CO2...caseiro.


Recommended Posts

Salvé ao fórum.

Ouço e leio com frequência, referência a CO2...caseiro.

Gostaria que alguêm me elucidasse o que é que este "caseiro" significa.

É que procuro um kit de CO2.

Cumps

J. Ribeiro

jamr16@iol.pt

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2 caseiro significa eficácia. Barato e pelo menos a mim nunca me deu problema. Antes de avnçar com a "receita mágica" deves de saber que o CO2 baixa o ph. A receita: 1 caneca de açucar, 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sobremesa de fermento de padeiro (por exemplo: fermipan) e 75% de água (a percentagem incide sobre a capacidade da garrafa que queres utilizar).

Agitas et...voilá!!

(A garrafa deve ter sido previamente furada na rolha (buraco apenas com espaço suficiente para o tubo que vais colar à rolha), pões o tubo com uma pedra difusora dentro do aquário e está resolvido.

Abraço.

No entanto usa a função perquisar que não está ali por acaso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, só mais uma questão.

Tenho em casa uma lata de fermento em pó marca "ROYAL" que era utilizada para bolos.

A sua composição é:

 

Pirofosfato de sódio

Almidon de maiz

bicarbonato de sódio.

 

Será que serve?

 

Cumps

 

keeper

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Tenho em casa uma lata de fermento em pó marca "ROYAL" que era utilizada para bolos.

A sua composição é:

Pirofosfato de sódio

Almidon de maiz

bicarbonato de sódio.

Será que serve?

 

Com excepção do amido de milho, todos os ingredientes na composição do fermento royal (fermento químico) são inorgânicos.

Para fazeres um aparelho de CO2 caseiro necessitas de fermento biológico (ou de padeiro) constituído por leveduras. Podes utilizar fermento seco (Fermipan) ou fermento vivo, á venda em algumas padarias, mas o constituinte será sempre leveduras.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pirofosfato de sódio

Almidon de maiz

bicarbonato de sódio.

Será que serve?

Não serve. Tu necessitas de fungos (leveduras) para metabolizarem o açúcar, e ao realizarem a fermentação (processo de ganhar energia) libertam CO2 (o que nos interessa) e Etanol (que fica em solução com a água, interessa a quem queira fazer bebidas alcoólicas).

 

No caso do fermento Royal, serve para haver apenas um burst de CO2 para que os bolos/whatever, possam crescer apenas o que a gente quer.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimentei açucar e este tal fermento que já tem bicarbonato de sodio, numa garrafa de águas das pequenas e já produz bolhas para dentro de um recipiente com água.

Portanto creio ter resultado.

Cumps,

keeper

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Experimentei açucar e este tal fermento que já tem bicarbonato de sodio, numa garrafa de águas das pequenas e já produz bolhas para dentro de um recipiente com água.

 

É capaz de resultar...mas não dura muito tempo.

É que as leveduras, sendo seres vivos, reproduzem-se e aumentam a produção (ou mantém, pelo menos) de CO2 enquanto que o fermento químico se esgota muito depressa.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

experimenta um garrafão de 5lts, com as doses multiplicadas...

eu pessoalmente ponho dois copos e meio (20ml) de açucar e bicarbonato e fermento em quantidade mais ou menos equivalente a uma tampa do garrafão, cada, é a olho, mas dá mais ou menos isso...

que qualquer maneira, aproveito para relembrar que, porventura, o mais importante no que concerne ao co2 injectado, é a capacidade de diluir-mos este na agua, de nada serve termos grandes quantidades, se não conseguir-mos reter ou desfazer a bolhitas... é um ver que se avias por aí acima, e co2 na agua, que é bom, nadinha... :twisted:

fiquem bem

cumps

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu, pessoalmente, deixo sempre dentro de agua, embora tal não seja necessário ás plantas, pois as mesmas, fora do fotoperiodo, não necessitam de consumir co2, sendo que á noite, elas respiram, consumindo oxigénio....mas por uma razão de ordem práctica, que é a regulação do pH,(a agua de rede aqui é básica, +- 7,5), deixo-o sempre a bombar...assim tenho permanentemente a bomba de ar a trabalhar e a saida do filtro regulada para 'mexer' o mais possivel a agua á superficie, é um contrasenso, mas foi assim que eu, pessoalmente consegui atingir o equilibrio.De realçar, e por aqui já foi dito, que O2 e CO2 não se anulam, e podem coexistir, portanto não há, na minha perspectiva, nenhum problema em tem ambos sempre a bombar

cumps

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em situações extremas, pressuponho que sim, mas eu deixo tambem, sempre a bomba de ar a trabalhar, e regra geral , abro tb as tampas do aqua, para facilitar as trocas gasosas, durante a noite...

como te disse, cada setup é diferente, o truque é ires experimentando até atingires um equilibrio...que é peixes a sorrir e as verdosas a crescer bem...

cumps

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Gostava de ter a vossa opinião, sobre as fotos em baixo.

É a pedra difusora do CO2.

Parece que sai mais qualquer coisa para além das bolhas, o que será?

Parece uma auréula.

 

 

Pic_3014_13.jpg

Pic_3014_14.jpg

 

E aqui está Garrfa com o produto.

 

Pic_3014_15.jpg

 

Está a funcionar desde Domingo passado (dois dias).

Será natural?

 

Cumprimentos

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também usava uma pedra difosora. Mas depois arranjei uma maneira melhor. Pegas na caixa dum rolo fotográfico e fazes um furo para o tubo na base.Prendes a caixa a uma ventosa, e prende-la no vidro na horizontal. Fica 5*.

 

A minha mistela durou cerca de 2 semanas.

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também usava uma pedra difosora. Mas depois arranjei uma maneira melhor. Pegas na caixa dum rolo fotográfico e fazes um furo para o tubo na base.Prendes a caixa a uma ventosa, e prende-la no vidro na horizontal. Fica 5*.

 

A minha mistela durou cerca de 2 semanas.

 

E quanto à tal auréula que falo achas normal?

 

Cumprimentos

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

manuel, boa macro, essa, da pedra difusora...

 

tambem não me parece que haja nada de estranho, deve ser mesmo o efeito das bolhas a sair... já agora, o conselho ali do mendez é porreiro, fabrica ai um difusor de co2, que vais ver que te compensa e as verdosas vão agradecer

cumps

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.