cabo Raso - Interdito


Luis Rosa

Recommended Posts

É de louvar que existam pessoas como o senhor NunoCarvalho que dizem a e tal eu faço e aconteço. Vamos por partes, o post foi criado por mim quando passei junto ao cabo raso e vi o meu caminho habitual vedado e destruído sem razão aparente, pus 2 fotografias online que mostram apenas a ponta da vedação o que quer dizer que não mostram o sítio onde vamos a nossa água. "Já la vou a 2 semanas e continuo a ir ao mesmo sítio" - amigo se ao entrar e apanhar no mesmo sítio em vez de ler e rir, clicasse no botão responder e enfiasse aqui umas palavrinhas a dizer "Afinal não vedaram todo, podemos ir ao mesmo sítio" teria mais valor para os outros que não tiveram oportunidade de la ir.

Continuando o raciocínio, depois de se ver que se podia ir 200metros a frente começou-se então a debater o porquê e a legalidade de uma vedação de lugar público. A mim não me dá vontade de rir....

 

Sábado lá irei apanhar uns litros de água... :shock: Acho....

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 66
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

Por acaso ja reparam que metade do nosso país é banhado pelo o oceano...porquê tanto granel com o cabo Raso...o que nao falta ai são bons locais para apanhar agua. Só um aparte, alguem sabe para onde vão os esgotos do pessoal da Qta. da Marinha...é que eu estive a falar com um amigo meu e o que ele me disse nem quis acreditar...será verdade?

 

um abraço, Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Pessoal,

A mim não me custa nada ir 200 metros mais à frente ou mais atrás. A questão, independentemente de ir buscar àgua ou só apanhar banhos de sol, ou ter uma saída de mergulho, prende-se exclusivamente com a prepotência de certas pessoas ( entidades ) de cariz duvidoso a nivel legislativo e executivo. Começámos a falar de um acesso utilizado para ir buscar àgua para os aquários. Bom..... Quem são esses "senhores" que delimitam uma área de utilização PÚBLICA, independentemente da natureza da utilização, que chamam a si a propriedade que é do Estado ? Qual o direito de vedar uma zona que ( até prova em contrário ), é propriedade do Estado Português ? Eu pago impostos. Se um dia eu aparecer no referido espaço vedado, posso ir por mar, depois, se me vierem multar eu,....... não pago a multa, e têm que provar por onde eu entrei. Pois, se entrar pelo mar, estou a entar por domínio público, ou, também compraram X milhões de metros cúbicos do nosso mar ?

Este país está entregue a meia ..... ? Não ! Milhares de anormais que têm a mania que são donos de tudo. Havia uma frase célebre aqui há uns anos que era assim : Jobs for the boys. Parece que a frase tem que ser alterada : Jobs and places for thes bois. Sim...leram bem, pois só quem não tem os respectivos no sítio devido, ( baixo ventre ), tem que ter os respectivos apêndices na caixa crâneana para vir marrar com quem paga impostos e tem dreito a circular livremente no espaço de domínio público português. Com o evoluir da situação, no próximo Campeonato do Mundo de Futebol, aquando, hehehehehe, do jogo Portugal - Tibete, eu juro que vou ser TIBETANO. Ao menos lá, acho que não condicionam a recolha de neve. ( acho eu ). Também posso sempre escolher um país do Magrebe.

Aqui deixo o meu descontentamento, e se os Administradores do Fórum apagarem o post, espero que tenham lido até ao fim. Podem apagar por razões que se prendam com o código de conduta, mas, devem concordar comigo,....... a menos que façam parte do lobby que mandou a vedar a referida zona. Espero ter sido bem claro e incisivo. Se o país e o mar não é nosso, vou montar REEF´s para CUBA. Pelo menos, tenho RV de borla, ou quase.

Abraço,

Paulo Lourenço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

na edição do Público de hoje vem um artigo sobre este assunto, na secção Publico Local. Parece que a câmara vai vetar a construção nesse local e fala ainda sobre a cerca metida e que há mais um associção contra.

Não tenho aqui a edição comigo, por isso é melhor verem com os vossos olhos que percebem mais da situação.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apareceu ontem no jornal da região um pequeno artigo que demonstrava a indignação de várias pessoas. Segundo parece o gradeamento é realmente provisório....a ver vamos.

 

Daniel sabes tão bem quanto eu o significado de provisório em Portugal...só espero estar enganado :lol:

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Luis Rosa,

 

Eu não me ri do triste evento de vedarem PARTE do acesso à água e muito menos do seu post.

 

Achei de facto deveras divertido haver colegas a opinar e falar da situação sem de facto constatarem a realidade e irem ao local verificar a veracidade dos factos.

 

De facto não esta nada permanentemente vedado e HÁ AINDA, e para meu grande lamento penso que será por pouco tempo, uma opção que contorna o entrave que nos colocaram de aceder aos viveiros, opção essa que descrevi mais abaixo e melhor ainda fez o Daniel Silva.

 

Não percebo o seu prurido, não foi de todo a minha intenção atingi-lo de qualquer forma.

 

Se bem percebi a camara irá ousar em colocar outra pista de joging para as madames andarem a passo de caracol e as babes andarem de patins em linha com os voluptuosos seios quase de fora???

 

Que solução darão eles à área que é dada como zona de pesca desportiva e que soluções de estacionamento darão eles aos pescadores, ao menos assim teriamos espaço para parquear e colher a água, mesmo que o carro não vá junto ao mar, ao menos que dê para parar lá perto, certo?

 

Se bem que apenas de verão me desloco ao Gincho pois não me agrada a qualidade da água. Fica um pouco ridiculo de verão ir à praia buscar água com os banhistas a gozarem dum gajo a carregar freneticamente bidons e mais bidons de água, nestes meses que se seguem irem voltar à rotina da Ericeira, não sei porquê mais os corais abrem mais com a água de lá. O Guincho é só para o desenrasque.

 

Outro spot é a praia da Adraga em Almoçageme, Colares - Sintra, para quem está em boa forma física é também um local de colheita excelente.

 

Ficam dadas as dicas.

 

Abraço

 

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Cada vez me desiludo mais com este país.... em que todos querem fazer mas ninguem faz....

 

Ora vou explicar, depois de uma passeata por lados de sintra com intuito de visitar a Reefdiscus, passo junto ao cabo raso, peço ao meu pai para abrandar e leio um cartaz bem grande afixado junto a entrada do farol do cabo raso e passo a citar "Sujeito a pena de prisão de 3 meses" em CAPS LOCK e tamanho 60! Mas isto afinal de contas é o quê? Muito se discutiu... e falou e protestou, as leis foram aplicadas, setenças saíram, ordens judiciais.... e a vedação continua impune... tal qual como se aquilo em redor do farol fosse um campo de prisioneiros!!! É íncrivel uma coisas destas.....

 

Abismado com a situação segui devagar para ver a vedação em todo o seu (não)explendor.... quando me deparo que não só não a retiraram como mandava a ordem judicial.... como a AUMENTARAM...... isto cabe na cabeça de alguém? Aumentaram em cerca de 10metros a vedação e conseguiram engolir a zona dos viveiros.... deixando apenas uma entrada na estrada de acesso ao mesmos!!

 

Espero um dia poder ver este país a funcionar como deveria ser.....

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Luis,

 

Fui colher água a semana passada e também fiquei espantado com o aumento do tamanho dos cartazes e da área abrangida pela vedação.

 

As autoridades e entidades responsáveis ignoram simplesmente o assunto, resta saber até quando?

 

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li há 3 ou 4 dias no Correio da Manhã, uma notícia de que eles (familia Champalimmaud), teriam ignorado a ordem do Parque Natural Sintra Cascais, enão só não tinham retirado a cerca como a tinham aumentado.

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

 

Eu ainda nao fui lá, mas só quero fazer um comentario... li o topico todo.

E na minha opiniao ouve comentarios do genero nao se irrtam vamos 200 metros mais á frente e temos agua na mesma! pois por isso que portugal tá como tá! Se ninguem fizer nada agora, nao demorára muito e eles tambem vedarem esse caminho... Mesmo que o problema seja minimo,como o da vedaçao, pk há milhares de locais para recolher a agua, temos de reclamar, porque se ninguem fizer nada eles qualquer dia vedam a orla costeira toda, ( já que o estado nao faz nada, que faça o povo, sim que os grandes continuam a comer á grande e deixar as megalhas para pequenos). Tou revoltado com a situaçao e tambem por alguns membors dizer que nao é um problema grande. É o tradicional deixa andar do portugues.

E acho quem tem aquarios é uma "amante" da natureza e deixar construir coisas sobre a orla so ira destruir a natureza.

 

P.S. Podem contar comigo para deitar aquilo abaixo se for ilegal! Porque se for ilegal nao nos podem fazer nada... se eles voltam a reconstruir fazemos turnos! vao uns ora vao outros, quando forem buscar a agua aproveitam e deitam a vedaçao a baixo! :P:lol:

 

MEsmo que aquilo nao se resolva há que recalamr sempre... porque senao estamos deixar os grandes pisar os pequenos!

 

 

Unidos nunca seremos vencidos! :evil:cheers:lol::evil:;):x

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje saiu um artigo no Metro onde falam que a Camara de Cascais quer retirar a vedação. Pena que não tenha nenhum scanner a mão mas quem anda de metro que dê uma leitura :roll:

¸.·´¯`·.¸><((((º> Carlos Escórcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

É para grande triteza minha que descobri este tópico já bastante tarde. De qualquer forma, e apesar de não ser da zona, simpatizo com a causa e, após leitura integral do tópico, quero aqui deixar a minha contribuição, em matéria de legislação, nomeadamente no que vem descrito na Lei de Bases do Ambiente (para quem não sabe, é a lei que se impõe a qualquer outra - potarias, despachos, etc - em vigor). Assim:

 

A LEI DE BASES DO AMBIENTE (LEI Nº 11/87, DE 7 DE ABRIL)

PRINCÍPIOS GERAIS:

 

1 - Todos os cidadãos têm direito a um ambiente humano e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender, incumbindo ao Estado, por meio de organismos próprios e por apelo a iniciativas populares e comunitárias, promover a melhoria da qualidade de vida, quer individual, quer colectiva.

etc...

 

PRINCÍPIOS ESPECÍFICOS:

Da responsabilização: aponta para a assunção pelos agentes das consequências, para terceiros, da sua acção, directa ou indirecta, sobre os recursos naturais

etc...

 

DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS:

É dever dos cidadãos, em geral, e dos sectores público, privado e cooperativo, em particular, colaborar na criação de um ambiente sadio e ecologicamente equilibrado e na melhoria progressiva e acelerada da qualidade de vida.

Os cidadãos directamente ameaçados ou lesados no seu direito a um ambiente de vida humana sadio e ecologicamente equilibrado podem pedir, nos termos gerais de direito, a cessação das causas de violação e a respectiva indemnização.

Sem prejuízo do disposto nos números anteriores, é reconhecido às autarquias e aos cidadãos que sejam afectados pelo exercício de actividades susceptíveis de prejudicarem a utilização dos recursos do ambiente o direito às compensações por parte das entidades responsáveis pelos prejuízos causados.

etc...

 

 

Não sou advogado, nem pretendo ser. Tudo o que eu aqui transcrevi foi uma muito pequena porção do que aprendi este ano, e que pode vir a servir como argumento na defesa dos direitos de todos nós. (Quem estiver mais interessado, sugiro a leitura integral da lei, em que se fica a conhecer com mais detalhe estes e outros aspectos.) Afinal de contas, a água do mar é um recurso natural de domínio público e como tal não nos pode ser negado o seu acesso... A prepotência com que esta vedação foi levantada, é bem prova de um desrespeito total frente à lei e frente a todos que de alguma forma estão ligados ao Cabo Raso.

 

Cumprimentos.

 

P.S. - Segundo últimas notícias, há uma ordem de demolição desta vedação que não foi cumprida (corrijam-me de estiver enganado, neste ou em qualquer outro aspecto do que eu aqui referi...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.