Peixes "acordados" 24 horas por dia


Arquimedes

Recommended Posts

Eu tenho um aquário no escritório e trabalho até tarde (normalmente até às 6 da manhã). Resultado: os peixes fazem o mesmo horário do que eu, com a diferença que não "dormem" até à hora de almoço, porque já têm luz natural cedo.

 

Que efeito têm estas directas, a longo prazo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas uma pessoa pode dormir com a luz acesa não pode? :):(

E na realidade os peixes não dormem, não existe o sono dos peixes, existe sim uma alteração no metabolismo e no níveis de alerta, que apenas como referência podemos apelidar de "sono". Não podemos comparar um peixe a uma pessoa.

 

Em relação à questão do Arquimedes, se os níveis de luz ambiente da sala onde estão os peixes não forem intensos para o aquário, talvez não haja problemas de maior.

Por exemplo, depois de as luzes do aquário se apagarem e mesmo com a luz do quarto acesa, os meus peixes "dormem" à mesma.

 

De qualquer forma, há quanto tempo é que essas "directas" acontecem e quais as diferenças(se é que as há) que tens notado nos peixes?

Se vires que a iluminação está a incomodar os peixes, podes optar por cobrir o aquário quando há luz fora de horas...

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um óscar noutro aquário que dorme mesmo deitado de lado e leva bastante tempo a acordar :lol:

 

Mas eu tenho tido o cuidado de ir reduzindo as luzes ao longo da noite, até deixar apenas a luz do monitor do meu pc e um candeeiro a alguma distância. Mas eles continuam alerta e levando a vida normal deles, implicando uns com os outros, pedindo comida (que não apanham), etc. Ainda estão a aprender que o que eu como durante a noite não é pra eles.

 

Mas lembro-me de já ter lido algures que no caso de alguns alevins recomendavam manter luzes acesas 24 horas por dia pra aumentar a velocidade de crescimento. Nah me parece grande ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por via das dúvidas tapa o aqua com um pano durante essas directas nocturnas, já que aí n tens luz natural. Acho q n se pode falar em 'dormir' como nós dormimos, mas sim numa mudança de matabolismo como diz o TubarãoVerde. Por ex. os meus peixes, já notei que se sobressaltam se calho a passar à frente do aqua durante a noite... coisa que não sucede durante o dia. É como se estivessem a 'descansar' e e alguém os 'acorda' violentamente :( '

 

Comprimentos!

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais