Info urgente: Caracóis!


Recommended Posts

Agradeço que alguêm me informe do seguinte:

Comecei a reparar em doi pequenos (pequeninos, mesmo) caracóis que me apareceram no áqua.

São prejudiciais, ou devo deixá-los?

Obrigado por qualquer info de quem tenha conhecimentos.

Joaquim Ribeiro

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu tenho alguns que penso que tenham vindo com as plantas e nunca tive qualquer problema nem nunca atingiram numero preocupante.Deixa estar por agora e vai controlando já que há algumas especies que se podem tornar verdadeiras pragas.

 

Espero ter ajudado

 

Cumprimentos

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Costumo esmagar os caracóis e dá-los de comer aos meus guppys, eles adoram. Além disso é um fornecimento de comida viva, adaptada às condições do aqua. Faço isso à muito tempo e nunca tive problemas, antes pelo contrário, os peixitos estão gordinhos e a população de caracóis controlada.

 

cumprimentos,

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os caracois não fazem mal nenhum, muito pelo contrario são excelentes agentes de limpeza.

 

Praga so se não gostares de os ver, mas se eles se reproduzem em grande escala é porque teem alimento com fartura, sejam algas ou comida para peixe em excesso, eles fazem o favor de aumentar as tropas para combater esse desiquilibrio. aí o melhor é descobrir as causas e não combater as consequencias...

 

Eu nunca mato os caracois que vejo, ate os mudo de uns aquarios para outros onde acho que façam falta...

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Oi

Mas os ditos caracoisinhos que se vem no aqua crescem muito?????

E se são muitos quer dizer que se dá muita comidinha aos peixes???

Ou pode ser outra coisa qualquer?????

No meu aqua mais pequeno que serve de maternidade tenho sempre um monte deles, será execesso de comida?????

Os parametros estão bem, até porque faço mudas de água duas vezes por semana para ai de 20% e às vezes de mais.....

A filtragem é de 300l/hora, algumas plantas e alguma luz que aumentei agora, porque achei que era pouca, o aqua tem para ai 50 litros e tenho 2 lampadas de poupança energia de 75w/cada-(14w).

Então deixo-os ficar por ali????? :wink:

Agradeço que me expliquem.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isa isso não tem nada haver com a comida, como já foi referido acima são caracois que vêm nas plantas e depois se multiplicam. Se achares que se está a tornar uma praga vai matando se tens alguns deixa estar que não fazem mal nenhum pelo contrario limpam e tudo :wink:

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenta verificar se são estes caracóis - Melanóides Tuberculata (em forma de espiral)

 

Tenho praga disso, mas não são prejudiciais em nada, antes pelo contrário...

 

Eles vão-ses reproduzindo consoante o material orgânico em decomposição quanto mais for mais eles se reproduzem, são estilo uma equipa de limpeza de "restos orgânicos", mas quando a matéria em decomposição é menor eles deixam de se reproduzir.

 

Eles de dia estão maioritariamente debaixo do solo, fazendo o favor de o revolver para poder haver oxigenação e vazios para melhor ramificação das plantas além de libertar os gases existentes no solo, e de noite vão dar uma volta pelos vidros acima, eu chego a ter e sem exagero, cerca de 1/4 dos vidros coberto deles.

 

Eles dão muito jeito em Aquas de reprodução pois mantêm-os limpinhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

Nas TPA’s que costumo fazer, ao retirar a água do aqua aspiro também alguns de modo a controlar o seu número.

Atenção à deposição de ovos: nas juntas do aqua, na silicone preta que por vezes dificulta a sua detecção e nas folhas das plantas, logo por baixo das folhas das mesmas.

Para quem gosta são uma excelente equipa de limpeza, e concerteza não farão mal nenhum. É sempre necessário manter uma vigilância constante, pois algumas espécies são uma verdadeira praga. É muito bonito de se ver os caracóis de um lado para o outro, mas umas 2 ou 3 dezenas espalhadas por todo o lado no aqua, não é nada agradável.

Fiquem bem. :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.