UV, sim ou não e qual?!


Recommended Posts

Ora boas, aquaviciados!

 

Ando nestas lides há relativamente pouco tempo, tropecei no fórum e principalmente à vossa conta estou altamente agarrado a isto da aquariofilia... com tendência a piorar!

 

Um dos meus aquários é um um semi-plantado, com 180 litros (aprox.), cujos inquilinos principais são 3 discus juvenis, uma competente equipa de limpeza de 7 corydoras, 1 SAE, etc. Como filtragem biológica / mecânica possuo um filtro externo JBL CristalProfi 250, de 700 lts/hora.

 

Como prefiro prevenir que remediar, queria saber qual a vossa opinião acerca da aquisição de um filtro UV.

 

Apesar da muita informação recolhida e depois de alguma pesquisa por aqui e não só, ainda tinha dúvidas se o investimento se justificaria a curto / médio prazo, mas pelo que já averiguei até aqui, sim, justifica-se!

 

Assim sendo fiquei com outra dúvida: qual escolher?!

 

Ando indeciso entre o modelo in-line com a saída do filtro ou um interno, ou seja, entre este:

JBL AquaCristal UV-C 9 W

Prós: externo; não é ruidoso e lâmpadas fáceis de encontrar, embora mais caras.

Contras: reduz o caudal do filtro (?!); preço (comparado com o outro).

 

e este:

AA 9W UV Sterilizer with power head

Prós: preço (60€ numa loja aqui perto) e... (não encontro mais nenhum!)

Contras: inestético, uma vez que é interno; não se susbtitui a lâmpada mas sim o cartucho completo e mais barato; ruidoso, uma vez que tem powerhead (?!); a esponja necessita ser limpa muitas vezes.

 

Posto isto, gostaria que me elucidassem se vale a pena ou não o investimento, qual o melhor modelo, não que tenham que ser propriamente estes, e de outros prós e contras mediante a vossa experiência!

 

Fico a aguardar!

 

Cumprimentos!

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Oinq!

 

Pois, essa é uma das dúvidas que tenho... Será que reduz o caudal de saída do filtro?

 

Não me refiro à quantidade/velocidade de água que por alí tem que passar por hora para que seja eficaz, mas sim ao amortecer/fazer obstáculo à livre circulação de água... Não sei se me faço entender.

 

Já li algures (agora não me recorda onde, mas posso procurar) que sim, que reduz o fluxo de água, mas nada de significante.

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pelo simples facto de aumentar o comprimento do tubo, por si só, faz diminuir o caudal. Sem contar com: diferenças de secção, curvas, possíveis acumulações de matéria (entenda-se, nhanha), etc...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo simples facto de aumentar o comprimento do tubo, por si só, faz diminuir o caudal. Sem contar com: diferenças de secção, curvas, possíveis acumulações de matéria (entenda-se, nhanha), etc...

 

Precisamente! Era mais ou menos a ideia que eu tinha, basta um simples acumular de nhanha, umas curvas e contra-curvas na circulação da água é já é suficiente para se notar uma redução do caudal, que no fundo é o que o filtro UV é: mais um obstáculo, mas nada de preocupante, certo?!

 

Estou deveras inclinado para a aquisição do in-line! Outra dúvida, partindo do principio que irá ficar ligado 24 horas por dia (se cometer alguma atrocidade, por favor avisem!) e a avaliar pelo débito do filtro (700 lt/h), nem sempre real, mas enfim é o que anuncia o fabricante, será suficiente um UV de 5W ou aconselham o de 9W, a fim de manter a água saudável?

 

Mais uma vez, obrigado e cumprimentos!

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Explica lá essa que agora não percebi...

Eu também gostaria de explicar, mas na cadeira de Fenómenos de Transporte que tive as forças de atrito nessa dimensão nunca eram consideradas :wink:

 

Mas tens um exemplo práctico. Pegas numa mangueira de 10 metros com uma dada secção, e depois pegas num tubo com a mesma secção, mas só com 1 metro. Se tiverem os dois cheios de água, em qual deles é mais difícil para tu "empurrares" a água?

Até pode ser insignificante, mas que essa perda de carga (como costumam dizer) existe, é verdade.

 

Então se enrolares a mangueira ainda te vês mais à rasca :(

 

Espero ter conseguido ajudar :wink:

Muito provavelmente, alguém de Engenharia Mecânica/Física saberá explicar isto muito melhor.

 

Um abraço.

Luís Fortunato

 

PS: Um exemplo bom que podes ter (visto trabalhares num laboratório), é nas colunas de cromatografia. Quanto maior o comprimento da coluna, maior terá de ser a "força" (entenda-se, pressão) com que o eluente terá de ser injectado no início da coluna.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Na minha opinião um filtro de UV vale a pena, pelos seguintes motivos:

- Reduz significativamente a quantidade de algas.

- Reduz a propagação de doenças no aquário, pois destroi os micro-organismos em suspenção na água.

- Não esteriliza completamente a água, havendo sempre uma pequena quantidade de micro-organismops em suspensão, suficiente para manter a imunidade dos peixes.

-Não diminui em nada o ciclo biológico dos filtros.

-Não tem qualquer influência sobre as bactérias do solo do aquário.

- O seu consumo é relativamente pequeno.

-A minha experiência é muito positiva, pois, quer em água doce, quer em água salgada, desde que os uso tenho tido muito menos baixas.

Quanto ao caudal, este está em geral indicado pelo fabricante e, tem um valor aproximado, o que quer dizer que não deve haver muitos problemas desde que as tubagens não sejam exageradamente compridas, estreitas ou com muitas curvas.

Saudações aquariófilas.

Duque

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sr. Duque!

Obrigado pela informação e confirmar que efectivamente é um optimo investimento de prevenção.

 

Já agora, e não querendo tornar-me muito chato, embora já quase esteja decidido na compra dum para acoplar no tubo de retorno do filtro, que me dizem do modelo interno similar ao que acima mencionei?

 

É que, ao que me parece, alheando o facto de ser para aplicar no interior do aquário, o preço de aquisição e manutenção é mais convidativo... Será o seu desempenho e performance superior, isto é, uma vez que o volume de água filtrado não depende do fluxo de água expelido pelo filtro externo (tal como o da JBL) mas sim da powerhead cuja capacidade de drenagem é a própria para a lâmpada e daí o ser mais preciso? Não sei se me faço entender...

 

Fico a aguardar.

 

Cumprimentos!

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Muito provavelmente, alguém de Engenharia Mecânica/Física saberá explicar isto muito melhor.

Cá estou eu... :lol: TENS RAZÃO.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tens um exemplo práctico. Pegas numa mangueira de 10 metros com uma dada secção, e depois pegas num tubo com a mesma secção, mas só com 1 metro. Se tiverem os dois cheios de água, em qual deles é mais difícil para tu "empurrares" a água?

Até pode ser insignificante, mas que essa perda de carga (como costumam dizer) existe, é verdade.

 

Bom dia.
Muito provavelmente, alguém de Engenharia Mecânica/Física saberá explicar isto muito melhor.

Cá estou eu... :shock: TENS RAZÃO.

JPM

 

Bahh não compliquem, na pratica isso não existe ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva de novo.

 

Bahh não compliquem, na pratica isso não existe

Eu não teria tanta certeza... :evil:

 

Óbvio que a perda de carga está mais relacionada com nhanha que se acumule nos tubos, e esta contribui muito mais que o comprimento dos tubos.

 

Estive a dar aqui uma olhada pelas minhas sebentas de FT, e pelo que vi, um simples cotovelo a 45º, induz uma perda de carga equivalente a um tubo com a mesma secção com um comprimento de 15 vezes o seu diâmetro...

 

Para nós estas coisas podem não importar muito. Como diria o João Magalhães: "Desde que o filtro funcione e faça o seu trabalho, não me preocupo" :D

 

Mas para um "shô inginheiro", a dimensionar uma fábrica, acredita que se ralam muito :oops:

 

Fica bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tens um exemplo práctico. Pegas numa mangueira de 10 metros com uma dada secção, e depois pegas num tubo com a mesma secção, mas só com 1 metro. Se tiverem os dois cheios de água, em qual deles é mais difícil para tu "empurrares" a água?

Até pode ser insignificante, mas que essa perda de carga (como costumam dizer) existe, é verdade.

 

Bom dia.
Muito provavelmente, alguém de Engenharia Mecânica/Física saberá explicar isto muito melhor.

Cá estou eu... :oops: TENS RAZÃO.

JPM

 

Bahh não compliquem, na pratica isso não existe :evil:

 

 

 

Existe e de que maneira. è exactamente isso que faz variar a pressão no mergulho por exemplo. A coluna de agua, o seu peso. Para se ter uma noção, uma coluna de agua de dez metros, com determinada secção equivale a uma de ar de 12000 m com a mesma secção. Se mergulhasses saberias que isso faz toda a diferença.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tens um exemplo práctico. Pegas numa mangueira de 10 metros com uma dada secção, e depois pegas num tubo com a mesma secção, mas só com 1 metro. Se tiverem os dois cheios de água, em qual deles é mais difícil para tu "empurrares" a água?

Até pode ser insignificante, mas que essa perda de carga (como costumam dizer) existe, é verdade.

 

Bom dia.
Muito provavelmente, alguém de Engenharia Mecânica/Física saberá explicar isto muito melhor.

Cá estou eu... :D TENS RAZÃO.

JPM

 

Bahh não compliquem, na pratica isso não existe :evil:

 

 

 

Existe e de que maneira. è exactamente isso que faz variar a pressão no mergulho por exemplo. A coluna de agua, o seu peso. Para se ter uma noção, uma coluna de agua de dez metros, com determinada secção equivale a uma de ar de 12000 m com a mesma secção. Se mergulhasses saberias que isso faz toda a diferença.

 

Abraço

 

Eu mergulho... P2 CMAS here

 

 

Estamos a falar de comprimento de tubo ( logicamente na horizontal... :oops: )

 

se falarmos na vertical, como é do conhecimento geral, as bombas ( qualquer uma ) têm na sua chapa de caracteristicas, o caudal a uma determinada altura manometrica.

 

Olha que eu sou da ETA. o gaju das bombas. :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tens um exemplo práctico. Pegas numa mangueira de 10 metros com uma dada secção, e depois pegas num tubo com a mesma secção, mas só com 1 metro. Se tiverem os dois cheios de água, em qual deles é mais difícil para tu "empurrares" a água?

Até pode ser insignificante, mas que essa perda de carga (como costumam dizer) existe, é verdade.

 

Bom dia.
Muito provavelmente, alguém de Engenharia Mecânica/Física saberá explicar isto muito melhor.

Cá estou eu... :lol: TENS RAZÃO.

JPM

 

Bahh não compliquem, na pratica isso não existe :roll:

 

 

Fazes tu muito bem! Vivendo aí ao pé das berlengas, os melhores spots de mergulho continentais, fazes bem em ser mergulhador. Tb eu ai vou com bastante frequencia. Quem sabe um dia nos encontramos.

 

 

 

Existe e de que maneira. è exactamente isso que faz variar a pressão no mergulho por exemplo. A coluna de agua, o seu peso. Para se ter uma noção, uma coluna de agua de dez metros, com determinada secção equivale a uma de ar de 12000 m com a mesma secção. Se mergulhasses saberias que isso faz toda a diferença.

 

Abraço

 

Eu mergulho... P2 CMAS here

 

 

Estamos a falar de comprimento de tubo ( logicamente na horizontal... :roll: )

 

se falarmos na vertical, como é do conhecimento geral, as bombas ( qualquer uma ) têm na sua chapa de caracteristicas, o caudal a uma determinada altura manometrica.

 

Olha que eu sou da ETA. o gaju das bombas. 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar do perceptível desvio técnico ao tópico e tal, continuo com dúvidas acerca de que filtro UV comprar...

 

Afinal que filtros possuem e que mais têm a acrescentar acerca de?

 

Obrigado, cumprimentos!

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso optei por comprar uma UV para colocar em serie mas optei por colocar também uma powerhead para promover a circulação de agua nela. Assim o equipamento esta apenas ligado durante a noite, o que para além da esterelização da agua, provoca também durante a noite um fluxo de agua diferente que levanta alguma porcaria em sitios onde ela se acumula durante o dia com o fluxo normal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso optei por comprar uma UV para colocar em serie mas optei por colocar também uma powerhead para promover a circulação de agua nela. Assim o equipamento esta apenas ligado durante a noite, o que para além da esterelização da agua, provoca também durante a noite um fluxo de agua diferente que levanta alguma porcaria em sitios onde ela se acumula durante o dia com o fluxo normal.

 

Bem pensado! Tem lógica, até porque a powerhead irá provocar uma maior movimentação da água logo mais oxigenação desta e principalmente à noite quando há maior consumo de oxigénio, isto, claro, num aquário plantado, que é o meu caso. Corrijam-me se estiver errado.

 

Pronto, entretanto, dilema outra vez! Interno c/ powerhead ou externo?!

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso optei por comprar uma UV para colocar em serie mas optei por colocar também uma powerhead para promover a circulação de agua nela. Assim o equipamento esta apenas ligado durante a noite, o que para além da esterelização da agua, provoca também durante a noite um fluxo de agua diferente que levanta alguma porcaria em sitios onde ela se acumula durante o dia com o fluxo normal.

 

Bem pensado! Tem lógica, até porque a powerhead irá provocar uma maior movimentação da água logo mais oxigenação desta e principalmente à noite quando há maior consumo de oxigénio, isto, claro, num aquário plantado, que é o meu caso. Corrijam-me se estiver errado.

 

Pronto, entretanto, dilema outra vez! Interno c/ powerhead ou externo?!

 

 

 

Pessoalmente acho que deverias ir para uma solução tipo aquela que te referi. Pelas razões que já aqui disse, e também pleo facto de se por exemplo um dos elementos se avariar não pederes toda a montagem, ouseja se por exemplo a powerhead der o berro tens de comprar só outra e não todo o equipamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, em relação à ideia do UV da JBL reduzir mais o fluxo, penso que pode ter a ver com o facto de a água andar literalmente aos zigue-zagues lá dentro pra aumentar o tempo de exposição. Mas se a razão for só essa, o outro UV que mencionaste também faz a água andar aos zigue-zagues.

 

A vantagem da powerhead é que em principio podes escolher o fluxo que te interessa de acordo com os teus objectivos: para matar parasitas o fluxo tem que ser muito mais lento que os teus 700 L/H, para a potência do UV que falaste.

 

Dá uma olhada aqui e nas indicações do fabricante também.

 

http://www.drsfostersmith.com/pic/article....tid=423&aid=440

 

http://www.aquaristikshop.com/download/pdf...f/JBL_UV_GB.pdf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora, boas!

 

Precisamente, Arquimedes, ambos fazem circular a água em zig-zag no seu interior, prolongando assim o tempo de exposição aos raios UV...

 

Quanto ao fluxo do filtro externo (os tais 700 l/h), tens razão, é água a mais para que o UV seja realmente eficaz... Foi essa a conclusão a que (com a vossa ajuda!) cheguei, tanto que já adquiri o interno de 9W com a powerhead integrada de 200 l/h cujo fabricante anuncia apropriado para aquas até 200l:

UVint.jpg

 

É um tanto ou quanto inestético, mas paciência compensa o mal que parece pelo bem que faz!

 

Quanto ao fluxo de água, penso que este método é o ideal, pois sendo a powerhead embutida esta leva o fluxo de água certo ao contacto com a lâmpada, e assim não restam dúvidas da eficácia.

 

Tem ainda um módulo exterior com led avisador do funcionamento da lâmpada que avisa quando for necessário susbstituir a lâmpada UV, que por sinal é aquele cartucho completo e é acessível em termos de preço.

 

Cumprimentos e obrigado a todos!

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá rcromo,

 

Interior, foi o unico modelo que encontrei. Mesmo por aqui, na net, é o mais comum de se encontar e sinceramente não vi mais nenhum com as mesmas caracteristicas.

 

Podes ver as caracteristicas no 2º link do meu primeiro post neste tópico, é da página do fabricante.

 

Cá em Portugal é importado e representado pela Anivite/Aquapor, portanto em qualquer loja que trabalhe com, poderão encomendar.

 

Dei €60 numa loja.

 

Os filtros UV são um produto não muito divulgado por cá (Portugal), a meu ver devido ao facto de o mercado dos medicamentos e novos peixes ser mais lucrativo do que a venda de material de prevenção como este, mas isso é outro assunto!

 

É muito gabado em vários reviews em foruns e páginas estrangeiras.

 

Espero ter ajudado...

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.