Vallisneria Portuguesa -- Onde?


Recommended Posts

Este tópico vem na sequência de...

 

Roteiro Português de locais Uteis para Aquariofilia

 

Acho que realmente faz falta um livro assim, ou pelo menos um bom guia de campo.

 

Eu bem que o gostaria de o ter já que ao longo dos anos venho partindo pedra em busca daquilo que está reportado existir no nosso país mas ninguem sabe exactamente onde.

 

Já encontrei as 3 variedades de nenufares portugueses (flor amarela, branca e cor-de-rosa), já encontrei a C. demersum, várias especies de potonogeton, glossostigma, urticularia, diversos myriophillium, samolus, hydrocorine, musgo "fontenalis", ramulus, lemna, (A z o l l a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], mais uma dezena de outras espécies mas falta-me uma que NUNCA consegui:

 

- A Vallisneria spiralis nativa de Portugal

 

De vez em quando dizem-me que este ou aquele rio, que esta ou aquela ribeira tem, mas nunca a consegui encontrar.

 

ALGUÉM SABE ONDE ENCONTAR Vallisneria spiralis?

 

Existem algumas zonas com vallisneria no nosso país mas não nativa: geralmente é a gigantea.

 

É uma pena que tenhamos que povoar os nossos aquários e lagos de jardim com vallisnerias exóticas enquanto poderiamos manter uma genuina planta portuguesa.

 

Corre o rumor que a vallisneria portuguesa é espiralada e particularmente bonita.

 

Eu só acredito quando a vir mas a verdade é que a procuro há cerca de 12 anos, tenho seguido diversas pistas mas... népia :)

 

Se alguém vir umas fitas verdes a abanar num ribeiro não deixe de me contactar :lol:

 

Não, os cachecóis do sporting não contam :lol:

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que locais são esses?

 

Normalmente valas, lagos de pedreiras, etc.

 

Eu pessoalmente nunca encontrei a gigantea em Portugal mas já me têm dito que por vezes aparece. Nunca achei o facto suficente digno de nota para pegar no carro e andar umas centenas de quilometros.

 

Não é essa A Desejada - para encontrar a gigantea só preciso de ao jardim.

 

A Desejada é a Spiralis Portuguesa.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

olá,

estive a ler o q escreveste sobre a spiralis portuguesa e achei interessante, mas como levas 12 anos de avanço será q podias descrever o tipo de habitat e condiçoes onde a poderiamos procurar...por exemplo... nos rios de aguas calcareas e duras do sul ou nas aguas ferreas e moles do norte? nas aguas frias e cristalinas do norte ou nas aguas calidas e salobras do sul? corrente acentuada ou aguas paradas? assim reduziamos um bocado a busca e eu passo a andar à coca dela tambem,nem que tenha que trazer umas quantas fotos de plantas por engano até dar com ela...

 

um abraço

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Miguel tu falas-te em tantas espécies de plantas que gostava de saber onde é que as encontras-te e assim criava-se aqui um roteiro dos locais úteis para a aquáriofilia (se bem que isso já foi tema de um debate semanal, criado pelo nosso amigo Fernando Leite).

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

alguem me sabe dizer onde se necontrao as especies acima mencionadas?

 

desculpem estar a desenterrar este topico de 2005, mas realmente nao sabia que existiam ca em portugal....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem gostava de saber onde encontrar esse musgo e esses nenufares portugueses...dava-me um jeitão! :mrgreen:

 

Fontenalis existe por quase todo o lado... algumas variedades dão-se bem em aquário outras mmorrem. Nenufares existem em alguns locais, por exemplo as lagoas um pouco ao norte da Figueira da Foz, como a Lagoa da Vela.

 

Mas atenção, estas são zonas protegidas, se alguém for apanhado a colher nenúfares nestes locais pode ir parar à choça...

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fontenalis existe por quase todo o lado... algumas variedades dão-se bem em aquário outras mmorrem. Nenufares existem em alguns locais, por exemplo as lagoas um pouco ao norte da Figueira da Foz, como a Lagoa da Vela.

 

Mas atenção, estas são zonas protegidas, se alguém for apanhado a colher nenúfares nestes locais pode ir parar à choça...

Miguel

 

 

eu esse musgo ja encontrei, mas quando olhei para dentro do saco, era uma massa de vida por parte de lervas de insectos, alguns deles com casulos feitos de areia...entao acabei por deixar ficar onde estava, em prencipio no proximo fim de semana vou a uma lagoa que me da a sensaçao que tem umas plantas muito parecidas com valis.... digo parecidas, pois a ultima vez que la fui ainda so tinha aquas com elodeas...heheheh... depois digo algo....

 

em que tipo de habitates/biotopos/nichos ecologicos portugueses podemos esperar encontrar as plantas que referiste em cima?

 

o musgo eu encontrei num ribeiro de aguas muito cristalinas e com bastante corrente(para um ribeiro)

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ver se encontro esse musgo...alguem tem foto?É pena serem zonas protegidas...senão ia lá buscar uns nenufares... :|

 

Abraço...

 

 

so sao protegidas, quando esta alguem a ver.... nyah

agora a seiro, aqui numa lgoa perto de mim, ha centenas de nenufares, mas estao mesmo no centro, so de barco é que la chegas, mas se levasses uns quantos, nao fazia mal a ninguem.....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, como nunca encontrei vallisnerias na natureza (excepto no Lago Malawi, que tem caracteristicas próprias) não sei qual o biotipo delas.

 

Suponho que será sempre em águas permanentes, dado que é uma planta 100% aquática. Penso que só será de esperar em lagos e rios de alguma dimensão.

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, como nunca encontrei vallisnerias na natureza (excepto no Lago Malawi, que tem caracteristicas próprias) não sei qual o biotipo delas.

 

Suponho que será sempre em águas permanentes, dado que é uma plantas 100% aquática. Penso se só deverá existir em rios de alguma dimensão.

Miguel

 

e em lagoas?! talves?

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a encontrasses seria um achado.

 

Como dizia eu neste tópico de 2005, ando à 12 anos à procura desta planta. Agora já são 14 :|

 

Miguel

 

a ver se esta semana vou a lagoa ver o que se arranja por la...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao a ver se arranjo uns nenufares na figueira... :|

 

Não te posso ajudar...aqui nao ha grandes lagoas...ha um rio...ribeiros...e uns lagos...mas não faço ideia de como é essa valisneria. spammer ..outra coisa...como é esse musgo?Alguem tem uma foto?Queria arranjar... :drinking:

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais