LeOnOr

Membro
  • #Conteúdo

    27
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por LeOnOr

  1. Está espectacular o aquário! Adoro a disposição da rochas e os corais. Muito bom . Cumprimentos.
  2. Aquários desse tamanho dão sempre imensa polémica, por vezes com fundamentos e razão, outras completamente disparatadas! Já vi aquários com a litragem do que pretendes montar, com óptimo aspecto, bem tratados e com os vivos bastante saudáveis. Penso que como em qualquer aquário deve haver respeito com os sêres vivos, e como tal deve ser mantida uma boa qualidade de água, iluminação adequada e os invertebrados escolhidos devem ser adequados a aquários dessas dimensões. Claro que peixes está completamente fora de questão! Agora hoje em dia já há montagens com essa litragem melhores do que aquários maiores que não têm os requesitos mínimos para manter qualquer sêr! Não sei se já tens conhecimento mas tem aqui alguns sites com ótpima informação e exemplos de aquários idênticos (lindíssimos!) ao que queres montar: www.nano-tank.com www.nano-reef.com www.reefcentral.net Aqui vai um óptimo exemplo do que é possível fazer com aquários de tão pequenas dimensões, cláro que é preciso ter em conta a crescente dificuldade que uma montagem destas tem devido à rapidez com que se dão oscilações nos parâmetros da água: http://www.nanotank.com/forum/viewtopic.ph...der=asc&start=0 Cumprimentos, Leonor.
  3. Olá, E aqui vai uma nova actualização. Fiz umas mudanças no layout para ter mais espaço para corais. Alguns corais ainda estam ressentidos nas fotografias e o lado direito do layout ainda não está completamente definido, só espero que a mudança tenha sido para melhor. Lado esquerdo: Centro: Total: Cumprimentos, Leonor.
  4. Sim... ainda tem essa fama. Já mandei mp, de onde comprei os corais. Cumprimentos.
  5. Olá, Obrigada pelos elogios , assim que tiver novidades posto fotografias novas. Diego, eu ando na APEL, assim pelo teu nome, não tou a ver quem és. Mas nunca se sabe o "Mundo é pequeno" e a Madeira ainda mais! Cumprimentos, Leonor
  6. Olá, Obrigada por perguntares, está tudo bem. No entanto tive alguns azares. Como fiquei 1 mês praticamente sem vêr o aquário (as férias dá nisto), uma alga que veio com num coral propagou-se numa das rochas frontais, o que dá mau aspecto. Agora já está bem melhor porque fiz bastantas mudanças de água para compensar a ausência delas nas férias. Também tinha um peixe lindo que adorava, um longnose hawkfish (não me lembro agora do nome científico), que deu para saltar fora do aquário. Quando vi já era demasiado tarde e o peixe acabou por morrer . De resto os corais estão mais bonitos do que nunca! A minha caulastrea tem mais 10 cabeças e está linda. Mas agora aqui vão umas fotografias. Ainda tenho algumas algas como disse, mas com paciêcia e tempo há-de ir ao lugar . - Alveopora Antes: Despois: - Caulastrea - Montipora - As minhas euphyllias (adoro estes corais :D .) - Fungia - Actinodicu - Os palhços enquanto não chega a anémona já adoptaram uma nova casa - E umas vistas do aquário e finalmente...... Não consegui reduzir o tamanho das fotos, o que as deixou um bocado desfocadas. Pa próxima arranjo o programa. Espero que tenham gostado :D . Cumprimentos, Leonor Drummond
  7. LeOnOr

    estrelas

    Olá. Também estou com o mesmo problema. Essas estrelas chamam-se asterinas e algumas têm um apetite voraz por coralina. No meu caso, como tenho muitas, mas mesmos muitas, e estou a ficar com a rocha branca, vou comprar uns camarões que as comem, os hymenocera picta. No entanto estes camarões só se alimentam de estrelas do mar, portanto quando elas acabarem é necessário alimentá-los com estrelas, senão morrem à fome. Antes de fazeres alguma coisa, certifica-te que são mesmo as estrelas que andam a comer a coralina, porque existe vários tipos de asterinas, e nem todas comem coralina. Cumprimentos. Leonor.
  8. Ela está sempre solta no aquário. De 3 em 3 semanas +/-, ou quando ela anda pelo aquário todo, como que è porcura de comer, ponho-a na criadeira, coloco lá o comer, e espero que ela o encontre e coma-o todo, o que demora algum tempo. Depois de ela o ter comido volto a colocá-la no aquário.
  9. Olá. Muita gente diz que as estrelas, incluido a Linckia e a fromia, são difíceis de alimentar, mas no meu caso (tenho uma fromia) a minha come bem. Costumo metê-la numa criadeira em rede, para evitar que a equipa de limpeza roube a comida, e meto o alimento no caminho dela, para que ela o encontre sozinha. Parece que quando ela é colocada em cima do comer, rejeita-o, por isso tento fazer sempre que ela encontre o alimento só. No meu caso ela rejeita o berbigão e camarão, e só parece gostar de mexilhão. Cumprimentos. Leonor
  10. Após algum tempo sem actualizar, aqui vão algumas fotgrafias novas: Espero que tenham gostado, e critiquem à vontade. Cumprimentos. Leonor
  11. LeOnOr

    cheiro a mar

    O meu aquário praticamente não tem cheiro, mas também tenho sempre a janela aberta, para evitar que o compartimento onde ele está sobreaqueça. No entanto o meu escumador não cheira a mar de forma alguma! Tem um cheiro horrivel! Até os meus pais já me proibiram de abrir a tampa do copo dentro da sala. Por isso acho que o normal é que os escumadores cheirem mal, porque assim é sinal de que tiram bastante sujidade.
  12. Pois, ainda está um bocado vazio, mas estou à espera de receber um SPS e uns 5 LPS's ainda esta semana :D . Por isso logo que os receber posto novas fotos.
  13. Bem.... Finalmente o meu overflow chegou, e desta vez inteirinho. Fiz a tubagem, enchi a sumo, e coloquei lá a maior parte do equipamento que me roubava muito espaço no aquário. Por isso aqui vão umas fotos, que no entanto ficaram amareladas e com um pouco de reflexo devido a estar muito sol na altura. Fromia em zoanthus O clown goby nos zoanthus também Gruta com os ocellaris Parcial direita Parcial esquerda Centro Geral Comentem à vontade . Cumprimentos. Leonor
  14. Obrigada pelos comentários . Já comecei a fazer algumas mudas. Logo que tiver alguma coisa disponível, aviso-vos . Cumprimentos.
  15. Olá. Finalmente já tenho montado o meu aquário há quase 2 meses. Ainda estou à espera do meu overflow, por isso ainda não tenho a minha sump em funcionamento o que deteriora um bocado o aspecto do aquário e impede-me de terminar a colocação das rochas no lado direito, devido ao espaço que o escumador ocupa. Mas aqui vai o setup e fotos do aquário: -Medidas do aquário: 88cm(comprimento)x33cm(largura)x45cm(altura); -Medidas da sump: 51cm(altura)x51cm(comprimento)x25cm(largura) -Escumador: turboflotor 750 (provisório pois assim que tiver o meu overflow e tubagens compro um h&s Type 110-F2000); -Filtragem: filtro uv de 5w, ligado a uma bomba de 400l/h; -Circulação: 2 bombas azoo de 1800l/h; -Aquecimento: 1 termostato jager 150w; -Arrefecimento: 1 suporte de ventoinhas pc; -Susbtracto: 25kg de areia sugar size (metade da viva); -Reposição: Repositor automático da aquamedic, num reservatório com 20l de água de osmose mais kalk; -Bomba de retorno: Hailea de 1750l/h ligada a um scwd; -Iluminação: calha t5 com 4x39w de 14000k (estou a aguardar a chegada de duas actinicas); Corais moles: -1Zoanthus verdes -1zoanthus de centros vermelhos -1 actinodiscus azul -1 ricordia yuma vermelha -1 colt coral? Corais duros: Ainda não coloquei nenhum, mas em prícipo para a semana se for a lisboa, vou ver se arranjo algo. Invertebrados: -1 sabella -1 lysmata ambonesis -1 lysmata debelius -2 lysmata sticaudata -4 parugus -3 clinbanarius -6 nassarius -6 cerite Peixes: Só daqui a duas semanas. Cumprimentos. Leonor Drummond
  16. Ok...mas se for para adicionar kalk na água de osmose para reposição, qual é realmente o melhor sistema? Ou ambos servem prefeitamente para o mesmo efeito? Há alguem que já tenha usado o repositor automático da tunze ou o da aquamedic que possa dar uma relação do que dos dois é realmente melhor? Cumps.
  17. Bem, antes de mais obrigada por todas as respostas... Eu acho que como já foi dito ambos os sitemas têm as sua vantagens e desvantagens. Se puder vou apostar num hqi de 150w mais duas de 30w azuis, para dar um bocado de ambos os efeitos. Pessoalmente gosto mais do efeito das hqi, acho-o mais natural, mas se me sugir uma boa oportunidade de compra de uma calha t5 não a despediço pois também não desgosto do efeito destas. Acho que é um pouco como já foi dito, depende do gosto pessoal de cada um, mas a minha veradeira duvida era se as t5 tinham os requesitos para manter manter praticamente todos os tipos de corais, mas essa duvida já foi esclarecida . Cumps.
  18. Obrigada pelas resposta =). Pois o ideal era mesmo conciliar os dois, mas penso que já me sairia um pouco mais caro, é uma questão de avaliar os preços um pouco melhor. Mas se utilizasse a calha só t5 de 100 cm num aqua de 80, não me traria nenhum inconveniente? Cumps
  19. Olá Sei que provavelmente este assunto já foi debatido aqui, mas estou indecisa se uso um hqi de 150w de 14000k ou uma calha t5 de 100cm com 4x30w. O meu aquário terá 80 de comprimento 36 de largura e 50 de altura mais uma sump. Gostaria de qual das duas opcões a melhor. Cumps.
  20. LeOnOr

    Água do Mar

    Olá. Voltando um bocado ao assunto inicial, a água do mar pode ser guardada dentro dos recipientes às escuras somente?Ou é melhor manter um tremostato e uma bomba dentro deste? Cumps.
  21. LeOnOr

    Agua do mar

    Olá .Eu sou da Madeira :D e também estou nos salgados.Nunca experimentei adicionar água do mar,mas penso que a água da costa norte deve ter uma melhor qualidade do que a da costa sul.
  22. Olá. Tenho 3 palhaços clarki e coloquei-os todos em alturas diferentes.O último que coloquei é grande (+/-10 cm) e é o que dá mais briga com os outros,principalmente na hora de comer.Mas de resto dão-se sempre bem.
  23. Ola. Queria saber qual destes dois skimmers é o melhor.O turboflotor 1000 da aquamedic ou o tunze 230/3. Obrigada.
  24. Eu esteva precisamente em pensar em remontar o aquario.Como ja disse substituir a iluminação, arranjar um novo skimmer, colocar o sistema de jaubert, retirar o filtro e comprar + rocha e + areia.Agora quanto a um novo skimmer queria um de nível médio bom e que não fosse muito caro.Qual o que aconcelha?E quanto a remontar o aquário tenho que esperar o tempo de maturação mesmo mantendo a areia e a rocha e a água antiga?
  25. Olá. Tenho um aquario de 250l com +/- 10 meses. Como equipamentos tenho um skimmer primz da red sea, uma bomba 1200 l/h e outra de 1000l/h, um filtro fluval 204 de 1000l/h,termostato , duas florescentes de 36w(azul e outra branca),10 kg de argonite e +/- 10 kg de rocha viva. Como peixes tenho: -3 palhaços clark -1 Apolemichthys xanthotis ou xanthurus (anjo) -1 purple tang -1 donzela azul -1 Bodianus Diana No meu aquário ainda precistem algumas algas castanhas na areia, e tenho que estar constantemente a adicionar productos para manter a água em boas qualidades, embora os peixes estejam de optima saúde e ja tenha mantido uma anémona (morreu devido a ter sido sugada pelo filtro ).Estava a pensar em começar por retirar o fluval(ou retirar somente a filtargem biologica e deixar a mecânica e/ou química) e colocar o sistema de jaubert e também mais rocha viva e areia.A nível da iluminação queria colocar 4 compactas de 55w. Aqui vai a minha dúvida.Quanto ao meu skimmer, não é que obtenha maus resultados, mas está bom?E quanto ao novo equipamento, está certo?E como posso colocar o sistema de jaubert mantendo o aquário em funcinamento?Ou tenho que desmonta-lo todo e voltar a montar? Obrigada.