Setup idealizado para Reef 160L (com fotos)


Recommended Posts

Olá a todos!

 

 

Eis que me apresento, ao fim de 12 anos de aquariofilia, a montar o MEU :D reef!

 

Já tenho tudo, mais ou menos pensado, mas antes de avançar mais, gostar+ia de saber as Vossas opiniões!

 

Então é assim:

 

O aquário tem 80 x 40 x 50 (alt.), ou seja, 160 litros. Vou colocar uma sump com cerca de 80 litros (se não me falha a memória) e um refúgio com cerca de 60.

 

Um sistema em closed loop com uma OR 3500, e como bomba de retorno, uma Eheim 1260, ou 1262, depende se o furo aguentar os 3400 litros hora!

 

Iluminaçao: tudo indica que seja 2 HQI 150W + 4 T5 de 39W, em que as HQI apenas estarão ligadas, no máximo, 4 horas por dia.

 

Um escumador Aquavie (gosto muito destes escumadores e sei que funcionam muito bem) para 900 litros de água.

 

Uns 20Kg de Rocha viva e areia de Coral fina. Introdução de água do mar!

 

 

Peço desculpa pela má estruturação do tópico, mas hoje é dificil fazer melhor.

 

Espero as Vossas críticas e sugestões!

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Vitor

Este topico é engraçado porque costuma ser ao contrário, ou seja o equipamento ser insuficiente para o tamanho do aquário. Só acho uma coisa mal. O aquário é muito pequeno. lol. Faz um pelo menos de 100x50x50.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um sistema em closed loop com uma OR 3500, e como bomba de retorno, uma Eheim 1260, ou 1262, depende se o furo aguentar os 3400 litros hora

 

É exactamente isto que tenho no meu, com uma eheim 1262. No meu caso a sump e o aquário são um pouco maiores. O aquário leva perto de 300L. Acho que para o teu caso e com essas dimensões da sump uma 1260 é mais que suficiente, até no meu caso chegava.

 

 

O aquário tem 80 x 40 x 50 (alt.), ou seja, 160 litros. Vou colocar uma sump com cerca de 80 litros (se não me falha a memória) e um refúgio com cerca de 60.

 

Onde vais colocar o refúgio? Ao nível ou acima do aquário? A "drenar" para a sump?

 

Que vais lá colocar?

 

Boa sorte... de certeza que irás ter um aquário de sucesso ;)

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É discutível claro. Podemos usar como não usar. Uns fazem questão de... outros nem por isso... Uns acham que dá muito trabalho outros não. Uns acham que pode ser de má qualidade ou de qualidade discutível outros não. E por aí adiante. ;)

 

Eu uso. Por isso discutam praí a vontade ;)

 

 

cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Luís, obviamente que a utilização ou não de água do mar depende de cada um.

 

Achei foi interresante a maneira que o João expressou isso, ao que parece não é adepto da água do mar, era isso que queria saber e o porquê.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e a todos muito obrigado pelos comentários.

 

 

João, um particular obrigado a ti, pela tua disponibilidade e pelo negócio da calha ;)

 

RFA, infelizmente o aquário não pode ser maior, mas, se não vender o meu de 150cm, daqui a uns meses já sei que lhe fazer :D

 

Ricardo e João, vou optar, então, pela 1260. O refúgio vai ter que ficar a cair para a sump :? Não tenho mesmo hipótese de o colocar acima do aquário...

 

 

E pronto, agora é só tirar umas fotos para Vos dar uma ideia mais concreta "do bicho" e esperar que os cobres entrem a todo o gás para a carteira... :)

 

 

Um abraço e obrigado,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite:

Seguindo os conselhos que fui lendo aqui no forum (duarte Conceição, Diogo Lopes, Diesel car, etc, etc, o meu refúgio está a "cair" para o aqua.

Agora corrijam-me se estiver enganado:

Ter o refugio a "cair" para a sump, será quase o mesmo que tê-lo no interior da mesma.

É que a água ao retornar para o aqua, passa pela bomba de retorno , fazendo esta o efeito de "passe-vite" sobre toda a "bicheza viva", que irá servir de alimento.

Será isto, ou não?

Cumprimentos,

Joaquim Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Keeper,

 

 

sim, realmente consta que é verdade, mas no meu caso, não tenho mesmo hipótese de colocar, pelo menos, ao nível do aquário. Aproveito para fazer uma DSB e colocar umas macroalgas.

 

 

Pergunta estúpida: Poderei, de tempos em tempos, retirar água do refúgio e colocá-la directamente no aquário? À partida não faz mal, mas... fará bem?

 

 

Outra pergunta: Na altura em que tiver as 2 HQI's ligadas, ficarei com um total de 456w de luz para cerca de 160l, menos o volume de rocha! Isto não será demasiado? Ou terei os corais a saltar de contentes e os peixes a pedir uns "raibantes"?

 

 

Obrigado,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pergunta estúpida: Poderei, de tempos em tempos, retirar água do refúgio e colocá-la directamente no aquário? À partida não faz mal, mas... fará bem?

 

Eu diria que é uma pergunta bem inteligente! Claro ,Vitor e antes de o fazeres agita as algas e a camada superficial da areia e colhe a àgua que vai ser decantada. É isso mesmo.

 

Não é demasiado, e até podes fazer um fotoperiodo mais curto de talvez 4 horas apenas, das HQI. Alguns experts estaõ a tentar esta técnica e ao mesmo tempo alimentam com fito e zooplancton ou derivados para assegurarem uma nutrição auto e heterotrofica.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui,

 

mais uma vez, muito obrigado! :oops:

 

 

A ideia é mesmo essa, ter as T5 continuamente ligadas durante umas 10-12 horas e as HQI's ligarem, no máximo, 4h por dia!

 

Essa ideia do plancton é parece-me muito boa. Estou aqui a pensar se poderei usar um Liquidoser para fazer esse serviço. Se sim, que produto poderei colocar dentro? Se existir, tende a degradar-se com o tempo, portanto deduzo que não seja muito viável, certo?

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

 

PS: Rui, para quando uma actualização do teu globo? :oops:

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha Vitor, quem inventar um sistema que permita dosear ao longo do dia alimento liquido duma forma simples, precisa sem ele se estragar e sem entupir decerto fará muito pela aquariofilia.

Já coloquei novas fotos há cerca de uma semana, mas em breve vou colocar mais umas.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai que me esqueci!!

 

 

Um grande abraço e um muito obrigado ao Luís PISCO, pelos furos no aquário! Obrigado Luís!

 

 

Rui, tens razão :oops: , não vi as fotos, pois a data está de 3 de agosto, então nem me dei ao trabalho de abrir o tópico! Muitos parabéns pelo projecto!

 

Olha Vitor, quem inventar um sistema que permita dosear ao longo do dia alimento liquido duma forma simples, precisa sem ele se estragar e sem entupir decerto fará muito pela aquariofilia.

 

Já tenho com que me entreter nos próximos meses :oops:

 

 

Um abraço e obrigados,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vitor,

 

Sugeria apenas que aumentasses o nº de horas das hqi's, 4h parece-me muito pouco para os corais poderem crescer duma forma saudável. Para poupar electricidade podes sempre ligá-las durante o período de vazio (à noite) se tiveres a tarifa bi-horária.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

 

obrigado pela tua sugestão. Não sei se leste, mas vou ter 4 T5 ligadas continuamente durante umas 12h, e as HQI's apenas 4. Não achas suficiente? Estou a usar as HQI's apenas como um "complemento"...

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Vitor,

 

As HQI's devido à sua intensidade luminosa pretendem imitar a luz do sol enquanto as actínicas servem para complementar estas e suavizar a transição de um "amanhacer" e "entardecer". Nos trópicos os corais estão adaptados a ter durante muitas horas períodos de luz muito intensa que nem as lâmpadas HQI's mais fortes que possuimos conseguem imitar. Como tal é importante teres um fotoperíodo mínimo de 7h de HQI's.

 

Cumps.

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Vitor...

Em termos do optimo e de imitar a natureza penso que é sempre o melhor... mas também podemos ser um pouco flexiveis e tentar dar não o optimo mas o bom e que nos faça menos mal ás carteiras... he he he.

Nada melhor do que testares. Se realmente queres colocar 4 horas, coloca e vê a reacção dos organismos... crescimento e abertura dos mesmos. Se verificares que é pouco, aumenta um pouco e assim por diante até verificares que chegaste a uma boa relação entre horas de HQI e flurescentes...

Abraços e saudações benfiquistas bigsmile

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá a todos.

 

 

Deixo algumas fotos daquele que tem vindo a ser o desenvolvimento leeeeeeeeeeeeeeento do meu reefZITO. Já está praticamente acabado em termos de tubagens e agora só falta testar a ver se não sai água por nenhum sitio que não seja suposto :x-mas:

 

Na foto o "A" representa as saídas de água (aspiração) para a bomba e sump e o "B" as entradas de água para o aquário

Pic_7142_1.jpg

 

Uma vista diferente

Pic_7142_2.jpg

 

A parte de trás

Pic_7142_3.jpg

 

O escumador que afinal só dá para 500 litros e não para 900 como eu queria, mas os €'s falaram mais alto :)

Pic_7142_4.jpg

 

Um pormenor do escumador: devido a este "alto" as bolhas são forçadas a andar em espiral, aumentando o tempo dentro da câmara. Podem ver também o sistema venturi incorporado!

Pic_7142_5.jpg

 

Nesta imagem dá para ver o efeito. Testei no aquário de água doce.

Pic_7142_9.jpg

 

A Aragonite da Carib Sea

Pic_7142_6.jpg

 

Um aspecto aproximado do final. Dentro do móvel vai levar um refúgio para macro algas, e vai ter caimento para a sump. Infelizmente não posso fazer o refúgio acima do nível do aquário...

Pic_7142_7.jpg

 

E o enquadramento com a sala

Pic_7142_8.jpg

 

 

O layout vai ser feito tendo em conta as tubagens, ou seja, taparei os tubos num layout semelhante a um "V". Assim, obrigo a água a passar pela RV para ir para os dois tubos de aspiração e ganho algum espaço livre no meio.

 

Como ainda não estou a morar nesta casa, preve-se algo demorada a montagem do aquário :? Talvez daqui a uns mesitos, curtos de preferência. Tem uma vantagem: vou gastando o dinheiro devagarinho eheh

 

 

Aceitam-se sugestões e críticas!

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom!

 

Espero que a aragonite se aguente com a agitação. Tens as coisas preparadas para facilitar a manutenção das bombas do closed loop?

 

Olá Nuno,

 

 

obrigado pelo comentário. Já coloquei as saídas de água de forma a que não incidam directamente sobre a areia. Espero, também, que ela não levante!

 

Relativamente à bomba do closed loop vai levar uma torneira e mais uma peça de roscar (não sei como se chama) que me permite retirar a bomba sem forçar os tubos, aliás como em todos os tubos de aspiração e saída. Desta forma consigo ter pouco trabalho e aumentar a segurança da tubagem.

 

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, olha :D

 

Finalmente Vitor depois de muito te ouvir falar sobre este projecto, já vejo alguma coisa, parece-me de facto que está tudo muito bem pensado e planeado, aliás, perante a minha ignorância relativamente a salgados, acho que está mais que bom!!!

 

Um dia destes temos de combinar uma ida à tua casa porque quero ver isso de perto, afinal sempre decidi em 2006 avançar com um reefZITO, como tu dizes.

 

As dimensões do aquário serão parecidas com o teu, mas ao invés de colocar em baixo do aquário uma SUMP, pretendo colocar um refúgio, algo parecido com isto:

 

col125w.jpg

 

Acho que terei mais vantegens com o refúgio do que com a SUMP, e neste posso na mesma esconder equipamento como escumador, por exemplo.

 

Fico contente por avançares com isto primeiro que eu, assim já sei a quem é que depois vou "cravar" umas coisitas, nomeadamente ajuda e orientação :lol:

 

Já agora, onde pensas fazer as recolhas de água do mar? É que pelo menos aqui na minha zona a água é um bocado "imprópria para consumo". Quando pensares nisso avisa, porque vou com todo o gosto ajudar-te a cartar água :cry:

 

Fica bem

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais