"Shell Nature" Tanganyika 160LT Update:24/01/2006


Mário Ribeiro

Recommended Posts

Eu queria usar uma areia do Maxmat, que é muito branca e fina.. em alternativa à da praia...

 

http://www.maxmat.pt/maxmat/produtos/level...D=1124545494581

 

Tenho medo que o filtro fique danificado pela areia.. o que é que me podes dizer em relação a isto ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 121
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olás,

 

Também uso dessa areia no meu tanga, mas misturada com areia castanha de rio um pouco mais grossa.

 

Na minha opinião, essa areia tem vários problemas:

- Ser extremamente chata de lavar -> gastei mais de 2 horas para lavar cerca de 20kG de areia e mesmo assim não ficou perfeita. Ao fim da primeira hora, a água ainda parecia leite.

 

- Contém pedaços inteiros de argila e outras impurezas, que devem ser retirados. Usa obrigatoriamente uma peneira (eu usei o camaroeiro) quando fores lavar.

 

- É muito muito muito fina. Caso não remexas várias vezes por mês, acaba por "comprimir" e transformar-se quase em pedra...eliminando o efeito nitrificador.

 

- Pelo facto de ser assim tão fina, levanta-se muito facilmente e é dificil de aspirar.

 

Tens, também no maxmat (AKI, meste maco...), uma areia um pouco mais grossa e castanha que se vende em sacos de 10kG. Mistura com a areia branca e ficas com um efeito muito bonito.

Se preferires, mistura com areia da praia...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca pensei que a questão da areia me desse tantas dores de cabeça...

Acho que quanto mais "pesquiso" menos sei.. daqui a pouco pareço o Rednal (sem ofensa :lol: ).

 

Acho que tenho então 3 hipoteses... (eu e as hipotese)

 

1) A tal areia branca

2) Mistura da Areia Branca com outra mais grossa (e + escura)

3) Areia mais grossa e mais escura ou Areia da Praia (poderá aumentar o ph o que acaba por ser importante correcto ? )

 

:roll::roll::oops::lol::?:arrow::arrow::arrow::roll::roll::lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

1) A tal areia branca

 

Dá um efeito muito bonito...mas pouquíssimo natural.

 

Encontrei esta foto de quando tinha mbunas e coloquei apenas desta areia:

Pic_905_18.jpg

 

Podes colocar esta (é barata) e verificar se gostas do aspecto. Se não gostares, mistura um pouco de areia de outro tipo.

 

2) Mistura da Areia Branca com outra mais grossa (e + escura)

 

Isto é o que uso. A mistura aumenta o tamanho médio dos grãos, mas mantém o efeito bonito da areia branca.

 

Acho que se percebe minimamente a cor e granulometria:

Pic_905_19.jpg

 

3) Areia mais grossa e mais escura ou Areia da Praia (poderá aumentar o ph o que acaba por ser importante correcto ? )

 

Talvez seja o mais natural em termos de cor e textura...

 

(a foto não é minha...infelizmente :roll: )

e-melano4.JPG

 

Agora...escolhes a opção que mais te agradar!

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até gosto bastante da opção da mistura :roll: Dá um efeito bonito. Tenho de arranjar é em menos quantidades senão comprar 2 sacas de 20Kg é muita areia para o meu camião :roll:

 

Compraste a tua areia em alguma loja em concreto (Aki, Mestre, Maxmat, etc..) ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Como é que a areia entra no filtro? :lol:

 

Supostamente a única zona onde a areia poderá ser perigosa é a zona do rotor...no entanto tens uma camada bastante grande de matérias filtrantes antes da zona do filtro.

Mesmo que queiras utilizar power-heads sem esponja, não te preocupes que não há problema. Em água salgada utiliza-se uma circulação muito maior (20 a 30 vezes o volume do aquário por hora) e não há problemas, mesmo utilizando aragonite sugar-size.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponto de situação:

 

Aquário: ja está "vago" :lol:

 

 

Areão: Ainda não comprei, mas fui à Praia de Albarquel em Setúbal (minha "terra") buscar uns baldes... Não é muito clara mas penso que "serve".

 

Hoje vou começar as "lavagens"... :lol: vamos ver o que dá...

 

Questão PH / DH / KH:

Quanto mais pesquiso mais confuso.. Dicas para aumentar e conseguir manter PH alto são bemvindas. Encontro muito para os Malawi ( - PH) A água da minha rede tenho testado diariamente e vem sempre acima dos 7,5.. Portanto preciso aqui de mais umas dicas

 

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aumentar o PH versão "cara" :

 

Vais à loja de aquariofilia e pedes sais para o lago malawi. Devem-te arranjar isso com alguma facilidade.

 

Aumentar PH versão "caseira", vulgarmente conhecida por tentativa/erro:

 

Usar bicabornato de sódio. Compra-se nos hipermercados a preços simpáticos e consegue aumentar o ph e kh.

Outra alternativa é o uso de areia de coral, conchas esmagadas e pedra calcária no aquário.

Todos estes metodos servem para subir o ph do aquário, colocando-o a niveis interessantes.

 

Podes também ver a mensagem do eduardo telles santos a propósito dos tropheus aqui no forum... ele refere os elementos convenientes à água dos tropheus, que por acaso são identicos aos dos restantes peixes do tanganika visto serem do mesmo lago :P

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já vi por aqui à venda um "Buffer Tanganyika" da Seachem (17€ + -).

 

O uso de areia da praia, achas que se torna importante ? Vou arranjar algumas pedras calcárias (mas como e para conchiculas não vou "abusar").

 

Já me disseram que seria util utilizar uma rede com conchas e afins dentro do filtro (se possível)... Será ?

 

O que tem de lógico tem de absurdo... mas como quero evitar erros ao máximo cá estou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Como já disse o Nuno, e muito bem (isto de ser Nuno tem o seu quê de superioridade :P:) ), tens duas hipóteses:

- Compras um buffer malawi/tanganyika

- Tentativa e erro...com bicarbonato de sódio.

 

Mais que bicarbonato de sódio já cheguei á conclusão que não vale a pena, desde que se consiga manter o pH acima de 8,2 e estável é suficiente. Eu ainda uso uns restos de hidróxido/carbonato de cálcio que vem da água de reposição do salgado, mas creio que não tem grandes vantagem...para além da água ficar durante 2 horas a parecer leite e com um aspecto "apetitoso". :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O uso da areia da praia ajuda ? É que se não ajudar... utilizo a tal Areia Branca... é talvez menos natural, mas eu gosto bastante.

 

Em relação ao Buffer, esta Seachem que dizem dele ? E o preço ?

 

Olá Mario

 

O uso da areia da praia no meu caso ajudou, a agua da rede em minha casa sai a 7.5, com a areia da praia ( toma nota que usei dois tipos de areia, camada inferior areia da zona de rebentação, têm mais conchas partidas e têm uma granulometria superior, a camada superior é da zona onde o mar só chega quando está bravo, esta areia é mais fina e têm uma cor mais clara) e com pedras iguais ás que tas a pensar meter tenho um ph a rondar os 8 8,5 não sei ao certo porque a cor do teste fica algures entre as cores referência destes valores.

 

Ah eu tenho um malawi

 

Espero que tenha ajudado

 

Abraço

APC#136

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os comentários baseados em casos "reais" ajudam e muito.

 

Obrigado :?

 

Eu estou mesmo a querer fazer as coisas com muita calma, ponderando todas as hipoteses e opiniões. Diariamente surgem novas hipoteses, o que por vezes se torna complicado não ficar confuso.

 

Eu já mantive Malawi com sucesso e com criações numa altura em que o PH só fazia sentido para mim quando se falava de sabonetes... (tinha 11 anos + -) e muita falta de informação... :P:lol::lol:

 

 

Relativamente à "areia".. a minha pesquisa levou-me até um produto (cujo preço não sei, mas imagino :D ) Aragonite Sugar Size.Pelo que vi, era ouro sobre azul, mas muito mais dispendiosa do que uma ida à praia... :D e com bons proveitos ao nível de manutenção de ph e kh elevado.

 

 

 

Quem souber o preço deste produto, chegue-se à frente ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

A Aragonite é muito mais eficaz do que a areia da praia no que toca à reserva alcalina (é por isso que é usada em salgados). Mas o preço não é lá muito convidativo...

 

Creio que te deves preocupar é com o pH que tens à saida da torneira em tua casa, de forma a acertá-lo com o pretendido. Não te fies muito nas rochas e nos areões para te elevarem o pH, pois trata-se de um processo lento.

 

Como já aqui disseram, o bicarbonato de sódio na água das TPAs é o ideal. Eu uso as saquetas compradas na farmácia pois não é caro e sempre tem menos impurezas do que aquele usado na culinária (supermercado)

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem estou a montar um tanganyca e para aumentar o ph estou a pensar em usar Aragonite misturada com areia de praia, como o ph da minha zona é de 8 não vou precisar de aumentar muito, Porque cobrir o fundo do aquario com Aragonite não é lá muito saudável para a carteira :roll: :D.

Se com esta solução não conseguir elevar o ph o suficiente estava a pensar em arranjar um filtro interno e enche-lo com areão de coral(não sei se será viável), assim fazia um 2 em 1, aumentava a circulação e o ph.

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o ph da tua zona já é 8, eu não me preocupava muito.

 

É que com os calhaus calcários ele vai acabar por subir mais um pouquito e fica estabilizado e não precisas de te preocupar muito com o assunto :roll:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu Ph é de 7,5 (+/-).

 

Alguem sabe o preço da Aragonite "sugar size" para 80 por 40 ?

 

É que todos dizem que é caro, mas não sei o quanto em concreto.

 

Não dando como encerrada esta discussão (areia, substracto, etc..), vamos passar aqui para um ponto extra.

 

Filtração

Tenho um JBL Cristal Profi 250 (700L/h).

(Recordo que o aqua tem 80x40x50 (160 lt brutos)

 

Dúvidas...

1) É suficiente ?

2) Recomenda-se uso de bombas de circulação (se sim, potência) ?

3) É proveitoso o uso de bomba de ar + pedras difusoras ?

4) E claro, os vossos concelhos :roll:

 

 

PS - Eu sei que isto se está a começar a "esticar", mas tenho a agradecer o vosso contributo e paciência :D Embora existam várias coisas em discussão, decidi não criar um tópico para cada "coisa" que me lembre. Desta forma é mais fácil, para quem quiser, seguir a evolução das fases de planeamento, montagem, etc..

É minha intenção quando estas fases estiverem concluídas, sintetizar este tópico e criar "How-to" com algumas F.A.Q para montagens deste género.

 

Quem quiser participar, fica desde já convidado a juntar-se, no que é até agora uma intenção :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o ph da tua zona já é 8, eu não me preocupava muito.  

 

É que com os calhaus calcários ele vai acabar por subir mais um pouquito e fica estabilizado e não precisas de te preocupar muito com o assunto :roll:

 

eu não vou usar calhaus calcários, não gosto muito do aspecto, ainda estou indeciso em usar xisto, e fazer um aquário semelhante a um que o oliver knott tem ou entao usar umas pedras que encontrei na barragem do Caia no Alentejo

 

Mário quanto ao filtro penso que seria melhor completares com outro filtro, quanto mais melhor, :D

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

lguem sabe o preço da Aragonite "sugar size" para 80 por 40 ?

 

Pelo que vi num site de uma loja, fica por volta de 40euros cada 14Kg.

 

Filtração

Tenho um JBL Cristal Profi 250 (700L/h).

(Recordo que o aqua tem 80x40x50 (160 lt brutos)

 

1) É suficiente ?

 

Sim, chega perfeitamente. Os conchiculas não são nada porcos pois, para além de pequeninos, alimentam-se de partículas de comida pequena.

 

2) Recomenda-se uso de bombas de circulação (se sim, potência) ?

 

Não vale a pena. Mantém a água bem oxigenada com o próprio filtro, sendo que a saída deve ficar junto da superficie.

 

3) É proveitoso o uso de bomba de ar + pedras difusoras ?

 

Não vale a pena usares, fica inestético e a função de oxigenar é suportada pelo filtro!

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

usa areia da praia só... a decoração é que te vaii definir o PH(a areia e o tipo de pedras...) por isso, pedras e areia apanhadas na praia penso que sejam suficiente para te subir o PH ate ao ponto que queres....pelo menos no meu tanga é assim :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o meu irmão tem um aqua de tanganicas com o ph a 8-8.5, a agua sai da torneira a 6.0, usa bicarbonato de sodio comprado na farmacia nas tpa para ajustar o ph a 8 e tem pedras calcarias no aqua para o manter...

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

 

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

 

Leis de Murphy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponto da situação:

 

Equipamento / Materiais

Aquario 80x40x50 (x)

Filtragem (JBL Cristal Profi 250) (x)

Substracto (Areia da Praia) (x)

Conchas (x)

Rochas Calcárias (x)

 

Flora / Fauna

 

Flora

Vallisnéria Gigantea

Anúbias sp.

 

Fauna

Lamprologus Ocellatus sp.

Lamprologus Similis ou Multifasciatus

Julidochromis sp.

Altolamprologus Calvus

Lamprologus leleupi

 

Esta lista transforma-se em 3 cenários "possíveis"...

 

Conchiculas - Rock / Cave

Conchiculas - Conchiculas

Conchiculas (monoespécie)

 

A questão de juntar Conchiculas com Rock / Cave em 80cm (os 40 de profundidade ajudam.. um pouco) de frente pode ser complicado e é discutível. Com a "decoração" certa será possível... (penso eu).

 

Manutenção

TPA semanal de 10% a 20% com aplicação de Bicarbonato de Sódio / Buffer

 

Alimentação

Tema ainda não foi discutido.

 

Isto é uma compilação básica do que já foi dito, com o que é pretendido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais