Aquário de TANGANYiKAS (500L)


gorgeous

Recommended Posts

- Como sei quando a água está em condições?  

 

Como sabes tens que ter primeiro amonia, a amonia é convertida em nitritos e por sua vez estes são convertidos em nitratos. A agua está em condições quando estes valores estiverem todos a zero! E atenção ao ph!

 

- Quais as principais medições de devo fazer e que valores deverá dar para estar ok ?

 

Vai medindo os nitritos, nitratos e o ph. Penso que esses são os principais neste momento.

 

Hasta e parabens pelo teu aquário.

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 142
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigado, mas ... aqui vai pergunta estupida :D vou ter de meter amónia lá pra dentro? :wink:

 

Só tenho testes para PH e No2 (nitritos). Vou metendo aqui os valores para me digam se são normais :wink:

 

Não meti nada para aumentar o PH, porque julgo não ser necessário dado que as rochas são calcárias e a areia tambem contribui para a subida do PH .

 

Meti logo no inicio uns comprimidinhos da Sera com bacterias, nas instruções aconselha 1 comprimido por cada 100 litros e eu meti 5.

2 no filtro e 3 na água, e no próx. domingo tou a pensar meter mais 2 no filtro.

 

Depois vou procurar os 1ºs peixotos a entrar no aquário que deverá ser na semana de 19 a 25.

 

Tks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Amónia vem no "xixi" :D

 

Esses comprimidos ajudam a encurtar o tempo de ciclo, mas penso que é sempre conveniente teres um organismo vivo (peixe) no aquário.

 

É muito importante a "paciencia". Aguarda pelo momento certo para iniciares o povoamento do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal é colocares um peixe que seja bastante resistente para te fornecer essa amónia.

 

Um peixe, uma ampulária, comida, qualquer coisa que faça "porcaria". Mas o peixe é a melhor opção.

 

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou comprar uns 5 guppys para ajudar então no ciclo, logo que esteja terminado e pronto para receber os cíclideos mudo-os para um aquario pequeno de 60 litros que tenho para depois fazer as criações ou curar as enfermidades :)

Mas entretanto os filhotes que os guppys tiverem servirão de ração aos ciclideos hehehe...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas entretanto os filhotes que os guppys tiverem servirão de ração aos ciclideos hehehe...

 

Embora não concorde com isso não posso criticar. Mas podias usar outra linguagem para não ferir... juntares "filhotes e ração" hmmm é forte. Principalmente para os apreciadores de Guppys (como eu) e que os mantem e reproduzem com tanto gosto.

 

Como sabes tambem tenho Tanganyika :)

 

PS - Volto a repetir.. não estou a criticar a atitude, mas sim os termos. Por vezes este tipo de abordagem afasta ainda mais as pessoas do Ciclideos."Eles comem os filhotes" :(

 

 

Força

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desisti para ja dessa ideia dos guppys...

 

Estou a debater-me agora com um novo problema, a minha água não baixa dos 29 graus, já desliguei inclusivamente os termostatos :twisted:

(não imaginei que a minha casa fosse tão quente!)

Os tanganyikas será que não se vão queixar com esta temperatura?

 

Terei que refrescar/ventilar de alguma forma o aquário ?

 

Obrigado,

JS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Na semana passada deparei-me com a mesma situação. No meu caso concluí que tinha o termostato demasiado perto da tona de água, coisa que o iludia na leitura da temperatura e consequentemente fazia com que ele aquecesse demais a água. Puxei-o mais para baixo e ficou fixe. Se ainda tens o termostato na posição que mostraste na foto (acho que era aquele tubo do lado direito, não era?) pareceu-me suficientemente dentro de agua e assim sendo o que acabei de dizer não se aplica.

 

O meu aquário tem 240 litros e a temperatura demorou bastante tempo a baixar, o teu tem quase o dobro por isso desligando os termostatos a temperatura deverá demorar muito tempo a alterar-se. Já esperaste o tempo suficiente?

 

Para arrefecer o aquario não tenho nenhuma ideia... abrir a tampa do aquario podia ajudar pontualmente mas não resolveria o problema.

 

Boa sorte, de certeza que daqui a pouco alguem te arranja uma solução "maravilha" para a temperatura ficar OK! :twisted:

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquecedores ligados no verão :twisted::wink:

 

É normal no verão a temperatura chegar aos 30º mesmo com os aquecedores desligados, principalmente em aquários fechados. Esta temperatura não é preocupante embora a taxa de oxigénio na água seja menor.

Para a temperatura não subir para tanto deve-se ter os aquários abertos e a iluminação afastada da superfície da água, e claro não ligar os aquecedores :lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando tenho esse "problema" desligo os aquecedores e destapo o aquário.

 

Se mantiveres uma boa circulação e oxigenação não terás problemas em baixar a temperatura. Em alternativa "ventila" a superficie da água com ventoinhas :roll:

 

Olha se quiseres ficar com um Julidochromis marado dos caretos diz-me que eu já não sei o que fazer ao meu.

 

 

Long Live the Guppys :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

He he marado dos carretos porque? É um Julidochromis quê ? :)

 

Neste fim de semana já começei a popular o meu aqua, meti 2 petricolas mta bacanos percorrem todos os buraquinhos, ainda 3 j.marlieri um casal já formado e adulto e um jovem que está sempre a levar nas orelhas não sei sse irá aguentar :( , por ultimo um godie (Tanganicodus irsacae) que parecia ontem muito assustado e que hoje numa hora que tive a observar o aquário não consegui descobrir :shock: .

 

Entretanto, Obg pelas dicas da temperatura, fiz isso mesmo que me sugeriram, tirei um pouco as tampas e desliguei os termóstatos, já baixou até aos 27 graus :P

 

Se me quiserem dar umas dicas sobre as melhores comidas (marca/tipo) enlatadas (granulados/flocos) pra já! para dar aos peixitos eu agradeço...

 

Até breve, dps ver se tiro umas fotos aos habitantes para depois v/ mostrar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O gajo é "mau". Encosta-me os outros aos cantos.

 

Neste momento tenho

 

2 x Julidochromis Ornatus (1 deles é o terror)

2 x Julidochromis Marlieri

 

Falta apenas

2 x Casais de L.Ocellatus (em principio sexta-feira)

 

Se o Ornatus var. Terror der problemas com o Ocellatus tenho que o dar / vender.

 

Eu por acaso tambem preciso de umas dicas para a alimentação "ready-2-go" (diga-se enlatados).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá, cá estou eu de novo, venho mostrar-vos os novos habitantes do meu aquário, os cyprichromis tricolor, os similis e os calvus.

 

tricolor.jpg

 

similis.jpg

 

simili.jpg

 

calvus.jpg

 

Um dos mauzões :lol: (marlieri) tambem quis posar para a fotografia:

mauzao.jpg

 

Já agora pergunto-vos a v/ opinião :lol: se é normal as algas que começam agora a aparecer e crescer serem castanhas ao invés de verdes como demonstrado nas fotografias a seguir:

castanho1.jpg

 

castanho2.jpg

 

Ainda vou querer encontrar umas ophtalmotilapias para residir no aquário.

 

Até breve...[/img]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que espectáculo! Esse calvus tá demais! É um dos meus favoritos... Também tenho um!

 

Quanto às algas é normal e parece ser em tão pouca quantidade que nem sequer se torna preocupante.

 

Hasta!

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora pergunto-vos a v/ opinião  se é normal as algas que começam agora a aparecer e crescer serem castanhas ao invés de verdes como demonstrado nas fotografias a seguir:

 

O meu aquario, acabado de ciclar, também apresenta esse sintoma. Acho que é aconselhavel fazermos TPAs mais frequentes de pouca quantiadde de agua, género 15%...

 

Os teus peixes são muito fixes, belas fotos! Vai postando mais...

 

Fica bem

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom.

 

As algas é normal. Essas não chateiam muito....

 

Actualmente estou num combate contras as filamentosas e neste momento estão controladas nas plantas e rochas.. mas nas conchas estou a ser "goleado"...

 

Os Ocellatus até devem gostar da camuflagem "pintelhesca" verde :(

 

 

Bonitos peixes e fotos. Coloca umas "Gerais" ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixem-me 1º de tudo apresentar um dos novos habitantes o ocellatus laranjinha e escavador (perito a enterrar caracoletas) :)

ocellatus.jpg

 

E agora algumas fotos gerais conforme me pedem:

 

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

 

Até breve :wink:

 

À parte: Seria interessante haver uma área só de tanganikas outra de malawis e por ai fora n acham ? em vez de estar tudo só em ciclideos...[/img]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

À parte: Seria interessante haver uma área só de tanganikas outra de malawis e por ai fora n acham ? em vez de estar tudo só em ciclideos...[/img]

 

Isso é que era, mas não me cheira que va acontecer tão cedo :wink:

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais