Recommended Posts

mas eu vou por aquele substrato da jbl por baixo

acho que pelo menos lavar para tirar o pó que aquilo traz (a montes)não seria má ideia pois não?

enjoy the joy of joy!!!

imagens dos meus aquarios em:

 

http://spaces.msn.com/members/goartefactos/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois convem mesmo lavares porque o akadama traz montes de lixarada, até traz bocados de palha misturados (não sei como é que vão la parar pois aquilo supostamente é uma argila cozida a alta temperatura).

quanto ao tirares os nutrientes na lavagem nao te preocupes, a akadama não deve ter quase nada portanto pouco se perde. tem atenção à fervura porque pode-se desagregar tudo :lol:

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

 

o melhor mesmo é só dares uma chuveirada, senão retiras os nutrientes. Quando fui comprar para mim, fui a um centro de jardinagem. A senhora que me atendeu, embora não perceba muito de aquariofilia, percebe de substratos e aconselhou-me a juntar zeolito, uma vez que com o tempo a akadama vai-se "transformar" em pó. Aliás, na opinião dela, o zeolito é o melhor substrato e ainda melhor que a akadama. O "verdadeiro" akadama custa um dinheirão. Daí eu ter juntado zeolito e um outro tipo de substrato que não me lembro do nome (depois posso ver) que é um bocado melhor que a akadama comum.

É só a minha perspectiva, embora tenha o aqua a ciclar e ainda não tenha colocado plantas.

cumprimentos

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes que a zeolite está indicada em substratos apenas na percentagem de 1/10, ou seja apenas 10% deve ser zeolite.

 

já agora, o "verdadeiro" akadama???? explica lá isso.

 

Para além disso o akadama com o tempo transforma-se em pó se for usado como substrato seco, em que esta sempre a passar de molhado, seco, molhado, seco (com as regas) e ai sim tem tendencia a desagregar-se. Posso-te dizer que já tenho akadama quase há um ano no aquario e ainda continua em grão.

 

Daí eu ter juntado zeolito e um outro tipo de substrato que não me lembro do nome (depois posso ver) que é um bocado melhor que a akadama comum.
terá sido Kanuma? já agora gostava de saber o que chamas de akadama comum. e de verdadeiro akadama....

 

já agora em que centro de jardinagem foi isso? era mesmo de jardinagem ou de bonsais?

 

 

eu estou a experimentar utilizar um pouco de kanuma no fundo das camadas todas, é um substrato ácido por desmineralização e portanto com mais durabilidade que a turfa para manter pH's baixos junto as raizes.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu paguei 22,50 :D na luso bonsai em lisboa

acham que só aquele substracto fertil da jbl é suficiente ou meto mais alguma coisa?

nos outros aquarios tenho areão normal e fertilizo com adubo liquido(seachen floreshing acho que é assim que se escreve) e consigo ter os aquarios porreiros com planta. :roll:

digam de vossa justiça :?

obrigadão estão a ser uma ajuda preciosa :)

enjoy the joy of joy!!!

imagens dos meus aquarios em:

 

http://spaces.msn.com/members/goartefactos/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

 

tive a ver na embalagem e o nome do substracto é pumice. Eu usei tambem um areão acastanhado e mais ou menos dois kilos de pumice e outros 2 de zeolite bem misturados. Talvez não me tenha explicado bem.

 

Se procurares por akadama, existem diversos tipos e logicamente, preços. Existe uma mais barata (não me recordo do preço mas paguei uns 20 euros sensivelmente por tudo - 3 sacos de pumice e uns dois kilos de zeolite).

O que me foi dito é que existe uma especial que é do melhor para bonsais, mas é muito cara, aquilo a que a sra chamava a "verdadeira" akadama.

Eu resolvi misturar pumice e zeolite, para alem do areão que tinha. Mas ainda não pus plantas ando em experiencias com a iluminação.

 

cumprimentos

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pumice = pedra-pomes....

 

isso é um substrato inerte...zeolite tambem é não fértil.

 

A zeolite tem algumas vantagens já que vai adsorver a amónia, esta é depois decomposta pelas bactérias e sai como nitratos. A vantagem em relação a uma cerâmica ou substrato poroso ´que nestes ultimos são as bactérias que agarram a amónia e apenas agarram a que vão decompor estando o resto livre na agua. Na zeolite é feita a adsorção e portanto consegues amónia= 0 (desde que não sature) e depois as bactérias libertam sobre a forma de nitrito ou nitrato.

 

Agora comparar as duas coisas...

 

pagaste 20 euros por dois sacos de pumice e dois kilos de zeolite, mas o que são 3 sacos? 3 sacos de 2l? 3 sacos de 5l ?

 

por exemplo o preço indicado pelo goartefactos é por 15l de akadama da grossa, média ou fina, da extra fina (2-3mm) deve ir para os 25-30 euros.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por exemplo o preço indicado pelo goartefactos é por 15l de akadama da grossa, média ou fina, da extra fina (2-3mm) deve ir para os 25-30 euros.

 

o preço da extra fina é ligeiramente superior (35€ se não estou em erro)

 

goartefactos na LusoBonsai eles têm um fertilizante de micros muito jeitoso com pouco cobre (MicroBonsai) quando la voltares aconselho :D

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Como substrato inerte, eu uso pedra vulcanica avulso.

 

Compro em viveiros de plantas a ± 0.60€/Kg

 

Dá um pouco de trabalho pois é preciso passá-la por um crivo, vem avulso desde o pó até pedras com Ø ± 5cm.

 

Tinha um pouco de receio que o pó colmatasse não deixando as raizes furarem, mas resultou bem.

 

Agora estou sem bateria na maq. fotográfica, mas depois coloco aqui uma foto

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora, alguém me podia dar indicações para a luso bonsai?

 

tipo, eu tentei lá ir, saí em sete rios e fui a pé, cheguei às twin towers e perdi-me.... como vou lá dar?

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Vê lá se ajuda...

 

luso-bonsai.jpg

 

Não sei se tens acesso a algum GPS, mas no caso de teres, deixa-me alertar que coloquei o cursor do rato "em cima" da Luso-Bonsai. Por isso, as coordenadas que vês no Google Earth, são as da Luso-Bonsai.

 

Em todo o caso, não sei se já viste aqui.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oh man, ajuda imenso!

 

muito muito obrigado!

 

ainda é um esticãozito a pé, mas tenho de lá ir.

 

ja tinha visto a foto do site mas as distancias não se percebem bem

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 litros :shock: bastante diferente de 15 kilos

 

15 litros de agua pesam 15K 15 l de ar quanto pesam :wink:

 

o saco pesa menos de 15k quase de certeza.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.