Power Compact de 4 pinos - Balastro Electrónico Vs Analógico


Recommended Posts

Boas, antes de mais quero aqui divulgar uma grande novidade que irá

dar muito jeito ao pessoal aquarofilista.

Dirigi-me hoje a uma grande superfície de equipamentos eléctricos para

pedir orçamento de uns balastros e de umas lâmpadas Power Compact,

daquelas em U e de 4 pinos e, para minha grande surpresa, o

funcionário informa-me que para estas lâmpadas não é necessário os

balastros electrónicos a não ser que quisesse alternar a intensidade da

luz com aqueles interruptores próprios, as que necessitam de Balastro

electrónico são as de dois pinos.

 

Radiante perguntei os preços das lâmpadas de 36 e 55 Wats ( em Inglaterra já sairam de 80 Watts) e os respectivos balastros analógicos.

 

Deparei-me ainda com esta surpresa:

 

Modelo........W......comprimento cm...........preço

PC 2g11......36.............29.......................9 euros

PC 2g11......55.............53.3...................13,80 euros

PC 2g11......80.............60.......................?????

Balastro......36........................................3,30 euros

Balastro......55........................................4,25 euros

 

E têm com vários Kelvins incluindo a day ligth.

 

Ora aqui estão uns preços bastante económicos para podermos realizar a nossa calha DIY.

 

Espero ter contribuido com algo de util.

A quem se mostrar interessado eu dou o contacto desta loja no tópico.

 

Um abraço a todo o pessoal,

:lol:

Luis Siva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, alguem pode por aqui o esquema de ligação dessas lampadas? aquilo como tem 4 pinos ainda não consegui por aquilo a fungar....

 

já agora, Na apliqueluz, no casal do marco/seixal, estão pc's 36 w, 840 (4000K) á venda por 5€ e qualquer coisa....pá malta dos plantados, é do gude...é pena é que não haja daylight (6500k), tou a precisar de duas dessas...

 

abraço

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Já agora, alguem pode por aqui o esquema de ligação dessas lampadas? aquilo como tem 4 pinos ainda não consegui por aquilo a fungar....

Tanto quanto sei e me foi dito, tratas aquilo como se fosse uma simples T8/T5 dobrada...

Faz sentido :lol:

 

E ligas dessa maneira.

Mas não te garanto nada. Ainda para mais, é a primeira vez que vejo pessoal a ligar lâmpadas que não T8's a balastros electromagnéticos :wink:

 

Não sei se não haverá problemas...

 

Plagiando o ramirezi:

 

Agora já estou a imaginar algum cerébro a dizer: "Mas a lâmpada acende!!" Pois é meu caro, eu também ligo lâmpadas incandescentes de 40w a balastros HQI de 150w...e acendem!

Não sei se poderá ser um destes casos... em que a lâmpada acende, no entanto o balastro não é o indicado para a lâmpada.

 

Mas o melhor é esperar por alguem entendido na matéria.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou-te citar ainda outra fonte: é um gajo chamado OSRAM :lol:

 

The trend is towards more efficiency:

OSRAM QUICKTRONIC® and DULUXTRONIC®

electronic control gear

 

Compact fluorescent lamps need to be operated with electronic control gear, as the discharge of gas requires a fixed current and

voltage. Modern electronic control gear offer more than the basic functions performed by conventional control gear. They produce a

flicker-free ignition for compact lamps after a fixed warm start. Compared with a cold-start ignition, this type of ignition is less harmful

for lamps and the number of switching cycles will not have a significantly impact on the service life of the lamp.

 

isto é no pdf sobre lampadas de 4 pinos. Porque as de dois é mesmo para electromagnetico porque até teem arrancador incorporado.

 

http://www.osram.com/pdf/service_corner/du...uxkompakt_e.pdf

 

confiar num empregado de grande superficie em pormenores técnicos é o mesmo que dar dinheiro a um drogado para guardar!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou-te citar ainda outra fonte: é um gajo chamado OSRAM Very Happy

:lol::wink:

 

Bem me parecia...

 

Fica bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois.

No meu caso, estou a tentar ligar a um electronico, mas o qual me foi oferecido e que andou para ali ao pontapé....não sei qual os estado dele, tornado-se pois muito complicado saber se estou a ligar mal o casquilho, ou se é o proprio balastro que está com os dias contados...se este fosse novo era mais fácil, pois a coisa havia de lá ir por tentativas....faz-te lembrar alguma coisa, Luis? :lol:

 

Pedro, dou-te 100% de razão no que concerne á qualidade duvidosa do aconselhamento dos empregados nas grandes superficies comerciais, quanto a assuntos de maior grau técnico... mas olha que por outro lado existem tambem alguns mitos, por exemplo, o das lampadas para aquariofilia.... eu ainda não percebi qual a diferença que valha, por exemplo, os 7/8 euros a mais que pedem pela lampada que referi acima, uma osram dulux 36w 840, chegando ao preço exorbitante que pedem por uma cool white (4000/4200) numa loja de aquariofilia...a haver diferenças, não acredito que justifiquem o preço...

quem diz essas lampadas, diz inúmeras outros exemplos, que tu certamente, não só pela maior experiência no hobbie, mas principalmente da tua formação profissional, sabes que existe. Ora, na minha opinião, isso pode incentivar ao 'será que é mesmo assim?', cujas experiências podem levar a consequencias desastrosas...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Just-Me,

 

confiar num empregado de grande superficie em pormenores técnicos é o mesmo que dar dinheiro a um drogado para guardar!

 

Cada um sabe das suas tendências mas segundo o empregado drogado:lol: e segundo o Sr. OSRAM, estas flurescentes podem usar balastros analógicos ou convencionais, como queiras.

Sr. OSRAM - DULUX L (for use with CCG/ECG) - Cap: 2G11,

ora CCG=Conventional Control Gear

e ECG=Electronic Control Gear

 

Ora dá uma espreitada nesta página da osram em portugal:

 

http://catalog.myosram.com/zb2b/b2b/start....&browserminor=4

 

Para a próxima deves pesquisar um pouco melhor antes de julgares os outros, que por acaso até são formados na área.

Um abraço,

 

Luis silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esses links assim nao funcionam :lol:

 

mas dá um salto á pagina 21 do pdf que eu fiz referencia e vais ver que existem lampadas diferentes para diferentes tipos de balastros. Claro que há compactas para usar com uns, com outros ou com os dois. mas é preciso saber de que lampadas se está a falar.

 

eu posso-te dizer que estou a usar agora umas PL-C que teem de ser obrigatoriamente com balastro convencional, mas que em vários sitios me tentaram impingir balastros electronicos. Gostava de saber como é que o arrancador integrado na lampada ia reagir a um balastro electronico...ou como o balastro electronico ia reagir ao arrancador, mas como o dinheiro é meu prefiro não saber :wink:

 

Ainda ontem estive a discutir com um que me garantia que uma fluorescente compacta de casquilho integrado de 4000K era branca, e e a dizer que nao levava porque eram amarelas...a discussão acabou quando ele decidiu abrir o pacto e tirar uma lampada e experimentar,...e pimbas, amarelo!

Tens razão, numa coisa, eu devia ter incluido um, "a maioria" no meio da minha frase anterior porque certamente há bons profissionais e interessados em todo o sitio, e admito o meu erro.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus amigos, então e uns esquemazitos de ligção destas jigajogas, que é bom?

 

Para harmonizar as coisa, ponham lá ambos, com balastro convencional e com o electronico.

 

Abraços

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just_me,

 

Abre o link e segue as indicações:

 

- Lamps for General Lighting

- Compact Fluorescent Lamps/Energy saving lamps

- Non-Integrated Ballast

- Single turn

- DULUX L (for use with CCG/ECG) - Cap: 2G11

e Voillá.

 

Podes ver aqui o que referi acima.

 

Um abraço e espero que isto esclareça alguma coisa, Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então aqui vai um esquema:

 

Esquema%20Balastro.jpg

 

O esquema que fiz é de uma flurescente normal, mas o esquema de ligação é o mesmo, basta dobrares a lâmpada ao meio e unires as duas pontas em que o F é a fase e o N é o neutro.

A minha única dúvida reside no arrancador, não sei se este é necessário para estas lâmpadas, se não for é só continuar a ligação como se não estivesse lá.

Depois dou mais certezas sobre esta dúvida.

 

Alguma dúvida é só dizer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz ha pouco duas calhas com 110 watts cada com pc. O balastro deve ser electronico. isso é ponto assente. o esquema esta também desenhado no proprio balastro e é de fácil entendimento.

 

O problema maior é conseguir encontrar pc de 55Watts de 6500K...isso é que é dificil... se alguém souber onde....e poder avisar agradecia....

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Já podias ter dito Fausto :lol::lol:

 

Pic_6315_15.jpg

 

As minhas lampadas de 6.000 k de 24W comprei na www.interlampadas.pt

 

Tive de esperar mais de 1 mês por elas.

 

Aí na tua zona procura p.e em www.armasul.pt

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não sei se venho dizer algo de novo, mas é assim.

No Leroy Merlin em Sintra existe ja candeeiros com lampadas PC e balastro convencional. Basta procurarem que eles estão lá

A ligacão é simples em balastro electronico, basta ligar os pinos seguidos aos contactos seguidos, ou seja, 1º pino ao 1º contacto e assim sucessivamente. Agora nos convencionais não sei mas posso ir ver num candeeeiro desses que tenho em casa dos meus pais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, no teu esquema, esqueceste.te do condensador á entrada cujo valor depende do valor da lampada e costuma estar indicado no balastro.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Eu por acaso construi uma calha com essas lampadas a algum tempo e com optimos resultados.

 

Em relação aos balastros só é necessario utilizar os electronicos com as potencias de 55W e 80W, as outras podem ser usados balastros convencionais.

 

Eu usei precisamente balastros convencionais com as minhas (2x24W + 2x36W).

 

Lampadas de 55W e 6500k arranjam na electro-siluz.

 

Espero ter contribuido,

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O ET diz:

O balastro deve ser electronico. isso é ponto assente

 

Verifica nas mensagens anteriores e verás que não é bem assim. Vê o Sr. OSRAM.

 

Quanto ao esquema de ligação este foi por mim utilizado quando montei

uma calha na arrecadação à uns anos e ainda está a funcionar sem

lâmpadas fundidas :? e segundo me disseram na loja o esquema de

ligação das PC é igual quando utilizado um balastro convencional.

 

Just_me, quanto ao condensador também não montei nenhum mas se faz

referência no balastro tambèm não será difícil, estamos sempre a

aprender.

 

Há um mês atrás desmontei uma calha da aquapor e o esquema também

era este, uma coisa é vermos ao vivo e quando vemos em esquema

pode parecer diferente.

 

Mas se realmente não é desta forma que fazem as vossas ligações

postem-nos aqui para podermos avaliar todas as situções e chegarmos a

um concenso.

 

Mais uma vez um abraço e vamos lá aperfeiçoar a nossa sabedoria com esta enriquecedora partilha de experiências,

 

Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Lamento discordar, mas se quiseres mando-te por mail o catalogo das DULUX L, que são as lampadas em questão, e lá podes ver que só para as potencias maiores que 36W, ou seja 40, 55 e 80 é que é obrigatorio o uso de balastros electronicos.

 

A lampada DULUX L é tal como o ivanpantz disse uma T5 dobrada a meio.

 

De qualquer das formas existe vantagem em usar balastro electronico o unico inconveniente é o custo.

 

Se tiveres dificuldade em arranjar as lampadas em 6500k, tás a vontade, manda mp que eu tento arranjar onde comprei as minhas.

 

Já agora o teu esquema de ligação tá mal :? .

 

Se necessario contacta-me pelo msm

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lâmpadas compactas normalmente estão divididas em dois grupos, as integradas e as não integradas. As integradas são aquelas que já possuem balastro e que nós usamos na nossa casa com casquilho E14 ou E27. As vulgarmente chamadas "económicas".

Dentro das não integradas existe um vasto grupo que necessita de um equipamento auxiliar para funcionar.

 

Algumas, como é o caso das PL-L (ph=Philips) ou Dulux L (os=Osram) trabalham com balastros convencionais ou com balastros electrónicos. Nestas lâmpadas o uso de balastros electrónicos é obrigatório a partir dos 40w. Portanto para 40w, 55w e 80w. Estas lâmpadas existem em potências entre os 18 e os 80w.

 

As compactas PL-C (ph) e Dulux D (os) de dois pinos vêm preparadas para balastros convencionais. Dentro do casquilho da lâmpada já trazem arrancador e condensador. Devem ser utilizados balastros de 0,22A.

Existe uma versão para balastros electrónicos destas lâmpadas : PL-C (ph) de 4 pinos e Dulux D/E (os) também de 4 pinos. Estas lâmpadas existem em potências entre os 10 e os 26w.

 

As compactas PL-S (ph) e Dulux S (os) de dois pinos vêm preparadas para balastros convencionais.

Existe uma versão para balastros electrónicos destas lâmpadas : PL-S (ph) de 4 pinos e Dulux S/E (os) também de 4 pinos. Estas lâmpadas existem em potências entre os 5w e os 11w.

 

As compactas PL-T (ph) e Dulux T (os) de dois pinos vêm preparadas para balastros convencionais.

Existe uma versão para balastros electrónicos destas lâmpadas : PL-T (ph) de 4 pinos e Dulux T/E (os) também de 4 pinos. Estas lâmpadas existem em potências entre os 13w e os 57w. Nestas lâmpadas existem ainda versões especifícas para funcionamento em alta temperatura.

 

Esta informação que dei é bem generalista como podem ver, mas é apenas para esclarecer algumas coisas. Em breve poderão ver no meu site um documento mais extenso e mais explicativo sobre este assunto.

Agora:

em Inglaterra já sairam de 80 Watts

Em Portugal também. Pelo menos há três anos. Já as uso nas minhas calhas.

 

Acabou no passado dia 20 de Novembro a segunda fase de uma directiva da união europeia que tem por base a redução de consumo de energia das lâmpadas fluorescentes. O objectivo é a eliminação dos balastros convencionais.

Isto em termos práticos significa que neste momento só é permitido o fabrico e venda de balastros convencionais de "baixas perdas" ou de "muito baixas perdas". Como vivemos em Portugal, provavelmente daqui a 20 anos ainda haverá aqui alguém a perguntar como se liga uma lâmpada aquela famosa e tripla maravilha: o arrancador, o balastro e o condensador.

 

cumprimentos,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mestre ramirezi falou...

 

abraço, Rui, long time no see...

 

ok, vamos então chegar a um consenso quanto ao esquema de ligação?, para o electronico, é relativamente facil, é so seguir as numerações...eu já consegui, o problema foi descobrir que aquilo ta na sucata...

 

e para convencionais, para lampadas com 36 w ou menos?

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao é por nada mas....... :? .......o esquema está mal ! ou temos a descoberta do seculo ou então não sei, analisemos o esquema:

 

Assumindo para os 4 terminais da lampada as letras a,b,c e d, verificamos que ' a ' e ' c ' estão ligados directamente, o vulgar shunt, mas o mais interessante vem agora, o teminal ' b ' liga ao neutro e o ' d' liga ao arrancador :? que por sua vez em serie liga ao balastro que por sua vez liga á Fase :?: pergunto eu, depois de o arrancador abrir como funciona a lampada ? será do pó que tem lá dentro ? em miudo falavam muito em electricidade em pó, o que é certo é que nunca vi :oops:

 

quanto ao condensador, senão tiverem um contador de reactiva em casa esqueçam o transitorio é minimo, mas isto nao interessa para o caso.

 

Obs: como é obvio o arrancador será colocado entre ' a' e ' c ' tudo o resto está certo, digo eu ! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Já agora mando mais umas achas para a fogueira.

Eu montei duas Power compact de 45 Watts com balastros convencionais e o que arranjei foi que os balastros aqueceram tanto que me derreteram a tampa do aqua e só não caiu tudo dentro do aqua porque me cheirou a plastico queimado e cheguei a tempo.

Falei com um eletricista e ele diz que não há hipoteses um balastro convencional (mecanico ) de 45 Watts tem obrigatoriamente que aquecer, agora imaginem 2 num espaço de 80 por 10.

Só as lampadas provocam um aquecimento na tampa do aqua que nem imaginam.

Resumindo, o meu conselho é o seguinte:

Usem Balastros Electronicos arranjem maneira de por algo ( fita de aluminio dos exaustores ou uma chapa metalica ) entre as lampadas e o tampo do Aqua.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Miranda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.