QUAL A MELHOR ILUMINAÇÃO


Recommended Posts

Boa Tarde

 

Sou novo nestas coisas, e tenho 1 aqua com 70*40*30, com 2 cory, 1 casal de platis, 1 pleco e alguns gupies, com vegetação artificial.

 

Pretendo colocar alguma vegetação natural, pouca para começar a substituir aos poucos. Não pretendo muita 2 ou 3 plantinha para já.

 

Que tipo de iluminação devo usar e qual o tipo de lampada??

 

Obrigado

 

NMM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que tenho percebido, e pelo que o teu aqua tem 84L +/-, deves por iluminação superior a 84W (regra 1W/L)

 

agora o tipo de luz já não te sei aconselhar tão bem

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha na minha opiniao o melhor que podes por é HQI vais ver que consegues ter todo o tipo de plantas no teu aquario :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pelo que percebi, não pretendes ter muitas plantas no teu aqua, pelo que a regra de 1W/l me parece desajustada. As algas iriam adorar...

Se tiveres 0,5W/l ou um pouquinho mais, já podes ter bastantes plantas, desde que não tenham muuuuita necessidade de luz e compor bastante o aqua, atirando fora as artificiais.

Podes usar fluorescentes normais ou fluorescentes compactas. As HQI parece-me um pouco ajustadas à finalidade, para além de serem mais caras e de maior consumo.

 

Saudações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

 

Tenho 1 lampada T8 18W que segundo consegui entender diz que é cor 77

 

Penso que deve ser uma lampada normal, no entanto quando olho para ela a cor é um pouco avermelhada.

 

A calha só dá para 1 lampada, penso que devo substitui-la. Porque calha e que tipo de lampada devo escolher, na loja mostraram-me uma variedade de lampadasque me deixou completamente baralhado.

 

 

Obrigado pelas ajudas.

 

 

NMM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já agora só mais uma coisa

 

É necessário utilizar a calha com o reflector, estando o aquário com tampa?

 

É que o refector tira bastante luz ao aqua, mas não sei se tenho de o usar para aumentar a difusaão da luz, ou é dispensável.

 

 

Obrigado

 

NMM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum, n tou a ver que reflctor e que dizes... e no teu aqua no minimo dos minimos devias ter 0,5W por litro no minimo.

 

quanto a lampada a escolher, escolhe aquelas que têm a volta de 6500K, pois é o espectro que as plantas mais gostam para fazer fotossintese.

 

elas usam os espectros azul e vermelho para a fotossintese. nas casas de aquariofilia as lampadas vêm nuns embrulhos de cartao onde dizem a tempertatura de cor ( Kelvins ) e as vezes têm la o grafico de radiaçao. o que tiver picos mais altos de luz vermelha e azul, sao os melhores para plantas, e geralmente as lampadas com melhor espectro sao as de 6500 k ( sao as que mais se aproximam do espectro solar )

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom dia!

 

E isso se tiveres plantas que nao sejam muito exigentes, tenta 0.5w por litro ( ja te deram a litragem do aqua), sendo que deveras por lampadas na casa dos 6500k (daylight) e para essa altura as melhores e tambem mais baratas sao as t 8.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se nunca tiveste plantas naturais, talvez seja melhor começar com as menos exigentes, como as anúbias ou fetos de Java. E nem precisas de trocar a lâmpada que tens.

Gostava de saber se te quem aconselhou o uso de uma HQI ou de 1W/litro para 2 ou 3 plantas também tem essa iluminação ou se se iniciou com planatas naturais com essas potências...

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uns minutos atrás li este tópico e fiquei "curioso" em relação a questão do "reflector" "tirar luz"... Fui às minhas calhas Aquapor, tirei-lhes o "reflector" e realmente é verdade. Os "reflectores" tiram luz! :lol: :D Não devem ser reflectores...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tiram luz, como? Impedem que a luz vá em todas as direções, acredito... agora tirar luz??? absorvem luz? Malta de calhas aquapor, expliquem lá se fazem favor...

:lol: :D Tou confusa...

"I prefer drawing to talking. Drawing is faster, and leaves less room for lies." Le Corbusier

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Mas tiram luz, como? Impedem que a luz vá em todas as direções, acredito... agora tirar luz??? absorvem luz? Malta de calhas aquapor, expliquem lá se fazem favor...

Question Question Tou confusa...

Concerteza já ouviste falar em objectos opacos, translúcidos, transparentes, etc... essas coisas todas.

E também já deves ter ouvido falar em absorção de luz...

A absorção depende de vários factores, em que um é o comprimento do meio por onde está a passar a luz.

Desta maneira entendes, que quanto mais alta for a altura da coluna de água do aquário menos luz chegará ao fundo. Daí que muita gente aconselhe lâmpadas HQI e/ou T5 (não sei se há mais tipos) para muitos aquários que dependam de muita luz (plantados e marinhos), pois estes tipos de lâmpadas têm uma penetração maior na água.

Basicamente, qualquer que seja o meio (plástico, água, vidro, até o próprio ar) absorve sempre, nem que seja muito pouca radiação (luz).

Como é óbvio, o ar não absorve tanto quanto o plástico... :lol:

 

Sem contar com outras coisas. O plástico pode reflectir (como o vidro), e refractar (creio que este fenómeno não seja de grande importância a nível de perda de luz).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o Luis sempre pronto a esclarecer a malta... Mas a minha dúvida era referente aos reflectores de calhas da aquapor; é suposto absorver luz?

Sim, apesar de já não ver isso à uns tempinhos estou familiarizada com a reflecção/absorção de luz pelos materiais, ou não tivesse isso intimamente ligado à côr e textura das materiais... (conversa de arquitectura, lol)

"I prefer drawing to talking. Drawing is faster, and leaves less room for lies." Le Corbusier

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez Isa.

 

Mas a minha dúvida era referente aos reflectores de calhas da aquapor; é suposto absorver luz?

Não é questão de ser suposto ou deixar de ser suposto... :wink:

Qualquer objecto absorve luz... e esse plástico como é minimamente translúcido (nem transparente é, ou pelo menos tem aquela forma toda esquisita) perde-se sempre luz... Daí ser preferível não ter nada entre a lâmpada e a água... ou pelo menos o menor número de coisas possível.

 

Eu pessoalmente deixei ficar o plástico, mas é porque a calha que eu tenho da aquapor, nos aquários onde está montada, serve mesmo só para se ver os peixes/camarões (e o musgo não é muito exigente e continua a crescer lindamente). Era onde tinha os meus Killies.

 

Beijinhos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Supostamente" esse plastico com essa forma estranha tem o intuito de espalhar o maximo possivel a luz (no sentido de amplitude angular). Concordo que, no entanto, talvez seja preferivel ter a luz menos dispersa e com maior intensidade do que nos fiar numa materia que julgo nao gozar do mais altos padroes de qualidade optica :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.