ajuda na montagem do meu 1º Tanganika


Recommended Posts

Viva a todos,

 

Já há uns anos que sou apaixonado por aquariofilia, tendo sempre a minha atenção recaído para os plantados. lá vou mantendo o meu plantado (com ataques de algas, etc) com os seus altos e baixos... :D

 

Como tenho um segundo aquário pequeno (kit aquapor de 50 cms), decidi montar um Tanganika, e o 1º passo foi tentar ler o mais possível sobre o assunto, uma vez que de ciclideos nada percebo :lol:

 

Rápidamente percebi o seguinte:

 

- O aquário é demasiadamente pequeno para ter "aspirações" a ter muitos peixes;

- Quanto muito, estava a pensar em lá colocar "um casalito"

- devido ao tamanho do aqua, teriam de ser espécies que não cresçam muito...

- Devido à incompatibilidade entre espécies, o melhor é mesmo manter 1 só espécie...

 

Assim, venho pedir a vossa opinião e exclarecimento das seguintes dúvidas:

 

- Estava a pensar num casal de conchiculas, talvez 1 casal de

Lamprologus Similis. São fáceis de encontrar à venda ? já percebi que não é muito fácil distinguir o macho da femea... costumam formar-se casais facilmente ?

- Para o aquário, posso usar areia de praia (bem lavada, fervida, etc) para substracto ?

- Do que li, precisam de abrigos... o que se costuma usar como abrigo ? rochas ? conchas ?

- Para além do ph adequado à espécie que escolher, quanto tempo pensam que devo deixar o aqua "ciclar" antes de introduzir os peixes ? tenho 1 filtro interno daqueles de esponja que deve debitar, para aí, uns 300 ltrs hora...

 

Gostaria da vossa ajuda e coselhos... quanto às espécies, estou completamente aberto a sugestões...

 

Cumprimentos a todos,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os similis parecem-me uma boa opção :D

Quanto ao filtro interno já duvido que seja a melhor opção, eu optaria por um de cascata no minimo.

Quanto ao resto faz como quiseres: a decoração, a areia, etc...

A paisagem no meio natural onde esles vivem só existem duas coisas: areia com fartura e conchas às centenas :lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

1ª não existem só duas coisas...existem mais...tás a esquecer-te da água...e quiçá algumas plantitas

 

E peixes, que é o que o povo gosta....não há, rapaz? :roll:

 

2ª as conchas não existem às centenas...mas sim ao milhares

 

Lá tás tu mais a matemática. :roll:

 

agora imagina que, um principiante como eu, baseado na tua frase, montava o aquário só com o areão e conchas e se esquecia da ÁGUA!

 

Outro que se esquece dos peixes...tá bonito tá!

 

Agora para algo totalmente diferente:

 

- O aquário é demasiadamente pequeno para ter "aspirações" a ter muitos peixes;

- Quanto muito, estava a pensar em lá colocar "um casalito"

- devido ao tamanho do aqua, teriam de ser espécies que não cresçam muito...

- Devido à incompatibilidade entre espécies, o melhor é mesmo manter 1 só espécie...

 

Si...oh si...si...e si.

 

Estava a pensar num casal de conchiculas, talvez 1 casal de

Lamprologus Similis. São fáceis de encontrar à venda ? já percebi que não é muito fácil distinguir o macho da femea... costumam formar-se casais facilmente ?

 

Sim e sim...

 

Para o aquário, posso usar areia de praia (bem lavada, fervida, etc) para substracto ?

 

Sim...

 

Do que li, precisam de abrigos... o que se costuma usar como abrigo ? rochas ? conchas ?

 

Conchas...yes.

Rochas...no...a não ser como enfeite.

 

 

- Para além do ph adequado à espécie que escolher, quanto tempo pensam que devo deixar o aqua "ciclar" antes de introduzir os peixes ? tenho 1 filtro interno daqueles de esponja que deve debitar, para aí, uns 300 ltrs hora...

pH adequado? O pH do lago é mais ou menos constante, não precisando de haver mudanças aquando da escolha de uma ou outra espécie....

Só esponja já não se usa. Precisas de algo com mais volume, de modo a albergar mais bactérias.

Deixa o aquário estabilizar, especialmente no que diz respeito ao pH. Quanto ao ciclo, usa água já estabelecida noutro aquário e junta-lhe uns "pózinhos mágicos" -> buffer tanganyika ou caseiro.

Deixa a esponja(s) do filtro de molho num aquário ciclado, assim como uma parte da areia.

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- escolhe a espécie que mais gostares...

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou quase a terminar os preparativos para manter Lamprologus Similis :roll:

 

Como tal e baseado no que aqui foi dito... um filtro Interno não é suficiente ? O aquário tem um filtro "integrada" que possibilita e teve a funcionar com filtragem por fazes, la de vidro,etc.. etc.. mas estou a pensar desactivar pq tive um problema que a bomba vazia a agua "escorrer" do aquário..

 

Aconselham a "reactivar" este filtro ? ou o Interno chega ?

 

O aqua tem 60x30x30 e será para albergar Similis.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Aconselham a "reactivar" este filtro ? ou o Interno chega ?

 

O interno chega para manter a água limpa, mas na minha opinião pouco faz no que diz respeito á manutenção de bactérias e posterior nitrificação.

Faz o teste...mantém apenas o filtro interno e verifica se este controla bem a amónia e nitritos. Se fôr suficiente, mantém apenas esse...se não...monta o outro.

Também tens sempre a hipótese de ligar a bomba do filtro interno a um filtro de cascata, montado em cima do aquário e feito com, por exemplo, um garrafão velho.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... realmente só testando e que verei se chega...

 

O problema é que a bomba faz a agua escorrer pela lateral.. é pouco mas é o suficiente para fazer estragos...

 

Outra coisa.. Para o Aqua 60x30x30 posso arranjar uma companhia para os Similis ?

 

 

2) Quanto é que um aqua normalissimo (destas dimensões) pode levar de peso em "rocha" ?

 

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... realmente só testando e que verei se chega...

 

O problema é que a bomba faz a agua escorrer pela lateral.. é pouco mas é o suficiente para fazer estragos...

 

Sempre podes usar um destes:

Filtro.caseiro.2005.08.jpg

 

Outra coisa.. Para o Aqua 60x30x30 posso arranjar uma companhia para os Similis ?

Só se for um gato :lol: mas tens que tirar a água quase toda senão o gato tem medo :lol:

 

2) Quanto é que um aqua normalissimo (destas dimensões) pode levar de peso em "rocha" ?

 

Cheio :lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL... agora imagina que, um principiante como eu, baseado na tua frase, montava o aquário só com o areão e conchas e se esquecia da ÁGUA! :lol:

Estou enganado ou não estamos a falar de aquários? :lol: é que quando se fala de aquários é suposto terem água, ou não? :lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa.. Para o Aqua 60x30x30 posso arranjar uma companhia para os Similis ?

Só se for um gato :lol: mas tens que tirar a água quase toda senão o gato tem medo :lol:

 

És mesmo mauzinho João, devias ter recomendado bactérias...

 

2) Quanto é que um aqua normalissimo (destas dimensões) pode levar de peso em "rocha" ?

 

Realmente é como o joão diz, "cheio", mas como os similis vivem em conchas..., não estás por acaso em pensar atafulhar isso de calhaus não?

Se meteres mete uma ou duas pedras e fica fixe. :lol:

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para filtrar a água podes usar o filtro interno e colocar umas plantas flutuantes. Salvinia natans por exemplo.

Convém meteres as plantas antes dos peixes porque as plantas demorar algum tempo a habituar-se à casa, e sempre serve para ir ciclando.

A Salvinia natans em boas condições é muito melhor que um filtro convencional.

1abraço

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o site da tropica:

 

pH tolerance 5,5-9

 

Segundo a minha experiência também se aguentam. Nunca medi o pH do meu aquario, mas tenho areia da praia, conchas e uns 2 litros de coral partido no filtro.

 

Mas há outras hipoteses, apesar de eu gostar muito da salvinia.

-Ceratophyllum demersum - pH tolerance 6-9

-Vallisneria - pH tolerance 6-9

-Musgo de java - pH tolerance 5-9

-Egeria densa - pH tolerance 5-10

... a lista nunca mais acaba

 

As flutuantes têm maior capacidade de tirar nitratos, mas qualquer uma delas a "trabalhar" bem é quase igual.

Talvez a ceratophyllum seja a mais aconselhada para quem quer um biotopo, mas acho que se o objectivo é um biotopo falha logo pelo tamanho do aquario, pois teria que albergar uma colónia de similis e não apenas 1 casal (na minha maneira de ver a coisa).

1abraço

rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que outra espécie Tanganyika (das mais comuns por aqui) é possível manter

num 60x30x30 ?

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=27867

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais