas de circulação que é excesso pelo que li em alguns sites e disseram-me para não meter mais agua da torneira, mas está tudo na mesma. Então fui ao guincho e apanhei dois gobis, caracois, um caranguejo e muitos camarões e estes já estão a limpar o verdete dos vidros, as algas tipo cabelo desapareceram e algumas rochas estão a ficar mais limpas. Mas quero mesmo acabar com a formação do verdete, não é bonito nem saudável para um aquário ter as rochas cheias de veludo verde. Aqui vão as fotos para terem uma noção de como está o aqua: Se repararem nas primeiras duas no canto direito vê-se tipo um desenho que fizeram na alga branca, ficou engraçado, e foi o gobi médio que apanhei no guincho que comeu a alga assim, na 2ª foto até se vê ele em acção. Obrigada Comentem!
  18. Aqui vão as fotos que prometi para terem uma noção de como está o aqua: Se repararem nas primeiras duas no canto direito vê-se tipo um desenho que fizeram na alga branca, ficou engraçado, e foi o gobi médio que apanhei no guincho que comeu a alga assim, na 2ª foto até se vê ele em acção. Obrigada Comentem!
  19. Tenho um aqua de agua salgada 100X30X40 com 120litros brutos, desde Fevereiro de 2010. Foi uma amiga minha que transferiu o aqua dela de 60cm com 1 ano e meio de maturação para o meu de 120litros. Deu-me a rocha viva dela e um casal de peixes palhaço. De momento tenho: à vontade 20l de rocha viva, uma bomba de 1400l/h, escumador tunze nano doc skimmer 9002 para 200 litros de agua, termostacto de 200w iluminação com T8 azul de 30w + uma T4 branca do chines + uma T5 branca da aqua medic De peixes tenho: 2 peixes palhaços, 4 puffers pequenos de 4cm cada, um camarão de 10cm Lysmata amboinensis, e um coral Saicarcophyton ehrenbergi e outro que é xénia espalhada pelo aqua. Sempre me foi muito dificil ter alga coralina e no inicio do aqua, nos primeiros 2 meses a rocha estava sempre bonita, desde à uns 3 meses é que está sempre a ficar com um veludo de verde em cima, horrorosa e já fez fios tipo cabelos em tamanha quantidade que os pallhaços raspavam-se lá como se fosse uma anémona. À menos de um mês mudei de casa e aproveitei para limpar o aqua todo. Retirei 50% da agua para garrafões e a restante agua serviu para limpar o aqua e as rochas. Introduzi 50% da agua em garrafão e os restantes 50% de agua do mar do cabo raso, guincho e juntamente as rochas e os peixes que o aqua já tinha. Desde entao tenho feito trocas de agua com agua do mar do sitio já mencionado e reposição. Pois deduzi que o aqua sofria de muitos nitratos e silicatos devido à falta de tpa´s e constante reposição com agua da torneira. Para minha frustração o aqua encontra-se na mesma e a formar a alga tipo cabelos mas já esta a formar a alga coralina nos vidros e rochas também. Não sei que hei-de fazer mais. As lojas costumam impingir-me mais bombas de circulação que é excesso pelo que li em alguns sites e disseram-me para não meter mais agua da torneira, mas está tudo na mesma. Então fui ao guincho e apanhei dois gobis, caracois, um caranguejo e muitos camarões e estes já estão a limpar o verdete dos vidros, as algas tipo cabelo desapareceram e algumas rochas estão a ficar mais limpas. Mas quero mesmo acabar com a formação do verdete, não é bonito nem saudável para um aquário ter as rochas cheias de veludo verde. Mais logo deixo-vos algumas imagens. Obrigada pela atenção Natacha
  20. NA minha opiniao deviam deixar os animais do rio e do mar em paz. Pois estao habituados a nadar em muita quantidade de agua, é triste fecha-las num aqua. Agora as que já foram capturadas para alimentação, as que até são cozinhadas vivas , essas sim merecem ir para um aqua em vez de morrerem numa panela. Salvem as do supermercado!!
  21. Olá, meu nome é Natacha e ando muito desesperada por ter um aqua de 120 litros de agua salgada à 5 meses e ainda não ter alga coralina. Tenho um lampada de 1 metro blue e duas pequenas de 30w cada brancas (penso ser poucas). Uma bomba de agua de 1800l/hora e um escomador tunze para 200litros. O meu aqua anda todo verde, alga verde por todo lado, estou mesmo farta de limpar os vidros e não ter alga coralina. Deram-me um bocado de calcio nao sei daqs quantas para fazer aparecer a alga coralina (desclpem nao saber o nome, nao me lembro mesmo) e so apareceram umas pintas. Que acham que possa fazer? De momento ando a inserir agua da torneira, mas estou a pensar ir ao mar buscar alguma.
  22. Olá, meu nome é Natacha e ando muito desesperada por ter um aqua de 120 litros de agua salgada à 5 meses e ainda não ter alga coralina. Tenho um lampada de 1 metro blue e duas pequenas de 30w cada brancas (penso ser poucas). Uma bomba de agua de 1800l/hora e um escomador tunze para 200litros. O meu aqua anda todo verde, alga verde por todo lado, estou mesmo farta de limpar os vidros e não ter alga coralina. Deram-me um bocado de calcio nao sei daqs quantas para fazer aparecer a alga coralina (desclpem nao saber o nome, nao me lembro mesmo) e so apareceram umas pintas. Que acham que possa fazer? De momento ando a inserir agua da torneira, mas estou a pensar ir ao mar buscar alguma.
  23. Boas, tenho tambem um casal de peixes palhaços. Digam-me uma coisa, eu estou com o mesmo problema , só que é so com o macho, ao comprar um camarao resolvo o problema? Tenho receio disso porque também tenho 4 puffers pequeninos que comam camarão pequeno porque lhes dou congelado, tenho receio que comam o camarao que comprar. Estarei certa?
  24. natx

    Aiptasia

    Porque tem que se livrar dela? Sou nova em aqua de agua salgada. Pareceu-me uma especie de coral ou de algo parecido que se compra nas lojas. Porque raio a querem matar? Faz mal? E já que querem tanto mata-la, porque tanto trabalho a mata-la? Nao basta tira-la do aqua?
  25. o peixe azul ja morreu. Mudei 30 % da agua , mas infelizmente ainda nao inseri do mar. Os peixes palhaços parecem estar a recuperar, ja nao ha pontos brancos nem barbatanas fechadas FOi pena nao terem respondido apos as fotos.