Sexo das Colisas e trico leri


Pedro Santaella

Recommended Posts

Boas, Pedro

Se queres reproduzir Trichogaster, primeiro deixa só o macho e a(s) fêmea(s) no aqua, convem ter alguns tufos de plantas e se tiver plantas flotuantes melhor, Musgo de Java é a planta idial.

1º- corta todo o tipo de agitação da superficia da água, tudo o que for mais do que uma leve agitação, vai desfazer o ninho de bolhas de ar.

2º- os alevins são na ordem dos milhares, por isso convem que o aqua tenha no minimo 100lt, e quando nascem são mais finos que a ponta de uma agulha, o que faz com que tenhas que alimenta-los com infusórios.

3º após a desova retira a fêmea do aqua.

4ºos alevins nascem 36horas após a desova, quando os alevins começarem a nadar livremente(3, 4º dia) tens que por uma ligeira agitação na superficia da água para não se formar uma pelicula que lhes será fatal quando começarem a formar o labirinto(2, 3semana).

bem esto é para teres uma ideia geral da coisa, a desova é relativamente facil, o dificil é fazer crescer os alevins.

De certeza que levantei mas duvida do que te ajudei, mas acho que pelo menos já tens uma ideia do que tens que procurar.

Quando tiveres alguma duvida concreta faz a pregunta que de certeza eu ou alguem com mais experiencia do que eu te dará uma resposta.

Um conselho se queres iniciar a criação de "anambatideos começa com os bettas".

Fica bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
nos trico leri o macho tem a zona por baixo da boca vermelho alaranjado e a  femea tem essa zona prateada. nas colisas depende da espécie.  qual é a espécie das colisas que queres saber?

 

Olá!

 

Tenho um par de gourami pérola (Trichogaster leerii), que pretendia que fossem um casal, mas agora tenho algumas dúvidas...

 

Também achava que se distinguia os machos das fêmeas dessa maneira, mas na loja onde costumo comprar os peixes e por pesquisas na net descobri que essas características do macho só se notam a partir de certa altura do seu desenvolvimento. Sendo assim, eu que pensava que tinha uma fêmea por ser toda prateada e fui arranjar um macho, que era jovem e prateado e me disseram que só quando for mais velho é que fica alaranjado, receio agora que tenha um par de machos... Até porque, para espécie supostamente pacífica, o mais antigo não deixa o mais novo sossegado, está a sempre a dar-lhe "bicadas"!

 

Alguém sabe acrescentar alguma coisa acerca de distinguir o sexo dos gourami pérola?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenhu um casal de gouramis perola. Conheço 3 maneiras de distinguir os gouramis e as tres são muito mais faceis de ver com eles em forma adulta:

 

- A cor já referida (muito mais obvio quando adultos)

- O formato das barbatanas dorsais e ventrais (bicudo= macho, aredondado=femea)

- Os machos tÊm uma continuação das espinhas para alem da barbatana ventral.

 

 

Se conseguires pores fotos com algum detalhe da barbatana ventral eu digo-t

 

PS: Sei que este não é o sitio certo para o referir, mas aproveito já: Podem ver no subforum "Novidades e sugestões sobre o forum" que estão a ser feitas fichas informativas sobre peixes, invertebrados, etc... Quem poder contiribuir agradecia-se

Pedro Feijó

 

"Tristes tempos os nossos em que é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito"

Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Sou novo nisto de fóruns, de tirar fotografias a peixes que não param quietos, de colocar fotos online, e de outras coisas complicadas!

 

Logo que consiga superar as duas últimas...

 

De qualquer modo, as maneiras que referes já conhecia e são assim nos meus gourami:

 

- a cor é prateada nos dois, ainda que nos dois esteja a ficar ligeiramente alaranjada

- o formato é arredondado nos dois, mas mais bicudo num do que noutro (tambem posso ser eu que quero ver isso)

- não noto qualquer continuação de espinhas quer num quer noutro

 

Em todo o caso, como referi, logo que consiga superar a minha azelhice, tiramos as teimas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais