Discus (URGENTE) !!


Se7eN

Recommended Posts

Boas...

 

Estou com um pequeno problema cos os meus bichinhos...

 

A questão é a seguinte: Sábado ofereceram-me mais um disco (red alenquer 5cm), ou seja, fiquei com 3discus de 5/6cm num aquario de 90l, o que é manifestamente pouco, mas estou em vias de comprar um de 240l, ainda este mes ou já no proximo.

Continuando... como eu não tenho aquario hospital ou qualquer outro sitio onde pudesse por o bichinho de quarentena, juntei-o com os outros. Ontem fiz uma tpa, e como tinha a agua em garrafoes destapados já a 3dias, não pus o anti-cloro. De noite, ai pelas 22h, notei logo que eles estavam estranhos, dois estavam a um canto muito juntinho, coisa que nunca tinha acontecido porque eles andam sempre "as cabecadas" (é normal isto??), e hoje de manha quando acordei vi que eles continuavam muito estranhos. Andavam somente pelo areao, quase que se arrastavam, e notei que em dois, uma daquelas barbatanas que se encontram um pouco por tras dos olhos tavam como que agarradas ao corpo, não mexiam. Desculpa a minha ignorância, mas isto é que são os operculos??

Agora, parece-me que estão com a respiração ofegante...

 

Que acham????

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º deves procurar informar-te sobre a morfologia dos peixes ou seja da sua forma exterior e alguma coisa da interior, procura neste forum ou na internet e vais encontrar desenhos da anatomia dos peixes, principalmente se tratas de discus que são peixes grandes, onde se vê bem a constituição.

E depois se falas dos operculos (vulgarmente chamados guelras) não são barbatanas e se estes estão fechados e porque provavelmente têm parasitas e nessa altura deves fazer um tratamento com praziquantel, e para isso pesquisas no forum pelo nome desse produto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Se7eN,

 

Eu tenho discus à muito pouco tempo. Mas uma coisa já deu para reparar, são bicharocos que acusam muito rapidamente sintomas de stress, qualquer que seja a origem.

No teu caso, que também já foi o meu, tens como já disseste muito peixe para pouca agua. Se queres segurança, compra o maior aquário que conseguires e dá aos teus bichos 100L/cada. Parece um exagero, mas é uma solução para curto, médio e longo prazo.

Uma coisa que reparei também, foi quando se faz as mudas deve-se tentar manter o mesmo pH, uma variação superior a 0.3 ou 0.4 é bastante stressante para os discus ainda pequenos. E a temperatura, nunca varies mais do que 2º a cada muda.

Outra coisa, enquanto não vem o aquário novo, arranja um bom filtro, porque um peixe stressado pode fazer elevar em muito os níveis de amónia no aqua, e isso é mesmo fatal.

Resumindo, não vaciles no que é importante. Espaço, filtragem e mudas de agua.

 

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, se dizes que têm um dos operculos fechados então os teus peixes têm parasitas nas guelras, usa o praziquantel que se vende nas farmácias.

Tenta usar a função de pesquisa que aqui no forum tens muita informação.

 

Cumprimentos

Luis Romão

Luis Romão

www.clubediscus.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, obrigado pelas respostas :wink:

 

Agora prossigo com as actualizações...

 

Fui falar com o senhor da loja onde me tinham comprado o red alenquer e contei-lhe o que se passava. Ele recomendou-me utilizar o flagyl e assim fiz o tratamento de 3dias, sendo que acaba hoje à noite. De referir que dos 3discus, dois parecem-me estar melhor, mas um está na mesma ou talvez pior... Está mais escuro, sendo que somente volta a cor normal quando lhes estou a dar comida, as barbatanas dorsal e "inferior" (desculpem mas não sei o nome) estão meio "murchas", as outras duas barbatanas as vezes uma delas fica como que colada, sendo que apenas bate uma barbatana, e parece-me que os olhos tem um pouco de névoa... :?

 

Se alguém poder ajudar agradeço...

 

1abraço e obrigado

 

tiaGo Sá

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vê este Tópico sobre doenças nos Discus:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33199

 

Quanto ao teu Discu, disseste que estava com os opérculos colados, (parasitas das guelras), eu para isso uso Formol, ou Sterazim.

 

O Formol na seguinte dose: 2ml / 100L dias 1, 2 e 3 e de novo dias 8,9 e 10. DEVES AREJAR BASTANTE O AQUA SE FIZERES ESTE TRATAMENTO..

 

O Sterazim, é seguir as indicações da marca.

 

Se ele está a comer é bom sinal.

 

 

Boa Sorte

Um Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Tiveste atenção ao Ph da água. Uma mudança muito brusca pode afectar os peixes, principalmente se ficar muito mais alcalina.

 

Sim... Claro que tenho de ter em atenção o ph da água da tpa, cuja estava sensivelemnte com o mesmo ph da do aquario (6.6/6.:?.

 

Depois do tratamento com flagyl pareceu-me que melhoraram, apenas noto a respiração ofegante :oops:

 

Cumprimentos

 

tiaGo Sá

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
uma daquelas barbatanas que se encontram um pouco por tras dos olhos tavam como que agarradas ao corpo, não mexiam. Desculpa a minha ignorância, mas isto é que são os operculos??  

Pela descrição, parece-me que se trata das barbatanas peitorais

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, névoa nos olhos pode ser indício de excesso de nitratos. A respiração ofegante pode bem ser falta de oxigenação da àgua e ou excesso de nitritratos. Portanto eu apostaria em mudanças regulares de água para assim reduzir o excesso de nitratos, podendo também colocar uma bomba de ar para oxigenação, que não faz mal nenhum.

 

Boas melhoras para os teus bichos,

 

Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais