Zebrassomas (incompatibilidades??!!)


Diogo Lopes

Recommended Posts

Carlos

nao tenho certezas absolutas, mas tenho a experiencia de muita gente que conheço e a minha própria, alem das muitas experiencias que vou lendo por cá e nos foruns internacionais. Se para ti isso não vale nada... respeita a minha opinião que eu com certeza respeito/respeitarei a tua.

 

Quanto ao teu aquário, acredito que por agora se dê tudo bem... mas como não tamos a falar de discos nem de neons nem guppies, os peixes que tens bem como o lineatus crescem mesmo bastante, e vais acabar por teres mortes.ALiás tu já proprio,alem de muitos peixes que já perdeste , morreu-te um leucosternon morto por outro cirurgiao teu Certo ??? E sao juvenis...

 

Enquanto Juvenis até se podem dar todos bem e serem relativamente calmos, nao passado uns ataques de algumas horas de pancadinhas nas costas....

 

Agora quando são adultos, irão perseguir os outros peixes concorrentes até á morte e incessantemente, no estado adulto podes multiplicar por algumas vezes a agressividade que vÊs agora nos teus peixes como juvenis.

 

Como eu próprio referi, dentro da mesma especie ha peixes muito agressivos e outros nem por isso, mas eu não arriscaria, é a minha opinião.

 

Nisto dos Aquarios Marinhos já não há muito para inventar, a acho que a experiencia de muita e muita gente valerá alguma coisa e é assim que a aquariofilia marinha tem evoluido mto , mas nunca sendo verdades absolutas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 64
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

De facto tenho que concordar com o Miguel, pois se eu arrisquei, o Carlos tem uma bomba!!! Não devemos esquecer que estamos a falar de peixes que têm armas mortiferas e que as sabem usar!

 

Não sei se alguém já foi picado por um espigão de um Zebrassoma ou de um Acnathurus, mas posso garantir-Vos que não é brinquedo!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Também gosto muito do Acanthurus lineatus mas ainda não tive a coragem necessária para meter um no aquário. Estou-me aqui a roer de inveja Diogo!!!

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

Miguel não falei para ti mas para todos as pessoas que tem a certeza que sabem de tudo,e a unica que se manifestou foste tu :shock: lá se enfiou a carapuça :cry: mas mais uma vez falas do que não tens a certeza pois se a tivesses não falarias de discus como peixes pacificos

foi a falta de experiencia nos salgados que me levou a pôr um leucosternon no aquario já com um xanturus e deu no que deu

e foi a experiencia com os discus que me levou a fazer o seguinte

nunca pôr um discu novo num aquario já com outro há bastante tempo,mas podes pôr 3 ou mais ao mesmo tempo que o peixe que lá está fica sem saber em qual bater, assim é muito mais provavel não haver mortes,e dar-se todos bem,mas claro discus e neons e tudo igual

ha me esqueci de dizer tambem que o xanturus matou outro peixe que até por acaso o estava a limpar de pontos brancos,mas claro isso já se pode juntar

Carlos Mota

Contactos: Mail: carlos.mota@netvisao.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

Na minha opinião o que conta é o genero ente os tangs..

Partindo do principio que tenhas generos diferentes ao principio dá algum problemas mas depois passa. No meu caso falamos de Acanthurus, Paracanthurus e Zebrassoma e dão-se todos bem em 250 litros de aquário mas foram todos adicionados com muito tempo entre eles e sempre muito pequenos...

Dessa maneira penso que o Diogo é capaz de ter sucesso pelo tamanho e genero diferente. Apenas acho que foi um pouco cedo demais Diogo. Por outro lado falamos de Tangs, Cirurgiões, e nesse caso temos sempre de pensar em espaço, aquilo que eu já não tenho por exemplo.

Carlos, acho que não é uma questão de já sabermos tudo ou não, mas sim pensarmos em que não é muito comum em termos de aquariofilia marinha termos 7 Tangs enfiados num aquário. Não é impossivel, mas terás uma grande margem de surgirem problemas no fururo, quer pelo tamanho quer pela mistura de generos. Mas é apenas uma opinião...

Boa sorte...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Marco sei que não muito comum e que os peixes salgados tem uma agressividade maior em relação aos doces

mas foi mais uma experiencia na tentativa de conseguir ,e depois estamos a falar de 1000 litros

respeito a tua opinião e ainda mais a tua experiencia

mas como as vezes há coisas que fogem as regras vou tentar ser uma dessas

Carlos Mota

Contactos: Mail: carlos.mota@netvisao.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1000 litros...

Humm, ok, bem melhor. Desculpa quando opiniei não tinha noção da dimensão do aquário.

Com 1000 litros a experiencia já não é tão impossivel. Ainda são muitos Tangs mas nesse caso tens cerca de 180 litros para cada um deles... bem melhor que os meus 80 litros por cada um deles...

Boa Sorte !

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu tenho um scopas, um desjardini e um Flavescens e dão-se todos bem em 500L.

Do pouco tempo que eu tenho de salgados, cada vez me convenço mais de que há uma série de regras que temos de respeitar mas muitas delas são dobráveis. Cada caso é um caso.

Para além disso também tenho 2 ocellaris e um frenatus. Não há chatices.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O que tenho reparado ao longo deste tempo é que os hepatus à medida que vão crescendo (e recordo que estão juntos desde muito, mas muito pequenos) vão tendo uma outra luta. Parece-me que com o passar do tempo e com a idade vão ficando mais beligerantes e se de facto isto é verdade, o Carlos num futturo próximo poderá ter alguns problemas com algum dos 7!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para me juntar à festa.

 

Também adequiri um Lineatus para oclocar no meu aquário onde estavam:

 

1 casal de palhaços Ocelaris

1 casal de palhaços Skunk (Que não param de desovar... :( )

1 Salaria

1 Blénio Bicolor

1 Zebrasoma Flavescens

1 Centropyge Potteri

 

O Lineatus é pequeno ainda, e estava com algum receio do comité de boas vindas do Zebrasoma.

 

Para grande espanto meu... nem lhe ligou.

 

Já o Potteri fez daquelas recepções... :shock:

Perseguia o Lineatus e este fugia.

O Potteri estava tão "alucinado" que nem artemia comia quando a coloquei no aquário para tentar "distraí-lo". Andava louco de um lado para o outro.

 

Resolvi apagar as luzes!

 

No dia seguinte, o Lineatus já não fugia dele embora o Potteri continuasse a tentar "chateá-lo". Quando o Potteri se aproxima, o lineatus vira-se de lado e o potteri vai-se embora.

 

Nunca pensei no Potteri como uma possível imcompatibilidade até porque não são da mesma espécie.

 

Hoje diria que os 2 se suportam. Quando vi aquela cena toda, não estava preocupado no lineatus a longo prazo porque sabia que assim ambientado, era o potteri que "abria a pestana", mas na fase de ambientação pode ser complicado...

 

Vou estar atento aos próximos desenvolvimentos...

 

Queria colocar mais um cirurgião (Leucosternon talvês), mas para ser teria de ser já, antes que o lineatus cresça, digo eu... :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria colocar mais um cirurgião (Leucosternon talvês), mas para ser teria de ser já, antes que o lineatus cresça, digo eu... :(

 

Dizes e dizes muito bem!!! O lineatus é um dos tangs mais agressivos que há!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas parece-me muito arriscado colocar 2 peixes destes de uma só vez... Rolling Eyes

 

Mas porquê?

 

Parece-me até que seria a atitude mais acertada :( . Uma vez que já lá tinhas o flavescens, se existissem problemas com o comité de boas vindas sempre tinham 2 alvos para aterrorizar, sendo deste modo o stress minimizado.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão Duarte, isso é mais uma desculpa que outra coisa... :roll::shock:

 

 

Como sabes, o leucosternon não é um peixe por qual eu nutra uma simpatia extrema, contudo a minha patroa gosta muito do peixe.

 

Para juntar a não ser um peixe "Must Have" para mim, está o facto de haver parte de mim que ainda considera que esse é daquels peixes que devem ficar no seu habitat natural.

 

Há por isso aqui vários factores em causa... Mas é um caso a pensar... :(

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus amigos,

 

Desculpem lá mas não disseste que já tinhas o lineatus??? Como raio vão entrar os 2 ao mesmo tempo se um deles já lá está???

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Mesmo tempo = poucos dias de diferença.

 

Por experiência própria posso dizer-te que 2 ou 3 dias bastam para que eles se sintam à vontade!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo contigo, em água salgada, até considero que se um peixe não estiver ambientado ao final de 2 dias, é muito mau sinal...

 

Mas como raramente (se é que já vi alguma vez) se veêm leucosternons pequenos, tenho as minhas dúvidas que o meu lineatus faça frente a um leucosternon médio (que seja). :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a entrada de um leucosternon eu preocupar-me-ia mais com o flavescens, pois já lá está há mais tempo. Uma cena que já vi repetidas vezes ao longo dos anos foi um flavescens a dar pancada num leucosternon após a entrada deste último. Se for um leucosternon saudável, sem crypto, com boas cores e a comer BEM, ele dá a volta ao fim de uns 2 dias e deixa de haver conflito, até porque o leucosternon é um peixe dominante e agressivo por natureza. Uma questão a evitar é introduzir mais acanturídeos (excepto talvez pequenos hepatus) após um leucosternon estar bem ambientado ao território.

Introduzir o leucosternon em simultâneo com outro acanturídeo pode ser um truque que funciona mas convem ter a noção se o aquário ainda aguenta (nos mais variados aspectos) com mais esses 2 peixes.

De qualquer modo cada indíviduo é um indivíduo podendo ocorrer comportamentos muito diferentes. Já tive xanthurus, sohal, flavescens, hepatus, etc. em conjunto e sem quaisquer problemas mas outros indivíduos poderiam ter entrado em batalhas. Outra questão importante e que já aqui foi referida é a mudança de comportamento dos peixes ao longo da vida. Determinadas espécies tornam-se mais agressivas ao atingirem a fase adulta, outras (como algumas da família Pomacanthidade) tornam-se mais tolerantes perante os outros peixes com quem partilham o seu território.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Infelizmente hoje não tenho boas notícias!!! :lol::cry::cry:

 

O lineatus depois de já estar a comer muito bem, tanto comida congelada, como comida seca, hoje misteriosamente apareceu morto! Não tinha lesões de qualquer tipo... mais um mistério!!

 

Aqui fica uma foto tirada há 3 dias...

 

Pic_5642_34.jpg

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo.

Lamento a perda, comigo aconteceu o mesmo, é um peixe que gosto muito mas por falta de informação de quem vendeu ,sabendo que o aqua tinha pouco tempo e desconhecimento de novato da minha parte em relação á dificuldade de manter este peixe, uma semana após a sua introdução deu-lhe um ataque repentino e morreu, nada consegui fazer para o salvar.

Ele tambem comia e vivia bem em comunidade com o resto dos peixes,

apesar de ser o mais assustado de todos quando alguem se aproximava do aquário.

 

Mais uma vez lamento a perda.

 

Um abraço

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

na minha opinião acho que muitas vezes a gente se esquece que os peixes são seres vivos como qualquer outro,não quer dizer que o aquario em si ou o peixe tenham algum problema

simplesmente são seres vivos que por alguma razão desconhecida morrem

 

lamento a perda mas a vida é assim mesmo

Carlos Mota

Contactos: Mail: carlos.mota@netvisao.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sem dúvida que é assim Carlos, mas é sempre bom sabermos o porquê das coisas e neste caso não desconfio de nada!!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais