[DIY] MATERNIDADE - como fazer uma .


Recommended Posts

Este tópico tem dois objectivos:

 

1º Cuidar da saúde das fêmeas grávidas (incubadoras bocais principalmente) e dos alevins recem nascidos, já que as maternidades à venda são pequeníssimas e próprias para guppys.

 

2º Para me libertar a mim de uma carga de trabalhos e estar sempre a responder às mesmas perguntas no msn :P:lol::lol::oops:

 

Então vamos lá saber como se faz uma maternidade com pouco dinheiro e eficaz:

 

1º Comprar a maternidade em qualquer loja ou hipermercado;

 

Foto:

Maternidade_caseira_01.jpg

 

2º Fazer dois furos nos topos da "maternidade" usando uma furadora com uma broca craneana com o diametro entre os 8 e os 10cm.

A seguir colar com silicone rede fina (mosquiteira) à venda em qualuqer superfície de bricolage.

 

 

3º Deixar secar e está pronta a receber a fêmea com a boca cheia ou os alevins.

 

Fotos: Pronta

Maternidade_caseira_03.jpg

 

Eretmodus_cyanostictus_alevins_01.jpg

 

OBS. o silicone se for transparente e próprio para aquários dá um aspecto melhor, esta foi a única que colei com silicone preto. Mas é só uma questão de aspecto, em termos funcionais é a mesma coisa, como é óbvio.

 

Um vídeo de uma fêmea hippo point com a suas crias na respectiva maternidade:

 

Espero que tenham percebido o esquema. Qualquer dúvida apitem :lol:

Editado por João Magalhães

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era um tupperware tão bonito.... :lol: :lol:

 

ehehe

 

 

Ganda João :wink:

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As ventosas também já fizeram parte do meu projecto até ao dia em que os alevins foram todos papados pelos outros quando as ventosas se soltaram. Os fios são mais feios mas mais eficientes e fiáveis bigsmile

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, considerando que as ventosas que tenho são melhores que a do termometro, que até hoje ainda não descolou, não deve ter problema. E mesmo que se solte, só tenho no aquario a mãe, que ao fim de uma semana, não tinha comido nenhum (que eu visse, só se comeu algum assim que ele nasceu, durante a noite).

Se alguma ventosa se soltar, provavelmente vou pendurar por um fio a maternidade a uma das travessas do aqua.

Já pensei em tudo. bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

...atendendo a boa ideia do João Magalhães....resolvi meter aqui o meu trabalho...

...para além das passagens de água normais...meti também uma no fundo...o trabalho foi feito com rede de arame que não oxida...agora espero que corra tudo bem...

 

 

dscf11185ob.jpg

Miguel

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Fiz uma maternidade como esta do tópico mas usei um silicone comum sem ser proprio para aquários.

 

Era suposto o silicone ser próprio para aquarios ou qualquer silicone servia para colar a rede à maternidade?

bitelink

 

vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil...;):P

 

Rafael Paiva

Cumps!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é suposto haver alguma diferença entre esse silicones...

estando o silicone em contacto com a água é essencial não se deteriorar nem que contenha qualquer composto prejudicial para os organismos que lá se encontram...agora como eu não não percebo nada de químicas, é melhor um entendido explicar as diferenças entre esses silicones :wink:

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Essa ideia está boas mas a unica coisa que difere das vulgares é mesmo o espaço.

 

O desenvolvimento nunca vai chegar aos pés de uma maternidade construida para o efeito com toda uma envolvência natural (plantas, pedras, areão....)

 

Se não se quiser gastar muito dinheiro nuns vidros 40*20*20 que sinceramente não fica por aí alem pode-se compra caixas de arrumação e fazer o mesmo mas recriando um local mais apelativo á exploração.

 

Mera opinião claro

 

Fiquem bem

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não se quiser gastar muito dinheiro nuns vidros 40*20*20 que sinceramente não fica por aí alem pode-se compra caixas de arrumação e fazer o mesmo mas recriando um local mais apelativo á exploração.

O que queres dizer com isso? Que colocas um aquário de vidro dentro do tanque principal?

 

Caso não tenhas percebido, a ideia da maternidade é mesmo não stressar a fêmea e os pequenotes não havendo mudanças de água. Mesmo que se retire água do aquário e se coloque num outro, por haver demasiados factores em jogo, ao fim de algum tempo, a água nunca será igual.

 

Um óptimo sítio para servir de maternidade, no caso de haver espaço e segurança para os alevins, é na sump.

 

Mas agora concordo contigo numa coisa, quanto maior o tupperware, melhor. e se for possível colocar um grande, tipo caixa de arrumação como dizes, desde que caiba e não perturbe a mecânica do aquário, é preferível, digo eu...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, fazer um mini-aqua fora do grande!

 

Tens certa razão com a mudança de agua mas reparares o choque será bem maior quando os alevins sairem cá para fora com 3 ou mais meses (dependendo do que se tiver no aqua principal) e verem tudo diferente do que viam até então, num ambiente totalmente estranho com o seu crescimento de certo atrofiado e menos capazes de dar um sprint para fugir dos outros!

 

A questão da agua talvez seja mais facil senão repara: A agua em principio vem do aqua proncipal em 3 meses não vais ter uma mudança radical da água o que facilita a troca de um lado para o outro (com os devidos cuidados como se faz sempre que se compra um peixe na loja por exemplo)

 

Isto não passa de opinião pessoal claro já "testei" e os resultados são claramente incomparaveis a meu ver. É como tudo na aquariofilia várias maneiras de fazer a mesma coisa cada um escolhe a que gosta e acha que será melhor.

 

Abraço, FBIpt

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

A questão da agua talvez seja mais facil senão repara: A agua em principio vem do aqua proncipal em 3 meses não vais ter uma mudança radical da água o que facilita a troca de um lado para o outro (com os devidos cuidados como se faz sempre que se compra um peixe na loja por exemplo)

Eu percebo que seja melhor para os peixes e a fêmea terem um aquário só para eles enquanto crescem o suficiente para não serem comidos pelos outros...

Mas também tens de pensar, nem toda a gente tem hipótese de colocar mais um aquário só para fazer isso.

 

A questão da agua talvez seja mais facil senão repara: A agua em principio vem do aqua proncipal em 3 meses não vais ter uma mudança radical da água

Eu não concordo... então os nitratos e essas coisas todas? Também influenciam... Não te esqueças, que há muitos alevins de peixes que não lhes podes fazer TPA's daquelas brutais...

 

Mas sem dúvida alguma, que ter um aquário dedicado ao crescimento dos peixes alevins é a melhor coisa que se pode ter... só que nem toda a gente tem condições para colocar mais um aquário em casa, e o que se apresenta aqui, é pura e simplesmente uma maneira de ter uma maternidade, bem maior que as normais que se vendem nas lojas.

 

Abraço.

Luís Fortunato

 

PS: As plantas seguem 2ª, porque não as ia estar a enviar hoje ou na 5ª, não fossem ficar retidas nos correios o fim-de-semana.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...desde que escrevi a ultima vez e apresentei a minha maternidade já fiz e estou a fazer algumas modificações...pois deixei o projecto que tinha de maternidade e estou a fazer as modificações para um aquário 40x20x20 ...para os ciclideos ficarem mais a vontade...mas para isso tenho de vender o meu escalar que esta enorme e come-me os pequenotes todos...

Miguel

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso serve para?

 

Separar varias especies ou reprodução selectiva!

 

A temperatura vai ser parecida.

 

Podias era criar uma envolvencia melhor.

 

Já agora a meio do post veio-me á ideia (e para ser verdadeiro) isso a meu ver não serve para nada a não ser tirar espaço ao aqua maior, se não repara: a agua de um e de outro não vão ser iguais como o Luis disse em cima existem sempre alterações. O que te aconselho é mesmo colocares os aqua separados a funcionar, porque a unica coisa que te estar a trazer vantagem é nãol gastar 15€ num termostato.

 

 

PS: hoje estou do contra :|

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...digovos uma coisa: vocês para complicarem o que é simples são uns artistas :|:oops::)

 

O melhor mesmo é uma maternidade mais ou menos do tamanho da que referi e passado um mês ou dois colocar as crias num aquário de 200L ou equivalente onde possam crescer à vontade.

 

Não inventem...ja está tudo inventado :D :P

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

estou a fazer uma maternidade/refúgio semelhante e encontrei um local ideal para colocar o tupperware, a trave francesa do aqua biggrin.png' alt=':biggn:'> finalmente uma boa ideia para aproveitar aquela coisa inestética biggrin a circulação de água vai ser feita com retorno do filtro u/v e queda de água directa para o aqua principal através de furos de escoamento por gravidade :(

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais