Utilização de troncos de árvores vivas


Recommended Posts

Alguém me sabe dizer se existe um processo rápido ou menos rápido de tratar um tronco de uma árvore viva para usar num aquário? Varia com o tipo de árvore?

 

Se for necessário simplesmente submergir, quanto tempo deve ficar submerso?

 

Um abraço a todos e obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Arquimedes.

 

Eu acho que colocares um tronco ainda "vivo" num aquário é má ideia.

A carga biológica em decomposição será muito maior, o que poderá resultar numa condição de água pobre mais facilmente :D

 

Sem contar na libertação de todos os fluídos do tronco para dentro de água. Poderão desregular alguns equilíbrios químicos presentes na água do aquário...

 

Quanto a tempos de espera a que um tronco acabado de cortar demora a estar pronto para por no aquário, não posso precisar... :?

Acho que o melhor é colocares o tronco ao sol durante a Primavera e o Verão. Acho que lá para o Outono já deve estar bom... :?

Bem... mas eu nunca fiz isto. Algúem que o tenha feito que se acuse...

 

Se for necessário simplesmente submergir, quanto tempo deve ficar submerso?

Não percebi... submerso onde? Já no aquário, ou em água para o limpar e libertar a maior parte dos taninos?

Quanto à segunda, isso varia muito. Eu por exemplo, quando trago os troncos da loja escovo-os bem, passo-os por umas 3-4 águas diferentes (ficam de molho umas 3-4 horas). E passados, 1-2 dias já está pronto para por no aquário. E mesmo assim ainda deixa a água muito escura.

Há pessoas que preferem ferver,e deixar em água com sal, etc...

Isso agora depende do teu gosto, e se o tronco liberta muitos taninos ou não.

Relativamente à primeira hipótese (logo no aquário), desde que eles se segure no fundo, deixa-lo estar e ponto final... tem é de estar limpo :D

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Luís.

 

A minha pergunta relativa à submersão era no sentido de o "matar" mais rapidamente e permitir a libertação do que houver tóxico.

 

O meu problema é o que fazer a um tronco que ainda tem seiva mesmo.

 

Embalsamam-se pessoas, nah se embalsamam plantas? :P

 

Parece-me fácil causar envenenamento porque apesar de não ter a mínima ideia das composiçóes quimicas das seiva das plantas (basta pensar na diferença entre um pinheiro e uma figueira) tudo isso me cheira a morte certa pros peixes.

 

Tinha esperança de que uns 6 meses submerso numa zona de água corrente pudesse resolver o problema. Tu falaste em água e sal... será que no mar nao vai mais rápido e mais seguro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não convem por madeiras resinosas.. o pinheiro nao me parece nada uma boa escolha.

 

Para o tronco que tenho no meu (de videira) fiz o seguinte:

- apanhei o tronco (de uma videira que tinha sido arrancada já há cerca de 1 mes).

- deixei-o completamente submerso em agua num alguidar cerca de 3 semanas (mudava a agua de 2 em 2 dias +-, às vezes punha sal, outras não).

- fervi o tronco 3 vezes (até a àgua já não sair muito castanha).

- e finalmente po-lo no aquario. Com sorte ou não, mas posso dizer que não me pos a agua do aquario castanha :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa-o dentro de água com umas gotas de lexivia pura até vir o tempo mais quente, depois deixa-o ao sol cerca de 1 mês e volta a colocá-lo dentro de água mais 2 semanas.

Em seguida antes de o pores dentro do aqua verifica se já não deixa a água castanha e ferve-o 2,3 vezes.

É mais ou menos isto que eu faço com os meus e tem resultado, mas nunca usei nenhum com resina

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pribeiro: eu nem tenho tanto o problema da água castanha, é mesmo o problema da seiva. Mas depois vejo o efeito da lixivia.

 

zeneo: a ideia do forno parece boa, mas não tenho forno que dê pra um tronco tão grande.

 

O melhor é tratar o tronco e depois fazer a experiência com 1 peixe. Se ele mostrar sinais de não estar bem, voltar a repetir o processo.

 

Obrigado a ambos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.