Across the River REV2.1 «Final»


FAAO

Recommended Posts

Boas Filipe,

 

Quantos litros de Elos Terra usaste ai? 15? 20?

E o que tens a dizer acerca do aquecimento de fundo? Essencial? Um extra? Algo que vale *mesmo* a pena esperar e comprar? Util a curto ou a longo prazo?

 

Um abraço,

 

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 193
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Informem-se bem e leiam... leiam muito! Eu procurei, li e fui devorando informação,

 

Ainda bem que falaste nisto, por acaso podes dizer alguns livros que recomendes? Ou mesmo e-books.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos litros de Elos Terra usaste ai? 15? 20?

E o que tens a dizer acerca do aquecimento de fundo? Essencial? Um extra? Algo que vale *mesmo* a pena esperar e comprar? Util a curto ou a longo prazo?

Usei 30L de Elos Terra neste aquário devido ao efeito do rio, porque se fosse para preencher o fundo totalmente talvez os 40L fosse o mais indicado.

Quanto ao aquecedor de fundo não posso dar mais informações para além das que já foram dadas e vistas nas fotos da evolução do áqua.

O problema por muitos apresentada do apodrecimento das raízes para já não tem qualquer fundamento, as plantas que retirei foram apenas por questões "técnicas", gosto, equilibrio e alguma suavidade no layout. Quando retirei as plantas do áqua tive de usar a tesoura para cortar junto ao substrato, as plantas de caule estavam muito agarradas, suponho que as raizes estavam bastante desenvolvidas.

 

Ainda bem que falaste nisto, por acaso podes dizer alguns livros que recomendes? Ou mesmo e-books.

Existe algo melhor que a partilha de informação entre vários membros de um forum?

Eu não li nem recomendo nenhum livro sobre aquariofilia ou aquascape.

Tudo que sei foi através de pesquisas na net e troca de informações com outros membros. Se procurares bem, aqui no forum tens muitos exemplos de como fazer, iniciar e também infelizmente de como não se deve começar. É uma questão de "perderes" se é que se pode considerar perder tempo ao ler muitos tópicos existentes, tens para todo o gosto e feitios... de certeza vais ganhar muitos conhecimentos sobre vários aspectos. Eu quando comecei nem o forum conhecia :wink:

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe algo melhor que a partilha de informação entre vários membros de um forum?

Eu não li nem recomendo nenhum livro sobre aquariofilia ou aquascape.

Tudo que sei foi através de pesquisas na net e troca de informações com outros membros. Se procurares bem, aqui no forum tens muitos exemplos de como fazer, iniciar e também infelizmente de como não se deve começar. É uma questão de "perderes" se é que se pode considerar perder tempo ao ler muitos tópicos existentes, tens para todo o gosto e feitios... de certeza vais ganhar muitos conhecimentos sobre vários aspectos. Eu quando comecei nem o forum conhecia  :wink:  

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

Isso é como tenho feito, neste momento em relação a peixes de água quente e plantados, sei muito mais agora do que sabia à 4 meses atrás. Se calhar é a minha mania perfecionista e meio chata, de querer absorver tudo sobre um assunto ou hobby em que me envolva... :P

Normalmente, por dia, quando faço login no forum, aparecem 2 ou 3 páginas de topicos novos ou actualizados. Se eu te disser que pelo menos 3/4 deles, leio de uma ponta à outra, acreditas? Além de me fartar de fazer pesquisas e ler tópicos mais antigos. Além disso, tenho acompanhado e observado os meus aquas, além de fazer alguns testes cuidadosos (luz, co2, fertilização, podas), e mesmo assim fico sempre com aquela impressão esquisita que falta qualquer coisa.

 

De qualquer maneira, foi graças a fotos tuas e doutros por aqui, que começei aos poucos a experimentar plantas de tapete. Fazem um efeito jeitoso. Se bem que gosto mais do tipo da aciculares, a glosso, não gosto assim tanto. Em alguns aquas, até fazem um efeito interessante, mas acho que a aciculares, se fôr para ter um tapete, fica mais bonito.

E esta tua montagem, está muito bem conseguida, gosto bastante da calma que transmite.

 

PS - Ao olhar para os troncos no centro, vêm-me sempre à ideia a imagem de um abutre pousado, não sei porquê. Fico com a ideia que já vi uma paisagem assim em algum lado com abutres pousados (ou foi no BBC Vida Selvagem, ou nalgum filme de cowboys). E não quero dizer com isto que o aqua dá uma imagem macabra, dá sim, não sei se é impressão minha, mas dá-me a impressão de uma paisagem real. O que num aqua plantado de alguém que quer fazer uma paisagem da Natureza, é mesmo muito bem conseguido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Deixo-vos uma foto actualizada do áqua com alguns ajustes utilizados na configuração da máquina e após em photoshop.

 

 

Sem correcções em photoshop apenas usei o crop

Muitas pessoas gostam de ver fotos assim, aparenta mais a realidade do áqua.

No caso do ADA2006 contest não me admirei em nada ao colocarem esta regra no envio das fotos. Muitas das vezes as fotos são manipuladas onde se forçam algumas cores de plantas fugindo um pouco da realidade.

Podem comprovar que não é o caso, a máquina foi ajustada a cada áqua de forma a tirar as fotos o mais reais possiveis e mesmo no caso de não haver qualquer ajuste de photoshop não perde qualquer qualidade.

30042006b_o.jpg

 

Ajuste de brilho, contraste e alguma acentuação de relevo - Editado em photoshop

Geralmente nas minhas fotos gosto de acentuar determinados relevos e aplicar alguma nitidez. Não mexo em saturações e cores apresentadas.

Em alguns casos é necessário corrigir o brilho e o contraste afim de evitar a luminosidade provocada pelas lâmpadas.

30042006b_e.jpg

 

Configurações da máquina SONY DSC-V3:

Iso: 200

Abertura: f2.8

Velocidade:1/50

Nitidez: +

Saturação: +

WB: Fluorescentes

Contraste: +

Macro: On

Flash: Off

 

Para terminar uma macro :(

 

caridinab.jpg

 

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não é fácil fotografar e amestrar camarões :wink: mas para surpresa minha vejam o que aconteceu....

DSC09951.jpg

DSC09952.jpg

DSC09953.jpg

DSC09954.jpg

DSC09955.jpg

DSC09956.jpg

DSC09957.jpg

DSC09958.jpg

DSC09959.jpg

DSC09960.jpg

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta fixe a explicação sobre fotografia. Isso ajuda a muita gente. Eu inclusive. obrigado.

 

Estava eu a podar umas plantas quando senti algo na minha mão. Apanhei um cagasso valente. (Podia ser um crocodilo). Mas era só uma caridina. E os SAE também vinham à mão. É Giro. E é uma boa maneira de lavar as mãos. Um pouco demorada talvêz...

 

Abraço, Marc06

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava eu a podar umas plantas quando senti algo na minha mão. Apanhei um cagasso valente. (Podia ser um crocodilo). Mas era só uma caridina. E os SAE também vinham à mão. É Giro. E é uma boa maneira de lavar as mãos. Um pouco demorada talvêz...

 

Por acaso estava a plantar alguma eleocharis que os meus SAES fazem questão de levantar de vez em quando!!!

Senti uma comichão na mão perecia que algo estava a arranhar, qual a minha surpresa quando vejo um caridina por baixo da mão e junto à pinça. Depois foi uma questão de testar o seu comportamento. Meti a mão junto a um ramo onde estavam alguns a "apanhar banhos de sol" e qual o meu espanto quando reparo que estes curiosos bichos tentavam chegar á minha mão.

É uma sensação agradável mas ao mesmo tempo esquisita... não aconselhavel a quem tiver cócegas.

 

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto não é normal, depois de alguns mêses sem consultar o fórum e estando hoje ligado com o funtastic modem 56k, ando à mais de duas horas a babar-me e a contorcer os ossos na cadeira, lembrei-me de vir aqui dar uma olhada e ver as novidades depois de andar a namorar a proxima aquisição para a casa nova :) ao ligar o msn a certa altura vi um contacto ligado (alguém que não me lembro de alguma vez termos dialogado a não ser uma curta cena sobre iluminação aqui no fórum) e a luz acendeu .o(deixa lá ver se ele inventou mais alguma!!!) moral da história: ainda estou com parte da mucosa cerebral às voltas a pensar o que vou fazer aos meus aquários, a Mafalda dorme com a tv ligada à mais de hora e meia, o meu papagaio deve estar a pensar que me passei de vez e tenho uma pasta nova na F: com o nome de Filipe Oliveira (alguém conhece ???) :D

 

Muitos parabéns só tenho pena de não poder sacar o movie porque com esta ligação até as fotos foram uma aventura e talvez um dia destes te vá melgar para ajuda sobre o bicho de 450 que vêm a caminho ;)

 

Até lá, continuação do muito bom trabalho nesses jardim cobertos de água

 

Abraço

Miguel Dias

(Gumble)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

...e tenho uma pasta nova na F: com o nome de Filipe Oliveira (alguém conhece ???) :)

:D uma pasta com o meu nome!!! não me digas que é onde metes o lixo ou coisas obsoletas. :lol:

 

e talvez um dia destes te vá melgar para ajuda sobre o bicho de 450 que vêm a caminho ;)

 

Tás à vontade... No que puder ajudar ;)

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recomendo que, quando estão a fazer a manutenção e tenham kribensis com postura feita, mantenham os olhos postos no macho.

 

Caso contrário apanham um cagaço que pode ter consequencias algo desastrosas para a calha de iluminação.

 

É impressionante como um ser minusculo, quando comparado comigo, tem a coragem de me ferrar as vezes que for preciso para tirar a mão de dentro do território dele.

 

Quem me dera ter a coragem dele... :D :);)

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns filipe!! Que inspiração...

Já deves andar a fazer inveja ao senhor Takashi...

Uma fila de avés só para ti :D : :D :?:lol:bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown bowdown

 

Quando vao sair os resultados do ADA??

 

 

Abraço

Sam Lopez

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Projecto realmente espectacular os meus parabens. Vou iniciar-me neste hobby apesar de ter contacto com o mesmo através do meu irmão (desde miudo teve aquarios) mas ele nunca tinha utilizado plantas naturais.

 

Tenho pesquisado sobre que substrato utilizar e vejo que o FAAO utiliza Elos Terra com resultados espectaculares (sei que o substrato só por si não é tudo, mas ajuda bastante), gostaria de saber se só com o Elos Terra as plantas obtêm os nutrientes suficientes ou é necessario algum outro produto por baixo deste? Como por exemplo o Terra Zero? Ou será que o Terra Zero é utilizado apenas quando o Elos Terra comece a perder as suas qualidades? (pelo que li passado um ano)

 

Mais uma vez FAAO parabens está lindissimo o aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tenho pesquisado sobre que substrato utilizar e vejo que o FAAO utiliza Elos Terra com resultados espectaculares (sei que o substrato só por si não é tudo, mas ajuda bastante), gostaria de saber se só com o Elos Terra as plantas obtêm os nutrientes suficientes ou é necessario algum outro produto por baixo deste? Como por exemplo o Terra Zero? Ou será que o Terra Zero é utilizado apenas quando o Elos Terra comece a perder as suas qualidades? (pelo que li passado um ano)

 

Se usares apenas Elos Terra tens os nutrientes suficientes para avançar com o plantado. Não necessitas de usar TerraUNO ou TerraZero, tratam-se de fertilizantes de fundo periodicos e que servem apenas para renovar o substrato se assim entenderes.

Dependendo da tua exigência e do nº de plantas podes necessitar de recorrer ao TerraUno de 6 em 6 meses. Ficas com o substrato como novo e não precisas de replantar.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já não vinha aqui ao fórum à meses, mas uma coisa nunca muda .... a qualidade dos aquas do Filipe :)

 

Está muito bom !

 

Adorei "toque" com os Caridinas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já com as alterações efectuadas, falta apenas esperar o seu desenvolvimento.

 

23052006b.jpg

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

 

As Blyxas da esquerda foram à vida ou levaram um valente desbaste?

 

Exactamente que diferenças podemos verificar para a foto anterior?

 

Mas mais uma vez ... :wink: muito bom!

 

Speechless!

 

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

As Blyxas da esquerda foram à vida ou levaram um valente desbaste?

Foram mesmo à vidinha delas... ofereci 3 belos tufos a um amigo, espero que tenha tanta sorte quanto eu e de preferência que não lhe cresça tanto quanto a mim.

Já não tinha mão nelas, cresciam... cresciam que se farta e tinha um grande inconveniente, tapavam a luz á eleocharis e começavam a ganhar terreno às outras plantas. Como não é uma planta que se pode por cima, tens de ir cortando os pequenos pés que ela ganha lateralmente (que fazem o respectivo volume) tornando-a cada vez mais alta.

Um dos motivos para ela ficar assim tão alta é a luz, como possuo vários espectros de luz nas minhas T8, excelente para algumas plantas mas para a blyxa era insuficiente... crescia em todas as direcções. Se estiver sobre os 10.000k a tendência é ficar mais baixa sempre que sobre uma intensidade de luz for muito forte (no meu caso 240W para 240L Brutos), que não é o meu caso 6500k a 7.100k.

 

Exactamente que diferenças podemos verificar para a foto anterior?

Algumas diferenças no lado esquerdo, já que o lado direito encontra-se igual sem alterações.

A Nymphaea lotus foi cortada pela base (até ao momento ainda não deitou folhas cá para fora! Não fazia intenções de a retirar porque se o fizesse iria estragar todo o hardscape e já para não falar em levantar todo o substrato).

Retirei as Blyxas de igual modo, gerou alguma sujidade ao tirar as pequenas raizes que ela foi largando dos novos pés.

Plantei mais umas mudas de limnophila aromatica em toda a parte de trás do áqua, como plano médio entre o Juncos repens e a aromática plantei a Proserpinaca palustris ''Cuba'' (ainda se encontra em crescimento e ainda não é visivel completamente nas fotos).

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Aqui fica uma actualização do meu plantado.

A eleocharis custou um pouco a pegar devido ao tamanho que tinha e da insistência dos SAES que teimavam em levantá-la.

A solução passou por colocar mais uns pés mas desta vez podados mais a cima que a restante.

Quanto à restante flora vai crescendo e ganhando forma. Não são plantas de crescimento tão rápido quanto as anteriores daí não haver uma evolução tão brutal quanto o esperado.

 

05062006b.jpg

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Desta vez tive de fazer algo que muitos têm receio de fazer.

Fiz o que chamo de "tratamento de choque", não só pela poda ser algo que salta à vista mas também quando se termina de podar :D ...

A finalidade é dar mais volume às plantas e revitalizar as mesmas.

Algumas das folhas que ficam em zonas de maior sombra têm tendência a ficar muito fracas e o caule fica nu. Afim de solucionar esse problema deve-se podar mais abaixo que o normal, para que as plantas revitalizem e ganhem mais volume junto ao substrato.

Não é a 1ª vez que faço algo do género, já o tinha feito no layout anterior mas devido à estética nunca veio a público.

 

Foto da poda do layout anterior:

 

20051115_1Dia.jpg

 

Sleeping-Beauty2.jpg

Waking-up2.jpg

 

Então aqui ficam as fotos do layout actual :wink:

20060616.jpg

 

20060618.jpg

 

Aproveitei para tirar o resta da blyxa... finalmente ganhei coragem e tirei o que restava desta planta, ocupando o espaço com as mudas de Didiplis diandra. Acho que assim ficará mais agradável e muito mais fácil de moldar essa zona.

Agora é deixar crescer e moldar o áqua de acordo com o que pretendo!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe...

 

Bom de facto é de te tirar o chapeu o facto de fazeres tal revolução. Eu pude sentir isso mesmo quando fiz a 1ra poda no "bears home" , foi dificil e cruel ver tal desbas-te, e o carlluchi fez a seguinte pergunta a mim, "Tu deves ser um destroi aquarios não?" (eu comtive-me depois na poda claro), mas eu concordo que seja fundamental uma poda assim. Falo por exemplo no "the valley" onde não fui directamente eu a fazer as podas, e a verdade é que ao aparar os rebentos que saltam pa fora de agua não é a solução, pois esses rebentos ficam muito velhos e muito feios, e claro que a solução passa por uma poda mais "corajosa", os novos rebentos seram muito mais lindos e a planta em si vais ficar mais compacta.

 

Agora ao que realmente intereça, não sei, mas eu não estou a sentir um crecimento que este layout tinha habitualmente, mesmo sabemdo que agora ele tem plantas de mais lento crescimento, mas falando mais particularmente para a didiplis diandra, estava a espera que cresce-se bem mais e uma evolução bem maior de todo o tapete, talvez seja de a foto ser tirada algo afastada do aquario, e seja dificil de ver a eleocaris, mas no geral estava a espera de um maior creciemento....

 

Agora surge 2 perguntas muito pertinentes, e as quais eu tenho tirado algumas conclusoes, mas ainda me falta um ultimo teste....Aqui seguem as perguntas...

 

Eleocaris VS Glosso...

 

Achas que a Eleocaris percisa de um substacto muito bom, e a glosso também? Quais as diferenças de exigencias relativamente a substacto destas duas?

 

Eleocaris percisa de pouca luz? Glosso percisa de muita muita? Para um tapete compacto, será que ambas percisam de muita luz, e quando se tem duvida se a luz será suficiente, nuca se deve optar pela glosso?

 

Bom como é obvio, estas perguntas são fundamentais para a escolha para um tapete em relação com o material disponivel, claro que quando se dispoe das condiçoes ideais, apenas outros parametros contão, como a manutenção, beleza e o prorpio aquascape.

É também claro que eu tenho feito umas experiencias, e estou em fase de conclusão, neste momento penso que a glosso exige um exagero de luz, e o substacto não é determinante, sendo o CO2 e a Luz, aspectos decisivos, e de preferencia em grandes quantidades, sendo evitavel não arriscar em tentar quando não se dipoes de tais condições...A eleocaris por seu lado a nivel de luz não é de facto exigente, mas sinto que exige sim um substacto por excelencia, xeio de nutrientes e algo granulado, o co2 tambem requere mas em quantidades minimas. Corrige-me se estiver errado..

 

Em relação a blyxa estava de facto muito linda, mas penso que quando ela fica mais baixa e em alternacia com o tapete fica muit lindo.

Em relação ao layout, gosto bem mais o de agora, mas acho que ja tinha dito...espero actualizações...

 

Abraço

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
Tenho pesquisado sobre que substrato utilizar e vejo que o FAAO utiliza Elos Terra com resultados espectaculares (sei que o substrato só por si não é tudo, mas ajuda bastante), gostaria de saber se só com o Elos Terra as plantas obtêm os nutrientes suficientes ou é necessario algum outro produto por baixo deste? Como por exemplo o Terra Zero? Ou será que o Terra Zero é utilizado apenas quando o Elos Terra comece a perder as suas qualidades? (pelo que li passado um ano)

 

Se usares apenas Elos Terra tens os nutrientes suficientes para avançar com o plantado. Não necessitas de usar TerraUNO ou TerraZero, tratam-se de fertilizantes de fundo periodicos e que servem apenas para renovar o substrato se assim entenderes.

Dependendo da tua exigência e do nº de plantas podes necessitar de recorrer ao TerraUno de 6 em 6 meses. Ficas com o substrato como novo e não precisas de replantar.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

 

Creio que foi neste tópico que já coloquei uma questão relacionada com o Elos Terra... O meu substracto Elos Terra já tem mais de um ano e estava a pensar em aplicar TerraUno. A minha dúvida é a seguinte. Se o fizer é possível que tenha um bloom de algas no aquário?

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.