Aquário de TANGANYiKAS (500L)


gorgeous

Recommended Posts

  • Replies 142
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigado, pelas v/ opiniões.

 

E que me dizem a eu adicionar uma colónia de 8 a 10 tropheus no aquário, tendo em conta as espécies que actualmente possuo são já 27 peixotos fora os alevins que vão crescendo.

A outra hipótese será optar por 4 Ophtalmotilapias orange cap e talvez ainda um casal de Neolamprologus buescheri "zaire gold" (se os conseguir encontrar!)

 

Na primeira hipótese teria que alterar os habitos alimentares da restante população, até que ponto isso seria viável ? Não corro o risco de superpopular o aquário com 37 peixes em 150x50x68?

 

Tks,

JS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre adicionar os tropheus embora eu não diga que 10 sejam uma colónia :shock:

Se os adicionares terás forçosamente que alterar a alimentação e passar a alimentar todo o mundo a "erva".

 

Os tropheus vão tomar conta de todo o aquário e andar em todos os niveis. Terás de equacionar até que ponto isso poderá ser prejudicial para os habitantes que tens. Será que se continuarão a reproduzir com tantas distracções? Admitirão um tropheus dominante no aquário ou irão lutar contra ele? Se lutarem contra um tropheus será que o danificam ou serão danificados? (os meus nos primeiros minutos de aquário levaram porrada da julie residente, no dia a seguir a julie ao vir dar porrada num, foi atacada por 4 em simultâneo e perdeu logo as ideias de atacar.)

 

Nas horas da paparoca, os peixes serão tímidos? É que os tropheus de timido não têm nada e comer é com eles, são umas máquinas de comer e por isso se tiveres peixes tímidos dificilmente eles se alimentarão devidamente.

 

Tudo isto deves pensar bem antes de decidires.

Pessoalmente tenho tropheus com julies marlieri e com um altolamprologus compressiceps. Há quem os tenha sozinhos, quem os tenha com synodontis, com gobies,com julies mas de uma forma geral em quase todos os layouts que tenho visto os tropheus estão em maior numero e os outros peixes estão tipo em casal ou pequenas colónias de 4 ou 5 elementos, sendo raros os casos em que os tropheus estão num comunitário (entenda-se comunitário como aquário com diversas espécies do lago tanganika).

Um caso de sucesso com um comunitário é o aquário da redfish mas mesmo aqui tens tipo 1 casal de cada espécie e depois 3 espécies de tropheus. É preciso ver que o aquário da Redfish tem 2m, logo mais espaço para que toda a bicharada se sinta à vontade.

 

Agora tu é que sabes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto não chegam os novos habitantes, publico outro video do outro lado do aquário, para visualizarem clicar aqui.

 

Nota: Mais uma vez sugiro que ponham a janela pequena porque o video não está com muita qualidade (ou nenhuma foi feito com uma máquina fotográfica), em breve irei publicar mais.

 

Estou a pensar seriamente em apontar para lá uma webcam, de forma a poder observar o aquário a qualquer momento quando não estou em casa :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois ainda não sei quais serão os novos habitantes :wink:

Os tropheus seriam certamente um desafio e decididamente optimos para desbastar aquelas algas que ja abundam no aquário, mas teria de alterar os habitos alimentares dos restantes #cool e eles que gostam tanto...mas tanto daquela artémia! que até a mim me abre o apetite :?

As Ophtalmotilapias e os Neolamprologus buescheri ou ainda as frontosas não estão ainda também fora de hipotese... Olha será aqueles que de entre estes aparecerem primeiro como oportunidade de aquisição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gorgeous o aqua está lindo!!!!

só uma pergunta(visto que moras perto de mim):

Onde arranjaste essas pedras??? ando à procura dumas +/- assim mas n encontro... :lol:

Mais uma vez o aqua ta lindo :roll:

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

°`°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` °`°

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, é sempre bom ouvir elogios :roll:

Não as arranjei propriamente perto, estão ai 96kgs de pedras calcárias, que comprei por 10 euros à beira da estrada na serra da benedita.

 

Podes ver no tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...=31166&start=35

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

loool obrigado pela informação mas nem sei onde essa serra é looool de qualquer das maneiras sabes o nome dessas pedras brancas com buracos?

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

°`°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` °`°

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tem nome :D são rochas extraídas da serra da benedita!

Tens ai o caminho na imagem:

mapa_benedita.gif

Se clicares aqui, podes visualizar o mapa.

 

Fica portanto a caminho da Batalha, já agora, fica a sugestão aproveitas a viagem neste prox. fim de semana e vais até à Feira de Aquariofilia no ExpoSalão da Batalha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é que era de valor....mas gajo sem carta looool seja como for fico com a referencia...de qualquer das maneiras no natal vou pa coimbra logo posso furjar um desvio do tipo:

" Oh pai tenho de mijar!!!"

"oh rapaz mas onde é que queres parar agora?!?"

" pode ser na serra da benedita....." :wink: :D

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

°`°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` °`°

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar adquirir numa importação, um macho e 2 fémeas da espécie: Cyathopharynx foai Kabogo copper

 

normal_Kabogo%202%20small.jpg

 

Encontrei este tópico sobre a espécie:

http://www.cichlid-forum.com/articles/c_furcifer.php

 

O que acham sobre esta espécie? Qual será a quantidade ideal?

 

Digam qualquer coisa, tks.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

enquanto não chegam os Cyathopharynx, fotografei os actuais habitantes que espero os recebam muito bem :)

 

panoramica.jpgpanoramica1.jpgpanoramica2.jpgpanoramica3.jpg

 

Até breve.

 

Nota: Já agora, alguem sabe de algum conteúdo que explique técnicas de fotografar aquários :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre tentar no google loool devem haver boas dicas sobre isso mas em inglês... :)

quanto aos peixes...são muito fixes!!! :roll:

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

°`°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` °`°

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os novos habitantes não serão apenas os Cyathopharynx que já nomeei serão ainda 2 frontosas e 4 tropheus!  :)  

 

Vamos ver como a coisa corre  :(

E és tu membro da APC! :)

 

Andamos nós aqui a pregar o sermão de não se misturar espécies com necessidades diferentes e que vais tu fazer? Misturar Tropheus com Frontosas!

Nem te digo mais nada... só tenho pena dos tropheus... sim porque não acredito que vás alimentar as fontosas a "erva"

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ficarei atento às suas necessidades e tentarei que todos sejam bem alimentados e permaneçam tambem em harmonia, a alimentação a utilizar será:

 

Granulados e flocos:

JBL Grana Cichlid

Sera flora

Sera granumeat

 

Comida congelada:

Artémia & Shrimp Mix (ervilhas+camarão) recomendável p/ todos os CA's

 

Se vir que algo não estará a correr bem conto com os associados da APC para me receber ou as frontosas ou os tropheus :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:P

JBL Grana, Sera granumeat e artémia para tropheus... credo!

Estás mesmo apostado em matar os desgraçados não estás?

 

Sabes que os tropheus não podem comer proteína animal, nem comidas com demasiado valor proteico e vais logo apostar em 3 comidas desse género!

Pobres bichos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)Misturar Tropheus com Frontosas! Nem te digo mais nada(...)

 

Mas eu quero que digas mais :P

Tendo em conta as espécies que já tenho, vou colocar os Cyathopharynx isso é ponto assente, entendes que deva prescindir dos tropheus ou dos frontosas?

 

Os Tropheus seriam 4 e as frontosas 2.

Se optar por manter os 1ºs terei que evitar certamente a artemia e a Sera granumeat. Optando pelos 2ºs poderei manter o tipo de alimentação actual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se meteres os tropheus terás de prescindir do JBL grana (porque contem 10% de figado de animais de sangue quente) , da artémia (não é indicada para tropheus) e do granumeat (demasiada proteína para os tropheus).

 

Podes dar spirulina com fartura (todos gostam) e podes dar o shrimp mix de vez em quando porque é também bastante proteico, embora bem tolerado pelos tropheus. O shrimp mix só podes dar no máximo uma refeição por dia.

 

De qualquer das formas e pelo que estive a ver do perfil dos Cyathopharynx, para teres criações eles têm de dominar, algo impossivel quanto a mim se tiveres quer tropheus, quer frontosas pois ambas as espécies tomam conta do aquário por completo.

Portanto se a ideia é teres criações dos Cyathopharynx (algo que eu acho que deves tentar visto serem uma espécie rara no nosso país) então eu diria que o melhor é colocares os bichos e não meteres mais nada para lá do que já tens, para lhes dares uma chance de dominarem e criarem.

 

Alem disso 4 tropheus ou 2 frontosas é pouco pois ambas as espécies são de cardume.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Portanto se a ideia é teres criações dos Cyathopharynx (algo que eu acho que deves tentar visto serem uma espécie rara no nosso país) então eu diria que o melhor é colocares os bichos e não meteres mais nada para lá do que já tens, para lhes dares uma chance de dominarem e criarem.  

 

Assino por baixo.

 

A ideia dos 4 tropheus ou das 2 Frontosas é estragar o que já fizeste com o aquário.

As Frontosas, para se desenvolverem bem, necessitam de uma alimentação rica em proteína (são predadores). Além dissso, e como disse o Nuno, são peixes de cardume e dois adultos apenas num aquário iria resultar quase de certeza na morte de um deles (mesmo que tivesses a sorte de serem duas fêmeas). Se adaptares todos os peixes que tens à dieta dos tropheus, diz adeus às criações e às cores fantásticas que agora ainda vão tendo.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto não batam mais têm toda a razão, estava a "agir" por impulso :P não se pode ter tudo... desisti da ideia dos tropheus só a coloquei porque me surgiu um optimo négócio do qual terei que desistir.

Entretanto as frontosas vão para um outro aquário e logo vejo o que farei com elas, talvez enquanto forem pequenas até possam andar por este aquário sem me devorarem os alevins.

 

:oops: Obrigado por me terem apelado ao juízo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...