180L de América do Sul


jfranca

Recommended Posts

Comprei e montei há dois dias um novo aqua, desta vez com 180 L para fazer um biótopo sul-americano orientado por este site. Segue a ficha:

 

Data de montagem: 4 de Fevereiro de 2008

Dimensões: 100x40x50 cm (Juwel Rio 180)

Volume: 180L

Iluminação: 2x 45W T5 (Juwel Nature + Juwel Day)

Substracto Tipo/Quantidade: 30L Akadama + 2L areia

Aquecimento/Refrigeração: Aquecedor Juwel 200W

Peixes: nada, à data de hoje

Plantas: Cabomba, Valisneria spiralis, Heteranthera zosterifolia, Ceratophyllum, Echinodorus tenellus à frente, e o que penso ser uma Echinodorus bleheri e uma Echinodorus cordifolius

Manutenção: em princípio 1 TPA/semana de 10%

Parâmetros: ainda nada...

Decorações: pedras sedimentares, pedra de lava e tronco

 

Aqui uma vista geral:

 

2247656794_ffec1a33de_o.jpg

 

Pormenor do lado direito:

 

2246622551_cb81ec63f4_o.jpg

 

Pormenor do lado esquerdo:

 

2247417430_0ded90afcd_o.jpg

 

Pormenor da zona central:

 

2247417774_619f7f9d13_o.jpg

 

Comentários são bem-vindos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

está giro mas se me permites uma opiniao porque nao usaste nada para separar os dois tipos de areao ?

 

quando tiveres uns peixinhos que gostem de remexer o fundo vai ser uma chatice porque te vao mesturar o areao todo.

 

continuaçao de uma boa aquariofilia :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que essa Valisneria spirallis quando ficar maior vai tirar a harmonia ao lado direito da aquário, visto que depois a vista tende a focar a planta aí de um lado para o outro logo na frente do que o resto do aquário.

 

De resto, até está giro.

 

Uma sugestão, olha bem para o aqua e tenta mudar a valisneria mais para trás, e ve se gostas mesmo do layout assim.

 

Em relação à areia com o akadama, concordo com o krypticall.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... já me tinham dito para ter alguma separação física entre a areia e a akadama, mas graças à minha teimosia fiz ouvidos de mercador. Pode ser que corra bem ou que aprenda com os meus erros...

 

Quanto à valisneria, o local onde tenho o aqua leva a que se olhe para ele mais da esquerda para a direita, por isso tentei ter o lado esquerdo livre e o lado direito quase como se fosse a parede do fundo, além de tentar ocultar um pouco o filtro interno. Atrás à direita tenho ceratophylum, que confesso não conhecia muito bem, mas tenho esperança de conseguir que com as podas venha a preencher um pouco mais aquele espaço.

 

As cabombas "voadoras" que apareciam a espreitar nas fotos já estão presas, depois de alguma luta a tentar plantá-las com uma pinça. Alguém conhece algum truque para facilitar esta tarefa? Talvez com duas pinças?

 

Tentei arranjar os primeiros peixes para começar a ciclar o aqua, mas acho que fui demasiado específico e como não os encontrei disponíveis, agora só para a semana. Se alguém souber de Hemigrammus ocellifer, Hemigrammus pulcher, Corydoras reticulatus, Corydoras trilineatus ou Corydoras julii à venda na zona do Porto, estou interessado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo

Por acaso não tens nenhuma femea dos famosos Meeki (Boca de fogo)

Tenho um macho mais ou menos com 8-9 cm e não consigo encontrar uma femea para ele.

Não, não tenho nenhuma fêmea Meeki.

 

 

Esta semana começaram a aparecer bastantes algas filamentosas castanhas agarradas às folhas e algumas algas verdes nos vidros. Também por isso, mas não só, os primeiros habitantes acabaram por ser dois Ancistrus. Para já estão a dar-se bem na nova casa...

 

Ainda antes dos Ancistrus, começaram a aparecer alguns habitantes que não tinham sido convidados: caracóis... Para já não me estão a incomodar, espero que não venha a mudar de ideias!

 

As folhas da Echinodorus cordifolius estão a ficar um bocado estragadas, não sei se é o processo de adaptação ou se se passa algo de errado. Tentei testar os parâmetros da água, mas descobri que os testes que tinha deviam estar foram de prazo: não consegui medir nada de jeito, apenas o pH: 6.6. Para a semana espero já ter um conjunto de testes a funcionar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a TPA aspirei grande parte das algas que se estavam a formar. Entretanto, introduzi 5 Corydoras julii. Com isto fico com a equipa de limpeza completa. O curioso é que os Ancistrus, que até aqui andavam extremamente tímidos e quase não se deixavam ver agora andam divertidos a passear junto com as corys!

 

Vamos lá a ver se esta malta consegue dar um jeito nas algas, já agora...

 

As echinodorus tennelus já se estão a propagar, inclusive do akadama onde estavam para a areia.

 

No próximo fim de semana actualizo com fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas corys, passado uns dias em que todas se estavam a dar bem, começaram a mostrar sintomas iniciais de ictio, a darem uma espécie de cambalhotas na areia que penso ser para se coçarem. Para piorar o cenário, um dos Ancistrus apareceu hoje morto...

 

Talvez seja consequência do ciclo estar ainda no início. A verdade é que ainda não testei a água, estou à espera que cheguem uns testes que encomendei. Mas não estava à espera que nenhum destes peixes se fosse dar mal com o ciclo, tomava-os por resistentes.

 

Noutra nota, as tennelus continuam a propagar-se, já consegui domesticar as cabombas (espero, os próximos dias o dirão) e desisti de domesticar o Ceratophylum. Quem também se continua a propagar são as algas, mas a uma velocidade muito menor que nos primeiros tempos. Também coloquei um fundo negro.

 

Aqui ficam algumas fotos...

 

 

Vista geral:

 

2304947325_a69b1d73e5_o.jpg

 

 

Pormenor do lado direito:

 

2304947563_b11c77038d_o.jpg

 

 

Pormenor do lado esquerdo:

 

2305745472_e952209b37_o.jpg

 

 

Um dos "intrusos":

 

2304948095_a69d65de88_o.jpg

 

 

Três das Corys (Corydoras julii):

 

2304948347_b2d5abe692_o.jpg

 

 

O Ancistro sobrevivente... (Ancistrus dolichopterus):

 

2304948517_24a308f643_o.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.