ibericos


Carlos Martins

Recommended Posts

Boas

 

Foi uma boa ideia pôr este site site sobre os fantásticos killis nativos da nossa península. Infelizmente todos eles são espécies em vias de extinção devido a introdução de espécies exóticas e à destruição do seu habitat. Gostava de fazer referência ao único killi que existe actualmente em Portugal: Fundulus heteroclitus. Pensa-se que esta especie foi introduzida pela altura das descobertas em Catro Marim através das naus que enchiam os contra pesos no Mundo Novo e que libertavam aqui a água que de lá vinha(li isto algures por aí na net, mas na realidade não se sabe ao certo a chegada desta espécie ao continemte europeu). Esta espécie originária dos Estados Unidos também contribuiu para a extição de Aphanius ibericus/baeticus no Sul do país, embora não tenha sido a principal espécie que contribuiu para extição de Aphanius mas sim foi G(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] affinis a culpada.

Infelizmente são pouquissímos os killiófilos que criam estas espécies nos seus aquas.

Mas enfim, é uma boa forma de cativar mais pessoas a manter estes fabulosos peixes.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me importava nada de ter uns exemplares :shock:

O problema deve ser para arranja-los :o

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, não tinha pensado nisso :idea:

Mas pode ser que alguem tenha por cá :)

Estou particularmente interessado no Aphanius iberus

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bangai

 

 

Concordarás comigo que é necessario rigor no que se pôe neste Forum senão corre-se o risco de se perder a credibilidade. Ora mandas-te casualmente a "Bomba" de que as especies Aphanius iberus e A. baeticus estariam extintas. Tal evento ,catastrofico, não corresponde á verdade. As tais especies continuam a existir na Natureza e tambem nos aquarios de bastante Killiofilos, felizmente.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!!

 

Paulo quando referi que os Aphanius ibericus e baeticus estavam extintos, referia-me a Portugal, pois que eu saiba não existem populações de nenhumas dessas espécies referentes a Portugal.

Zezinho, estava a referir-me aos A. Ibericus, A. baeticus e Valencia hispanica. Tenho grande interesse em manter os Aphanius mas devido a restrições de espaço (e pelos meus pais não me deixarem ter mais aquas cá em casa :):oops: ) nunca procurei muito sobre criadores que mantivessem estas espécies.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estava a referir-me aos Aphanius ibericus e Aphanius baeticus. Por acaso descobri um local onde se encontram killis (dos A. baeticus) próximo da fronteira com Portugal. Em Arroyo Salado, Sevilla, encontram-se Aphanius baeticus, como em Cádis e Huelva todos eles em estado selvagem.

Já agora por título de curiosidade, algém me sabe dizer por onde é que se podem encontrar Fundulus Heteroclitus em Portugal, com excepção de Castro Marim.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Os Aphanius baeticus , A. iberus e Valencia hispanica estão interditos legalmente de serem capturados e mantidos em aquario. O que não impede os Killiofilos de os terem.

Nunca foram referenciados Aphanius selvagens em Portugal. Na Quinta do Lago, perto de Almancil existem F. heteroclitus, o que provavelmente indicará que tambem existem no resto da Ria Formosa.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Olá Paulo, quando referi sobre a existência de Aphanius Ibericus em Portugal foi porque li num site algures em que eram feitos registos de killis na Península Ibérica e num desses registos fazia referência a não sere vistos exemplares de Aphanius iberus em Castro Marim desde 1990. Na altura foi classificada como Aphanius iberus, mas na minha opinião devia ser Aphanius baeticuas uma vez que esta ainda não tinha sido documentada naquela época.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bangai

 

 

Um amigo, o João Gomes, socio da APK e Ictiologo, fez um trabalho de levantamento exaustivo da distribuição do Fundulus heteroclitus no Algarve e conhece bem a distribuição dos peixes da area e ele não conhece nenhuma existência de Aphanius em Castro Marim ou em outro ponto de Portugal, nem na literatura especializada é conhecida qualquer referência a tal especie existir cá.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá dificil de conseguir ovos... Nem os Espanhois que já contactei têm... :wink:

Paulo, sabes me dizer se o João Gomes terá?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Paulo obrigado por me corrigires :?

Ruben, tá bem que não seja muito aconselhável fazer estas afirmações em público a cerca destas espécies protegidas, mas, como dissemos no encontro, também essas mesmas autoridades que as defendem e que dizem que é ilegal mante-las em cativeiro também não criam condições para serem devidamente protegidas no meio natural :D .

Enfim, uma daquelas situções legais que não se consegem perceber muito bem a sua lógica :):?:

Fiquem bem :D 8)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Neste momento não existem Killis Ibericos mantidos por Killiofilos portugueses. Lá fora existem, incluindo em Espanha. Pode é ser mais facil consegui-los fora da patria dos nuestros hermanos. Dois amigos pediram-me duas dessas especies e concerteza que as vou conseguir para eles.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais