Quem será - parte II


Pato

Recommended Posts

Lembro-me que houve quem tivesse mais ou menos o mesmo problema.

 

Anda um peixe a matar-me os outros e não sei qual é... bigsmile

 

Neste momento tenho:

 

- 2 molly balão fémeas

- 5 néons azuis

- 2 néons negros

- 2 botia

- 1 pleco

 

Já me morreram:

 

- 1 molly macho, já nem boca tinha

- 1 limpa fundos, com mordida de lado

- 2 camarões, comidos pelos botia quase que aposto

- 1 rã

 

Um dos botia já está sem boca, uma das molly (branca) também não anda bem... e um dos néons azuis apresenta marcas de mordida antes da cauda.

 

Os restantes peixes estão óptimos, os níveis idem. :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei quando acontece, aqueles anormais insistem neste comportamento desviante sempre que não estou em casa ou estou a dormir. Incrivel, quando estou em casa são uns queridos e portam-se bem. bigsmile

 

Tenho um esconderijo porreiro, que era ocupado pelos camarões. Quando chegaram os botia, deu-se o inevitável... :crazyeyes:

 

Desconfio que tenha sido uma das Molly a matar o Molly macho, acontecia durante o dia. Esta Molly por acaso quando foi lá para casa era bem gorda e agora está assim para o magra, mas come que se farta. Se calhar estava grávida e nem dei por isso...

 

Os restantes ataques acontecem de noite quase de certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Eu aposto na qualidade da água...que provocou doenças nos peixes.

 

Pleco a atacar outros peixes? :crazyeyes:

Qual o motivo, para além da territorialidade, que levaria um pleco (que nem velocidade tem) a atacar os outros peixes?

 

É normal que o pleco coma os restos dos peixes mortos, agora matá-los é no mínimo estranho...se não mesmo ridículo. :D

 

Trata de melhorar a qualidade da água, e tratar as doenças dos peixes.

 

Com os que me restam, sendo que 1 botia, 1 molly e talvez um dos néons vão morrer, a seguir posso por Barbos Tigres?

 

Claro, os que não morrerem doentes...irão ser mortos pelos barbos-tigre. bigsmile

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"

Diz-me Diesel Car,

 

A água morde?

"

 

Boa resposta!! :crazyeyes:

Efectivamente se tem velocidade ou nao nao sei, mas a verdade é que ja ficuqei em tempos com um aquario quase vazio. Nao ficou vazio porque la ficou o pleco, e olha que os outros nao morreram por causa da agua porque antes de la entrar a fera nao tinha morrido nenhum.

 

nao te esqueças que esses bichos andam a nadar pelo aquario enquanto os outros dormem...

Disléxicos do mundo, UNV-IOS!!!

2422_2423.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Diz-me Diesel Car,

 

A água morde?

 

Depende da tua definição de "morder"... :crazyeyes:

 

É sabido que má qualidade da água pode despoletar ínumeras doenças, muitas delas parecidas com "dentadas" de peixes.

 

Vê lá se adivinhas quais destas imagens indicam doenças..e quais indicam mordeduras de peixes:

1

Saprolegnia_01.JPG

2

ulcer%2003.JPG

3

ulcer%2004.JPG

4

Bacterial%2001.JPG

 

Adivinhaste? bigsmile

 

Pois é, são todas doenças ...(1- Saprolegnia ; 2 e 3- úlceras bacterianas ; 4- infecção bacteriana) :D

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Os plecos quando têm fome atacam outros peixes. A mim já aconteceu.

 

É verdade, é normal que os plecos (por serem territoriais) ataquem os outros peixes. Mas há uma grande diferença entre atacarem...e matarem sem distinção um grande número de peixes (algo que as doenças ou mesmo peixes agressivos fazem).

 

Reparando nas mortes que aconteceram:

- 1 molly macho, já nem boca tinha -> sinal de ataque ou doença. Nenhuma me parece ter sido provocada pelo pleco. Talvez uma das fêmeas molly.

- 1 limpa fundos, com mordida de lado -> não sei o que é um limpa-fundos. Poderá ter sido o pleco a atacar, mas parece-me mais provável que tenha morrido com alguma doença...e foi posteriormente atacado pelo pleco e as botias.

- 2 camarões, comidos pelos botia quase que aposto -> causa provável...mais uma vez também pode ter sido doença ou fraca qualidade da água.

- 1 rã -> pleco a matar uma rã?

 

- botia sem boca -> sinal muito típico de doença. Não me parece que o pleco tenha atacado apenas a boca do botia.

- molly não nada bem-> mais uma vez poderá ter sido atacada pela outra fêmea...ou doença.

- néon com marcas de dentada na cauda -> ataque típico entre néons. O pleco não dá este tipo de "dentadas".

 

Eu mantenho a minha teoria que os peixes estão simplesmente doentes. Alguns poderão ter sido atacados, o que despoletou ainda mais a infecção.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui:

http://www.aquariofilia.online.pt/default....ixe&id_peixe=30

 

podes ler:

"

Autor: Maria Carolina

 

Inserido em: 19-11-2002 10:15:45

 

 

Pois bem, não acho o meu amigo "Pleco" (nos seus formosos 40cms) nada timido, tão pouco pacifico. Colocado num aquário comunitário de 250 litros tem sido um vendaval constante; todos os dias tenho de recolocar plantas, tirar peixes mortos e completamente sugados, desde guppies, passando por espadas, rasboras e o que mais apanhar; a função de limpa vidros não é notória; seja dia ou noite ataca utilizando a cauda como um chicote, uma velocidade digna de um F1.

Apesar de tudo isto tenho estado renitente na sua devolução à loja onde o adquiri, à cerca de ano e meio, por não saber que destino lhe será dado; contudo tenho que fazer algo, sob pena de S.Exª ser brevemente o meu único peixes.

"

 

a mim aconteceu o memso, embora tanto o pleco como o aquario fossem muito mais pequenos.

Disléxicos do mundo, UNV-IOS!!!

2422_2423.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epah nao sei se isso será da qualidade da agua ou do pleco...

 

tenho varios loricarideos num aqua de 240lts e o maoir deles todos é exactamente um plec. é territorial mas nao ataca indiscriminadamente. aliás, so defende o territorio dele. e tenho ainda ancistrus jovens q poderiam dar uma boa refeiçao.

 

pele minha experiencia, que é pouca, apostaria mais numa doença. os loricarideos podem ser territoriais mas assassinos??? :wink:

footer28wh.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pleco de 9cm pede é que não lhe mordam a ele...

O pleco dessa senhora era uma "pequenina" besta, com os seus 40cm, facilmente uma chicotada com a cauda mata um peixito pequeno, que foi o que estava no relato ( guppies, espadas,etc), mas com 9cm so come os restos dos mortos... Eu tambem sou da opinião de uma doença qualquer. Pesquisa na net sobre doenças e tenta descubrir os sintomas. Mas para já convem fazeres um tratamento rapido no aquario. Mesmo que seja algum peixe que virou psicopata, não perdes nada em fazer o tratamento.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entaoe  a doença não (palavra corrigida) o ataca  aele?

 

As doenças não atacam todos os peixes da mesma maneira.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dos casos mais conhecidos de ataques de plecos a peixes, é aos discus por causa do muco que têm na pele, mas não os matam por causa dos danos da dentada mas sim por os stressarem...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, só mais duas achegas:

 

- os meus neons um dia passaram-se e quando cheguei à beira do aquario estava um morto, dois a perseguirem-se em circulo e os outros todos escondidos, por isso as dentadas na cauda do neon não são de estranhar.

 

- Quanto ao resto, o pleco é um bocado "necrófago" se é que se pode aplicar essa expressão, tive um pleco de 10cm que limpava completamente a carcassa de qq peixe que morresse no aquario. O que se deve passar é que tens uma infecção bacteriana no teu aquario, os teus peixes ficam doentes e claro está o pleco dá conta deles depois de mortos ou quando ainda estão moribundos, por outro lado os plecos são MUITO resistentes e provavelmente não serão afectados pela doença.

 

 

- Provavelmente os Barbos tigre são uma boa ideia! Qq peixe que morra ou fique mais fraco desaparece sem deixar rasto : :cry::roll:

 

-pelo menos vão limpar tudo

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu já tive 2 botias palhaços no meu aquário. eu comprei-os com cerca de 6-7 cm e se sobreviverem durante alguns anos podem chegar a 30 cm. Foi pena terem morrido com Ichthyophthirius multifiliis (doença dos pontos brancos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Já agora, mando também os meus palpites, já que tenho peixes muito parecidos e aconteceu-me mais ou menos algo do género, na altura com peixes diferentes (escalares e betas).

 

- A primeira aposta vai para uma molly. Eu também não queria acreditar, mas tenho visto um macho passado da cabeça no meu aquário que deu em atacar guppies recém introduzidos no aquário (colocados juntamente com 2 mollys fêmeas) e já me matou dois.

 

- Um pleco desse tamanho, não acredito. Necrófago, sim!! Para ele, um peixe morto durante a noite, é um chupa-chupa!! Sem ninguém para o chatear... Mas não acredito que tome a iniciativa de atacar ninguém... Agora, o que é que mata os peixes?? Aí acredito que a qualidade da agua possa dar "umas dentadas". Se ela debilitar os peixes e os matar, o pleco não se faz rogado!! Nem os outros peixes, já agora...

 

- Os bótias, também não acredito. Só se for por acaso. São peixes um bocado stressados e só se mandarem uma cabeçada a alguém que o coloque inconsciente ou em coma é que lá vem o pleco outra vez.

 

- De qualquer forma, qualquer peixe que à partida é uma paz de alma, pode passar-se da cabeça e desatar a ser territorial e passar a alimentar-se de "comida viva"....

 

Já agora, uma pergunta que me parece importante: qual o tamanho do teu aquário??

 

Provavelmente, esta discussão já não interessa muito, porque por esta altura já deves ter peixes diferentes, mas (para situações futuras) é sempre bom ouvir as várias opiniões do pessoal...

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais