Familia Tanganyica


gorgeous

Recommended Posts

Em seguida os peixes da familia Tanganyica que eu mais gosto :D

 

Que peixes seleccionaria para um tanque de 240 litros ?

 

image001.jpg Neolamprologus tretocephalus

 

image002.jpg Neolamprologus sexfasciatus gold

 

image003.jpg Neolamprologus leleupi

 

image004.jpg Neolamprologus brichardi

 

image007.jpg Neolamprologus brevis

 

image009.jpg Neolamprologus similis

 

image011.jpg Neolamprologus moorii

 

image012.gif Altolamprologus calvus

 

image014.jpg Julidochromis ornatus (ou regani)

 

image015.jpg Chalinochromis brichardi

 

image016.jpg Chalinochromis ndobnoi

 

image018.jpg Enatiopus kilesa

 

image019.jpg Benthochromis tricoti

 

image021.jpg Petrochromis famula

 

image022.jpg Tropheus brichardi

 

image023.jpg Tropheus moorii

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Não percebi nada do que queres, tenta explicar-te um pouco melhor...

 

Se pretendes peixes para colocar num aquário de 240 litros tens de, á partida, excluir as seguintes espécies:

- Bentochromis tricoti -> já viste o tamanho do bicho?

- Petrochromis -> já viste a agressividade e tamanho do bicho?

- Tropheus -> procura por outros tópicos, e já percebes porquê... :D

 

Quanto ás espécies que escolhes:

Lamprologus tretocephalus/sexfasciatus - Como já reparaste, são muito semelhantes e poderão originar hibridos entre si. Ou compras um...ou o outro.

 

- Lamprologus brichardi -> na foto não me parece um brichardi, mas um "dafodil". É um peixe que se reproduz muito, acabando por dominar o aquário. Está demasiado "batido" e perdeu um pouco a piada... Opta por outra espécie do complexo "brichardi" (dafodil, por exemplo).

 

- Lamprologus leleupi -> dá um colorido muito interessante ao aquário.

 

- Neolamprologus brevis/similis -> são quase "obrigatórios", se quiseres fazer um aquário com conchiculas + rock-dwellers.

 

- "Neolamprologus" moorii -> o nome correcto é Variabilichromis moorii. Tenho um casal e são muito pacíficos com os outros peixes...mas terríveis entre si. Demoram muito tempo até poderem reproduzir.

 

- Altolamprologus calvus -> muito bonitos e fora do vulgar. Desconheço se são ou não agressivos, mas poderão comer alevins de conchiculas.

 

- Julidochromis/Chalinochromis -> são muito ciosos do seu território e agressivos para os outros peixes.

 

- Enatiopus kilesa -> precisam de MUITO espaço para fazer os seus ninhos, portanto terás de abdicar de algumas espécies para albergares estes meninos.

 

Com 240litros tens espaço suficiente para colocar 3 espécies. Eu apostaria num casal de Julidochromis/Chalinochromis, um casal de Variabilichromis/sexfasciatus/leleupi e um grupo de similis.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o Diesel já disse tudo e eu fazia quase a mesma selecção, só no caso dos conchículas é que optava por outros. Optava por uns de maior porte como meeli ou uns telmatochromis temporalis shell.

 

Altolamprologus calvus -> muito bonitos e fora do vulgar. Desconheço se são ou não agressivos, mas poderão comer alevins de conchiculas.  

 

Na minha opinião e experiência pessoal é que não são agressivos mas em contrapartida são bastante comilões. Já me ficaram com bastante desovas dos ocellatus.

 

Abraço

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas v/ opiniões,

 

Uma vez que não posso de qualquer forma ter uma grande variedade de espécies e por gostar muito dos tropheus, estaria disposto a ter uma pequena comunidades destes bichinhos tipo 2 machos e 4 fêmeas. Já li aqui testemunhos que é possivel ter uma comunidade neste número num aquario de 240 litros com um metro de frente...

 

Agora para fazer companhia aos tropheus que peixes me sugeriam ??

 

Tks.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Não te vou aconselhar ou desaconselhar acerca dos tropheus, simplesmente porque nunca mantive nenhum.

 

Aconselho-te a ler estes 2 tópicos, e tirar as tuas conclusões:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=27378

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=25825

 

Posso desde já dizer-te que, de forma resumida, um aquário com apenas 100cm de frente causa muitos problemas á manutenção de tropheus e ao estabelecimento de hierarquias.

Talvez uma espécie mais fácil (e barata) fosse melhor...mas isto digo eu que não percebo nada do assunto. :wink:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou a passar pelo mesmo mas tenho mais limitações.. 80©x 40(p) x 50(a).

 

E ainda não decidi o que vou fazer... Se tivesse um 100 de frente ia ficar muito hesitante... mas acho que a vontade de ter essas "belezas" ia ser mais forte.. alem de que ha quem os tenho assim com sucesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas v/ opiniões,

 

Uma vez que não posso de qualquer forma ter uma grande variedade de espécies e por gostar muito dos tropheus, estaria disposto a ter uma pequena comunidades destes bichinhos tipo 2 machos e 4 fêmeas. Já li aqui testemunhos que é possivel ter uma comunidade neste número num aquario de 240 litros com um metro de frente...

 

Agora para fazer companhia aos tropheus que peixes me sugeriam ??

 

Tks.

Para acompanhar os tropheus e num aquário desse tamanho? Nenhum peixe...

Assim como estás já não vai ser fácil de manteres apenas 6 peixes... poderá até ser possivel mantê-los com sucesso num aqua de 1m de frente... mas 6 peixes com perdas incluidas é capaz de ser complicado além de que é quase impossivel distinguir sexos enquanto são juvenis e podes ter o azar de ter uma proporção m/f errada.

Daquilo que já vi sobre eles o ideal é começar com 10 pelo menos, isto para garantir que as mortes (é quase inevitável que alguns morram) não vão criar problemas de maior.

 

Acredito que seja possivel manter estas belezas em aquários de 1m de frente, tendo um cuidado extra com os parametros da água e uma boa dose de sorte.

Pessoalmente irei tentar isso, mas apenas se não conseguir vender um dos meus aquários de 250L, porque se o conseguir vender vou meter os tropheus mas num aquário de 1,5m de frente, onde estarão sozinhos.

Parecendo que não os 50cm extra fazem a diferença entre um peixe levar a rabecada ou conseguir fugir e dada a natureza beligerante dos tropheus parece-me importante.

 

Se fossem peixes baratos e menos exigentes nem me preocuparia muito, mas com peixes relativamente caros, que têm de ser metidos todos ao mesmo tempo, a cacetada financeira é bem grande para se andar com experiencias "malucas".

Em podendo... é jogar pelo seguro.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez deva povoar o aquario com as seguintes especies:

 

3 Lamprologus Tretocephalus

3 Lamprologus Brichardi

3 Lamprologus leleupi

3 Julidochromis

4 Neolamprologus brevis/similis

 

e se encontrar algum Chalinochromis sou capaz de dispensar os leleupi.

 

OU então parto à aventura com 10 tropheus! :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

3 Lamprologus Tretocephalus

3 Lamprologus Brichardi

3 Lamprologus leleupi

3 Julidochromis

4 Neolamprologus brevis/similis

 

Essa pergunta já está respondida:

 

Com 240litros tens espaço suficiente para colocar 3 espécies. Eu apostaria num casal de Julidochromis/Chalinochromis, um casal de Variabilichromis/sexfasciatus/leleupi e um grupo de similis.

 

1- Coloca no máximo 3 espécies (1 conchicula - 1 cave-dweller - 1 cave/rock-dweller)

2- Povoa com casais. 3 exemplares só servirão para a morte do que sobrar.

3- Caso não encontres casais formados há venda, compra um grupo grande de juvenis (6 +/-) das 3 espécies e espera que se formem casais.

4- No caso dos similis, ir-se-ão formar 1 ou 2 colonias.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom decidi-me, e agora já nada me fará mudar de ideias, vou apostar nos tropheus!

 

Vou começar a corrida ao equipamento: filtros, bombas de oxigenio, etc...

 

Agora tenho de aprender bem a preparar-lhes as refeições e a manter a água nas condições necessárias... para tal vou contar com a vossa preciosa ajuda!

 

Aqui vou eu nesta aventura ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou comprar os filtros EHEIM da versão profissional II 2026 e 2126 ambos com a capacidade de 950 l/h tendo o ultimo já um termostato incluido para aquecer a agua.

 

Não sei ainda se o aquario irá ter 200 ou 250 litros de qualquer forma terei uma filtragem de 9,5x ou 7,6x, não será as 10x mas andará lá perto...

 

Agora tenho de verificar bem é que substâncias devo colocar nos filtros e com que regularidade os terei que limpar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a ideia que as sump's me dariam mais trabalho e necessitariam de mais espaço, como tal optei pelos filtros externos...

 

Uma coisa que não me agrada nada é as mudanças de água semanais de cerca de 30% do volume de água... ainda por mais tendo que tratar muito bem a água a reintroduzir em relação às suas propriedades químicas e de temperatura. Se esta operação tivesse que ser apenas mensal ficaria mais descansado :roll:

 

Vou ainda colocar 2 aquaball's que bombeiam 650 l/h para agitar a água dentro do aquário.

 

Ainda não sei se valerá a pena investir num equipamento de medições electrónico em vez de ter baterias de testes... e tb n gaço ideia de um unico aparelho electronico faz todas as medições necessárias :roll:

Se alguém possuir alguma dica para me dar será mto bem vinda!

 

Tks.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é meus amigos, fiz remodelações em casa e adquiri este belíssimo :lol: aquario com 480 litros uteis e frente com 1,50m:

 

calvados150.jpg

 

E agora não sei se só vou querer tropheus :lol: gostava de mais variedade :lol:

 

Sugestões para o povoar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

São tudo peixes muito interessantes mas como O diesel diz são demasiados para 240 litros.

 

Por outro lado penso que não será muito fácil os Lamprologus tretocephalus hibridizarem com sexfasciatus, se houverem machos e fêmeas de ambas as especies. Provavelmente os sexfasciatus iam-se reproduzir entre si mas os tretocephalus é outra história - são peixes dificeis de se decidirem. São também demasiado agressivos para apenas 240 litros.

 

Acho ainda tens muita peixaria de fundo - deverias apostar em Cyprichromis para a altura média do aquário.

 

Quando aos Lamprologus brichardi estarem batidos, certamente que estão e os daffodil também, de resto hoje em dia conheço mais pessoal a manter daffodil. E então? Será que um peixe perde o seu encanto inato só porque muitos aquariofilistas o mantêm?

 

Na minha opinião, não.

 

Bom mas eu sou daqueles que ainda mantem guppies e faz questão de continuar a manter.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em todas as decorações que tenho visto de aquários com apenas tropheus poucas ou nenhumas plantas encontro, de qualquer forma este meu novo aquário é bastante alto e então terei que encontrar uma forma de o decorar para não parece vazio em cima dado que os tropheus são peixes que habitam mais o fundo do aquário, a ideia de colocar vallisnerias não me desagrada de todo ... tenho de ver e recolher opiniões, quero tambem encontrar um fundo à maneira para por dentro do aquário não sei de escuro se mais claro, irei ainda colocar umas pedras calcárias para que formem as suas colónias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes é claro que os tropheus são herbivoros certo?

Como tal plantas são um optimo complemento à sua dieta, não são propriamente para vista. :lol:

 

companhias para os tropheus? desde que comam "erva" e não os chateiem, eles não devem ter muitos problemas.

 

tpa's... de certeza que leste o que escreveu o eduardo acerca da água... tpa's são fundamentalissimas e não opcionais. Se não estás disposto a ter o trabalho de mudar 30% todas as semanas, esquece os tropheus, ou prepara uma carteira bem recheada.

 

irei ainda colocar umas pedras calcárias para que formem as suas colónias...

Colónias??? Quantas espécies de tropheus vais colocar? E já sabes como vais colocar as pedras?

 

Por fim... tens mesmo a certeza que sabes cuidar deles? Não são, de todo, um peixe para principiantes... são muito bonitos, mas também muito exigentes nos cuidados e não perdoam falhas.

 

Desejo-te toda a sorte de mundo... eu também vou para tropheus mas ainda estou na fase de estudo pois quero saber o máximo antes de me atirar de cabeça para depois não ter surpresas desagradáveis.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário trás com ele um filtro Rena de 1350 l/h, estou a pensar juntar-lhe um outro igual e fazer tpa's de 2 em 2 semanas e de apenas 10%, já li que é mais que suficiente... porque tenho bastante litragem é diferente de aquarios pequenos que te requerem mais manutenção... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário trás com ele um filtro Rena de 1350 l/h, estou a pensar juntar-lhe um outro igual e fazer tpa's de 2 em 2 semanas e de apenas 10%, já li que é mais que suficiente... porque tenho bastante litragem é diferente de aquarios pequenos que te requerem mais manutenção...  :twisted:

Onde é que leste que TPA's de 10% de duas em duas semanas é mais do que suficiente para tropheus? Gostava de ler isso também, especialmente depois de ter visto em quase todo o lado o pessoal a recomendar 20% semanal e alguns mesmo a recomendar de 3 em 3 dias.

 

Acredito que cheguem sem problemas para a maioria dos peixes, mas os tropheus não são como a maioria dos peixes 8)

Os outros peixes não desenvolvem malawi bloat e não morrem em cascata como fazem os tropheus...

E outros peixes muito menos sujam a água como os ciclideos na sua generalidade. Com 3000 L/h num aquário de 250L e sump de 100L e apenas uns 12 peixes se não fizer TPA's semanais o lixo simplesmente acomula e bem... de tal forma que se forma uma camada de sedimento na sump e nas esponjas.

 

Em relação à decoração não era isso que te estava a perguntar... estava-te a perguntar se vais fazer parede de rocha, se vais optar por montes isolados, ou como é que vais pensar fazer as coisas.

A decoração tem influencia no aparecimento ou não de machos dominantes e hiperdominantes... e se sem um macho dominante provavelmente não tens criações, com um hiperdominante possivelmente terás mortes.

 

Não leves a mal eu estar tão critico em relação à tua escolha. Estou apenas porque me parece que não tens bem a certeza do caminho que estás a escolher e estás a ir para tropheus sem saberes bem com que tipo de peixe estás a lidar.

E se os tropheus podem ser recompensadores para quem os tem e dar muitas alegrias, também podem levar ao desespero e ao abandono da aquariofilia. Apenas te quero chamar à atenção que é um peixe muito exigente e não é um peixe para pessoas com pouco tempo ou pouco conhecimento com ciclideos.

 

Aconselho-te a leres todos os artigos das páginas seguintes para saberes bem o que podes esperar e poderes decidir se de facto estás preparado para tropheus. Eu digo-te sinceramente... eu acho que ainda não estou 100% seguro... vou investir bastantes €€ em peixes (a colónia deve ser colocada toda ao mesmo tempo... logo muitos peixes e um gasto bem grande) mas estou com bastante medo que as coisas corram mal, especialmente porque com tropheus, quando um morre por doença, a probabilidade do resto se seguir é muito elevada, seja por doença, seja por lutas originadas pela reorganização da hierarquia :lol:

 

http://www.cichlid-forum.com/articles/trop...heus_corner.php

http://www.cichlidae.com/tropheus/

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos teus comentários, não tens a impressão que esteja baralhado... na verdade eu estou mesmo baralhado.

 

Eu penso o seguinte, todos os peixes do que gostam é de condições constantes, será que efectivamente os tropheus sujam mais a água do que uma colónia de frontosas e companhia... eu quer-me parecer que não! ainda por cima a comida que dás aos tropheus é vegetal logo menos poluente que um coração de boi!

Portanto tendo uma boa filtragem uma boa oxigenação provocar agitação na água e ter o cuidado em verificar as condições da agua. E se for necessário efectuar a adição de algum produto. Penso que consegues manter a água propria para os tropheus...

 

Mas a minha baralhação é mais outra... será que não me vou fartar de ter peixes muito iguais do aquário! Não deveria apostar antes nas outras espécies tanganika! A dimensão deste meu novo aquário já me permitirá ter um razoável numero de especies e com tamanhos diferentes sem problemas de maior!!!

 

Se alguem conseguir refutar isto que eu aqui disse, dizendo-me que estou completamente errado porque a experiência já lho ensinou, eu terei que me render e terei que aceitar. Mas é mesmo isso que eu quero opiniões para que não faça um erro do tamanho do mundo!!! :P

 

Tks :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu descobri os Tanganyika à pouco tempo.

 

Era (e ainda sou em parte) fascinado por Malawi. Mantive alguns com sucesso (inclusive muitas criação, e vendas :) )

 

Ja vi muitos "biotopos" Tanganyika.. e posso te dizer dos que mais me fascinaram foram os habitados (e muito bem) por Tropheus.

 

Um dos patrocinadores do Fórum, a RedFish, tem um excelente exemplo do que aqui escrevo. (e ainda tem uns conchiculas, perfeito ! :P ).

 

De certeza que se visses alguns peixes e aquários ao vivo te iria ajudar a decidir. No entanto no caso dos Tropheus, é uma decisão com um grande compromisso de empenho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a minha baralhação é mais outra... será que não me vou fartar de ter peixes muito iguais do aquário! Não deveria apostar antes nas outras espécies tanganika! A dimensão deste meu novo aquário já me permitirá ter um razoável numero de especies e com tamanhos diferentes sem problemas de maior!!!

Fartar não me parece que vás. Os tropheus são como te disse um peixe muito recompensador quando bem tratados e mantidos nas condições que eles exigem.

 

Agora o problema é exactamente esse. O tropheus é um peixe de hierarquia que forma colónias muito coesas em que cada peixe ocupa uma posição perfeitamente definida.

Adicionares/retirares (por doença ou ataque) um novo peixe a uma colónia já estabelecida por exemplo, vem alterar a ordem social da colónia e pode resultar bem, ou resultar numa guerra aberta entre todos os elementos levando à morte de alguns.

 

Os tropheus são dotados de uma dentição para raspar algas das pedras... em lutas, não têm problemas em usar esses dentes uns nos outros e conseguem com isso descamar o adversário. Além do mais a luta raramente é entre 2 tropheus, mas sim entre duas facções dado que o sentido de colónia os leva a "emparelhar" com o macho dominante. A ausencia de um macho dominante pode levar ao aparecimento de uma fêmea dominante que por sua vez poderá matar todos os machos, inviabilizando desta forma reproduções.

 

De outra forma é também um peixe sensivel a malawi bloat e por norma este problema tem o potencial de dizimar uma colónia inteira destes belos animais em questão de dias.

 

Por este motivo, manter tropheus implica uma aposta clara em manter condições de água excelentes, com água muito oxigenada e correntes e os valores de amónia,nitritos e nitratos muito controlados.

Devido ao Ph nativo destes peixes a amónia existe nos seus aquários na sua forma mais letal e como tal deve ser muito controlada.

 

Os peixes devem ser vigiados todos os dias, especialmente na hora de comer, sendo desta forma algo incompativeis com alimentadores automáticos e faltas de tempo e deve-se escolher a decoração de forma cuidadosa tantendo dar-lhes o máximo de espaço e zonas de fuga.

 

E isto é apenas uma pequena parte do quadro.

Como diz o Mário Ribeiro "Tropheus é uma decisão com um grande compromisso de empenho"

 

Na minha opinião pessoal, se não queres fazer TPA's tão regulares, nem queres ter demasiado trabalho e queres diversidade então aconselhava-te os outros ciclideos do tanganika, ou mesmo os ciclideos do malawi, sendo que estes ultimos "perdoam" muito mais as falhas dos donos.

 

Concluindo... em minha casa tenho ainda um "mix" de ciclideos do malawi, num total de 4 espécies distintas.

Estou sinceramente a ponderar a passagem a apenas 1 ou no maximo 2 espécies e só ainda não o fiz porque não tenho lojas na minha região onde possa trocar os meus peixes. O que se pode perder em diversidade de cor, vem de certeza a ganhar-se em comportamentos de comunidade e criações pois passas de 3 exemplares de cada espécie para 8 ou 12 e ganha-se imenso pois a interacção entre os peixes aumenta e muito.

Levei muito tempo a perceber isso, mas acho que aquários mono ou quando muito bi-espécie em ciclideos africanos são o caminho a seguir... ganha-se muito mais do que aquilo que se possa perder.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais