Me ajudem que estou a ficar preocupado!!


Recommended Posts

Viva a Todos!!

 

Tenho um aquario com cerca de doze anos sempre em serviço e remodelado quatro vezes, a ultima á cerca de um ano, acontece que á cerca de um mês notei no vidro frontal uma especie de bolhinhas minusculas e juntas com um diametro de +- 3 mm na altura não liguei, mas acontece que estão a aparecer mais destas bolhinhas no vidro e o mais curioso é que elas não estão á superficie do vidro mas sim no interior do mesmo porque tentando remove-las com um cartão ou outro elas não saiem e o vidro está liso de ambos os lados.

Será que o vidro tambem envelheçe? será que por estar á tantos anos exposto á agua com nutrientes como adubos ou CO2 se degraga?

Por isso peço se alguem já teve um caso identico me ajude! ou alguem que entenda de vidro.

 

Se ajudar a ajudar-me aquí vai o setup:

 

Aquario 120x50x40 da Aquapor

Iluminação: 183w sendo 4 PC + 1 T% 39w todas com balastros electronicos ligadas 10 horas.

 

Flora: aquario extremamente plantado com anubias varios tipo de fetos cryptos. amazonenses aponogetes e outras como glosso. com injeção de CO2 adubo pouco uso e quando uso é o da tropica Master Glô

 

Fauna: Essencialmente tetras cardinal 18, botias palhaço 2, tetras limão 6,

e algueiros com nomes complicados.

 

Peço que alguem me possa ajudar a resolver este "enigma"

 

CUMPS a TODOS

 

José Botão

 

Pilinhas no Forum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não posso dar a certeza mas presumo que sim, que o vidro, como qualquer outro material também envelhece e se degrada.

Assim sendo e dado que os aquários da aquapor têm sempre vidros muito finos diria que talvez ao fim de 12 anos o vidro esteja a acusar desgaste e fadiga. Afinal de contas são 12 anos de pressão aplicada, de variações térmicas e outras "agressões" tanto internas como externas.

 

Talvez seja altura de monitorizar esse aquário com muita atenção e se notar que as bolhas, passam a estaladelas ainda que muito pequenas seja altura de considerar a sua substituição.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar estou a dizer uma parvoíce mas será que o aquário não é de acrílico? Não estou a ver como é que um vidro pode ganhar bolhas no seu interior mas já vi isso acontecer em placas de acrílico. Seja como for não me parece bom sinal e é capaz de estar na altura de trocar de aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar estou a dizer uma parvoíce mas será que o aquário não é de acrílico? Não estou a ver como é que um vidro pode ganhar bolhas no seu interior mas já vi isso acontecer em placas de acrílico. Seja como for não me parece bom sinal e é capaz de estar na altura de trocar de aquário.

 

Não é de acrilico e o vidro tem 8mm de expessura, alguem me disse que a isto se chama "cancro" do vidro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Peço desculpa pelo comentário "fora do tempo", mas registei-me à muito pouco tempo e queria apenas esclarecer algo. O vidro é um material "vivo". Embora possa parecer ele não está no estado sólido. Está talvez mais proximo do estado liquido dado que se comporta como uma viscose. Se repararem bem nos vidros mais antigos, por exemplo das casa antigas, o vidro em baixo é mais grosso que na parte de cima, pelo simples motivo que vai escorrendo ao longo do tempo, embora essa deformação leve muito tempo. O vidro na vertical está sujeito a este tipo de "escorrência".

 

Ou seja, à temperatura ambiente o vidro comporta-se exactamente como quando está a ser moldado a quente. Apenas o processo de moldagem se torna imensamente mais lento.

 

Por isso é provavel que nesse processo ocorram algumas deformações que provoquem bolhas ou outros sinais dessa deformação.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pequena pergunta...

Reparou se são bolhas ou se são "buraquinhos"?

 

Eu tive um aquário que ganhou esse tipo de prefuração e comessou a rachar... uma racha que abria mais ou menos 1mm por minuto...

 

Tive que transferir os peixes com urgencia, em todo o caso ele acabou por abrir e causar um imenso estrago, quer no movel, quer na casa...

 

Ha possibiliadade de pôr fotos?

Deve ter-se cuidado em quem se acredita... nunca se sabe quem fala a verdade!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim isso é o chamado " Cancro do Vidro" já tive isso numa carrinha de empresa e o vidro teve de ser trocado isso vai começar a alastrar e vai ser perigoso pode enfraquecer o vidro e rebentar... eu na carrinha começaram umas bolhinhas e ao fim de uns 2 meses já não se via quase nada ou via-se tudo desfocado.

Se fôr o que eu penso vc vai ter de trocar de aquário garantidamente.

:wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou iniciado em aquariofilia, mas tenho alguma experiência com vidro, pela descrição que tu dás parece-me que o teu aqua é feito com vidro laminado. Verifica se o vidro não é composto por duas lâminas de vidro com um plástico no meio (como um parabrisas de um carro). Se for o caso o vidro do teu aqua esta a deslaminar (o tal fenómeno que alguns chamam de cancro do vidro). Se for o caso o teu aquário esta condenado.

 

Nota:

 

- Embora o vidro seja efectivamente um liquido criticamente arrefecido (Ou seja, tem uma estrutura cristalina amorfoma como os líquidos mas á temperatura ambiente comporta-se como um sólido) o fenómeno de "escorrência" que fala o nosso amigo ucramos não se aplica nos vidros de aquários porque estes, para suportar a pressão da agua que contem, tem de ser ou temperados ou laminados (não é o caso do vidro usado na construção civil) em todo o caso penso que 12 anos é pouco tempo para ocorrer este tipo de fenómeno.

O vidro (se não se partir) mantém-se inalterado por muito tempo (excepto vidros com filtros UV tipo Pet ou Kapa que são películas metálicas acrescentadas ao vidro, estando por isso sujeitas á oxidação com o tempo)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duvido MUITO que muitos dos aquarios SELF MADE que por aí andam sejam de vidro quer Temperado ou Laminado. Pelo que sei de vidro a tempera impede o seu corte. A tempera é feita posteriormente ao seu corte ( corrige-me se estou errado ). E o mesmo acontece com o vidro laminado ( Penso eu! )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

É efectivamente impossivel cortar vidro temperado é contudo possivel comprar vidro temperado por medida (saint-gobain Covilis na povoa de santa iria de azoia).

 

Que pretente fazer aquarios em casa pode consultar este site que ajuda a escolher o melhor tipo de vidro e dimensionar a espessura em funçao da coluna de agua

 

http://www.covina.pt/pg/b1012.asp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.