30L de Sudeste Asiático


jfranca

Recommended Posts

Tenho o meu aqua de 30L há quase 4 anos, e depois de muitos episódios vou pela primeira vez postar uma foto dele, na sua última revisão.

 

th_P8200002_new.jpg

 

Desculpem a falta de qualidade da imagem...

 

Neste momento tenho cinco rasbora arlequim (Rasbora heteromorpha) e quatro betas (Betta splendens). De plantas, além de feto de java (Microsorium pteropus) tenho Cryptocoryne wendtii, Cryptocoryne parva e uma Lotus (Nymphaea lotus) - aliás, tenho dois bolbos mas só um é que tem folhas. Se alguém tiver dicas acerca de como ressuscitar um bolbo de lótus, a gerência agradece...

 

Até chegar a isto já tive uma catrefada de peixes e plantas.

 

 

Os rasboras são engraçadíssimos, parecem mosquitos, nunca param quietos!

 

Os bettas... são agressivos como o caraças! Quando decidi ter bettas resolvi ter 1 macho e 3 fêmeas, porque tinha lido que se deve ter mais que uma fêmea, para se poderem revesar a aturar o macho. Resolvi começar pelas fêmeas, para o macho já ter o harém instalado quando chegasse. Comprei a primeira... tudo bem. Comprei a segunda... a primeira matou-a. Comprei outra... a mesma cena. Decidi comprar de uma vez 2 fêmeas e um macho para tentar diluir a agressividade de uns e outros. E não é que resultou?! Pelo menos não morreu mais ninguém...

 

Até recentemente. Quando começou a chegar o Verão (relaciono eu agora) o macho apareceu com as barbatanas todas roídas. Passado uns dias, são duas das fêmeas que aparecem na mesma figura. Umas semanas mais tarde, qual não é o meu espanto quando descubro que uma das supostas fêmeas está entretidita a fazer... un ninho de bolhas!

 

Afinal... havia outra! E a fêmea revelou-se um macho de barbatanas curtas, também conhecidos como plakat, e semelhante a este:

 

http://www.siamsbestbettas.com/images/betta3.jpg

 

No passado dia 17, quando cheguei a casa ao fim da tarde, andava o plakat e uma fêmea (confirmada, entretanto) a acasalar, tal e qual como é descrito em tantos e tantos sítios. Vi-os a fazer o abraço nupcial, a fêmea a largar os ovos, o macho a apanhá-los com a boca e a depositá-los no ninho de bolhas, várias vezes... :wink:

 

E vi depois o macho a tentar defender o ninho com unhas e dentes (em sentido figurado, claro) e vi os outros bettas, mesmo assim, a conseguir ir lá comer os ovos...

 

Tenho portanto dois bettas machos em 30L de água, o que não recomendo a ninguém. Além disso, neste momento não ponho a mão no fogo acerca da feminilidade de uma das fêmeas, dada a experiência anterior. Só uma das fêmeas é que tenho certeza de ser fêmea. Portanto, arrisco-me a, em vez de 3 fêmeas para um macho como eu queria, ter afinal 3 machos para uma fêmea... :) Resultado, o plakat assumiu-se como macho dominante e anda a passear a sua imponência pelo aqua e outros passam o tempo a tentar não dar nas vistas.

 

Os rasboras lá continuam, felizes da vida.

 

Depois destas aventuras, desiludi-me com a vida e reformulei o aquário.

 

Vou tentar a partir de agora fazer uma actualização regular das imagens, para se ver como evolui este pequeno ecossistema.

Editado por jfranca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá que tenhas sorte!!! De facto os bettas são muito territoriais, ao ponto de serem agressivos com o seu proprio reflexo no vidro do áquario (o caso meu Betta).

Eu neste momento tenho o Betta ainda solteiro com 1 Pleco, Platy, Guppie, Corydora e Botia Palhaço. Entretanto estou a preparar um aqua de 200L onde vou la por o pessoal todo, menos o Betta. Para ele tenho outros planos...

Vou preparar este aquario onde esta o pessoal todo (que é de 16L) só para ele. Vou "tentar" recriar as condições originais dele, uma utopia, com 10cm de agua pouco arejamento, pouca filtração para nao criar muita correnteza na agua. Vou manter as plantas k la estao, Valls Gigantes e Elodes, e lindo era se conseguisse por arroz a crescer hehe!

Depois no aqua de 200L meto la 2 femeas e de vez em quando tento fazer um acasalamento!!

Um abraço e Sorte nisso!

Paulo Santos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqui vai uma actualização, com uns bonus...

 

th_P8270002_new.gif

 

As mudanças mais relevantes foram a adição de um fundo negro e uma Cryptocoryne spiralis, colocada ao fundo, ao centro. O tronco pequeno que estava ao centro também foi mudado, para não ficar tanto com ar de obelisco.

 

Em baixo, à esquerda, consegue-se ver a primeira betta fêmea que tive, de nome Besta (por ter assassinado outras duas). Em cima à esquerda também se vê outro betta, o que começou por ser fêmea mas se revelou macho. Chamava-se Bina, passou a Bino. Os outros bettas andaram escondidos na altura da foto. Os rasboras passeiam-se rapidamente pelo centro.

 

Aqui outras fotos da Besta.

 

th_P8300080.gif

th_P8270012.gif

 

Aqui podem ver algumas fotos que fiz quando o Bino esteve a acasalar com a outra fêmea, a Bicas, há umas semanas. Apesar de desfocada (sorry...) estes bettas estão em pleno abraço nupcial.

 

th_P8170053.gif

 

Na foto que se segue, com alguma boa vontade, conseguem ver 3 ou 4 bolas brancas agarradas às bolhas, na parte superior esquerda da imagem. Sim, são ovos de betta. E sim, foram desbaratados pela restante população de bettas...

 

th_P8170055.gif

 

Este é o Bino, com cara de poucos amigos, a guardar o ninho de curiosos com máquinas fotográficas.

 

th_P8170044.gif

 

E aqui, em "full flare". Pode não ser muito impressionante, uma vez que se trata de um plakat. Mas, se mais provas fossem necessárias de que se trata de um macho...

 

th_P8300088.gif

 

Esta é a Bicas, em estado normal, ou seja, com riscas horizontais.

 

th_P8200016.gif

 

A mesma, com as riscas verticais típicas de uma betta fêmea pronta para acasalar. Esta foto é de hoje, talvez amanhã andem ali outra vez enroscados!

 

th_P8300070.gif

 

Aqui está o Blue, o meu betta macho, no tempo em que ainda tinha alguma pose. Neste momento já perdeu as barbatanas quase todas, graças ao Bino. Não tenho nenhuma foto dele actualmente, mas acreditem que até dá dó.

 

th_P3180022_new.gif

 

Um dos meus antigos habitantes, um Gourami pérola (Trichogaster leerii). Viveu neste aquário quase 3 anos e foi um dos que sofreu com a chegada à puberdade do Bino.

 

th_P4050034.gif

 

E um rasbora. Estes não param quietos, logo são complicados de fotografar por um marreta como eu. Já combinei com um amigo mais entendido em fotografia para ele tentar fazer melhor que eu e talvez dar-me umas dicas para o futuro.

 

th_P8300076.gif

 

Inté!

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses bettas estão todos juntos?? eles não se agridem??? o tricogaster é outro anabatideo, o comportamento dos bettas é para todos os anabatideos... incluindo tricogasters, gouramis e colisas :roll:

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

Sim, agridem-se.

 

Quando decidi ter bettas resolvi ter 1 macho e 3 fêmeas, porque tinha lido que se deve ter mais que uma fêmea, para se poderem revesar a aturar o macho. Resolvi começar pelas fêmeas, para o macho já ter o harém instalado quando chegasse. Comprei a primeira... tudo bem. Comprei a segunda... a primeira matou-a. Comprei outra... a mesma cena. Decidi comprar de uma vez 2 fêmeas e um macho para tentar diluir a agressividade de uns e outros. E não é que resultou?! Pelo menos não morreu mais ninguém...

 

Até recentemente. Quando começou a chegar o Verão (relaciono eu agora) o macho apareceu com as barbatanas todas roídas. Passado uns dias, são duas das fêmeas que aparecem na mesma figura. Umas semanas mais tarde, qual não é o meu espanto quando descubro que uma das supostas fêmeas está entretidita a fazer... um ninho de bolhas!

 

Afinal... havia outra! E a fêmea revelou-se um macho de barbatanas curtas, também conhecidos como plakat, e semelhante a este:

 

http://www.siamsbestbettas.com/images/betta3.jpg

 

No passado dia 17, quando cheguei a casa ao fim da tarde, andava o plakat e uma fêmea (confirmada, entretanto) a acasalar, tal e qual como é descrito em tantos e tantos sítios. Vi-os a fazer o abraço nupcial, a fêmea a largar os ovos, o macho a apanhá-los com a boca e a depositá-los no ninho de bolhas, várias vezes... :roll:  

 

E vi depois o macho a tentar defender o ninho com unhas e dentes (em sentido figurado, claro) e vi os outros bettas, mesmo assim, a conseguir ir lá comer os ovos...

 

Tenho portanto dois bettas machos em 30L de água, o que não recomendo a ninguém. Além disso, neste momento não ponho a mão no fogo acerca da feminilidade de uma das fêmeas, dada a experiência anterior. Só uma das fêmeas é que tenho certeza de ser fêmea. Portanto, arrisco-me a, em vez de 3 fêmeas para um macho como eu queria, ter afinal 3 machos para uma fêmea... :!: Resultado, o plakat assumiu-se como macho dominante e anda a passear a sua imponência pelo aqua e outros passam o tempo a tentar não dar nas vistas.

 

Quanto aos gouramis, viveram em harmonia com os bettas até ao momento em que o plakat atingiu a puberdade. Aí começou a desgraça...

 

Abraço,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive uma situação igual à tua. Ofereceram-me 1 Betta com 3 femeas, passado algum tempo morre uma femea e pouco tempo depois o macho. Fiquei desgostosa, o meu macho era tão bonito.

Mais tarde comecei a notar que uma das femeas começava a ficar verde/azulada e com barbatanas compridas. Eh pá, então tu és o culpado.

Tive esse casal durante 4 anos, tiveram ninhadas atrás de ninhadas, mas por falta de experiencia não consegui manter nenhuma e isto já foi há 10 anos atrás ainda não tinha conhecimento de foruns com pessoas espectaculares que nos ajudam :)

Sempre foram muito saudáveis e vivos, um dia a femea saltou do aquario e morreu, o macho começou a ficar "murcho" e morreu 2 dias depois dela. Isto era amor lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

André,

 

O betta macho entregou a alma ao criador e não, não voltaram a crescer as barbatanas. Quanto mais não seja, porque o outro não lhe deu sossego.

 

Aqui fica uma imagem do "outro"...

 

th_P9010113.jpg

 

E uma imagem actualizada do aqua:

 

th_PA180026.jpg

 

Entretanto, comprei 4 botias, vendidas como sidthimunki, mas que identificaria mais como Botia de Burma (Botia histrionica), depois de ver este site.

 

Aqui uma foto de uma das minhas:

 

th_P9240138.jpg

 

As más notícias é que das quatro 2 morreram passadas 2 semanas, outra ontem e a restante anda desaparecida. Para quem nunca se meteu a comprar botias e está a pensar nisso, o meu conselho é levar a sério as recomendações para ter cuidado com a qualidade da água. Coincidência ou não, o facto é que as bótias que morreram apareceram com ictio depois de ter que me ausentar durante umas semanas e portanto não pude fazer a TPA semanal.

 

Ao nível das plantas, há a acrescentar umas Cryptocorine crispatula.

 

A fauna consiste neste momento de 1 betta macho, duas bettas fêmeas, cinco rasboras harlequim e, com alguma sorte, uma botia de Burma.

 

Abraços,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que vão os betinhas??? andam os dois bem? o meu é super pacifico com corydoras, octocintos e falsos tetras, nem lhe sliga e nunca mostrou as barbatandas, se eu tivesse a fiz ideia de lhe juntar outro macho pacifico talvez até se dessem bem :? ou uma femea!

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pedro,

 

Continuam as perseguições entre os 3 bettas, com uma clara ordem hierárquica: no topo este, depois esta e finalmente esta.

 

Dada a minha experiência, desaconselho vivamente de juntar dois betta machos. Mesmo um macho e uma fêmea é arriscado. Por um lado, a fêmea pode-te sair um macho; por outro, mesmo uma fêmea autêntica acaba por apanhar tanta porrada que acabas por ter pena. O ideal, se tiveres condições para isso, é ter o macho num tanque e a fêmea noutro, e juntá-los apenas quando o macho fizer o ninho de bolhas e apenas se os quiseres tentar acasalar. Caso contrário, não vale a pena. Mas, é claro, cada caso é um caso e cada peixe tem a sua personalidade. Pode ser que tenhas mais sorte que eu...

 

Entretanto, há boas e más notícias: as boas é que se confirma que ainda tenho uma botia sobrevivente ao ictio e ao tratamento do ictio; as más é que ainda tem ictio. Passei por algumas lojas a perguntar se, como elas são sensíveis à maioria dos tratamentos para ictio por não terem escamas, haveria algum remedinho milagroso para botias com ictio. Resposta: não. Apenas cuidado, persistência e... sorte.

 

Já agora, esta é a sobrevivente, repousando sobre uma folha da cryptocoryne spiralis. Na cauda vêem-se os famigerados pontos brancos...

 

th_PA290005.jpg

 

Entretanto reiniciei o tratamento com JBL Punktol, aumentei a temperatura para 30 C e aumentei a agitação superficial, para a botia não se intoxicar com o medicamento. Como consequência imediata do aumento de temperatura, o betta macho recomeçou a fazer o ninho de bolhas.

 

Abraços,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento tenho cinco rasbora arlequim (Rasbora heteromorpha) e quatro betas (Betta splendens). De plantas, além de feto de java (Microsorium pteropus) tenho Cryptocoryne wendtii, Cryptocoryne parva e uma Lotus (Nymphaea lotus) - aliás, tenho dois bolbos mas só um é que tem folhas. Se alguém tiver dicas acerca de como ressuscitar um bolbo de lótus, a gerência agradece...

Pois é, descobri aqui como ressuscitar o bolbo da lótus. Vou ver se experimento amanhã e depois conto como correu.

 

Entretanto o tratamento do ictio da bótia com o JBL Punktol e com os outros cuidados todos funcionou e tenho neste momento uma jovem e saudável Bótia da Birmânia (Botia kubotai), entretanto identificada com a ajuda deste fórum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

A técnica de ressuscitação do bolbo da lótus não resultou até agora...

 

Entretanto, tenho mais umas plantas: Cryptocoryne wendtii, Eleocharis acicularis e encomendei umas Cryptocoryne spiralis pelo ebay... Da Malásia! Chegaram cá direitinhas, mas sem folhas, como seria de esperar. Já plantei e agora vou ver como corre...

 

Em termos de fauna, há a acrescentar uma Colisa lalia e um Epalzeorhynchos kalopterus.

 

A colisa (ou melhor, o colisa, pois acho que é um macho) colocou-se claramente no topo da hierarquia do aqua. De tal maneira, que o betta macho já bate a bolinha baixa e não persegue tanto as fêmeas. As quais, por sua vez, como já não são tão assediadas, estão a conseguir recuperar as barbatanas que andavam completamente "ratadas". Continuam umas perseguições de vez em quando, mas nada do que já foi!

 

Alguém sabe qual é nome comum do Epalzeorhynchos kalopterus em português? Em inglês é "Flying fox", em português já vi barbo calóptero, mas gostava de mais informações. Comprei-o por ser supostamente um bom comedor de algas. Espero bem que seja, por que no meu aqua tem algas que chegue...

 

Por falar em algas... As minhas plantas não crescem. Não morrem, o que já não é mau, mas também não crescem. Imagino que uma lâmpada de 15W seja pouquito. O problema é que não sei como hei-de fazer para aumentar a iluminação sem grande trabalho: o meu aqua foi comprado em "kit", com a tampa com a iluminação incluída. Do que me andei a informar, para conseguir aumentar tinha que ter uma tampa nova com a iluminação suspensa, porque na que tenho não cabem duas lâmpadas de 15W mais o balastro. Por outro lado, já li que uma iluminação forte é bom se a prioridade são as plantas, mas não é tão bom se a prioridade forem os peixes, que normalmente preferem uma iluminação mais fraca. Acho que vou deixar ficar assim para já...

 

A excepção quanto ao crescimento é a lótus que está sempre a deitar folhas novas. Não cresce em altura, mas está sempre a deitar folhas novas.

 

Não tenho conseguido tirar fotos, logo que dê eu coloco.

 

Para todos os que lerem isto entretanto, votos de um Feliz Natal!

 

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ao ler este tópico sobre o teu aqua dei conta que "não sou o único" tbem a mim me calhou um betta que comprei como uma betta... hehe já agora onde compraste os bixas/bixos?

 

vê este tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=54207

 

tive de separar os dois machos porque o "plakat" levava a melhor de certeza e matava-me o outro... agora tenho-o sozinho no aqua de 20 litros com uma pobre fêmea enclausurada numa maternidade, pois o gajo tbem a queria matar..

 

Já agora, diz-me lá se esses bettas de cauda curta não são brutais?

 

(diria que se fossem cachorros eram pitbulls)

 

um abraço

Editado por rui gonçalves

VIVÓ BENFICA!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Bem, ao ler este tópico sobre o teu aqua dei conta que "não sou o único" tbem a mim me calhou um betta que comprei como uma betta... hehe já agora onde compraste os bixas/bixos?

A primeira fêmea comprei na Aquamundo, na Rua da Torrinha (Porto) as outras fêmeas/macho comprei na Jardiland (Maia).

 

vê este tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=54207

 

tive de separar os dois machos porque o "plakat" levava a melhor de certeza e matava-me o outro... agora tenho-o sozinho no aqua de 20 litros com uma pobre fêmea enclausurada numa maternidade, pois o gajo tbem a queria matar..

É... a descrição que fazes no teu post é-me muito familiar. Com a diferença que como eu não separei os machos, resultou na morte do mais "normalzinho"...

 

Já agora, diz-me lá se esses bettas de cauda curta não são brutais?

 

(diria que se fossem cachorros eram pitbulls)

"Brutais" é a palavra chave aqui...

 

 

Entretanto, este meu novo habitante conseguiu impor respeito no aqua, colocando-se acima do plakat, hierarquicamente falando.

 

th_PC080019.jpg

 

Esta é a minha última adição: um barbo calóptero (um bocado tremido, o gajo não pára quieto!), aqui a passear-se à beira da lótus.

 

th_P1060055.jpg

 

E aqui uma vista actualizada do aqua, pouco depois de ter acrescentado mais uma Crypto e mudado a água e portanto ainda com muita neblina...

 

th_P1060044.jpg

 

Ah... e com uma lâmpada nova: Sera Daylight Brilliant. Gostei, a luz é mais fria e realça mais os vermelhos, particularmente os reflexos acobreados dos rasboras.

 

Abraços,

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto, tenho mais umas plantas: Cryptocoryne wendtii, Eleocharis acicularis e encomendei umas Cryptocoryne spiralis pelo ebay... Da Malásia! Chegaram cá direitinhas, mas sem folhas, como seria de esperar. Já plantei e agora vou ver como corre...

Devo dizer que me estão a surpreender pela positiva: plantei 3, que já têm folhas e estão com bom aspecto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Depois de quase um ano de algum abandono, quer do aqua quer do topico, vou fazer o ponto de situação:

 

Em termos de flora, não tenho mais do que as que tinha, as que vieram do ebay portaram-se bem, rearranjei a disposição das coisas um bocado, umas deram-se melhor do que outras com isso, mas é a vida...

 

Em termos de fauna, ainda acrescentei entretanto um labeo bicolor albino e hoje mesmo dois peixes vidro. Numa nota mais triste, toda a restante fauna já entregou a alma ao criador... excepto a Botia kubotai que supostamente é muito sensível!

 

Vou ver se tiro uma foto para actualizar aqui o visual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ok, ainda não tirei uma foto, mas entretanto tive outros acrescentos: 5 Colisa chuna. E os vidrinhos ainda resistem, agora menos tímidos do que no início.

 

Feliz Natal para todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

E finalmente, eis uma foto com a actualização:

 

2247385462_51e085b9ed_o.jpg

 

Como já não publicava fotos há mais de um ano, notam-se bastantes diferenças: a flora é constituída exclusivamente de Cryptocorines diversas e de dois bolbos de lótus adormecidos. Tenho andado a fertilizar com fertilizante líquido da Sera, vou experimentar com fertilizante em pastilhas, em princípio deve resultar melhor, tendo em cota as plantas que tenho. A faunda é constituída neste momento por (por ordem de antiguidade); Botia Kubotai, Epalzeorhynchus frenatus (albino), 2 Kryptopterus bicirrhis, Colisa chuna (das 5 só sobrevive uma) e 3 Betta splendens (macho + 2 fêmeas).

 

Os peixes que se vê na foto (um pouco tremidos) são o tubarão albino à esquerda, o betta macho tudo à direita e atrás dele uma betta fêmea; à esquerda do betta, em frente ao aquecedor, vê-se ainda os peixes-vidro. De resto, algumas algas no vidro da frente e muitas no vidro de trás.

 

Da causa de morte das colisas na loja só me souberam dizer que tinha a "doença das colisas" ou a "doença das bactérias"... Alguém se imagina a ouvir de um médico que estamos doentes da "doenças das pessoas" ou da "doença das bactérias"??? O que é verdade é que na net aquilo que encontrei não foi muito mais esclarecedor. Parece que há mesmo um vírus ou uma bactéria que ataca com muita facilidade as Colisas. Enfim...

 

Voltei aos bettas. Vamos ver como corre desta vez...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apareceu um ninho de bolhas. Não está lá ninguém a guardá-lo, portanto fica-me a dúvida se o responsável é a colisa, o betta macho, ou (medo, muito medo...) se uma das bettas fêmea se vai revelar um macho, novamente.

 

Resolvi ligar o cérebro e alterar o tipo de fertilização que estava a fazer de fertilizante líquido para pastilhas. Acho que faz sentido, tendo em conta que só tenho cryptocorines...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é sempre chato de acontecer.... eu descobri que tinha um agressivo platak em vez de uma simpatica femea quando me começaram a morrer neons com os olhos arrancados...

Devias dar uma limpeza aos vidros! De resto parece-me bastante interessante o aquario até pela escolha de fauna e flora!

Parabens!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Isso é sempre chato de acontecer.... eu descobri que tinha um agressivo platak em vez de uma simpatica femea quando me começaram a morrer neons com os olhos arrancados...

Devias dar uma limpeza aos vidros! De resto parece-me bastante interessante o aquario até pela escolha de fauna e flora!

Parabens!

 

Concordo com o Diogo, acho que uma limpeza nesses vidros poderia fazer milagres. Outra coisa que acho é que tens demasiada população para o tamanho do aqua.

Editado por Se7eN

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Concordo com o Diogo, acho que uma limpeza nesses vidros poderia fazer milagres. Outra coisa que acho é que tens demasiada população para o tamanho do aqua.

 

Têm razão, claro, e está prometido que as próximas fotos são com vidros limpos...

 

Também dou razão quanto à população, vou deixar as coisas evoluirem naturalmente para estabilizar em 5 indivíduos.

 

Entretanto morreu a última Colisa, por isso neste momento a fauna é constituída por 3 Bettas (1 macho e 2 fêmeas), 2 Kryptopterus bicirrhis, 1 Botia kubotai e 1 Epalzeorhynchus frenatus albino.

 

Ainda não vi grande efeito da pastilha de fertilizante, acredito que demore algum tempo. De qualquer modo coloquei outra, noutra zona do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto, com as TPAs, desapareceu o ninho de bolhas e ainda ninguém se chegou à frente para começar outro.

 

No próximo fim de semana, faço uma limpeza aos vidros e actualizo aqui com fotos, fica prometido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, os vidros foram limpos, mas não cheguei a deixar assentar a poeira, por isso a água aparece ainda um pouco turva. Ainda assim, é visível o betta macho em manobras do lado direito, uma das bettas fêmeas à contra-luz do lado esquerdo e ao centro, cada um para seu lado e pouco sossegados, os Kryptopterus bicirrhis.

 

 

2304948715_5be2bd9771_o.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.