motag4

Membro
  • #Conteúdo

    57
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por motag4

  1. Parti um dos suportes da minha calha Arcadia de 120cm. Já tentei entrar em contacto com a Orniex, representante em Portugal, mas não obtive resposta e no site da Arcadia também não têm estes suportes.Alguém me sabe dizer onde posso arranjar os suportes da marca ou equivalentes?
  2. Passei na Lagoa Azul a menos de um mês e vi lá bastantes Perc@s Sol. Logo à entrada e um pouco mais à frente.
  3. motag4

    JBL MANADO

    Areia no filtro, nem pensar. Quando eu disse para colocares areão de coral grosso dentro do filtro, referia-me a areão mesmo grosso. Bocados de coral com 3-4 cm pelo menos. Areia de filtro é areia de silica. Isso é muito fino para colocares dentro do filtro e não vai fazer nada a não ser estragar-te o rotor. Podes usar areia de filtro no aquário mas tem cuidado porque é muito fina. Cuidado com a entrada de água para o filtro. Não a coloques muito abaixo para não entrar areia para o filtro.
  4. motag4

    JBL MANADO

    A areia de silica tem o inconveniente (neste caso) de não alterar o ph. A areia da praia tem a vantagem de ser de borla. Pessoalmente não gosto da cor mas suponho que depende do gosto de cada um e da praia onde se recolha.
  5. motag4

    JBL MANADO

    Aconselhava-te a tentares vender esse substrato e a colocares uma areia de coral fina. Nos meus aquários é o que eu utilizo para manter um ph elevado sem ter que estar a adicionar produtos à água. Isso e um pouco de areão grosso de coral dentro do filtro. Se é verdade que esse substrato reduz o crescimento de algas os mbunas também não devem gostar. E duvido que tu gostes de ver esse substrato cheio de buracos quando eles começarem a cavar...
  6. Isso desaparece com o tempo mas podes tentar introduzir uns ancistrus. Tenho dois no meu malawi e não param de limpar as rochas e os vidros.
  7. motag4

    O meu 1º Malawi

    Espectáculo. Muito bonito. Boa sorte com essa aventura. Estou a pensar fazer o mesmo e ainda te vou chatear para me dares umas dicas. Gostei muito do fundo e dos calhaus que utilizaste. Se me permites a crítica, só não gostei foi das "antas" que fizeste com os calhaus. Fica muito artificial e são escusadas mas obviamente o aqua é teu e isto é só a minha opinião. De resto, os meus parabéns e fico à espera de conhecer os habitantes e já agora de ver isso pessoalmente.
  8. Quanto aos outros não sei mas os meus discos adultos nem olham para os tenébrios e para as enquitreias. Só os juvenis é que comem as enquitreias.
  9. Não se importa nada. Eu mexo-lhes sempre que preciso... especialmente quando se pôem a passear pela casa e eu tenho que os devolver ao aquário.
  10. É normal. Tenho vários no meu aquário e há sempre um ou outro mais parado. Tendem a ser mais activos à noite e com temperaturas mais altas. Experimenta ferver uma folha de alface e pô-la perto deles. Se tiverem fome mexem-se.
  11. Olá e bem vindo. Estás no sítio certo e seguramente vais obter respostas a todas as tuas dúvidas. Quanto a sites de vidreiros tens a vidromoldura no Cacém (http://www.vidromoldura.pt/) que tem muito boa fama entre o pessoal aqui do fórum. A espessura de 15 mm parece-me exagerada mas pede conselho ao pessoal da vidromoldura que eles indicam-te a apropriada. Penso que 10 mm é mais do que suficiente.
  12. motag4

    Discu Isolado

    Vou tentar a tua sugestão. Muito obrigado pelas dicas.
  13. motag4

    Discu Isolado

    Os meus outros discus só comem papa só que é feita com a receita do JPM (com fígado em vez de coração). Também lhes dou artémia mas não ligam muito. De resto não tocam em flocos, nem granulado. Já li algures que se pode colocar Vigantol na comida dos discus mas nunca experimentei. Também se pode usar Vigantol na água ou são vitaminas específicas para aquariofilia?
  14. motag4

    Discu Isolado

    Fiz-lhes um tratamento com Flagyl à cerca de um mês. O problema é que misturei-lhe o Flagyl na comida e como não vejo o discu a comer duvido que tenha recebido grande dose de medicamento. Ontem já andava cá fora ao pé dos outros e pude observá-lo bem. Não tem marcas nenhumas, nem sintomas de doenças, pelo menos que eu reconheça. Continua é em greve de fome ou pelo menos não come juntamente com os outros porque se não comesse mesmo nada já tinha morrido à fome. Caso o discu tivesse parasitas deveria estar magro certo? Eu não o acho magro, continua é a ter as cores de juvenil e está mais pequeno que os outros. Será boa ideia passá-lo para um outro aquário onde esteja mais sossegado ou não? É que não queria estar a fazer o tratamento ao aquário todo visto que ainda nem há um mês fiz um aos outros discus.
  15. motag4

    Discu Isolado

    Decidi à alguns meses aventurar-me na manutenção de uns discus e comprei 2 pares de discos de raças e criadores diferentes. Todos se ambientaram bem e no início vinham todos comer juntos mas desde à um ou dois meses atrás um deles isolou-se dos restantes, mantendo-se sempre escondido e nunca vem comer. Nunca vi os outros discus agredi-lo e não o acho muito magro mas começam a notar-se os efeitos desta greve de fome pois enquanto os outros todos já ganharam as suas cores, aquele mantém-se sem cor e apático. Qual será a melhor atitude? Esperar a ver se lhe passa ou tentar fazer algum tratamento? Não tenho nenhum aquário disponível para fazer de hospital mas posso tentar arranjar um. Este comportamento é normal? Já sei que cada discu é um discu mas se isto continua ou fico com um discu anão ou fico com um discu morto...
  16. Não sabes o que lhes vais fazer? É óbvio. Deixa-os com a Avó (JM). Não há ninguém que tome melhor conta dos nossos filhos do que as avós e elas ficam todas felizes.
  17. Quando digo recentemente quero dizer à cerca de 6 semanas. banana rock A amónia e os nitritos já os testei e estão ambos a zero. Quanto às TPA's ainda ontem lhes fiz uma TPA de 20% para receber os meus novos discus... que fui buscar a tua casa. Tenho tentado fazer tudo nas calmas para evitar problemas. Entretanto fiz mais uma TPA, limpei o filtro (que nem estava muito sujo mas achei melhor para cobrir todas as hipóteses) e coloquei a saída do filtro um pouco acima da água. Agora os peixes já acalmaram e já andam mais à vontade. Amanhã já vou comprar tubo e uma pedra difusora para colocar a bomba de ar a "bombar". Obrigado pela vossa ajuda. Estava mesmo convencido que as bombas de ar não faziam falta mas pelos vistos não é bem assim. Provavelmente até me safava sem a bomba de ar mas como o aqua está na sala prefiro isso a ter o barulho de cascata como ruído de fundo.
  18. Montei recentemente um aquário com 1,20x40x50 para poder manter alguns discus. Ultimamente e como tenho passado muito tempo junto ao aquário para tentar ambientar os discus à minha presença comecei a constatar que os peixes passam muito tempo junto à superfície. Ao princípio pensei que eram só os discus mas hoje ao olhar com mais atenção reparei que os cardinais também faziam o mesmo, as corydoras passam a vida a fazer "ataques" à superfície e até os caracóis estão dispostos quase em linha à superfície. Isto leva-me a crer que os bichos estão com falta de oxigénio. A questão é: como posso melhorar a oxigenação? Já me disseram que as bombas de ar com a pedra difusora não fazem nada e eu tenho 2 outros aquários mais pequenos onde nunca necessitei disso. Ainda pensei que fosse da película que se forma à superfície mas ultimamente nem a tenho tido e quando tenho basta-me pôr a saída do filtro um pouco acima para resolver esse problema. O que é que me sugerem? Não tenho CO2 mas o aquário está com uma quantidade razoável de plantas.
  19. Registas a patente e vais ver que ainda te enches de guita.
  20. Tive a sorte de ver o casal no dia em que os foste salvar das garras do João Machado. Belíssimos exemplares e que sorte do caraças que tu tiveste. 2 discos=1 casal! Agora só falta acrescentares aí mais um disco ao aquário para poderes desenvolver a telenovela com o triângulo amoroso (amantes, traições, filhos bastardos...).
  21. motag4

    Novo Aquário

    As ampulárias quando nascem são iguais aos adultos tirando a coloração da casca que é um pouco transparente. Nota-se bem a diferença para os outros tipos de caracóis. Além disso as ampulárias colocam os ovos fora de água e posso dizer-te que os ninhos se vêem muito bem. Os que eu tenho agora têm quase 3 cms de comprimento. Por isso acho estranho que elas tenham posto ovos e tu não tenhas visto.
  22. Depois de ver os ditos ao vivo e a cores: Yellow Beauties É que são mesmo lindos os sacanas! :D
  23. Perdoem-me a ignorância e a minha intromissão no tópico mas nas fotos que aparecem dos discus dentro das caixas os bichos aparecem sempre com uma quantidade mínima de água e "deitados" devido à falta da mesma. Aquilo é só para a foto ou são mesmo enviados naquelas condições? É que aquilo parece-me uma violência para os animais. É essa a maneira correcta de os enviar?
  24. Não querendo ser a única voz discordante mas já tive red's num aqua juntamente com guppies e se bem que não os comessem todos notou-se bem quando retirei os guppies do aquário. Rápidamente o nº de red's começou a aumentar e inclusivamente deixaram de estar sempre escondidos e começaram a mostrar-se mais. Quanto aos bettas posso garantir que comem red's. Coloquei um betta num aqua onde havia 2 red's e no dia seguinte só sobrou o rabo de um...
  25. Já tive kribensis com ampulárias e nunca tive problemas. Agora tenho Microgeophagus Altispinosa e Escalares junto com as ampulárias e dão-se (leia-se ignoram-se) lindamente.