Zebrassomas (incompatibilidades??!!)


Diogo Lopes

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Hoje finalmente decidi avançar para a compra de um Zebrassoma flavescens. Como não tenho uma gaiola (da técnica RR) apostei na sorte e resolvi arriscar colocá-lo no aquário. Para já o resultado não é muito animador...

 

Pic_5642_24.jpg

 

Aqui está uma foto que demonstra bem a agressividade do xanthurus quando viu o novo inquilino.

 

Pic_5642_25.jpg

 

Andou por baixo do saco durante quase 20 minutos... Quando se acalmou pensei que seria uma boa altura para soltar o flavescens.

 

Depressa ao sentir-se livre se escondeu atrás da ilha do lado direito do aqua. Passados alguns momentos o xanthurus resolveu ir dar-lhe as boas vindas...

 

Pic_5642_26.jpg

 

Estiveram por trás das rochas uns bons 3 minutos, até que decidi apagar as luzes e o xanthurus lá saiu de lá deixando o flavescens descansar.

 

Uns minutos depois vi que o flavescens resolve sair do buraco e andar um pouco pelo aquário. Depressa o xanthurus o afastou subjugando-o a um canto...

 

O que acontecerá amanhã quando as luzes se acenderem? Será que vou ver mais o flavescens? Na minha anterior experiência para minha surpresa os dois peixes no dia seguinte nadavam lado a lado...

 

Luis - espero que o teu "amarelo" tenha a mesma sorte!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 64
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Arriscaste Diogo :lol: !

 

Olha eu nem eram 2 zebrassomas, mas para meter cá um acanthurus leucosternon e para o meu flavescens o deixar em paz, desliguei a luz e meti 3 ou 4 bocados de PVC no aquário para desorientar um pouco o residente mais antigo...

 

Andou 1, 2 dias atrás do leucosternon mas sempre com "ar desconfiado" ao fim deste tempo já se davam bem, tirando claro está aqueles arrufos de vez em quando de cauda com cauda.

 

Boa sorte

 

Abraço

Duarte

 

ps: A gaiola do Ricardo é deveras útil :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só adiciono animais novos com as luzes apagadas. Mesmo assim recepções calorosas sao inevitaveis.

 

Acanthurus são mais problematicos.

Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br

IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br

logo.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não são os melhores amigos, nem tão pouco nadam lado a lado! Amanhã vou dividir o aqua em dois com eggcrate e deixar uns tempos - talvez resulte!!! Para já o flavescens conseguiu encontrar um local seguro onde o xanthurus não entra. Está a comer o que é bom sinal!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

os aquas quando nao sao muito grandes o layout na minha opiniao e experiencia são determinantes na introduçao de novos peixes, especialmente quando nao respeita-mos a ordem de introduçao deles neste caso o xanthurus e flavescens que devem ser introduzidos por ultimo ou entao ao mesmo tempo.

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

O que chamas um aquário grande??? Eu sei que a ordem não foi a correcta, mas de facto já tinha introduzido um flavescens que infelizmente morreu!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Diogo,

Para mim um aquario grande é o do rui.Os aquas como o teu e o meu sao pequenos, por isso tenhos de ser engenhosos para conseguir evitar/limitar as guerras dentro do aqua.Para mim a melhor soluçao para a introduçao de novos peixes sera a de criar se possivel barreiras visuais atraves do layout...para que os peixes nao estejam sempre em contacto visual uns com outros como acontece na natureza.

O problema aqui e que estamos dependentes das importaçoes e por isso nao podemos colocar os peixes que queremos e na ordem que pretendemos...tornando a tarefa mais dificil.

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe foi logo buscar o do Rui.... isso não se faz! :? Bom por acaso o Diogo até tem um layout que favorece os angulos mortos e impede o contacto visual constante dos peixes com aquela ilha no lado direito do aquário. Acho que o estarmos dependentes das importações não se aplica, pois os peixes estão sempre a chegar mais mês menos mês, é uma questão de esperar pelo peixe certo ou pela encomenda certa. De facto o Diogo teve um imprevisto em que lhe morreram alguns peixes restalhe rezar para que se deiam bem ou então usar a técnica do RR "a gaiola" surprised

 

Vamos aguardar pelo próximo episódio.

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Luis,

o ultimo peixe que comprei estive 6 meses a espera dele...entretanto foram 6 meses a olhar para um aqua com volume 600 lts de agua so com um peixe :) .

e muitas vezes aguardamos desesperadamente pela importação e quando chegamos á loja já era...

 

um braço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tenho cá em casa uma gaiola (diâmetro=23cm, altura= 20cm) que te posso emprestar. Se quiseres também se arranja uma à medida.

 

Obrigado Ricardo. Primeiro vou tentar dividir o aqua em duas partes com eggcrate e colocar um de cada lado. Não é como deves imaginar, fácil apanhar o peixe!!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Lá consegui "convencer o xanthurus a passar para o lado direito do eggcrate e logo de imediato o flavescens saiu da "toca"!!

 

Pic_5642_27.jpg

 

A verdade é que o xanthurus não lhe liga nenhuma - talvez intimidado pela eggcrate... vamos ver no que dá!

 

Pic_5642_28.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O comportamento do xanthurus é ainda de um grande agressividade e por isso ainda vou ter que aguardar mais 1 semana para tirar conclusões...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Depois de uma semana o comportamento do xanthurus era cada vez mais agressivo ao ponto de se atirar ao eggcrate! Tomei a decisão de o trocar por outro peixe que há muito anseio ter e manter!

 

Pic_5642_29.jpg

 

Um Acanthurus lineatus

 

Pic_5642_30.jpg

 

Mal entrou no aquário começou logo a picar o fundo e a comer muito bem!

 

Pic_5642_31.jpg

 

O comportamento do flavescens foi este ao início mas rapidamente começaram a nadar lado a lado. Os hepatus vivem a sua vida e não ligam ao novo habitante.

 

Foi de facto uma pena ter que me desfazer do xanthurus mas não havia outra solução - este era um peixe muito agressivo (mesmo tendo em conta que era um xanthurus)

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo

Acho que a solução que escolheste ainda vai piorar mais as coisas com o desenrolar do tempo.

Para mim o lineatus é o cirurgiao mais agressivo de todos, claro que há peixes e peixes, mas seria a minha ultima opçao na substituiçao que fizeste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

Eu sei que o lineatus é dos mais agressivos, mas como é muito pequeno e vai crescer com os outros tenho quase a certeza que não vou ter problemas!

 

A substituição foi ponderada e não me arrependo. Para mim o lineatus é dos peixes bonitos que temos no nosso mercado!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

não gosto muito de me meter em opiniões já formadas,mas acho incrivel as certezas de certas pessoas em relação a tudo,e posso dizer que tenho no meu aquario neste momento os seguintes peixes a viver todos pacificamente

1 Paracanthurus hepatus

1 Zebrasoma flavescens

1 Zebrasoma xanthurum

1 Zebrasoma desjardinii

1 Acanthurus lineatus

1 Ctenochaetus strigosus

1 Acanthurus sohal

a não ser o strigosus que foi o ultimo a entrar e que levou uma valente coça,(agora lhe ligam nada)por agora não tenho problema nenhum com esses peixes

por isso digo sempre cada peixe é um peixe e cada aquario um caso,não vamos generalizar a coisa porque não é assim tambem :(

Carlos Mota

Contactos: Mail: carlos.mota@netvisao.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

De facto Carlos não me parece que vá ter problemas. No teu caso a única questão que levanto é teres peixes a mais para o teu aquário! Salvo erro tens 1000 litros de água e tens aí peixes para uns 2500 - continua a fazer TPA´s constantes e mantêm esse escumador a bombar (sei que compras-te recentemente um ozonizador)...

 

Entretanto aqui ficam mais duas fotos. Uma do lineatus e uma de grupo, onde apenas falta o flavescens.

 

Pic_5642_32.jpg

 

Pic_5642_33.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais