Bombas de reposição água: tunze ou aquamedic?


Recommended Posts

eu tenho um osmoregulador da tunze e estou satisfeito , nunca tive problemas.

em relação aos testes de tiras , na minha opinião são pouco precisos , e tambem devem ser faliveis digo eu. compra de reagentes é sempre melhor!

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HCFreitas.

 

Já tive um Tunze e agora tenho um DIY estilo SP3000.

 

Abandonei o Tunze por uma questão essencialmente de espaço, uma vez que para adicionar kalk ao aquário forçava-me a ter um reactor e um reservatório com água de osmose (é claro que a Tunze também tem o calcium dispenser para conjugar com o osmolador mas não me convence).

 

O sistema SP3000 salvo erro utiliza uma bomba peristáltica com a qual podes adicionar kalk directamente no bidon uma vez que este tipo de bombas circula a água por dentro de uma membrana de latéx que pode ser substituída quando necessário evitando calcificar a bomba. A única desvantagem e daí ter pedido ajuda para um DIY é que só tem uma boia de nível e acho que pelo menos deveria ter uma 2ª para o caso da primeira "colar".

 

Quanto aos testes de tiras se são fiáveis não sei ... agora que medição é menos precisa é com certeza.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Meus amigos o osmorregulador da Tunze é para mim o melhor do mundo, ainda não vi nada melhor nem tão bem concebido. Não concordo de todo com a opinião do Duarte sobre o "Calcium Dispenser", este funciona perfeitamente e cumpre a sua função ao mais alto nível.

 

Lamentavelmente os meus aquarios não são patrocinados pela Tunze.

 

Cumps.

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HCFreitas,

 

Também tenho um osmoregulador da tunze ligado a um reactor de kalk e estou muito satisfeito.

 

Sobre a peristáltica que falas (SP3000) dá uma vista de olhos neste tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ighlight=sp3000

 

Abraço,

Bruno Barreiros

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não comparem bombas peristálticas com bombas centrífugas, não tem mesmo nada a ver uma coisa com a outra. O osmorregulador da tunze usa uma bomba centrifuga certo? O funcionamento de uma bomba centrífuga é completamente diferente do de uma peristáltica.

Uma bomba peristáltica é uma bomba doseadora no verdadeiro sentido da palavra e uma bomba centrifuga não.

Não ponho em causa a eficácia do osmorregulador nem a sua capacidade de fazer a reposição eficazmente, o modo como a faz é que é diferente do de uma peristáltica. Esta doseia gota-a-gota pequeníssimas quantidades de uma vez, o osmorregulador um fluxo constante e mais rápido. Para dosear quantidades precisas e controladas (ao ml) de um qualquer líquido, mesmo sem ser kalk, então a melhor opção é a bomba peristáltica porque esta é que é verdadeiramente uma bomba doseadora.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok...mas se for para adicionar kalk na água de osmose para reposição, qual é realmente o melhor sistema? Ou ambos servem prefeitamente para o mesmo efeito?

Há alguem que já tenha usado o repositor automático da tunze ou o da aquamedic que possa dar uma relação do que dos dois é realmente melhor?

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Ricardo :roll: Nada me move contra a Tunze :idea: Bem pelo contrário tenho 2 stream mais o multicontroller e estou satisfeitíssimo.

 

Têm uma excelente performance, eficiência, eficácia e relação qualidade/preço, porém já não partilho da mesma opinião do Calcium Dispenser uma vez que numa visão mais redutora não é mais do que uma garrafa de plástico invertida por onde passa água vinda de um depósito e custar-me-ia bastante a pagar o preço que por ele pedem.

 

Ok...mas se for para adicionar kalk na água de osmose para reposição, qual é realmente o melhor sistema?

 

No meu entender é um sistema estilo o SP3000 mas melhorado como Alexandre tem e do qual tenho uma réplica.

 

Ou ambos servem prefeitamente para o mesmo efeito?

 

Servem ambos para o mesmo efeito.

 

Há alguem que já tenha usado o repositor automático da tunze ou o da aquamedic que possa dar uma relação do que dos dois é realmente melhor?

 

Se leres o que escrevi mais acima tens lá a minha opinião.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva,

 

Parecia mal abandonar este tópico sem falar nos osmorreguladores da Deltec. Afinal estes estão presentes em aquários de membros ilustres aqui do fórum e com bons resultados à vista. Têm uma vantagem muito grande que é ser possível ligar directamente a estes uma bomba mais potente que permita uma maior elevação de água.

 

Cumps.

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Têm uma vantagem muito grande que é ser possível ligar directamente a estes uma bomba mais potente que permita uma maior elevação de água.

 

Boa menção mas têm uma desvantagem enorme - o preço!

 

Eu sou daqueles que acha que os sistemas de kalkwasser via reactor de Nilsen (ou dispensadores Tunze) são teoricamente muito mais eficientes porque a solução está quase garantidamente saturada não se degradando tanto com o tempo. Por outro lado poupa o trabalhinho da mistura que é bem incómodo e deixa quase sempre um pózito manhoso no fundo.

 

Por outro lado, é muito mais saudável para as bombas trabalharem com RO/DI do que com a mistura de kalk.

 

Eu acabei ontem a parte electrónica dum sistema que se pretende funcione, para já, com a bomba da Tunze e um dispensador de Ca DIY (sem bomba de mistura por isso não é bem um reactor de Nilsen) que pretendo vir a fazer em breve.

 

O princípio é simples: tem uma boia que activa a bomba se a água por evaporação descer de um determinado nível e outra que desliga quando esta sobe até ao limite. Depois, com a evaporação, o ciclo repete-se indefinidamente. A distância das duas boias será de 2/3mm e este mecanismo evita o funcionar constante da bomba e a excessiva sensibilidade à agitação (apesar de estar previto o alojamento das boias numa câmara que deverá alnular parte da ondulação).

 

Falta só testar com água porque a electrónica já está aparentemente ok 8)

 

Concordo que as peristálticas são mais precisas (aliás o meu sistema pode alternativamente activar uma bomba dessas ou mesmo uma electroválvula). Acho é que, para a utilização que lhe damos, não merece a pena (o meu sistema custou pouco mais de 50 eur, fora a minha mão de obra :lol: ).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais