Tópico do peixe Betta


Linus

Recommended Posts

 

ora então saudações piscicolas (mas de água doce) :shock:

 

quero pedir ( pq sou novato na coisa dos Bettas) q alguem caridoso me diga q condições este animal explêndido tem de ter para procriar?

algumas já sei:

 

uma fêmea

um macho

um aquario

agua :shock:

 

a partir daqui népias.

 

Bettas ao poder :roll:

 

Pedro[/img]

fixe é fixe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

pelo que percebi deve ser sempre 1 macho e 2 femeas.....

 

ja agora digam-me pf....ja que os machos é k sao sempre mais violentos...poderei optar por por so duas femeas no aqua? é k nao tenho intenções de fazer reproduçao e como dizem k as femeas nao sao violentas.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Amigos, desculpem mas estive ausente um tempo por questões profissionais.

 

Limpafundus,

 

Os três aquas é simples. Um com divisões para os machos, outro para as fêmeas e outro para o abraço nupcial.

Os alevins demoram cerca de 4 dias a devorar o saco vitelino.

Onde eu tive maior dificuldade foi quando eles começaram a desenvolver o sistema de respiração (labirinto). É uma mortandade! Ao fim da quarta semana terás que desligar a aeração para os pequenos Bettas desenvolverem o seu sistema de respiração, senão a naureza mata-os.

 

O que me intriga é como é que é possivel teres num comunitário um Betta a construir o ninho sistematicamente e ele não atacar ninguém. Como já deves ter reparado é perfeitamente normal o macho dar um grande tareão à fêmea antes do abraço nupcial. Só posso chegar à conclusão que por mais que leia-mos acerca de uma espécie nunca saberemos o seu limite.

 

Ninfa,

 

Para criar, é um macho e uma fêmea juntos durante cerca de 12 horas, mais é estar a arriscar a vida da fêmea, claro, isto é subjectivo, basta ver o caso do Limpafundus. Estou a generalizar!

 

Boa sorte a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu por mim nunca tive problemas com os betas.. também é verdade que tenho um aquário grande: 230 litros..

mas sempre tive guppy's e tudo o mais... o meu aquário sempre foi comunitário, e sempre tive um beta, pois acho-os dos peixes mais bonitos que se podem ter..

 

estou a montar de novo o aqua, e claro está, já lá está um belo beta.. bordot! :)

 

nunca tive problemas, volto a referir...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tb axo os bettas bué da lindos i ando há k tempos para comprar um mas casa x k vou a uma loja veio os peixitos ali fexados.. i nk sei se eles taum de boa saude ou n.. deve ser de malukos tar ali fexado sem se poder mexer i por isso nk tive coragem de trazer um com medo k ele n se aguentasse :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

PPl...boas..eu sei que tem pouco haver mas...preciso que alg me diga de alguma loja na zona do Porto que venda Bettas femeas...tá muito má, das p'raí 10 lojas que conheço nenhuma tem tido Bettas fêmeas...preciso mm que sejam rápidos a responder o macho tá no "ponto" ...salvo seja... tenho um macho butterfly que teve umas más experiencias com lagostins e agora enqunato não recuperarar a cauda não o deixo criar, por isso só m sobra um macho vermelho...e agora o melhor... CROWNTAIL ou RABO-DE-PENTE....liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinnnnnnnnnnnnnnnnnnddddddddddddddd

oooooooooooo, custou-me os olhos da cara!!!! pouco importa...enfim o que quero dizer é se alg sabe de loja que venda femeas? de preferência CROWTAIL!!!! obrigado pela atenção

 

_________________________________

 

MU 0 - FCP 1 ehhhhhhhhhhhhhhhh benny mcarthy uh...ah

marca um goooooooooool la la la la........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez de estar a gastar outro tópico vou utilizar este pelo qual eu o iniciei. :)

 

Qual a longevidade do Betta?

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Linus um Betta, e atenção, se for bem tratado!!! pode alcançar os 3 anos de vida, nunca consegui mais nem nunca houvi relatos de alg k os tenha tido mais tempo!

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chatice ppl...a minha fêmea lembrou e saltou da maternidade em que a tinha confinado e apesar do macho já ter um ninho estar decente não resistiu ao reboliço e vou ter que começar td de novo :oops:! enfim...

Inté

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bem, já tinha contado sobre os Bettas serem incentivados com "vistas" de outros peixes, né? Pois aqui vai a única foto de jeito desse "enlace"...

Eis o macho e o seu ninho, mais a revista que tinha colocado para separar aquas... :lol:

 

Pic_658_1.jpg

 

Foi numa visita a um navio da Armada Portuguesa..., uma vez mais..., a "água" está presente! :P

 

Por descuido meu, falta de limpeza do aqua :lol: , restam sete "bettinhas". Para primeira experiência com Bettas, o facto de sobreviverem alguns, deixa-me motivado para a próxima. help

Nasceram (eclodiram?) a 03 Fevereiro, quase sempre alimentados com microvermes. No início dei comida lìquida da Jbl com artemia e aqui é que foi o meu erro, deitei gotas de comida a mais e poluí o aqua! :cry:

Outro erro que cometi inicialmente e conforme se pode verificar na foto, foi a altura da água..., estava quase com vinte centímetros. Depois baixei o nível mas o macho foi "obrigado" a construir novo ninho porque este que está à vista, ficou prácticamente destruído... 8)

 

Prontos, contado e "documentado"! :P

 

Regal :) , tks pela info!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

há muitas maneira de reproduzir Bettas...podemos fazer tudo como manda o livro...ou então inventar um pouco.... :)

 

já várias vezes o fiz...e sempre que preparava tudo ao pormenor as coisas nem sempre funcionavam...

Qd usava metodos menos ortodoxos as coisas corriam bem melhor...

 

cheguei a meter o casal dentro de um garrafão de 5 litros cortado e passados 3 dias tinha 500 alevins que depois passava para um aqua pequeno e pouco movimentado.

 

uma das coisas que considero importante é os Infusórios como primeiro alimento, e além disto e não menos importante a maneira como se consegue isolar o aqua....qd formam o labirinto +- 10/15 dias começam a vir á superficie respirar...se a camada de ar existente entre a água e o topo do aqua não tiver uma temperatura estável e parecida com a da água as coisas correm mal...por isso a grande mortandade nesta altura com campeonato...eu punha uma fita cola á volta do aqua de forma a isolar ao máximo o ambiente. :D

 

e pronto cá deixei a minha opinião

 

um abraço

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que a experiência me ensinou :lol: ...os Bettas são das crias mais pequenas...e não comem naupilos de artémia logo após o nascimento...penso que a solução tem mesmo que passar pelos infusórios...ou qq coisa que os substitua...gema de ovo coada...ou aquelas pastas em bisnagas...artémia só passados uns dias....

 

:( um abraço

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os bettas foram os meus primeiros peixes, foram os responsáveis por estar neste hobby.

 

Fiz criação de bettas, o que fazia era ter vários machos e fêmeas e por tentativas juntando-os até ao acasalamento.

uma dica, para quem não sabe, o fundo do aquário convém ser preto, uma cartolina colada debaixo do vidro serve. Como os ovos são brancos facilita o trabalho ao macho quando estes são expelidos pela fêmea. Plantas nunca usei, o melhor metodo que vi e foi o que fiz foi com um copo plástico cortado ao meio e preso ao vidro, o macho acha este sitio irresistivel além disso conserva a humidade do ninho muito melhor que com plantas, que acho que até destroem a consistencia das bolhas.

 

ainda tenho algumas fêmeas que criei, e um macho bem velho por acaso era uma ideia juntarmos uns exemplares para uma criação. Eu tenho três fêmeas adultas em macho, mas este duvido que resulte.

 

tenho uma femea que já acasalou, e está enorme, é portanto um perigo para um macho que seja agressivo.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também só usava infusorios,mas um dia resolvi dar naupilos de artemias e para meu espanto :wink: os bettinhas começaram a atacar as artemias e come-las.

Neste momento tenho 6 fêmeas e 10 machos,coloquei um casal de brancos para reprodução e vamos ver se eles se entendem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor resultado que tive em relação à construção do ninho foi colocar à superfície da água um rectangulo de esferovite encostado a um dos cantos. Resultado: um ninho com uns 15 cm de raio, na boa. Atenção, sem aeração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
eu gosto muito deste peixe também, e quero aproveitar este tópico para mostrar quanto eu acho HORRIVEL o que a maior parte das pessoas/ lojas fazem a estes animais: colocá-los em copos, colocá-los em condições horríveis de vida...  

 

Concordo plenamemte com você.

Quando comprei o meu betta tive vontade de chorar.

Não estava dentro de um copo, estava dentro de um vidro de azeitona.

E tem mais... Os "aquas" estavam todos encostados, os Bettas não paravam quietos, tavam estressados e não para por ai, tem mais... :shock:

Quando falei para a mulher que eu queria um betta ela nem olhou. :wink:

Peguei o "aqua" e dei para ela pegar o pxe, ela simplesmente pegou o saquinho e jogou o betta dentro... :wink:

 

Para que maltratar um pxe tão bonito, tão magnifico?

E não entendo uma coisa: PARA QUE FAZER BRIGAS DE BETTAS?

 

Quem faz isso não tem coração. :lol:

 

Abraços

Lyla

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Sou iniciante, comprei um aqua que chamam de betteria há dois dias, ele mede 20cm comprimento x 15cm altura x 10 cm largura. Tem capacidade para 3 litros dágua e uma divisória de vidro ao meio com compartimento para dois peixes.

Os meus são dois machos, que se bicam (pelo vidro) boa parte do tempo. Sem querer posso estar prejudicando, pois eles não vão aguentar brigar tanto tempo. O aquário é mto pequeno? É errado deixar uma ao lado do outro, se vendo o tempo todo? Devo ter aquecedor ou não? E lâmpada de 15w?

Socorro, posso estar cometendo uma maldade sem saber.......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass :oops:

 

Um aqua de 30cm atestado de plantas, tanto flutuantes como outras, um filtro de esponja e luz. Isto tudo mais comida de jeito, larva vermelha e temos um aqua impecavel para ter um betta.

 

Outra cena muito importante que muita jente não sabe. Não se deve dar todos os dias de comer aos bettas. Eles são burros e comem até ficarem doentes. O melhor é dar de comer dia sim dia não e um caganito pequenino de comida.

 

Para criarem o dito betta, aqui fica um artigo que fiz sobre isso mesmo:

 

http://clientes.netvisao.pt/ut021507/betta...a_splendens.htm

 

Portem-se

 

:oops:

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aproveito este espaço para colocar a minha história:

 

Tenho um betta macho num aquaro ha já algum tempo. Fui a uma loja e comprei uma femea.Durante o tempo que estiveram no mesmo aquario a femea não se podia aproximar do macho q levava logo. Decidi levar o macho para outro aquario.

 

No dia seguinte o aquario em que se encontrava a femea tinha um ninho de bolhas......que esquisito pensei!

Experimentei colocar um espelho à frente dela e ela inchou tal como um macho!!!!

 

Será que a minha femea afinal é um macho com a cauda ratada????

 

Ajudem-me a solucionar este caso!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais